de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: “Esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes numerosos”. E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa. Hebreus 6:12-15
Ao lermos Hebreus 6.12-15, uma pessoa desavisada numa leitura apressada pode ser induzida a pensar que as promessas de Deus se cumprem em duas simples etapas:
- O ato da promessa em si
- O seu real cumprimento
Tão simples quanto proferir o sim sim e o não não que temos aprendido. O primeiro sim quando prometemos e o segundo quando o cumprimos.
Bem, como dissemos acima, uma leitura apressada pode induzir a erros. Ao lermos de forma correta, devemos perceber que há uma outra etapa entre as duas que citamos acima, a etapa da paciência!
O texto nos diz no verso 15: E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.
Esta é a etapa mais difícil e é a chave para se alcançar as promessas. Esta etapa, diferente das demais etapas que dependem de Deus, depende unicamente do homem! Depende de mim. Depende de você.
Originalmente, Deus faz a sua promessa a Abraão em Gênesis 12:1-4, aos 75 anos de idade. E a cumpre em Gênesis 21:1-5, aos 100 anos. Um total de 25 anos de espera. E o que Abraão fez nestes 25 anos? Ele esperou pacientemente!
Nestes 25 anos Abraão suportou:
- A saída de uma cidade onde ele vivia com certo luxo, para uma vida de peregrino em Canaã, onde o único pedaço de terra que teve em seu nome foi
para usar como cemitério para sua família - Enfrentou um faraó que queria ficar com sua esposa, uma vez que ele estava com medo de ser morto.
- A separação de seu sobrinho Ló, que vai para as terras próximas à Sodoma e Gomorra
- Uma guerra em que seu sobrinho é levado refém
- Seu encontro abençoado com Melquisedec
- O nascimento de Ismael com Hagar, escrava de Sara. Fruto do simples erro de querer ajudar a Deus a cumprir sua promessa!
- Seu nome mudado para Abraão e a circuncisão.
- A destruição de Sodoma e Gomorra e o total empobrecimento de Ló, seu sobrinho, que foi poupado da destruição a seu pedido.
- Enfrentou Abimeleque que queria ficar com sua esposa (mais um), e ele volta a cometer o mesmo erro que cometeu no caso do faraó do Egito, devido ao medo de ser morto.
Daí, nasce-lhe Isaque, que significa “riso”. Cumpre-se a promessa!
25 anos de lutas e de erros também. Nestes 25 anos o Senhor lhe confirmou a promessa mais de uma vez, até o seu cumprimento. Então: O quanto estamos dispostos a suportar pelo Senhor até o cumprimento de suas promessas? O quanto estamos dispostos a sofrer? Abraão se tornou o exemplo maior de nossa fé, mas enquanto aguardava pacientemente ele foi um homem como qualquer um de nós, com acertos e erros, virtudes e falhas. Mesmo assim, apesar do homem, Deus não deixou de cumprir nenhuma de suas promessas e assim Ele é conosco!
Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente! E você, o quanto está disposto a suportar pacientemente até que Ele cumpra sua promessa? 25 anos está bom para você? Não sei o que Ele te prometeu, sei que Ele vai cumprir. Até lá, não sei o quanto você já passou ou ainda vai passar. Talvez eu não entenda o teu sofrimento e a tua dor. É verdade. Mas tenho um conselho a te dar: Segure firme, aguente o tranco, suporte as dificuldades desta vida com paciência e receba a promessa!
pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi “sim” e “não”, mas nele sempre houve “sim”; “pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus. 2 Coríntios 1:19,20
Seja o primeiro a comentar!