Olhos Fixos em Jesus

Recentemente os jovens receberam uma palavra de Fernando sobre Fé e aflições. Sendo ministrado que as aflições serão partes de nossa vida e que diante delas precisamos nos manter com FÉ. Segundo o livro de ATOS 14: 19-22 através de muitas tribulações nos importa entrar no REINO de DEUS. Aflições estarão presentes, o próprio Jesus deixou claro:

Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.
– João 16:33

O ponto central que quero tratar hoje é que existe algo especial nisso tudo…Paulão, também ,nos disse recentemente que existe uma alegria que independe das circunstâncias, derramada como fruto do E.S. E que essa alegria no PRESENTE aponta para uma ESPERANÇA NO FUTURO. Futuro que jesus está, porque ele é a nossa esperança.

Vamos ler o que diz o salmista:

Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. A minha alma se gloriará no Senhor; os humildes ouvirão isso e se alegrarão. Louvem comigo a grandeza do Senhor, e todos juntos lhe exaltemos o nome. Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele ficarão radiantes; o rosto deles jamais se cobrirá de vexame. Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas angústias.
– Salmos 34:1-6

Irmãos, existe algo especial em olhar para o mestre, em manter os olhos fixos, existe uma promessa de permanecer radiantes, iluminados de não sermos confundidos.

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.
– Hebreus 12:1-2

O escritor de Hebreus nos encoraja a nos livrarmos de todo o peso e todo o pecado que atrapalha nossa vida, e nos orienta a correr. Ela não fala para andarmos. Qual a diferença? A diferença entre correr e andar está na segurança. Quando estamos andando por um caminho que não conhecemos bem, diminuímos a velocidade, porque não estamos seguros naquele trajeto desconhecido. AH…MAS se conhecemos, aceleramos, então o que determina a nossa velocidade é o conhecimento do caminho!!!! Então quando a bíblia diz “ corramos”, é porque sabemos o caminho para onde devemos correr. CORRER indica saber para onde estamos indo.

Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor! Como o amanhecer, a sua vinda é certa; ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva fora de época que rega a terra.
– Oseias 6:3

O nosso caminho é prosseguir em conhecer o SENHOR!!! Com os olhos sempre NEle!!! A insegurança nos faz andar devagar ou parar. Ao invés de correr para frente ficamos vagueando, procurando o caminho , como aconteceu com os GÁLATAS.

Vocês vinham correndo bem! Quem foi que os impediu de continuar a obedecer à verdade?
– Gálatas 5:7

Os Gálatas haviam recebido o evangelho a partir da pregação de Paulo. Porém, na medida em que viviam o evangelho da graça de Jesus, Judeus não convertidos ao evangelho tentavam distorcer o que eles haviam aprendido sobre Jesus. Alguns judeus se infiltravam nas comunidades para que práticas antigas da lei ainda fossem mantidas. Os gálatas caíram nessa armadilha e deixaram de viver o evangelho por completo, porque começaram a pensar que deveriam fazer coisas para completar o sacrifício de JESUS. Assim deixaram de correr, deixaram de obedecer a verdade de Jesus.

Eles, antes, conheciam o caminho de cristo, mas começaram a vaguear, ao darem ouvidos aos “judaizantes” . Precisamos conhecer Jesus e permanecer correndo, firmados, sem sermos atraídos a falsos complementos do evangelho, ou distraídos por más notícias. VAMOS CORRER!!!

Falar sobre os falsos complementos

Falar sobre o “evangelho” do Egocentrismo e das facilidades

O texto continua nos dizendo que Jesus suportou a cruz pela alegria que lhe fora proposta, isto é, Jesus tinha visto a alegria futura e isso lhe deu forças para o presente. Da mesma forma, nossa força de HOJE está na clareza do amanhã, o amanhã em que CRISTO ESTÁ!!! UM OLHAR PARA O ETERNO!!! Se sabemos de onde viemos e para onde vamos, temos força para o agora!! Que o E.S no revele e nos lembre cada dia, porque estamos aqui, de onde somos e a alegria que nos aguarda na eternidade!!! ELE é a nossa viva esperança!!! O Senhor nos pergunta: Para onde estamos correndo? Deus tem falado que se não sabemos ou se estamos correndo para o lugar errado, talvez seja por isso um possível motivo que ficamos abatidos, fracos, etc…isso não é acusação, pelo contrário é para nos animar!!!

