Capítulo 2 – Situação e força da cidade de Gamala.Vespasiano cerca-a. O rei Agripa quer persuadir os sitiados a se entregarem e é ferido com uma pedrada.

Gamala, confiando em sua situação, que é ainda muito mais forte que a de Jotapate, não quis entrar naquele tratado. Ela está construída sobre uma colina, que se eleva do meio de um alto monte, o que lhe mereceu o nome de Damel, que significa camelo; mas os habitantes corromperam-no e o chamam de Damal, em vez de Damel. Sua frente e seus lados são protegi­dos por vales inacessíveis. O lado que está perto da montanha não é difícil de se abordar, mas os habitantes tornaram-no também inacessível, por uma gran­de trincheira que ali cavaram. Os sopés estão cobertos de grande número de casas; olhando-se do lado do sul a cidade, construída como sobre um precipí­cio, parece que está prestes a desabar. Eleva-se desse mesmo lado uma colina muito alta; o vale que lhe está ao pé, é tão profundo que servia de fortaleza; e no lugar onde terminava a cidade, havia uma fonte, dentro de suas mura­lhas.

Parecia que a natureza sentia prazer em tornar essa praça inexpugnável e josefo lá tinha feito grandes fossas e várias minas. Seus habitantes eram ainda mais valentes do que os de Jotapate, e embora não fossem tão nume­rosos, sua confiança na força de sua cidade e na grande abundância de todas as coisas, tornavam-nos negligentes e tirava-lhes o temor de seus ini­migos; lá se reuniram e para lá levaram bens de todas as partes, como a um lugar garantido e seguro; o rei Agripa a tinha inutilmente sitiado durante sete meses.

Vespasiano levantou o acampamento de Amaus, perto de Tiberíades, que tem esse nome por causa de uma fonte de água quente que cura diversas doenças, e foi para Gamala. A situação da praça não lhe permitiu rodeá-la com­pletamente, por uma circunvalação, mas fortificou todos os quarteirões, que podiam ser fortificados e ocupou o monte que está acima da cidade. Os roma­nos, segundo o costume, fortificaram o acampamento, rodearam-no com um muro e dividiram seus trabalhos. A décima quinta legião encetou aquele onde havia uma torre construída no lugar mais alto da cidade do lado do oriente; a quinta legião, o que está fronteiro ao centro da cidade e a décima enchia as fossas e outros lugares vazios.

O rei Agripa aproximou-se das fortificações para exortar os sitiados a se entregarem, mas foi ferido no cotovelo direito por uma pedrada. Aquela ferida pôs os seus em grande aflição e irritou muito os romanos, quer pelo afeto que tinham por ele, quer porque não duvidavam de que, se os judeus tinham tão pouco respeito por um príncipe da sua nação, não haveria crueldades de que eles não fossem capazes contra os estrangeiros.

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral