A Revelação de Jesus aos Simples (Mateus 11:25-27) Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece […]

O mistério revelado aos pequeninos
A Revelação de Jesus aos Simples
(Mateus 11:25-27) Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Foi do agrado do Pai ocultar dos sábios e instruídos os mistérios do seu reino e revelar somente aos pequeninos. Ocultar significa esconder, encobrir, não deixar ver, não contar. Deus é quem escondeu, encobriu e não deixou que eles vissem os mistérios do seu reino.
Revelar significa esclarecer, fazer conhecido, manifestar. Declaração de algo que estava em segredo. Deus é quem esclarece, faz conhecer e manifesta aos pequeninos o que estava oculto.
O Mistério Oculto e Agora Revelado
(Colossenses 1:26-27) O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória.
Conhecendo o Mistério do Reino
(Marcos 4:10-12) Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
(Isaías 6:9-10) Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.
O Coração Insensível
Coração insensível é: apático, anestesiado, privado de sensibilidade, indiferente. Deus tornou o coração do povo insensível, apático, indiferente. Ele privou da sensibilidade com o propósito de verem, ouvirem, mas não entenderem, não se converterem e não serem salvos.
(Romanos 1:28) E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes.
Quem São os Sábios e Instruídos?
Na palavra de Deus, os sábios e instruídos são os doutores da lei, escribas e fariseus. Nos dias atuais, relacionados à igreja, são os religiosos ou aqueles que vivem independentes de Deus. São pessoas que decidem governar a própria vida.
Características dos Religiosos e Independentes
- Resistem à verdade
- Resistem ao ensino
- Resistem às autoridades
- Endurecem os seus corações
- Têm conhecimento, mas não têm vida
- Criticam, murmuram, questionam o ensino
(2 Timóteo 3:7-9) (7) que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. (8) E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; (9) eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.
O Exemplo de Janes e Jambres
Janes significa: (hebraico) “Deus é bom?”
Traz o significado de questionador, duvidoso, inseguro e incredulidade.
Jambres significa: (hebraico) Opositor.
(Êxodo 7:11) Eram sábios e encantadores, feiticeiros e ilusionistas. O propósito do diabo (opositor) é roubar, matar e destruir.
Esses homens resistiram a Moisés, que representa a autoridade espiritual. Eles também resistiram à verdade, significando resistir ao ensino da palavra e aos mandamentos de Deus.
A Igreja e os Inimigos da Cruz
(Filipenses 3:18-19) Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.
(1 João 2:19) Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.
Quem São os Pequeninos?
Os pequeninos são os discípulos de Jesus, aqueles que são dependentes de Deus e renunciaram a própria vida por amor a Cristo e ao evangelho.
Características dos Pequeninos
- Recebem a palavra de bom grado
- Guardam a palavra no coração
- Não resistem ao ensino
Jesus nos dá o exemplo de como devemos receber o reino:
(Marcos 10:13-15) Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
A Recompensa e o Castigo
Deus promete galardão para aqueles que cuidam dos pequeninos:
(Mateus 10:42) E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
E promete castigo para aqueles que os fazem tropeçar:
(Mateus 18:6) Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.
Temos a responsabilidade de cuidarmos uns dos outros.