Torre forte é o nome do Senhor; o justo corre para ela e está seguro.
– Provérbios 18:10

Nossa força está em correr para Cristo e em CRISTO!!! O QUE DETERMINA NOSSA VELOCIDADE É O CONHECIMENTO DO CAMINHO!!!

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança. Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.
– Romanos 5:3-5

A esperança é o nosso Jesus!!! Haverá tribulações, mas se estivermos em cristo e com os olhos em cristo essa tribulação produzirá perseverança, experiencia e esperança!!! E se nossa esperança é Jesus…TUDO SE PASSA POR CONHECE – LO!!!! ELE É TUDO QUE PRECISAMOS!! NÃO PRECISAMOS DE NADA FORA DE JESUS!!! NADA VAI NOS PARAR, PORQUE CRISTO É O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ!!! ELE É O COMEÇO E O FIM!!!

Vocês não sabem que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
1 Coríntios 9:24-26

CORRER DA FORMA CORRETA É OLHAR PARA JESUS!!! Porque Jesus não é só mais um bom exemplo a ser seguido dentre outros; NÃO HÁ QUEM SE IGUALE A ELE!!! JESUS É A VONTADE PERFEITA DO PAI, ELE CUMPRIU A PERFEITA VONTADE DO PAI!!!

Então Jesus lhes disse: — Em verdade, em verdade lhes digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, senão somente aquilo que vê o Pai fazer; porque tudo o que este fizer, o Filho também faz. Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vocês fiquem maravilhados. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E o Pai não julga ninguém, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.
João 5:19-23

Assim como Jesus foi a manifestação terrena do pai enquanto olhava para ele, nós seremos a manifestação de Jesus ao olharmos para ele!!! Aleluia!!!! Não podemos esquecer que a palavra de Deus alimenta nossa fé e mantém nossos olhos fixos em JESUS!!! Se mantivermos os nossos olhos fixos nele guardarmos nossa fé!!! Independente do que aconteça ao nosso redor, catástrofes, doenças, crise financeira… Não podemos negociar o que cremos nem o que vemos, pois não vivemos pelo que estamos vendo nas experiências terrenas, mas sim pelo que vemos no invisível, no impossível de DEUS!!! E cheios de fé tomamos posse quando A PALAVRA DIZ QUE NADA VAI NOS SEPARAR DO AMOR DE CRISTO!!!

Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada? Como está escrito: “Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.” Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:35-39

ENTRETANTO…NÃO PODEMOS ESQUECER DO NOSSO INIMIGO E DO MUNDO ESPIRITUAL… ENTÃO, A GRANDE VERDADE É QUE O DIABO QUER QUE NÓS DUVIDEMOS DO QUE DEUS FALA, PORQUE ELE SABE QUE QUANDO OUVIMOS E SEGUIMOS A VOZ DE DEUS SOMOS INVENCÍVEIS!!!

E FOI ASSIM DESDE O INÍCIO…

Mas a serpente, mais astuta que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: — É verdade que Deus disse: “Não comam do fruto de nenhuma árvore do jardim”? A mulher respondeu à serpente: — Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer.” Então a serpente disse à mulher: — É certo que vocês não morrerão. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu.
Gênesis 3:1-6

A primeira coisa que o Diabo disse na terra foi dizer, “ será que Deus realmente disse tal coisa?” Colocou a palavra de Deus à prova. Também queria chamar atenção para o versículo 6, a palavra diz que a árvore era boa para se comer e agradável aos olhos…chamo a atenção com o seguinte texto…. Há caminho que ao ser humano parece direito, mas o fim dele é caminho de morte. Provérbios 14:12

Com muito temor irmãos….Adão foi um homem muito inteligente colocou e lembrava do nome de mais de um milhão de espécies de animais e foi enganado!!! Não é sobre capacidade ou intelectualidade!!! Mas sim sobre tirar os olhos do Bom e perfeito de DEUS!!! QUE FIQUEMOS VIGILANTES PARA RECONHECER ESSES CAMINHOS ABERTOS PELO DIABO QUE PARECEM BONS, MAS NOS LEVARÃO A MORTE!!!

