O coração, antes de ser quebrantado e feito contrito, ele tem um temperamento diferente. Ele não está sujeito às leis de Deus. Um coração quebrantado é estimado porque ele reconhece a soberania de Deus diante de todas as circunstâncias.
Transcrição realizada com ajuda de Inteligência Artificial
O tema da palavra hoje seria um coração quebrantado. E assim, Deus vem falando comigo já há um tempo a respeito desse tema.
A Inspiração Musical
Eu tenho corrido, nos últimos, no último ano, basicamente umas quatro vezes por semana. E é sempre bom, você escuta música enquanto corre. E desde julho que eu só consigo escutar basicamente a mesma música.
A igreja sabe que eu tenho assim, eu gosto muito das músicas de Cassiane. E eu baixei o DVD dela, o de 50 anos. E, rapaz, eu não consigo sair da primeira música. Vocês acreditam? Eu coloquei para repetir no Spotify. A música é muito preciosa. Eu não vou cantar, mas ela fala assim: “Quando você clama, coração contrito, triste e ferido, Deus responde. Ele ordena bênçãos. O inferno treme, as portas se abrem, Deus é poderoso.”
É engraçado porque eu só gravei essa parte da música, pois essa é uma parte que Deus tem falado muito ao meu coração: “Quando você clama com o coração contrito, triste e ferido, Deus responde.” Amém.
A Confissão de Davi no Salmo 51
Eu queria que a gente abrisse o Salmo 51. Eu vou ler rapidamente. Esse salmo foi o salmo de Davi, quando ele realmente decidiu confessar o que ele tinha feito ali com Urias. Ele faz esse salmo, que é muito precioso. Ele fala assim:
“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau aos teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe. Eis que te agradas da verdade no íntimo e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, and ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me lances fora da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exultará a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará o teu louvor. Pois não te agradas de sacrifícios; do contrário, eu os ofereceria, e não tens prazer em holocaustos. Sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado; coração quebrantado e contrito não o desprezarás, ó Deus.” Amém.
O Valor do Espírito Quebrantado
Texto muito precioso, irmãos. No versículo 17, Davi fala: “Sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado. Coração quebrantado e contrito não o desprezarás, ó Deus!”.
Nessa afirmação de Davi, duas coisas se apresentam. Primeiro, que um espírito quebrantado é para Deus um sacrifício. Segundo, que é para Deus algo que corresponde ou supera qualquer sacrifício. A demonstração é muito clara, pois tal coração Deus não desprezará. Que afirmação forte, irmãos. Eu quero esse coração que Deus não vai desprezar. Eu não quero ser desprezado pelo Senhor em nada.
Um espírito verdadeiramente quebrantado, um espírito verdadeiramente contrito, é algo excelente aos olhos de Deus. O texto fala, irmãos, que Deus rejeita os sacrifícios, as ofertas e os holocaustos. Todas as cerimônias do livro de Levítico e todas as ações externas que possamos fazer, Deus rejeita. Mas Ele aceita quando o nosso coração está quebrantado diante d’Ele. Ele não despreza.
O Olhar de Deus
Isaías 66:1-2 diz assim, o que o Senhor disse:
“O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que casa, então, vocês poderiam construir para mim? Ou que lugar para o meu repouso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor. Mas eis para quem olharei: para o aflito e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra.”
Esses serão aqueles para quem o Senhor Todo-Poderoso olhará. Se a gente observar o texto, Deus diz que fez tudo, mas não diz que vai olhar para essas coisas. Se existe algo que possa cativar ou alegrar o seu coração, é um coração quebrantado. É quando um pecador vem diante d’Ele com o coração contrito, quebrantado. Ele percorre o mundo para nos encontrar quando estamos com o coração quebrantado. E quando Ele encontra esse coração em nós, Ele diz: “Para este eu olharei”. Repito, esse homem tem mais valor do que o céu e a terra. Isso é inconcebível, irmãos. Com os olhos humanos, a gente não vai conseguir entender isso.
Oração Final
Só o Senhor, com seu Espírito Santo, pode nos revelar a importância desse coração para Deus e para nós.
