O princípio da Semeadura

O que plantamos é o que colhemos?

Algumas frases:

  • A semeadura é opcional, mas a colheita é obrigatória;
  • Somos livres para escolher o que vamos semear, mas não somos livres para escolher o que iremos colher.

Ação e reação da lei da semeadura

A lei da semeadura aponta para o óbvio, quem semeia muito, muito colherá, quem semeia pouco, pouco colherá. Qualquer ato que fizermos será uma plantação e um dia colheremos o que plantamos. A pessoa que pode quebrar isso não é Deus, é você. Ou você muda o que planta, ou vai colher as mesmas coisas.

A natureza do que colhemos será a mesma do que plantamos.

Aquele que semeia contenda entre os irmãos colherá inimizade. Naturalmente a igreja perceberá que a pessoa está sendo o ponto em comum entre as contendas e se afastará dele.

No mundo natural nada acontece por acaso.

Será que uma pessoa se forma na faculdade por acaso? Quem passa em um vestibular certamente investiu horas de estudos, dispensou seu tempo de lazer, dentre muitas coisas. Não é por acaso que uma pessoa passa em primeiro lugar no vestibular para medicina.

Alguns podem achar que podem burlar este princípio, mas esta lei é eficaz e todos os dias vemos coisas que provam que esta lei é verdadeira. Verdadeiramente não há como burlar esta lei, ela é infalível. O que semeamos isto colheremos.

Na vida tudo é uma questão de plantar e colher. Quem semeia vento , colhe tempestade.

Ilustração

Observando um formigueiro, vemos que elas ajuntam seu alimento durante todo o verão para que no inverno elas tenham como se alimentar. Elas semeiam durante o verão e colhem no inverno. A bíblia nos fala sobre a formiga.

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Provérbios 6:6

Deus pode fazer milagres, mas se todo dia acontecer milagre, isto deixa de ser milagre.

Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas. – Ec 11:6

A semeadruda deve ser uma diária.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. – Romanos 8:28-29
Qual é o propósito do meu coração em relação ao Reino

“por que deus o exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo nome.”

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; – Filipenses 2;5-9

O que jesus semeou para colher o nome acima de todo nome?

Não foi por acaso, Jesus sabia o que tinha que fazer e fez e no final colheu o nome que está acima de todo nome. Deus O deu este nome porque ele semeou. Jesus aprendeu a obediência pelo que sofreu.

Como Jesus semeou?

  1. Abandonou a forma de deus;
  2. Se esvaziou;
  3. Tomou forma de servo;
  4. Semelhante aos homens;
  5. Como homem se humilhou;
  6. Morreu uma morte miserável onde os piores condenados eram mortos.

As primeiras semeaduras de um discípulo.

1ª semeaduraA leitura da palavra do senhor. – Como a palavra de deus vai abundar em nossos corçaões?
2ª semeaduraOração – Como queremos que Deus fale se não O buscamos?

Daniel – A palavra diz que os homens que estavam com inveja de daniel naõ conseguiam encontrar nenhuma brecha para acusá-lo diante do rei. Etão criaram um decreto em que todos deviam se curvar diante de uma estátua, foi onde Daniel foi acusado por não se curvar. Então o seu único erro era o Deus de daniel. – Que nossa única acusação seja servir ao nosso Deus!

Daniel orava 3 vezes por dia.

Não devemos admirar o método e sim o coração. O que está no coração, o amor, a comunhão? Porque ao fazer estas coisas estaremos apontando para Deus, aí tiraremos o homem do foco e centralizamos em deus.

Se queremos ser iguais a Jesus, precisamos semear como Ele. Precisamos direcionar nossas vidas para isso. Se queremos ser como Jesus, precisamos estabelecer alsung princípios. Leitura e oração.

Se fosse nos dada uma tarefa que mudasse o mundo, o que faríamos? Certamente buscaríamos conselhos de sábios, mas se fosse dada uma tarefa simples, o que faríamos?

Em todas as situações Jesus orava e algumas vezes ele se retirava para falar a sós com o Pai.

Se somos filhos de deus, ele vai nos ensinar de qualquer jeito a lei da semeadura.

Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra. O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede. Salmos 25:12 – 15

Da mesma forma que precisamos nos dedicar no trabalho, assim também é no Reino.

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

Willian Chaves – 11/03/13

Nós Indicamos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.