Uma verdade é que a bíblia diz em 1 João, que os nascidos de Deus não podem ser tocados pelo Diabo. O texto é claro, o Diabo não pode tocar em quem nasceu de novo. Mas então, o que ele pode fazer para tirar os nossos olhos de Jesus? Quero tratar sobre três possíveis pontos:

1) Incredulidade

mas o meu justo viverá pela fé; e, se retroceder, dele a minha alma não se agradará.” Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, mas somos da fé, para a preservação da alma.
Hebreus 10:38,39

O esforço do diabo está em plantar a incredulidade, a sua força está no “ e se?!”. Ele se empenha no “ será?!” Davi, quando se deparou com Golias, repara que o gigante está intimidando a todos. Ao invés de se entregar a incredulidade, ele derruba o gigante!!! Ele diz que vai ao encontro do gigante em nome de Deus, não com suas forças!!! Para vencer a batalha da fé, não precisamos de nada novo, já recebemos tudo através de Cristo!!!

-Josué e Calebe

Depois de quarenta dias, voltaram de espiar a terra. Vieram a Moisés, a Arão e a toda a congregação dos filhos de Israel em Cades, no deserto de Parã. Fizeram um relato do que tinham visto, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes os frutos da terra. Relataram a Moisés e disseram: — Fomos à terra à qual você nos enviou. De fato, é uma terra onde mana leite e mel; estes são os frutos dela. Mas o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são muito grandes e fortificadas. Também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe. Os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas. Os cananeus habitam perto do mar e na beira do Jordão. Então Calebe fez calar o povo diante de Moisés e disse: – Vamos subir agora e tomar posse da terra, porque somos perfeitamente capazes de fazer isso. Porém os homens que tinham ido com ele disseram: – Não podemos atacar aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, falaram mal da terra que haviam espiado, dizendo: — A terra pela qual passamos para espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também éramos aos olhos deles.
Números 13:25-33

Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar e nos dará essa terra, que é uma terra que mana leite e mel. Tão somente não sejam rebeldes contra o Senhor e não tenham medo do povo dessa terra, porque, como pão, os podemos devorar; a proteção que eles tinham se foi. O Senhor está conosco; não tenham medo deles. Apesar disso, toda a congregação disse que Josué e Calebe deviam ser apedrejados; porém a glória do Senhor apareceu na tenda do encontro a todos os filhos de Israel. O Senhor disse a Moisés: — Até quando este povo me provocará e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
Números 14:8-11

Eles acreditaram na promessa, nos milagres que outrora DEUS já tinha operado, e não nas circunstâncias, viram com os olhos da fé!!! Isso agradou o coração do SENHOR e diante de todo aquele povo esses jovens entraram na TERRA PROMETIDA!!! E OS ISRAELITAS, O QUE A BIBLIA DIZ?!

Por isso, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração como foi na rebelião, no dia da tentação no deserto, onde os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: ‘O coração deles sempre se afasta de mim; e eles não conheceram os meus caminhos.’
Hebreus 3:7-10

Minha oração é que como Josué e Calebe, diante das circunstâncias, possamos estar com os olhos na promessa QUE NOS FOI DERRAMADA!!! CRISTO EM NÓS, ESPERANÇA DA GLÓRIA!!! OLHOS FIXOS!!!

2) Distrações

Depois Moisés e Arão foram e disseram a Faraó: – Assim diz o Senhor, Deus de Israel: “Deixe o meu povo ir, para que me celebre uma festa no deserto.” Faraó respondeu: – Quem é o Senhor para que eu ouça a sua voz e deixe Israel ir? Não conheço o Senhor e não deixarei Israel ir. Eles prosseguiram: – O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro; portanto, deixe-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor, nosso Deus, para evitar que ele venha sobre nós com peste ou com espada. Então o rei do Egito disse: – Moisés e Arão, por que estão afastando o povo das suas tarefas? Voltem ao trabalho! E Faraó disse também: – O povo da terra já é muito e vocês ainda querem que eles descansem de suas tarefas!Naquele mesmo dia Faraó deu uma ordem aos feitores do povo e aos seus capatazes, dizendo: – Daqui em diante não forneçam mais palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; que eles mesmos ajuntem para si a palha.
Êxodo 5:1-7

O povo de Deus queria tempo para adorá-lo. Para impedir que isso acontecesse, faraó lhes deu mais trabalho. DISTRAÇÃO: Faraó criou uma forma que os Hebreus não tivessem tempo para adorar a DEUS. O diabo quer que tenhamos tempo para tudo menos para o que realmente importa!!!! O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém as preocupações deste mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

Leia Mateus 13:22

Existem distrações que são sutis, estão escondidas. As vezes nem conseguimos percebe-las, existem coisas que tomamos como essenciais, mas não são e tem roubado nosso tempo, tempo de oração, tempo de serviço a igreja, a família, tem tirado os nossos olhos de CRISTO!!!