Ó Senhor Jesus, mais uma vez, nos colocamos diante de Ti. Somos tão pequenos, com a mente tão quadrada e, ao mesmo tempo, tão limitada, tão cheia de fronteiras. Uma mente tão finita. Mas o Deus infinito, sem fronteiras, que criou tudo a partir de si próprio, diz que quando inclinamos o nosso coração da forma correta, da forma como deve ser, Ele vai olhar para nós.
Queremos, nesta tarde, ser renovados por esse olhar, pelo olhar do Senhor como algo que nos traz prazer. Um prazer que não pode ser encontrado, um prazer que não pode ser sentido em qualquer outra coisa, Senhor.
O Coração Quebrantado e o Olhar de Deus
O Salmo 145:14 diz que o Senhor sustém todos os que vacilam e levanta todos os que estão prostrados. Esse é o lugar que nós devemos estar: prostrados diante do Senhor. Amém. Os de coração quebrantado fazem parte desse número; são aqueles que são levantados. Ele cuida ao redor de nós quando estamos com o coração quebrantado, acampa ao nosso redor e fixa os seus olhos sobre nós.
O Valor do Espírito Contrito
Uma segunda demonstração de que o homem cujo espírito está verdadeiramente quebrantado e contrito é de grande valor para Deus, irmãos. Acho que isso é algo que está muito claro para nós. Amém.
Isaías 57:15 diz assim:
“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita a eternidade e cujo nome é Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.”
Eu sou o Alto e o Sublime, diz o Senhor. Ele diz que habita na eternidade, mas habita também com o contrito e abatido de espírito. Mais uma vez, esse é o homem que Deus deseja se relacionar: um homem com um coração contrito e um homem com coração quebrantado. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, diz o Salmo 34:18.
São estes os visados no Salmo 14, onde se diz: “Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus”. Os olhos do Senhor, nesse texto, estão em busca daqueles de coração quebrantado, para que encontrasse alguém no mundo com quem pudesse ter comunhão. Pois de fato não há outro que compreenda ou que esteja disposto a escutá-lo. Deus, por assim dizer, é forçado a quebrar o coração dos homens antes que possa torná-los dispostos a clamar a Ele. É curioso porque Deus quer o nosso coração quebrantado, mas só Ele pode quebrantar o nosso coração. O nosso papel é se render diante d’Ele e clamar por esse quebrantamento. Amém.
Corações que Resistem a Deus
Muitos fecham os olhos para isso, tapam os ouvidos, afastam o coração ou até mesmo dizem a Deus, como foi dito lá em Jó 21:14: “E são estes os que se dirigem a Deus, dizendo: ‘Deixa-nos em paz, não queremos conhecer os teus caminhos'”.
Eu não quero, irmãos, trazer nenhuma palavra de acusação, mas eu creio que existem duas maneiras de você viver isso aqui. Existem duas maneiras de não querer conhecer os caminhos do Senhor. Existe uma maneira explícita, que eu não preciso citar qual é. Claramente é explícito quando alguém não quer conhecer os caminhos do Senhor. Mas existe uma maneira implícita. Existe aquela maneira que eu não posso reconhecer na vida do meu irmão claramente, porque só o Senhor sonda os corações, só o Senhor sonda a mente. Então, como se essa pessoa vivesse maquiada, mas o Senhor sabe e o Senhor conhece os corações, e Ele diz que vai olhar apenas para aqueles que têm um coração quebrantado e contrito diante d’Ele.
Eu vou dizer isso mais no fim, mas sinto que é importante dizer agora. Eu não creio e não é a minha intenção que essa palavra seja algo que você olhe para um macro da sua vida. O macro que eu digo é para olhar. Eu não quero olhar para mim, Rafa, como um todo. Porque se eu olhar para mim como um todo, eu acho que tenho um coração quebrantado. Mas não é isso que o Senhor quer falar conosco hoje. Eu creio que Deus quer que a gente olhe para nós em pequenas partes, em pequenos contextos, em pequenas situações. Será que eu tenho um coração quebrantado? Será que eu sei o que é um coração quebrantado? Será que eu sei o que é um coração contrito? Por isso, eu queria que com esse pensamento a gente fizesse essa pergunta para nós: O que é um coração quebrantado diante do Senhor? E eu queria tentar responder essa pergunta: O que é um coração quebrantado? Só que para fazer isso de uma forma melhor, eu queria primeiro tentar mostrar como é o coração que não está quebrantado, como é o coração que não está contrito diante do Senhor.
