Capítulo 10 – Outro ataque dos judeus, tão furioso, que, sem o valor de Tito, teria desbaratado uma parte de suas tropas.
Aos judeus pareceu verdadeira fuga aquele recuo dos romanos e a senti-nela que estava na muralha deu-lhes um sinal, agitando o manto; então, eles os atacaram em tão grande número e com tal impetuosidade que mais pareciam animais furiosos, que homens. Os romanos não puderam sustentar tão grande ataque e, como se tivessem sido esmagados pelos golpes das máquinas mais temíveis, procuravam desordenadamente alcançar o alto do monte. Tito resistiu-lhes com um pequeno número de seus soldados, os quais por maior que fosse o perigo, não quiseram abandonar seu general, mas rogaram-no que cedesse ao furor daqueles homens desesperados que só buscavam a morte e não arriscasse uma experiência tão preciosa como a sua, contra homens cuja vida era tão pouco importante e que se lembrasse de que era o chefe daquela guerra e que a grandeza de sua fortuna o tornava senhor do mundo e não lhe era permitido expor-se, como um simples soldado, pois toda a salvação de seu exército repousava em sua pessoa; não havia vantagem nenhuma em se obstinar por mais tempo no perigo em que aquela desordem o colocava. O grande príncipe, sem escutar estas considerações, atacou os inimigos com tanta violência que matou muitos, deteve-lhes o ímpeto e os repeliu até o sopé do monte. Tão prodigiosa coragem deixou-os atônitos, mas não os pôs em fuga, para os fazer voltar à sua cidade. Procuravam somente evitar encontrá-lo e perseguiam, à direita e à esquerda, os romanos que fugiam. Não puderam, entretanto, evitar os ataques de Tito. Eles os feriu de flanco, e os deteve ainda.
No entanto, os romanos que fortificavam seu acampamento do alto do monte, vendo os companheiros que estavam mais abaixo fugir, não duvidaram de que Tito tivesse sido obrigado a se retirar, pois não o teriam abandonado. Assim, julgando que era impossível sustentar tão grande ataque dos judeus, foram tomados de tal pânico, que, sem conservar mais nenhuma ordem, toda a legião debandou e eles fugiram, quer para um lado, quer para outro, até que alguns viram Tito, lutando no meio dos inimigos e seu receio por ele, fê-los avisar a toda a legião, em que perigo ele se encontrava. Envergonhados por terem abandonado seu general, o que era para eles uma censura ainda maior que a de ter fugido, atacaram os judeus com tanta fúria, que os obrigaram a retroceder, desbarataram-nos em seguida, e os levaram até a cidade. No entanto, embora obrigados a fugir, não deixavam de se defender, na retirada; mas os romanos tinham a vantagem de combater de um lugar mais elevado; obrigaram-nos, por fim, a se encerrarem no fundo do vale. Tito, por seu lado, atacava continuamente os que tinha por diante; ordenou à legião, depois do combate, que retomasse seu trabalho. Para dizermos a verdade, sem nada acrescentarmos por gracejo, nem diminuirmos pela inveja, posso dizer que aquela legião, ficou naquele mesmo dia deve-dora de sua salvação à coragem de tão exímio general.
Comentários
Tão vazio aqui... deixe um comentário!