Assentar, andar e ficar firmes. Três esferas que Deus quer Expressar a Sua Graça

As escrituras afirmam claramente que a Deus lhe compraz reunir todas as coisas em Cristo Jesus.

desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra ;nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo
Efésios 1:9-12

Tem sido minha oração sincera que nessa palavra nossos olhos sejam ABERTOS para que vejamos que só enfatizando este ponto poderemos esperar a realização do propósito de Deus para nossas vidas a saber que somos para o louvor da sua glória. Teremos como base a carte de Paulo aos efésios. Como tantas outras cartas dele esse é dividida em duas partes:

1) Parte doutrinal (Capítulo 1 ao 3)
– Trata-se da redenção que Deus tem feito a nosso favor através de CRISTO

2) Prática (Capítulo 4 ao 6)
– 4:1 até 6:9 – Nossa vida no meio do mundo
– 6:10 – Nossa atitude diante do Diabo

Por isso vamos utilizar três palavras para tentar resumir essas três aspectos da carta as efésios:

ASSENTAR ( 2:6) → Nossa Posição em CRISTO
ANDAR ( 4:1) → Nossa vida nesse mundo
FICAR FIRMES ( 6:10) → Nossa atitude diante do Diabo

Nós precisamos estar nem ajustados na nossa posição em Cristo na vida diária e no combate ao inimigo. Para satisfazer as exigências de Deus precisamos dar importância a essas três disposições. Pois em cada uma delas Deus deseja expressar sua graça QUE ELE JÁ NOS DEUS GRATUITAMENTE NO AMADO

1) ASSENTAR

para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.
Efésios 1:17-21

Jesus está entronizado sentado a direita do PAI nas regiões celestiais!!!

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:4-9

A vida cristã não começa com um “caminhar” ( CONFIANDO EM SI MESMO) começa com um SENTAR!!!

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
Hebreus 1:3

O início da era cristã então começa quando nos vemos em CRISTO, quando por fé, nós vemos assentados com eles nas regiões celestiais. Mas ora… isso será um choque com a mente humana, pois ela irá pensar….

O que podemos conseguir sem CONFIAR EM SI MESMO? Como é possível avançar se não nos movemos?! A vida de FÉ é diferente, se confiamos em nós mesmos para FAZER, nada obtemos! PERDEMOS TUDO!!!

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
Jeremias 17:5-8

O ASSENTAR COM CRISTO NAS REGIÕES CELESTIAIS É UMA POSIÇÃO DE CONFIANÇA, DE DEPENDÊNCIA!!! E ASSIM DEVE COMEÇAR A NOSSA VIDA COM CRISTO…ANTES DE QUALQUER OUTRA AÇÃO.

A razão disso está porque o cristianismo começou não com um muito fazer, mas com um grande ESTÁ CONSUMADO!!

Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.
João 19:30

A vida cristã do início ao fim, descansa sobra a base de uma completa DEPENDÊNCIA em Cristo JESUS. Não existe limites para a graça que Deus quer derramar sobre nós. Ele nos dará tudo, mas nada poderemos obter enquanto não descansamos NEle. Sentar indica atitude de descanso, dependência. Já foi concluído, o trabalho já foi feito e assim nós entramos. Como? SENTANDO!!!

Tentando ilustrar o que isso significa… Enquanto caminhamos ou estamos de pé carregamos todo o peso do nosso corpo sobre nossas pernas, mas quando sentamos todo o peso do corpo, não importa quanto seja, descansa sobre a cadeira na qual estamos sentados. Ficamos cansados quando estamos caminhando ( confiando em si mesmo) ou quando estamos de pé. AH… mas, rapidamente desaparece o cansaço quando SENTAMOS. Andando ou parados, despendemos energia, mas, ao sentarmos, imediatamente descansamos, porque a carga não esta mais sobre nossos músculos, mas sobre algo que está fora de nós.

Do mesmo modo, na esfera espiritual, sentarmos significa simplesmente descarregar todo o peso, nossa carga, nós mesmos, nosso futuro, tudo no SENHOR. Deixamos que ele leve a carga e já não tentamos nós mesmos leva-la. Prova disso está no texto de Isaias 53: 4 , ELE LEVOU SOBRE SI AS NOSSAS DORES E TRANSGRESSÕES…TUDO ESTÁ SOBRE ELE.

