1. O que ocorreu quando Jesus morreu e ressuscitou?
Ele tirou os nossos pecados, nos redimiu para Deus
Isaías 53.4-6
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
Isaías 53.10-11
Todavia, ao Senhor agradou esmaga-lo, fazendo-o sofrer. Quando ele der a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
2. O que ocorreu quando Jesus morreu e ressuscitou?
Ele tirou os nossos pecados, nos redimiu para Deus
João 1.29
No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: – Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
2 Coríntios 5.19
Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação.
2 Coríntios 5.21
Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Romanos 3.23-24
Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuita mente, por sua graça, mediante a redenção que há em Jesus Cristo.
Colossenses 1.13-14
Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados.
3. O que ocorreu quando Jesus morreu e ressuscitou?
Ele triunfou sobre satanás em nosso favor
Hebreus 2.14-15
Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Jesus, igualmente, participou dessas coisas, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, E livrasse a todos os que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
Colossenses 2.13-15
E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele [Deus] lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. Cancelando o escrito de dívida que era contra nós, e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.
Romanos 8.33-34
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
4. O que ocorreu quando Jesus morreu e ressuscitou?
Nossa velha natureza foi crucificada juntamente com ele
Romanos 6.6
Sabendo isto, que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado.
2 Coríntios 5.14-15
Pois o amor de Cristo nos constrange, porque reconhecemos isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Hebreus 10.10
Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
Hebreus 10.14
Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.
5. O que ocorreu quando Jesus morreu e ressuscitou?
Ele abriu para nós o caminho ao Santo dos Santos, a presença de Deus
Hebreus 10.19-22
Portanto meus amados irmãos, tendo ousadia para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu através do véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura.
Ele derrubou a parede de separação e nos fez um só povo para Deus
Efésios 2.14-16
Porque ele é a nossa paz. De dois povos ele fez um só e, na sua carne, derrubou a parede de separação que estava no meio, a inimizade. Cristo aboliu a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo uma nova humanidade, fazendo a paz, E reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por meio da cruz, destruindo a inimizade por meio dela.
6. O que ocorreu quando Jesus morreu e ressuscitou?
Deus o fez Senhor do universo e cabeça da igreja
Efésios 1.19-23
E qual a suprema grandeza do seu poder [de Deus] sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder. Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nas regiões celestiais, Acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se pode mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser cabeça sobre todas coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Deus nos ressuscitou juntamente com Jesus e nos fez assentar nos lugares celestiais
Efésios 2.4-6
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça vocês são salvos – E juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus
7. De que modo nós estamos unidos a Jesus Cristo?
Por meio do Espírito Santo
João 14.16-18 e 20
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês. Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês…. Naquele dia vocês saberão que eu estou em meu Pai, que vocês estão em mim e que eu estou em vocês.
João 14.23
Jesus respondeu: – Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
João 16.7
Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, seu eu for, eu o enviarei a vocês.
8. De que modo nós estamos unidos a Jesus Cristo?
Estamos EM Cristo
2 Coríntios 5.17
E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Romanos 6.3-4
Ou será que vocês ignoram que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.
Romanos 8.1-2 e 4
Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte… A fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Filipenses 4.13
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (ACF)
9. De que modo nós estamos unidos a Jesus Cristo?
Estamos COM Cristo
Gálatas 2.19-20
Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Colossenses 2.12
Tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual vocês também foram ressuscitados por meio da fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Efésios 2.5-6
E estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça vocês são salvos – E juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.
1 Coríntios 6.17
Mas aquele se une ao Senhor é um só espírito com Ele.
10. De que modo nós estamos unidos a Jesus Cristo?
Cristo está EM nós
Colossenses 1.27
A estes Deus quis dar a conhecer a riqueza da glória deste mistério entre os gentios [nações], que é Cristo em vocês, a esperança da glória.
Efésios 1.17-18
Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos.
João 17.22-23
Eu lhes transmiti a glória que me deste, para que sejam um, como nós o somos; Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amastes a mim.
11. O que é a igreja?
É o projeto eterno de Deus
Efésios 1.3-7
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para ele, para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.
12. O que é a igreja?
É o projeto eterno de Deus
Efésios 1.8-12
[Graça] que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda sabedoria e entendimento. Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, De fazer convergir [voltar a reunir] nele [em Cristo], na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, A fim de que sejamos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.
13. O que é a igreja?
É o corpo de Cristo
Efésios 1.22-23
E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, A qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Um só povo, um só corpo
Efésios 2.14-16
Porque ele é a nossa paz. De dois povos ele fez um só e, na sua carne, derrubou a parede de separação que estava no meio, a inimizade. Cristo aboliu a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo uma nova humanidade, fazendo a paz, E reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por meio da cruz, destruindo a inimizade por meio dela.
14. O que é a igreja?
É a família de Deus e a habitação/templo do Espírito Santo
Efésios 2.19-22
Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. Nele, todo o edifício, bem-ajustado, cresce para ser santuário dedicado ao Senhor. Nele também vocês estão sendo edificados, junto com os outros, para serem morado de Deus no Espírito.
1 Timóteo 3.15
Mas, se eu demorar, você saberá como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.
15. O que é a igreja?
É uma, é gloriosa e é santa
Efésios 5.25-27
… Cristo amou a igreja e se entregou por ela, Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, Para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
1 Pedro 2.9
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
16. O que é a igreja?
É o corpo de Cristo que está sendo edificado e alcançará a plenitude
Efésios 4.11-13
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo.
Efésios 3.20-21
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
¹ Baseado no trabalho “Kerigma para Memorizar” de Luís Leal (Argentina).
² A versão utilizada nesse material foi a Nova Almeida Atualizada (NAA), com exceção de Filipenses 4.13 (item 8), onde a versão foi a Almeida Corrigida Fiel (ACF), mudança que está indicada no texto.
Seja o primeiro a comentar!