Características de um Coração Não Quebrantado
Eu fiz uma lista de 10 situações de um coração que não é quebrantado. E todas elas eu coloquei alguns textos e eu não vou ler. Na verdade, eu não vou ler nenhum, irmãos, porque senão eu ficaria com muitos textos. Mas eu vou passar todas as referências e eu creio que é interessante a gente ler todos, principalmente aqueles que talvez se identifiquem conosco. Amém.
1.Coração Duro, Teimoso e Obstinado:
Antes de ser quebrantado, o coração é duro, teimoso e obstinado contra Deus e contra a salvação da alma. Zacarias 7:12, Deuteronômio 2:30 e 9:27 dizem isso.
2.Coração Cheio de Imaginações Malignas e de Trevas:
Gênesis 8:21 e Romanos 1:21 falam sobre isso.
3.Coração Enganoso e Sujeito a Ser Enganado:
Especialmente no que diz respeito às coisas de valor eterno. É um coração que engana, que talvez não seja o caso de muitos de nós. Eu também nem estou dizendo que o outro é, mas eu acho que ele é mais comum, mas é um coração sujeito a ser enganado, irmãos. Isaías 44:20 e Deuteronômio 11:16 afirmam isso.
4.Coração que Acumula Iniquidade e Vaidade:
Em vez de qualquer coisa que seja boa para a alma. Um coração não quebrantado é um coração que acumula iniquidade e vaidade. Salmos 4:16, 94:11.
5.Coração Incrédulo que se Desvia de Deus para o Pecado:
Hebreus 3:12, Deuteronômio 17:17.
6.Coração Não Preparado para Deus:
Incircunciso e despreparado para receber a sua santa palavra. Segunda Crônicas 12:14, Salmos 78.
7.Coração Duplo e Não Íntegro:
Pretende servir a Deus, mas ao mesmo tempo se inclina para o diabo e para o pecado. Salmos 12:2, Ezequiel 33:31.
8.Coração Orgulhoso e Arrogante:
Não gosta de ser corrigido, mesmo que seja o próprio Deus quem o corrija. Irmãos, no nome de Jesus, o próprio Deus que nos corrige muitas vezes é o nosso irmão. Entende como às vezes é implícito um coração não quebrantado? Irmãos, eu posso ser corrigido e na minha expressão eu mais internamente dizer: “Ah, está se metendo na minha vida, sei lá, se fosse tu, faria a mesma coisa”. Esses pensamentos, irmãos, a gente coloca na cruz. Repreendido, Senhor, no nome de Jesus. Não é esse coração que eu quero. Amém.
9.Coração que Dá Lugar a Satanás, mas Resiste ao Espírito Santo:
Atos 5:3 e Atos 7:51. É aquele coração, irmãos, que o Espírito Santo está dizendo: “Vai ali, cara, pede perdão ao teu irmão. Tu falhou com ele, tu foi danoso com ele, tu causou dano a ele”, mas ele resiste à voz do Espírito Santo. Esse coração não é um coração quebrantado, irmãos. É um coração que dá lugar ao diabo. É um coração que se opõe à vontade do Senhor.
10.Coração Enganoso e Desesperadamente Corrupto:
Em resumo, Jeremias 17:9 diz assim: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9 diz que um dos sinais de um coração reto é aquele que procura ser sincero nos estatutos de Deus, aquele que é sincero em relação às leis, em relação à vida de Deus. Lucas 8:15 diz que a semente que caiu na terra boa, estes são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra e estes frutificam com perseverança. Se o coração reto diante de Deus é um coração quebrantado, eu posso entender que para que a semente frutifique em terra boa, o meu coração precisa ser quebrantado. Amém. Amém, irmãos. Amém. Meu Deus, como eu preciso, irmãos, disso. E como Deus tem falado comigo em relação a isso, irmãos? Acho que às vezes eu estou na rua assim e aí estou ouvindo a música, e o Senhor foi falando comigo tantas vezes. E às vezes caem umas lágrimas, às vezes eu dou um glória a Deus. Acho que as pessoas olham assim e falam: “Meu Deus do céu, quem é esse menino aí? Espero que nenhum aluno tenha visto isso. Mas se viu, amém, eu vou dizer o motivo, vai ser uma bênção.