QUE O E.S NOS REVELE E QUE TENHAMOS FÉ PARA DEIXAR PARA TRÁS!!!

3) Confiar em Si Mesmo

Quando confiamos em nós mesmos somos presa fácil para o DIABO, porque estamos revestidos de nós mesmo!!! E acreditem irmãos, em nós não há nada de BOM!!!

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.
Jeremias 9:23,24

Podemos voltar e lembrar de ADÃO não é sobre nossa inteligência, intelectualidade, mestrado, doutorado ou quantas línguas falamos , mas sim se despir do velho homem e buscar conhecer o SENHOR!!! Atento aquilo que precisar ser lançado fora para acharmos misericórdia diante do nosso redentor!!!!

Jesus também contou esta parábola para alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: – Dois homens foram ao templo para orar: um era fariseu e o outro era publicano. O fariseu ficou em pé e orava de si para si mesmo, desta forma: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo o que ganho.” O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!” Digo a vocês que este desceu justificado para a sua casa, e não aquele. Porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Lucas 18:9-14

O confiar em si mesmo que transpira das ações e palavras deste homem é evidente nos aspectos da sua oração. Ele estava de pé no templo, provavelmente na frente dos outros, para ser visto por eles. Ele expressa gratidão a Deus, mas não por Deus ser tão santo, mas porque ele vê a si mesmo separado dos outros. (O fariseu menciona pecadores que são “roubadores, injustos e adúlteros”, e então ele menciona o publicano presente no mesmo complexo do templo que ele: “nem ainda como este publicano.”) O fariseu pode não ter autoconsciência, mas certamente está consciente das pessoas ao seu redor. Ele não está realmente contemplando a Deus em oração porque está olhando de cima para as pessoas próximas a ele. Se ele realmente tivesse consciência da incrível majestade de Deus, ele veria a si próprio no mesmo nível do publicano — um humilde pecador necessitado de misericórdia.

Se alguém acusasse o fariseu de auto confiança naquele momento, como achamos que ele teria respondido? Ele teria negado a acusação. Não reconheceria a atitude em si mesmo. É fácil sermos enganados!!!

Esta história que Jesus contou sobre o fariseu nos mostra como é fácil cair nessa armadilha. Apresentamos todas as nossas boas obras diante de Deus e diante dos outros, pensando que tais obras aumentarão nossa estatura. E quando somos exortados, em vez de reconhecermos nosso espírito de confiar em si, recuamos da acusação e nos justificamos a nós mesmos. Sou grato a Deus pelo meu bom coração!

Mas mesmo quando a nossa justiça própria é camuflada em palavras de gratidão ou se expressa em ações que, na superfície, parecem ser feitas por um desejo de glorificar a Deus, a justiça própria ainda é a justiça própria. É uma confiança equivocada, que utilizamos caminhos equivocados!!!

Essa história do fariseu nos remete a algo que certamente nos impede de olhar para JESUS….CONFIAR EM SI MESMO É ORGULHO!!!! MUITAS VEZES CAMUFLADO!!! POR ISSO O SENHOR: QUEM SE EXALTA SERA HUMILHADO

ORGULHO X HUMILDADE

O orgulho prega o mérito; a humildade implora por compaixão. O orgulho negocia como um semelhante; a humildade se aproxima em necessidade. O orgulho se separa rebaixando aos outros; a humildade se identifica com os outros, reconhecendo que todos temos as mesmas necessidades. O orgulho destrói através do auto serviço alienante; a humildade abre portas com seu poder de solidarizar com a luta que compartilhamos. O orgulho levanta o nariz; a humildade oferece uma mão aberta e estendida”.

Quero encerrar irmão, lendo essa música que a dias tem me edificado…que falo sobre como é jesus e que não há outro como ele!!! Por isso para ele que olhar!!! E que alegria…saber que para DEUS está no fim, é do início e o que estará conosco no caminho todos os dias, independente do que estivermos enfrentando, como ele mesmo nos prometeu!!!!

Gostou desse vídeo?

Clica no botão abaixo e se inscreve
para não perder os próximos.

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.