Capítulo 18 – Muitos romanos, tendo-se empenhado inconsideradamente num ataque de um dos pórticos do Templo, que os judeus tinham enchido propositalmente de grande quantidade de madeira, de enxofre e de betume, morrem queimados; incrível dor de Tito, por não poder socorrê-los.
Nada se podia acrescentar à resistência, que os que defendiam o Templo ofereciam aos romanos, os quais atacavam-nos do alto de suas plataformas. A vinte e sete do mesmo mês de julho, eles resolveram unir a astúcia à força. Encheram de madeira, de enxofre e de betume o espaço do pórtico do lado do ocidente, que está entre as vigas e o teto, e quando foram atacados, fingiram fugir. Os mais temerários entre os romanos perseguiram-nos e tomaram escadas para subir ao pórtico; os mais sensatos, porém, não os imitaram, porque não viam motivo que pudesse obrigar os judeus a fugir. Quando o pórtico estava cheio dos que queriam subir a ele, os judeus puseram fogo naquele material que já havia sido preparado para aquele fim e então ergueu-se uma enorme chama, que encheu de terror os romanos, os quais contemplavam de perto o perigo e o desespero dos que estavam rodeados de todos os lados, por um tão repentino incêndio. Uns atiravam-se para baixo, do lado da cidade, outros precipitavam-se do lado de seus inimigos, outros do lado dos de seu partido e caíam bastante feridos por terra, outros eram queimados antes de poder saltar para baixo, outros evitavam o furor do mesmo fogo, matando-se. Como o incêndio se estendia cada vez mais longe, aconteceu que os que pensavam salvar-se na fuga, viram-se também envolvidos pelas chamas.
Por maior que fosse a cólera de Tito, porque aqueles que assim pereciam haviam sido infelizes por terem se empenhado num combate para o qual não tinham recebido ordem, sua compaixão por eles era enorme, mas eles morriam contentes por ver sua grande pena, por serem lamentados por aquele, por cujo amor e glória tinham com alegria arriscado a vida. Eles viam-no adiantar-se, na frente dos demais, soltar grandes gritos, rogar aos companheiros que os socorressem e essas demonstrações de afeto de tão grande general era para eles a mais honrosa das sepulturas. Alguns tendo alcançado a parte mais espaçosa da galeria salvaram-se do fogo, mas foram cercados e mortos pelos judeus, depois de longa resistência, sem que um só deles tivesse podido escapar.
Comentários
Tão vazio aqui... deixe um comentário!