Como o Coração é Quebrantado
Mas agora, já que a gente viu o que não é um coração quebrantado, eu queria que a gente pudesse ver com o que e como o coração é quebrantado e o espírito se torna contrito. Eu quero mostrar com o que e como o coração é quebrantado e o espírito se torna contrito. Eu creio, irmãos, que o instrumento pelo qual o coração é quebrantado e o nosso espírito se torna contrito é a palavra de Deus.
A Palavra de Deus como Instrumento de Quebrantamento
Jeremias 23:29 diz assim: “Porventura, a minha palavra não é fogo, diz o Senhor, e martelo que despedaça a rocha?” A rocha, neste texto, é o coração, o qual, lá no texto de Zacarias 7:11, é comparado a um diamante duro. Esse coração de pedra é quebrado e tornado contrito pela palavra, diz o Senhor para nós. Mas isso só acontece quando a palavra atua como fogo e como martelo para quebrar e derreter. E só tem uma possibilidade de ela acontecer dessa forma: quando ela é manejada pelo braço do Senhor, irmãos. Nenhum homem pode quebrar o coração com a palavra, nenhum anjo pode quebrar o coração com a palavra se Deus não vier com poder do alto para confirmar essa palavra. Amém.
A Palavra por Si Mesma e com Poder do Céu
Por isso, a palavra é apresentada sob duas considerações: como ela é por si mesma e como ela é acompanhada do poder do céu.
Primeiro, quando ela está por si só e não é acompanhada pela operação salvadora do céu, é apenas uma palavra, meramente uma palavra, ou como se fosse palavra de homens. Eu já conheci várias pessoas, irmãos, inteligentes, filósofos, sociólogos, historiadores, que conhecem a Bíblia de cabo a rabo. Conhecem tudo, irmãos, tudo. Mas o coração não foi quebrantado, porque não foi a mão do Senhor que leu aquelas palavras. Eu já fui, colocando aqui diante da igreja, já fui aconselhar irmãos, tá? Muito tempo, era muito mais jovem. Só com a palavra, não foi com o braço do Senhor. Os corações não se quebrantam, irmãos, quando a palavra é falada só pela palavra.
Mas quando ela vem acompanhada do poder do céu, basta uma palavra. Amém. Basta uma palavra, irmãos. Basta você dizer assim: “Jesus”, quando ela sai da nossa boca, irmãos, com poder do céu, quando nós estamos cheios do Espírito Santo, aquilo que ministramos se torna uma palavra que gera corações quebrantados. Amém.
Primeira Tessalonicenses 2:13, Paulo, que tinha muito, entre aspas, orgulho daquilo que os tessalonicenses praticavam, ele fala assim: “Temos mais uma razão para incessantemente dar graças a Deus. É que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus, vocês acolheram não como palavra humana, e sim como em verdade é a palavra de Deus, a qual está atuando eficazmente em vocês os que creem.” Amém.
O Poder Transformador da Palavra
O tópico dois, que eu tinha mencionado, quando a palavra é acompanhada do poder grandioso, a mesma palavra que foi dita anteriormente, é como um rugido de um leão, é como um corte de uma espada, é como fogo ardente nos ossos, como trovão e como um martelo que despedaça tudo, tudo, tudo, tudo, tudo diante do Senhor.
Queridos, só para esclarecer essa batida que vocês estão vendo, não é absolutamente nada, é o vento que está batendo em uma telha e está fazendo essas rodas. A gente vai ajeitar, não pode ajeitar agora. Claro que não dá para ajeitar, mas como temos muito vento aqui nessa região, então fica tranquilo que não é ninguém tentando arrombar nada. Fica tranquilo, se concentra na palavra, fica tranquilo, o telhado não está caindo. Amém. Desculpa nada. Amém. Amém, irmãos. Não tinha nem ouvido. Amém. Glória a Deus. Quando Paulinho falou, foi a primeira vez que eu ouvi. Amém.
Mas a palavra, quando é acompanhada do poder grandioso, ela é como um rugido de um leão, é como um fogo ardente, é como um martelo que despedaça tudo. Amém.
