Capitulo 22 – Belo feito de um cavaleiro romano chamado Longino. Temeridade dos judeus e solicitude com que Tito, ao contrário, cuidava da vida de seus soldados.
Os judeus formaram, fora de suas muralhas, um grande batalhão, e os dardos lançados ao mesmo tempo do seu lado e do lado dos romanos voavam em todas as direções. Um cavaleiro romano, de nome Longino, atravessou esse batalhão e matou dois dos mais bravos inimigos que a ele quiseram resistir. Um, ele feriu no rosto e, com o mesmo dardo que lhe retirou da ferida, atravessou o outro, no flanco, quando ele queria fugir. Depois deste feito de valor, voltou para junto dos seus sem ferimento algum; a glória que isso lhe granjeou levou, por uma nobre emulação, outros a fazerem o mesmo.
Por seu lado, os judeus, não se incomodando com o que já sofriam, só pensavam em atacar os romanos e julgavam-se felizes em morrer, contanto que tivessem também matado alguém. Tito, ao contrário, tinha tanto maior cuidado em preservar e conservar seus soldados, quanto em vencer. Ele dizia que a temeridade devia ser tida mais como desespero do que como valor; mas a verdadeira coragem consiste em unir-se à prudência, à generosidade e em se proceder com juízo, nos perigos, de modo que tudo se faça para garantir-se a si mesmo e para fazer caírem os inimigos.
Comentários
Tão vazio aqui... deixe um comentário!