Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
– Salmo 51:1-4Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
– Salmo 51:11-12
Leita também: Salmos 32 e 51
Estes salmos falam do mesmo assunto e foram escritos na mesma época por Davi: um fala do seu sentimento de culpa devido ao pecado e o outro sobre o perdão de Deus.
Davi ficou mais ou menos um ano separado de Deus, sem ter comunhão que antes tinha e com grande sentimento de culpa pelo pecado cometido. O remorso destrói as emoções das pessoas, Judas sentiu tanto remorso após trair a Cristo que se suicidou.
Quando uma pessoa peca contra Deus ela comete algumas coisas:
Ela se cala. A pessoa não quer falar com ninguém sobre seu pecado, nem com Deus, ela prefere ficar quieta, sentindo culpa, remorso por ter errado o alvo.
Davi esteve assim, em um momento ele esteve no lugar errado fazendo a coisa errada. Em tempos de guerra deveria estar junto nas batalhas, mas não, ele estava em seu palácio, observando a mulher alheia (sua vizinha), cobiçou-a, mandou chamá-la e teve relações sexuais com a mesma. A mulher volta para a sua casa, seu marido estava no campo de batalha e ela descobriu que estava grávida – de Davi. O rei Davi imediatamente traça planos chamando o marido daquela mulher (Urias) de volta da guerra, assim ele poderia ter relações com sua esposa e tudo ficaria bem. Porem Urias não foi para casa, dormindo assim na escadaria do palácio por sua integridade. Como poderia ir para sua casa enquanto seus companheiros (soldados) estavam no meio da guerra?
Então Davi o chamou e o embebedou, talvez assim ele fosse para sua casa, mas mais uma vez Urais dormiu na escadaria do palácio. Sendo assim, Davi escreve uma carta para o general Joabe pedindo para colocar a Urias sozinho na frente do campo de batalha para que o mesmo morresse, selou então a carta e entregou nas próprias mãos de Urias para que ele entregasse em mãos a Joabe. E assim sucedeu. Quando chegou a noticia do falecimento de Urias Davi achou que tinha seus problemas resolvidos, que estava livre. A mulher agora era viúva e passando o luto a tomou como sua esposa e tudo parece estar bem. Mas Davi continua calado, já não é mais transparente com Deus como antes, não possui mais o mesmo coração, ainda pensava naquilo que fizera.
Mas Deus sempre levanta um profeta para nos falar e assim foi com Davi, em um dia comum o profeta Natã procurou a Davi e contou-lhe uma historia sobre um homem muito rico e que tinha muitas ovelhas e dando um banquete pegou a única ovelha de seu vizinho sendo que ele mesmo tinha muitas. Davi se indigna dizendo que aquele homem merecia a morte e Natã o responde dizendo que Davi é aquele homem.É duro ouvir que você está errado, mas por outro lado veja o alivio de Davi, ele já não tinha mais o peso do pecado “oculto” porque seu erro se tornou publico e ele agora vai e confessa seu pecado ao Senhor.
O que você pode dizer a Deus numa hora como essa, em que seu pecado não é mais oculto aos homens?
1) Assuma seu pecado. Esse é o primeiro passo para restaurar sua vida.
Não culpe ninguém e nem as circunstancias, pois temos o habito de culpar a tudo e todos, menos a nós próprios. Deus não cura a nossa vida, não muda a nossa sorte e nem retira a tristeza de nosso coração enquanto não falamos a Ele em sinceridade.
2) Não diminua seu pecado.
Não arranje desculpas para justificar o seu erro, tipo: “foi a primeira vez, fui tentado, etc.”. Davi fala para Deus apagar suas transgressões, iniquidades, seus pecados, tudo que fez de mal, ele “assume” a sua responsabilidade. Deus espera honestidade de nossa parte, se contemplarmos a iniquidade Ele não nos ouve, pecado é pecado e entristece a Deus, quebra a aliança, traz morte e faz com que percamos algo pelo caminho.
O filho de Davi nasce mas morre. Quanto sofrimento! Porem Davi reconhece que Deus é justo quando julga e O adora. Ele sabia que Deus não tinha prazer pelo sacrifício, se assim fosse Davi fazia quantos fosse preciso, mas para Deus não existe sacrifício maior do que espírito quebrantado e contrito.
Vida com Deus não começa de fora para adentro mas de dentro para fora
É a mudança do coração que reflete na vida exterior, com quem andamos, como nos vestimos, e assim vai.Davi ora e pede para Deus remover o seu pecado. “Lava-me, purifica-me, apaga as minhas transgressões, cria em mim um coração puro”. Esse termo cria em mim vem do hebraico (Barah) e significa criar do nada.
Se você for de todo coração a Deus, Ele vai te perdoar, sempre.Davi poderia ter resolvido isso antes, mas Deus teve que enviar um profeta para Davi cair em si. Algumas vezes Deus revela seu pecado não para te condenar, envergonhar ou te destruir, mas sim porque Ele quer trazer o gozo de volta, restituir a alegria da salvação, Ele não quer te ver triste, calado pelos cantos sem falar com Ele. Mais do que nós Ele sente nossa falta diante da Sua presença.
Deus te ama e não importa o que tenha feito, Ele está pronto para te perdoar. Não há nada que você possa fazer de bom para Ele te amar mais e por outro lado também não há nada que você possa fazer de ruim que O faça te amar menos. Ele te ama com amor total.
Jesus diz que todo que vem a Ele de modo algum Ele lançará fora, a gente é que sai da presença Dele por opção, Ele te ama com todos os defeitos que você tem.Davi sabia muito bem o que era uma vida sem a presença do Espírito Santo – pelo exemplo do rei Saul – e temeu isso em seu coração.Você quer restauração? Vá a Deus e não cale seus pecados. O fardo irá embora.
Há poder no sangue de Cristo para nos purificar de todo o pecado, lavar nossa alma e nos deixar mais alvo do que a neve.- Nós não somos descartáveis para Deus, Ele alem de nos perdoar nos usa para converter pecadores. Os homens muitas vezes não nos perdoa, colocam nosso ministério de lado, mas mesmo assim Deus nos usa e realiza milagres tremendos!
Deus tem um bom futuro para você, basta você se achegar mais a Ele.- Sua confissão abençoará as pessoas, porque quando nos libertamos tudo em nossa volta é restaurado.- Só depois do verdadeiro arrependimento então Deus receberá a nossa adoração, pois Ele não quer hipocrisia, mas corações limpos.
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o SENHOR não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
– Salmo 32.1-2
Junto com o perdão Ele restaurará a alegria, colocará novos sonhos em sua vida.
Há esperança para você!
Seja o primeiro a comentar!