Os Salmos 29. Vamos ler a partir do três. Deixa eu ver aqui até onde mais ou menos está escrito assim:
“Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas. O Deus da glória troveja. O Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa. A voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros. Sim. O Senhor despedaça os cedros do Líbano, que era uma árvore muito grande, muito forte, de raízes muito profundas. Ele faz o Líbano saltar como um bezerro e o monte Hermon pular como um boi selvagem. A voz do Senhor produz chamas de fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto. O Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz dar cria às corças e desnuda os bosques. E no seu templo todos dizem: ‘Glória.'” Amém.
Irmãos, quando eu quiser conversar com Maria, que eu quiser instruí-la, ela precisa quebrantar o coração dela. Muitas vezes. Eu não quero que seja a minha voz. Eu quero que seja a voz do Senhor. Amém. Quando eu precisar lembrar para mim mesmo a palavra, eu não quero que seja a minha voz, eu quero que seja a voz do Senhor para que o meu coração possa ser despedaçado, quebrantado diante do Senhor.
Exemplos Bíblicos de Quebrantamento
Tem muitos exemplos na palavra em relação a isso. O próprio Davi, em algum momento, precisou quebrantar o coração. E a palavra fala claramente que é quando o profeta Natã, como eu posso dizer, se coloca ali, confronta ele naquele momento. Aquela palavra de Natã foi uma palavra do Senhor.
Mas eu acho que um grande exemplo que eu gosto muito é o de Saulo, que a gente conhece como Paulo. Saulo já tinha ouvido muitos sermões e ele era um grande religioso, irmãos. Tinha se tornado um grande religioso. Ele era mais zeloso do que muitos dos que eram como ele ali, judeus. Mas o coração dele nunca tinha sido quebrantado. O espírito dele jamais tinha se tornado contrito. Até que ele ouviu alguém pregar do céu. Até que ele ouviu Deus na palavra de Deus fazendo uma inquirição, uma oposição sobre os seus pecados. Quando ele está no caminho, o próprio Jesus aparece para ele e diz assim: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Disse Jesus, e ele não pôde mais se manter de pé, irmãos. Por quê? Porque o coração dele ali foi quebrado. Ele caiu por terra, ele tremeu e ele clamou: “Quem és tu, Senhor?”
O próprio Jesus disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Só um parêntese, uma coisa que eu acho muito curiosa em relação a esse texto é porque o livro de Atos fala que quando Jesus falou ali para ele na estrada de Damasco, “Saulo, Saulo, por que me persegues?”, diz que Jesus falou em hebraico. Irmãos, eu não consigo achar que isso foi à toa, porque se fosse à toa não estaria escrito ali. Eu creio que o fato de falar em hebraico, na língua judaica, fez uma diferença muito grande ali para Saulo, que se considerava um grande judeu e não acreditava que Jesus era o Cristo. Então isso me faz crer que em muitas situações, para quebrantar o nosso coração, Deus conhece aquilo que a gente precisa e a forma como deve ser feita. Basta a gente ficar atento à voz d’Ele, que Ele vai fazer de uma maneira que seja arrebatadora e incontestável para nós. Amém. Amém. Amém.
O Coração Quebrantado: Incapacidade de Agir como Antes
Então, irmãos, um coração quebrantado é um coração incapaz de agir como antes. Assim como o homem cujos ossos estão quebrados é incapacitado de correr, de pular, lutar ou fazer qualquer outra coisa que costumava fazer de uma forma vã. Rebeca esses dias quebrou o dedo mindinho do pé. Vê que coisa. Quebrou um dedinho do pé. Você pensa que não faz diferença nos seus movimentos, né? E claramente atrapalha a mecânica da caminhada, a mecânica do estar em pé. E imagine um homem que teve os ossos quebrados, que foi incapacitado de correr, de pular, de lutar, que foi completamente esmagado. Esse homem é aquele que tem o coração quebrantado.
No texto, um homem de coração quebrantado é denominado como um homem de ossos quebrados. No versículo 8 do Salmo 51 diz assim: “Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.” Aí eu pergunto: “E por que o quebrantamento de coração é comparado a uma fratura nos ossos?” Porque assim como quando os ossos estão quebrados, o nosso homem exterior é incapacitado para fazer o que costuma fazer. Quando o espírito está quebrado, o homem interior é igualmente incapacitado de se entregar à vaidade e às loucuras que antes ele se deleitava. Um coração quebrantado é um coração incapacitado de fazer as coisas que fazia antes. É comparado a um homem de ossos quebrados.
