Em outubro do ano passado eu compartilhei uma palavra à qual dei o título “Quem pode ser salvo? ” (Homem rico, queria herdar a salvação, mas não aceitou a direção dada). A ministração de hoje, de certa forma, pode ser considerada parte do mesmo conjunto. Vamos às duas leituras iniciais:
9 Então Levi [Mateus] lhe ofereceu um grande banquete em sua casa; e era grande o número de publicanos e outras pessoas que estavam com eles à mesa. 30 Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: — Por que vocês comem e bebem com os publicanos e pecadores? 31 Jesus tomou a palavra e disse: — Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. 32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento. (Lc 5.29-32)
8 Zaqueu, por sua vez, se levantou e disse ao Senhor: — Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais. 9 Então Jesus lhe disse: — Hoje houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. (Lc 19.8-10)
Jesus usou esses dois eventos para definir o seu ministério, ou seja, para dizer, em suas próprias palavras, qual era a sua missão entre os homens. Eles ocorreram em cidades distintas (Cafarnaum e Jericó) e em momentos diferentes do ministério de Jesus (início com Levi/Mateus e já “famoso” quando encontrou Zaqueu). No entanto, há alguns elementos em comum entre eles.
1º) Tanto Mateus como Zaqueu eram publicanos, ou seja, judeus que cobravam impostos para os dominadores romanos. Eles eram mal vistos e desprezados pelo seu próprio povo. Em Lc
5.32 Jesus se refere a Mateus usando as palavras “doente” e “pecador” e em Lc 19.10 Zaqueu é chamado de “perdido”.
2º) Em Cafarnaum Jesus disse “Eu vim” e em Jericó “o Filho do Homem veio”. Ao ouvir isso possivelmente as pessoas pensaram que ele estava se referindo à alguma outra cidade. P.ex. “vim da cidade tal para cá”. Mas não era esse o caso. Então…
a. Onde e como Jesus estava antes? Estava vivendo em amor e unidade com Pai e o E. Santo na glória. Honrado pelas hostes celestiais: onipotente, onisciente, onipresente.
b. Como ele veio? Semelhante aos seres humanos, esvaziado de tudo, servo de todos.
c. Para que veio? Para chamar pecadores ao arrependimento, para buscar e salvar o perdido (essas duas frases significam a mesma coisa: não esqueça disso!).
Pergunto: Levi e Zaqueu eram pecadores? Estavam doentes e perdidos? Talvez você se sinta
mais seguro em afirmar que Zaqueu era pecador, porque ele era ladrão: cobrava a mais e ficava com
uma parte dos impostos. Tinha enriquecido roubando o seu próprio povo! Mas Mateus, sendo cobrador de impostos, também era considerado pelo seu povo um homem desprezível.
Seja o primeiro a comentar!