E isso é uma norma divina desde a criação…

Deus trabalhou desde o primeiro dia até o sexto dia, no sétimo DESCANSOU. Agora repara que fato “ interessante” Segundo o livro de GÊNESIS (1: 26 E 31) Adão foi criado no sexto dia, logo não teve participação nos seis dias de trabalho, porque sua vida começou no sexto dia, logo o sétimo dia foi o primeiro dia da vida de ADÃO…DEUS trabalhou e entrou no descanso…para o homem foi diferente…o homem primeiro tem que entrar no descanso, depois trabalha!!! E isso só foi possível porque a obra de DEUS estava completada. Mas segundo Êxodo 20: 8-11, o sétimo dia foi separado para o santificar…um se assentar na presença do pai, está junto DEle na sua presença…na tenda do encontro…e assim começa a nossa vida CRISTÃ!!!

Mas sabemos que entre o descanso que mencionei agora…que vamos chamar de descanso da criação, isso para percebemos que sempre foi norma divina…e o descanso que todos nós fomos incluídos chamado de descanso da redenção…temos todas a trajetória do pecado, dos esforços infrutuosos do Homem e da VINDA DE CRISTO, até que por ele nossa posição perdida FOSSE RESTAURADA. Ou seja…

DEUS TEM FEITO TUDO EM CRISTO E NOS SIMPLESMENTE ENTRAMOS POR MEIO DA FÉ NO GOZO DESSE FEITO GLORIOSO.

E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
Lucas 14:17

IRMÃOS…já estudo preparado…nós precisamos por meio Dele entrar no jardim do nosso amado, provar das sua delícias, no santos dos santos…e assim iniciar nossa vida cristã todos os dias…indo até esse lugar…sentando no lugar que ELE nos colocou. Uma parábola que ilustra bem como agradar a DEUS é a do filho pródigo ou do pai bondoso…lá em Lucas 15:32 pai tinha dito: “ que era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos” . O senhor nos revela no que diz respeito a redenção o que alegra o coração do pai. Não é o irmão mais velho que, sem cessar trabalha para o pai, senão o mais novo que nada fez para o pai, senão que que deixa ao pai que tudo faça para ele. Não o irmão mais velho que quer a glória de ser sempre o DOADOR, senão o mais jovem que está disposto a receber.

Quando o pródigo regressou ao lar, tendo desperdiçado toda sua parte na herança, o pai não teve nenhuma palavra de repreensão, nem uma só pergunta pelo dinheiro mal usado, apenas se alegrou pelo retorno do seu filho e que agora poderia dar a ele novamente das sua riquezas. DEUS é tão rico que sei maior deleite está dar. Seus tesouros são tão repletos que se entristece quando tiramos dele a oportunidade de nos dar. Para o pai foi grande a satisfação de encontrar no filho pródigo a satisfação de dar a melhor roupa, o melhor anel, as sandálias e uma festa. Foi sua dor não encontrar oportunidade semelhante no filho mais velho. Suas riquezas são inesgotáveis. Ele é o maior criador e maior doador.

Por isso todos os dias, precisamos ir para esse lugar que ele fez para nós…antes de qualquer coisa…para estarmos junto com ele ASSENTADOS NAS REGIÕES CELESTIAIS e a partir disso iniciar qualquer outra coisa é nossa vida na TERRA. TODAVIA… a experiencia espiritual não termina com um SENTAR… O ANDAR…é a expressão aqui na terra do lugar que ocupamos no CÉU. Precisamos levar a impressão celestial em toda a nossa CONDUTA aqui na terra…e sinceramente irmão…isso nos traz alguns problemas…

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor
Efésios 4:1,2

ANDAR→ NOSSA CONDUTA, NOSSO COMPORTAMENTO.

A prova da nossa conduta está nos relacionamentos…nesse contexto vamos considerar as palavras de JESUS

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:38-48

Desde Adão ( a árvore do conhecimento do bem e do mal) o homem está ocupado em definir o que é bom ou mal. O homem NATURAL construiu sei próprio código do que é justou injusto… SE TE PERGUNTAREM: “ ESTÁS BEM QUE ALGUÉM TE DÊ UMA BOFETADA NO ROSTO?” IMAGINO QUE VAIS RESPONDER: CLARO QUE NÃO!!! Mas será que não queres te apegar aos teus direitos?! Como cristão nossa conduta nunca pode ser a do bem do mal, mas sim a da cruz. O princípio da cruz é o nosso código de conduta. Como cristãos somos distintos …nosso ponto de partida é CRISTO…É A ÁRVORE DA VIDA…nosso ANDAR é saber levar a cruz.

Não devemos nos apoiar porque andamos a segunda milha. A segunda milha é apenas o modelo para a terceira, a quarta, a quinta, etc. A norma imposta é semelhante a CRISTO. NÃO TEMOS NADA QUE NOS APOIAR, NADA QUE PEDIR OU DEMANDAR, TEMOS APENAS QUE DAR!!!

Esse é apenas um exemplo, de muitos que fica claro para nós que apenas habitando junto com CRISTO podemos ANDAR…pelo nosso esforço jamais conseguiríamos, mas CRISTO já levou tudo sobre ELE, então…buscando a ELE, investindo tempo com ele…permanecendo na nossa posição NEle…só assim….VAMOS ANDAR!!!

É para esse fim que eu me empenho, esforçando-me o mais possível, segundo o poder de Cristo que opera poderosamente em mim.
Colossenses 1:29 ( NAA)

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera
– 
Efésios 3:20

QUAL O PODER DA VIDA DO CRISTÃO? DE ONDE CONSEGUE O PODER? NO SEU DESCANSO EM CRISTO!!!

Nesse aspecto de onde conseguimos esse poder…queria chamar atenção para algo que como diz Paulinho…” me saltou aos olhos”.

E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando
Atos 9:11 

QUAL FOI A MARCA DADA POR JESUS PARA VALIDAR A POSIÇÃO DE PAULO NELE? ELE ESTÁ ORANDO!!!

Onde houver um coração cheio de dor, onde houver um gemido profundo, lábios sinceros.. os ouvidos de DEUS estarão totalmente abertos…ele coloca nossas orações no seu livro de memórias…nesse momento DEUS diz sobre você como disse sobre Paulo….” ele está orando”. Onde isso aconteceu? No seu quarto? Na sua sala? Ou nesse salão? A oração sincera é mais rápida que energia elétrica…mais rápida que luz…é uma grande arma para permanecermos no nosso lugar em CRISTO!!!

É COMO UMA PESSOA QUE ESTAVA SE AFOGANDO É CONSEGUE SAIR E RESPIRAR!!! QUANDO ENCONTRAMOS UM HOMEM ORANDO GRITAMOS: ELE ESTÁ RESPIRANDO!!! Ela não fica morta nos seus delitos e pecados, mas é levada a vida, é alimentada pelo poder do Espírito!!! Por isso…o orando em todos o tempo no ESPÍRITO!!! É UMA GRANDE FERRAMENTA PARA OCUPARMOS NOSSO LUGAR NELE E APERFEIÇOARMOS NOSSA ANDAR NESSA TERRA!!!

OUTRO ASPECTO É QUE A ORAÇÃO SINCERA FOI UM GRANDE ARGUMENTO A FAVOR DA SINCERIDADE DE PAULO…IMAGINA HEIN…SERMOS CONHECIDOS NO CÉU COMO HOMENS E MULHERES DE ORAÇÃO!!!

“ a oração sincera o fará parar de pecar, ou o pecado o fará parar de orar. Orar de coração prova a realidade da conversão.”

ENTÃO IRMÃOS QUE FIQUE EM NEGRITO PARA NÓS: ESTAMOS SENTADOS COM CRISTO PARA PODER ANDAR CONTINUAMENTE DIANTE DOS HOMENS E AOS HOMENS…”

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Efésios 5:15,16

COMO disse Paulo, os dias são maus e andar em sabedoria sem dúvida é viver o que está escrito: Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz
1 Pedro 2:9

SEM DÚVIDAS NOSSO ANDAR TAMBÉM PRECISA SER AOS HOMENS!!! ANDANDO EM SABEDORIA…APROVEITANDO O TEMPO PARA ANUNCIAR AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ!!!

POR ÚLTIMO NUMA ESCALA, EM CAMADAS…PAULO TRAS O FICAR FIRMES CARACTERIZANDO NOSSA ATITUDE DIANTE DO DIABO…

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:10-18

O FICAR FIRMES…está totalmente ligado a nossa posição em cristo…e ao nosso andar nessa terra” através do exercer os dois aspectos ditos antes…assentar e andar…ganhamos autoridade no Mundo espiritual…para resistir com o poder e autoridade de CRISTO as setas enviados pelo inferno!!!

COMO ME TRANQUILIZA O CORAÇÃO… SABER QUE JESUS JÁ FEZ TUDO POR NÓS…NOSSO PAPEL E NOS DESPIR DO VELHO HOMEM E CHEGAR COM CONFIANÇA PARA OCUPAR O LUGAR QUE ELE NOS DEUS NAS REGIÕES CELESTIAIS…ASSIM MUDANDO O NOSSO PROCEDER NA TERRA E ASSIM GANHANDO AUTORIDADE NO MUNDO ESPIRITUAL PARA AS CILADAS DO DIABO!!!

Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno.
Hebreus 4:16

Gostou desse vídeo?

Clica no botão abaixo e se inscreve
para não perder os próximos.

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.