Fraqueza e Dependência do Senhor
Daí a fraqueza está associada a esse quebrantamento de coração. “Estou encurvado e sobremodo abatido; ando lamentando o dia todo”, diz o salmista no Salmo 38:6. Perdi minha força e o vigor anterior quanto aos caminhos vãos e pecaminosos. Isto é, ter um coração quebrantado é estar aleijado, é estar incapacitado de dar um passo sequer sem a mão do Senhor. É um homem que se curva diante das circunstâncias, irmãos. É um homem que espera, é um homem que aceita a posição de total dependência do Senhor e da sua vontade. Entenda, não é um homem acomodado, mas sim submisso, cheio de contentamento, tratável. Esse é um homem de coração quebrantado. É um homem que reconhece que nenhum passo pode ser dado na vida sem a mão do Senhor. Amém.
O Significado de um Coração Contrito
E o que a gente entende por um coração contrito? O que seria o que se entende pela palavra contrito? Um espírito contrito é um espírito profundamente aflito e profundamente entristecido pelos pecados cometidos contra Deus e contra aqueles que estão com ele. Assim como o homem que por sua tolice quebrou uma perna ou braço, arrepende-se profundamente de ter se envolvido em caminhos tolos de ociosidade e vaidade. Da mesma forma, aquele cujo coração está quebrantado pela consciência da ira de Deus contra o seu pecado, sente profunda tristeza em sua alma e arrepende-se intensamente por ter sido insensato a ponto de praticar atos contra Deus. Um coração contrito, irmãos, é um coração que sabe a tristeza que o pecado causa. É um coração que sabe o dano que o pecado causa. E o homem que tem esse coração, ele não quer reviver. Isso é um coração arrependido.
Isso nos leva a temer ao Senhor fortemente, de uma forma que a gente não consegue dar um passo sem ouvir a voz do Senhor. E nós somos tão privilegiados em relação a isso, né? Nós temos o Senhor que claramente se comunica conosco a respeito do Espírito. Temos a igreja que pode ser voz do Senhor para nós, não para decidir as coisas por nós, nem para dizer o que devemos fazer, mas para ser a voz do Senhor para nós. Um homem com coração quebrantado, ele reconhece a voz do Senhor. Irmãos, qualquer um pode falar, mas quando é a voz do Senhor, ele sabe quando é a voz do Senhor que está falando. Amém.
Por Que Deus Estima o Coração Quebrantado?
E por que um coração quebrantado é tão estimado por Deus? Por que Deus deseja esse coração quebrantado para a gente terminar? Um coração quebrantado, como eu disse, é aos olhos do Senhor uma coisa excelente, porque é um coração submisso. Ele se prostra diante de Deus e dá a sua glória. É um coração honesto, bom, perfeito, que teme a Deus, que é íntegro nos seus estatutos. Amém.
O coração, antes de ser quebrantado e feito contrito, ele tem um temperamento diferente. Ele não está sujeito às leis de Deus. Diz Romanos 8:7. O grande conflito antes que o coração seja quebrantado é sobre quem será o Senhor desse coração nas pequenas áreas da nossa vida. Existe uma guerra, irmãos. Existe uma guerra para que o Senhor não tome o controle dessas pequenas áreas. Um homem que tem um coração quebrantado, ele reconhece quando existem ciladas do diabo para roubar a vida de Deus nessas pequenas partes do nosso dia. É incrível. Às vezes você está em casa, às vezes você está no trabalho e quando você menos espera, se você não tiver com o coração quebrantado, se você não tiver com um coração diante de Deus, ouvindo a voz do Senhor, em comunhão com o Senhor, você ouve o que não é para ouvir, diz o que não é para dizer, se envolve em rodas que não era para estar.
Existe uma guerra, irmãos, para roubar o nosso coração. Mas um homem que tem um coração contrito, um homem que tem o coração deleitado diante do Senhor, ele já entra alerta. Alerta, irmãos. A gente não sai de casa como se tivesse indo para qualquer lugar. Eu não quero levar minha vida assim, irmãos. Eu quero acordar de manhã, ir para o trabalho e saber, Senhor, eu estou indo sim sustentar minha família, pregar o teu evangelho. A gente sabe dessas coisas e a gente sai com alegria, mas a gente tem que sair com temor também. Seremos atacados, seremos em muitos momentos indagados a respeito da nossa fé, tentativas de se colocar em situações em que muitas vezes somos ridicularizados, mas aquele que tem um coração quebrantado e contrito diante do Senhor, ele não se deixa abalar com essas coisas, ele não se envergonha.
