Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
– 1 Timóteo 4:12
A Importância do Modelo
O modelo representa alguma coisa: Temos que conformar o nosso padrão ao padrão de Deus, Cristo Jesus.
Padrão = Modelo, Original que deve ser copiado, clone. Princípios estabelecidos por Deus em sua palavra. Filipenses 3:16 – Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.
Para o Espírito Santo poder estabelecer o cumprimento desta estratégia também hoje, há necessidade de Homens e mulheres totalmente entregues na mão d’Ele, tanto para ficar (como Pedro, Tiago e João- reputados colunas na Igreja em Jerusalém – conforme Gálatas 2:9),quanto para serem enviados ( como Filipe – Homem cheio do Espírito Santo, de fé e sabedoria – Atos 6; Barnabé – homem cheio do espírito Santo e de fé – Atos 11:24; `Judas e Silas – homens notáveis entre os irmãos – Atos 15:22)
Com isto em mente e no coração, vamos verificar o perfil de Deus para a liderança que Ele está levantando.
Não esquecer:
PARA FORMARMOS HOMENS E MULHERES FIÉIS E IDÔNEOS É NECESSÁRIO QUE NÓS MESMOS, EM PRIMEIRO LUGAR, SERMOS FIÉIS E IDÔNEOS.
Será que somos fiéis e idôneos em tudo?
Vamos primeiro olhar para Moisés e o conselho do Espírito Santo através do seu sogro Jetro em:
– Êxodo 18:17-25
– Números 11:14-17
– Deuteronômio 1:12-17
Ele, então, procura dentre o povo:
- Homens capazes, sábios, entendidos e experimentados (1 Timóteo 3:10-11)
- Tementes a Deus (levam Deus a sério)
- Homens de verdade (sem dolo, engano ou mentira).
- Que aborrecem avareza (generosos)
- Põe-nos sobre eles por chefes/cabeças/superintendentes/oficiais de 1000, 100, 50, e 10
- Para que julguem este povo (sabem ouvir) em todo o tempo com justiça (as causas pequenas), sem ser parciais, sabendo que o juízo é de Deus.
- Retorno/relatório de toda causa grave a Moisés
- Homens cheios do Espírito santo que profetizavam
- Homens que suportam o peso + carga + contenda. (Deuteronômio 1:38, 3:28 – anima e fortalece)
Uma revisão sobre o nosso modelo
JESUS – PASTOR: para sermos homens e mulheres com coração de Pastor
- João 10:11-14 – O bom Pastor
- Hebreus 13:20-21 – O grande Pastor das ovelhas
- 1 Pedro 2:25 – supervisor, aquele que vigia
- 1 Pedro 5:4 – chefe dos pastores
É aquele quem nos orienta sobre nossa responsabilidade – 1 Pedro 5:2-3
- Pastoreai o rebanho de Deus que vos foi confiado;
- Cuidando dele, não constrangidos (por coação), mas espontaneamente (de livre vontade), como Deus quer
- Não por sórdida ganância;
- Não como dominadores/senhores daqueles que nos couberam por sorte, mas;
- Como modelo/exemplo do rebanho.
Há uma advertência muito séria da parte do Senhor para os seus sub-pastores para que não façamos a obra do Senhor relaxadamente:
- Isaías 56:9-11 – (Atalaias = vigias) sentinelas nos muros que devem guardar a cidade, pastores que devem guardar o rebanho.
- Jeremias 10:21 – pastores que não prospera = rebanhos dispersos
- São falsos pastores, pastores insensatos, inúteis, bodes guias.
- Jeremias 13:20 – Onde está o rebanho?
- Jeremias 23:1-2 – Ai dos pastores…
- Jeremias 50:6 – Ovelhas perdidas = povo do Senhor
- Ezequiel 34:2-4 – pastores que apascentam a si mesmos
- Zacarias 11:15-17 – ver com atenção o v.10
Quando nos entregamos a obediência e fidelidade somos encontrados nos versículos seguintes:
- Jeremias 3:15 – Pastores com o coração de Deus Pai.
- Jeremias 23:3-4 – Pastores levantados por Deus.
Após vermos o coração de pastor Que Deus requer de cada um destes homens e mulheres para serem seus sub-pastores do rebanho e da sua Igreja (Atos 20:28).
O clamor do coração de Paulo junto a Timóteo leva a esta orientação específica que ele teria que investir num determinado tipo de homens: FIÉIS E IDÔNEOS.
FIÉIS: que dizer leais, dignos de confiança, totalmente confiáveis, aquele que não falha e nem decepciona.
IDÔNEOS: refere-se à habilidade, capacidade para transmitir o ensino, a visão clara do reino de Deu e do seu propósito.
Quando olhamos para os textos que nos dão luz sobre a vida de Timóteo, encontramos que e, em primeiro lugar, era fiel e idôneo e por isso se achava habilitado para formar outros.
TIMÓTEO:
- Romanos 16:21 – Cooperador no ministério de Paulo.
- 1 Coríntios 4:17 – Filho fiel
- 1 Coríntios 16:10 – Trabalha na obra = trabalho apostólico
- Filipenses 2:19 – Enviado = apóstolo
- 1 Timóteo 1:2 – Verdadeiro filho
- 2 Timóteo 1:2 – Amado filho
- 2 Timóteo 2:1 – Um filho que se fortificava na graça do Senhor
A QUALIDADE DA LIDERANÇA DETERMINA A QUALIDADE DOS DISCÍPULOS.
Seja o primeiro a comentar!