Capítulo 7 – Tito parte para explorar Jerusalém. Furioso ataque que o surpreende. Seu incrível valor salva-o, como por milagre, de tão grande perigo.
Ao partir de Acantonaulona, Tito avançou com seiscentos cavaleiros escolhidos, para explorar Jerusalém e observar as disposições dos judeus; sabendo que o povo desejava a paz, para se libertar da tirania daqueles facciosos, e que nada, senão a sua fraqueza impedia sacudir-lhe o jugo, ele julgava que sua presença poderia talvez fazê-lo resolver-se a se entregar antes de se vir às armas. Enquanto caminhava pela estrada que leva à cidade, ninguém apareceu nas trincheiras nem nas torres; mas quando estava próximo à de Psefinom, os judeus saíram em grande número pela porta que está em frente do sepulcro de Helena, do lado, chamado da torre das mulheres, cortaram-lhe a cavalaria e impediram aos últimos unirem-se aos que estavam na frente. Assim Tito, com alguns dos seus, ficou separado do restante dos soldados, sem poder avançar, porque até os muros da cidade havia apenas cercas, fossos, sebes de jardins, e sem poder voltar para junto dos outros que tinham ficado para trás, porque aquele grande número de inimigos estava entre eles, e os seus homens, que ignoravam o perigo em que estava, julgavam que ele se havia retirado, por isso só pensavam em se retirar para segui-lo. Em tão grave perigo, o grande príncipe, vendo que toda esperança de sua salvação estava em sua coragem, incitou seu cavalo para o meio dos inimigos, abriu passagem com a espada e gritou aos seus que o seguissem. Vimos então, que as vicissitudes da guerra e a conservação dos soberanos pertencem a Deus, unicamente. Embora Tito não estivesse armado, porque não tinha vindo para combater, mas apenas para fazer um reconhecimento, nenhum daquele número infinito de dardos que foram lançados o atingiu; todos passavam além, como se um poder invisível tivesse o cuidado de desviá-los. No meio daquela nuvem de dardos e de flechas o grande príncipe derrubava tudo o que aparecia na sua frente e avançava sempre. Tão extraordinário valor atraiu toda a atenção dos judeus que bradavam que não o deixassem passar e com muitos gritos animavam-se a cortar-lhe a retirada; mas como se ele tivesse raios nas mãos, de qualquer lado que voltasse a cabeça, ele os punha logo em fuga. Os seus, que vinham com ele naquele perigo, julgando também que o único meio de se salvar era atravessar pelo meio dos inimigos, não o abandonaram e seguiram-no sempre de perto. Um deles foi morto, seu cavalo, também; outro foi derrubado e morto e seu cavalo capturado. Tito sem se ferir escapou, chegando ao seu acampamento com o restante dos homens.
Aquela pequena vantagem obtida pelos judeus aumentou-lhes a coragem; lisonjeou-os com a esperança, para o futuro, a qual, bem depressa, se viu ser totalmente vã.
Comentários
Tão vazio aqui... deixe um comentário!