Irmãos, eu fiz 10 anos de casado esses dias. Eu afirmo isso com muita alegria para vocês, mas com muita alegria. Eu fiz 10 anos de casado, eu e Raquel, no dia 12 de setembro. Irmãos, até hoje, eu tenho 35 anos, irmãos. Eu sou ridicularizado no trabalho porque casei virgem. Acredita nisso? Eu tenho duas filhas, 10 anos, eu sou ridicularizado no trabalho. Irmão, se o meu coração, isso vai passando o tempo, irmão, se o coração não estiver diante do Senhor, quebrantado, contrito, você começa a ou a se irar ou então não sei. Certamente existe uma ação do diabo nisso, mas isso é motivo de orgulho, irmãos. Isso é motivo de orgulho para mim, para minha casa. Isso é um testemunho para as minhas filhas. É um testemunho para a igreja. Não pelas minhas forças, irmãos, mas pelo Senhor. Amém. Então, vocês que são jovens, cuidado. É motivo de orgulho, mas é motivo de ataque também. Por isso, precisamos estar com o nosso coração quebrantado. Quando você tem 15, 16, irmãos, é difícil, mas fica muito mais quando você passa dos 20, 25, porque isso é loucura para os homens. Isso é loucura. Mas a gente sabe que é vida de Deus isso que a gente acredita. Amém. Isso é vida de Deus. Isso só pode ser encontrado por meio de um coração contrito, um coração quebrantado, que foi esmagado pelo Senhor, que o homem interior não consegue dar um passo sem a voz do Senhor. Um coração que sabe a tristeza que o pecado causa e a destruição que ele proporciona e diz: “Eu não quero isso na minha casa, na minha vida, no meu lar.” Amém.
Um coração quebrantado é estimado porque ele reconhece a soberania de Deus diante de todas as circunstâncias. Ele reconhece a soberania de Deus diante da enfermidade. Ninguém quer ficar doente, irmãos. Eu não quero, mas se o meu coração estiver quebrantado, eu reconheço que Deus é soberano sobre todas as suas decisões. Diante do dano injusto que sofremos, ele é estimado porque ele é tratável. Ele não dá espaço para o orgulho, para a autoimagem. Amém. Como eu disse, eu tenho aprendido a olhar a minha vida com Deus não como algo macro, mas micro. Sabe por quê, irmãos? Porque o macro é superficial. O macro ele não vê tudo, mas o micro é detalhista, ele é minucioso. E é assim que eu quero analisar o meu coração. Eu quero analisar o meu coração de uma maneira minuciosa. Eu quero analisar o meu coração saber se eu estou me submetendo àquelas coisas que são difíceis para mim me submeter. Irmãos, tem coisas que não é fácil para mim me submeter. Claro que não. Como sei também que não é para a igreja, mas aquele que tem um coração quebrantado, ele escuta a voz do Senhor, irmãos, e obedece. Ele obedece. Muitas vezes é sem estar com vontade, mas isso é uma luta que precisamos vencer. Amém. Eu estou certo de que todos nós precisamos desse coração quebrantado e contrito. E eu espero de coração que pela ação do Senhor, eu tenha conseguido lembrá-los da importância dessa vida, dessa vida diante do Senhor. Afinal de contas, como disse Cassiane, né? “Quando você clama, coração contrito, triste e ferido, Deus responde.” Ele é Deus. Amém. Ele responde, irmãos, quando a gente clama com coração contrito, ele traz contentamento, ele traz alegria, ele traz a alegria que eu muitas vezes tenho que buscar no Senhor quando falei sobre as piadas que até hoje são feitas, né? Mas isso traz uma alegria tão grande. Deus vai nos responder. Eu não sei se vai ser aquilo que a gente quer ouvir, mas eu tenho certeza que se a gente tiver com um coração na frequência dele, a gente vai ser cheio da paz e da confiança na soberania desse Deus que governa o universo, mas que decidiu olhar para nós quando quebrantamos o nosso coração. Amém.
Baixe a transcrição completa aqui: