Livro Primeiro

Capítulo 1 – As histórias gregas são as que menos devemos acreditar no que se refere ao conhecimento da antigüidade; os gregos muito tarde iniciaram-se nas letras e nas ciências.

Eu não poderia não me admirar de que ainda haja gente que pensa, que se deve consultar os gregos, com relação à certeza das coisas mais antigas e que não se deve prestar fé aos outros. É justamente o contrário; não há, para bem julgar­mos, como considerar as coisas em si mesmas sem nos determos… ler mais »

Capítulo 2 – Os egípcios e os babilônios em todos os tempos sempre foram muito cuidadosos em escrever a história. Nenhum outro povo jamais o fez com tanta exatidão e verdade como os judeus.

Como ninguém duvida de que os egípcios e os babilônios não tenham, em todos os tempos, tido grande cuidado em escrever as suas crônicas, os primeiros dos quais davam esse encargo aos sacerdotes, que o cumpriam com muita competência e dignamente; os caldeus faziam o mesmo, entre os babilônios; os fenícios misturando-se com os gregos… ler mais »

Capítulo 3 – Os que escreveram sobre a guerra dos judeus contra os romanos não tinham nenhum conhecimento dela, por si mesmos, e nada se pode acrescentar ao que Josefo escreveu sobre esse mesmo assunto, nem ao seu cuidado de nada referir contra a verdade.

Quanto a esta última guerra, que nos foi tão funesta, não é estranho que alguns, tendo-a escrito ante à relação de certas coisas, que lhes foram reveladas, sem ter jamais visto os lugares onde ela se travou, nem mesmo deles se aproxi­maram, tiveram, entretanto, a ousadia de querer passar por historiadores? Não se pode dizer… ler mais »

Capítulo 9 – Causa do ódio dos egípcios contra os judeus. Provas para mostrar que Manetom, historiador egípcio, disse a verdade no que se refere à antigüidade da nação dos judeus, e escreveu somente fábulas em tudo o que disse contra nós.

Resta-me ainda demonstrar a falsidade do que foi dito contra nós, contra nossa nação e desmascarar tão grande impostura. Os que têm maior conheci­mento da história sabem muito bem dos efeitos que o ódio é capaz de gerar em tais assuntos e que muitos se esforçam por apagar o brilho e censurar o proceder das… ler mais »

Capítulo 10 – Refuta-se o que Manetom disse de Moisés.

Nada me resta, portanto, para refutar, senão o que tal historiador disse de Moisés. Os egípcios estão de acordo de que era um homem admirável e estão persuadidos de que ele tinha algo de divino. Mas não podem, senão por uma grande impostura, procurar fazer crer que ele era de sua nação, como o fazem,… ler mais »

Barra lateral