Capítulo 19 – Judas Macabeu enfrenta com oitocentos homens todo o exército do rei Demétrio e é morto, depois de praticar incríveis proezas de valor. Elogio a ele.

Bacida dispôs as suas tropas em ordem de batalha e colocou a cavalaria em duas alas, pondo no meio os que estavam armados à ligeira, com os arquei-ros sustentados pelas falanges macedônias. Ele comandava em pessoa a ala direi­ta. Depois de marchar nessa ordem, aproximou-se dos inimigos, ordenou aos trombeteiros que dessem o toque de avançar e aos demais que iniciassem o ataque. Judas, por seu lado, fez a mesma coisa, e a luta foi tão acirrada, de parte a parte, que durou até o pôr-do-sol.

Judas, tendo notado que Bacida combatia na ala direita com a elite de suas tropas, tomou os mais valorosos dentre os seus e foi atacá-lo, com tanta coragem que atravessou os seus temíveis batalhões e os desbaratou. Colocou-os em fuga e os perseguiu até os montes de Asa. Os da ala esquerda, vendo que ele tinha avançado demais, seguiram-no e o rodearam de todos os lados. Na impossibili­dade de se retirar, Judas continuou firme e, depois de matar uma porção deles, ficou tão esgotado que caiu exausto e morreu gloriosamente, coroando assim as suas grandes e imortais vitórias.

Os soldados, não podendo mais resistir após a perda de tal comandante, só pensaram em se salvar. Simão e Jônatas, seus irmãos, levaram-lhe o corpo duran­te algumas tréguas e foram a Modim, onde ele foi enterrado com grande magnificência na sepultura de seu pai. Todo o povo lamentou-o durante vários dias e prestou-lhe todas as homenagens que a nossa nação costuma prestar à memória dos filhos mais ilustres.

Tal foi o glorioso fim de Judas Macabeu, grande general e comandante, ho­mem admirável, que, tendo sempre diante dos olhos os mandamentos que rece­bera de seu pai, empreendeu corajosamente muitas ações difíceis e perigosas, para o bem e a liberdade de sua pátria. Será, pois, motivo de admiração que a honra de tê-la libertado da escravidão dos macedônios, com um número infinito de feitos extraordinários, lhe tenham granjeado uma reputação que nenhum século verá terminar? Exerceu ele durante três anos o sumo sacerdócio.

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral