É preciso conhecer o nosso adversário e também as armas, os recursos que Deus nos dá, que estão à nossa disposição da parte do Senhor.
Transcrição realizada com auxílio de Inteligência Artificial
A Voz Poderosa de Deus
A voz do Senhor é poderosa. Sim, Pai, tua voz. Quebra os cedros do Líbano, Senhor. Sim. Troveja a tua voz, Senhor, sobre as muitas águas. Sim, Senhor. Fala conosco, Pai. Tu falas no sussurro, no secreto, mas também a tua voz é como trovão, Senhor, como voz de muitas águas. A voz que muda tudo e todos, Senhor. Fala conosco, Pai. Fala conosco, Senhor, da tua voz que nós necessitamos. É da tua voz que nós precisamos desesperadamente, por favor, Senhor. São tantas vozes que atrapalham as nossas decisões, que nos derrubam, que nos colocam em lugares onde não é o lugar que tu desejas para nós, Senhor. São tantas vozes que desanimam a nossa alma, mas, Senhor, a tua palavra quando vem, Pai, a tua voz ela é poderosa para mover, para abalar o que é abalável e só deixar o inabalável, que é o teu reino sobre nós, Senhor. Vem, Pai, em nome de Jesus pedimos, fala poderosamente conosco, Senhor. Fala com os nossos filhos na salinha agora, Senhor. Fala com eles, Pai. Fala poderosamente, Senhor. Marca seus corações com a tua voz. Marca-nos com a tua voz, Senhor. Em nome de Jesus, Senhor, quem estiver aqui numa encruzilhada de decisões, Senhor, não sabe para que caminho andar, Senhor, seguir. Senhor, fala, Senhor, fala, Senhor. Fala audivelmente, Senhor, aos nossos ouvidos. Fala-nos com a tua palavra. Em nome de Jesus.
Sobriedade e Vigilância: O Alerta de Pedro
Não vou falar sobre a voz do Senhor, mas ao mesmo tempo Deus fala conosco através da sua palavra, do seu espírito e da sua igreja. Que tripé maravilhoso esse, né? Palavra, igreja e Espírito Santo. Essa palavra o Senhor nos falou há muitos anos atrás, há uns 3 anos. Eu queria trazer de novo para nós aqui. Deus criou um cenário para que hoje estivesse ministrando aqui. Então ele é poderoso para também nos falar em qualquer circunstância. Em nome de Jesus vai nos falar. Primeira Pedro, capítulo 5, versículo 8. O apóstolo Pedro vai dizer para nós: “Sedes sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. Em outra versão, ele disse: “Estejam atentos, tomem cuidado com o seu grande inimigo, diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar. Ser sóbrio, queridos, significa ser moderado, ser prudente, ser cuidadoso. Primeira Tessalonicenses, capítulo 5, versículos 6 e 8. O apóstolo Paulo diz: “Não durmamos, pois como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios”. Ele continua lá no oito. “Mas nós que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação.” Mais uma vez Paulo aqui corroborando com Pedro fala para nós estarmos vigilantes e sóbrios. Amém. Diga vigilante e sóbrio. Ser vigilante significa estrita atenção, cauteloso. Eu nunca servi no exército, mas dizem que é assim que tem que estar aquele vigia, né? Exército, as forças armadas, de qualquer maneira, polícia militar, etc. Quem já se viu guarda, é isso que chama, tirou guarda, não é isso, Fabiano? Muito sente olhos atentos aí os selva no nosso meio. Seja cauteloso, ser vigilante é estrita atenção. Marcos capítulo 14, versículo 38 fala: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Vou lhe dar mais um texto. Primeiro Tessalonicenses 5. Eu acho que eu já li aqui. É isso. Já li. Eu queria repetir para você ser vigilante e sóbrio. Como é que você está com a tua fé? Você está dando estrita atenção? Você está sendo cuidadoso? Qual é o motivo? Que o apóstolo Pedro nos adverte e encoraja-nos a estarmos sóbrios e vigilantes. No próprio texto que nós lemos, ele responde, ele diz: “Porque o nosso adversário anda à espreita, anda ao nosso derredor, buscando a quem ele possa tragar.”
Conhecendo o Adversário e Suas Armadilhas
É preciso conhecer o nosso adversário e também as armas, os recursos que Deus nos dá, que estão à nossa disposição da parte do Senhor. Vou falar isso e no final eu vou trazer quatro tipos de presas em potencial que nós devemos evitar ser. Amém. O apóstolo Paulo em Segunda Coríntios, capítulo 2, versículos 10 e 11, ele diz assim: “E a quem perdoares alguma coisa, também eu, porque o que eu também perdoei, se é que o tenha perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo, para que não sejamos vencidos, presta atenção nesse texto, por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis.” A palavra ardis aqui, para quem gosta de anotar, significa armadilha, significa cilada. Veja que coisa interessante. Paulo diz: “Não ignore as ciladas de Satanás, as armadilhas. Não sejamos vencidos por Satanás”. É um alerta que o Paulo nos dá. Esse texto mesmo estava ali. Amém. Efésios capítulo 6, versículo 12, Paulo diz assim: “Porque não temos que lutar contra carne e sangue”. Ora, não ter que lutar contra a carne e sangue significa que o nosso adversário não é desse mundo natural que nós vivemos. Porque se o fosse, Paulo estaria dizendo: “Entra numa academia de box ou de como é, Luiz? Taekwondo”. Mas ele continua. “Mas a nossa luta é contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais.” Não é para meter medo, não, mas é para nos deixar entendidos. E quem é o nosso inimigo que anda ao nosso derredor procurando a quem possa tragar? Pense assim, se Satanás dorme, que ele não dorme, vou só brincar aqui, tá? Assim que ele acordasse, ele tinha um plano contra você, acabar com você. Ele está, obrigado, meu amor. Ele está à espreita procurando uma oportunidade para que possa tragar você, tragar a sua fé. E Paulo disse que esse, a nossa luta contra esse leão, esse leão não é da savana africana. Eu nem sei de onde vêm os leões, tá? Estou só aqui é dos documentários que eu já vi, tá? Os amantes da fauna e flora, me perdoa ainda os animais, eu não, mas eu acho que é de lá, né? Esse leão não é natural, ele tem essas características espirituais. E Paulo diz que ele tem armadilhas montadas contra quem? Contra cada um de nós. Em Segunda Coríntios, capítulo 10, versículos 3 e 4, Paulo diz: “Porque andando na carne, não militamos segundo a carne, porque as armas da nossa milícia não são carnais na nossa luta.” Veja, Paulo coloca, “obrigado, querido soldado futuro general, não sei alguma coisa”. Se eu perguntar para Lucas, Lucas, quais são as armas que você dispõe para exercer o seu papel de, né, segurança, etc? Ele vai dizer, ó, são essas, essas, essas e são humanas. Se nós fôssemos para uma luta onde seria suficiente, presta atenção, armas poderosas humanas, o Paulo diria, olha, pega ela e vai matar teu inimigo, mas o inimigo é espiritual. E ele disse, embora vivendo, lutando na carne, as nossas armas, armas na nossa luta, não são carnais.
As Astutas Ciladas do Diabo e as Armas de Deus
Para completar, Efésios 6:11b, Paulo diz assim: “Astutas ciladas do diabo.” Se já não fosse ruim ser cilada, é astuta. Astuta cilada significa ciladas ou armadilhas, presta atenção, cuidadosa e inteligentemente preparadas de forma discreta, porque senão não seria armadilha. Você já percebeu alguma armadilha visível? Não, não é armadilha, não é? É um presente. Mas Paulo diz, as astutas ciladas do diabo significa que ele monta cuidadosamente, de forma inteligente contra nós e discreta essas armadilhas. Willon está deixando a gente meio… Mas é assim mesmo, dar um impacto inicial, é bom para nós nos acordarmos, né? Vamos lá. Nós entendemos quem, quem é o nosso inimigo. Tem um episódio, eu não vou falar sobre ele, em Atos, que sete homens foram expulsar um demônio de um homem só. Quantos homens? Sete contra. Aí foram expulsar o demônio. “Expulsamos você em nome de Jesus, a quem Paulo prega.” Aí o demônio disse: “Sei quem é Paulo e Jesus mais ainda, mas vocês eu não conheço não.” Deu um pau nos sete. Deu um pau nos sete. Eu não quero elogiar o Satanás não, viu? Está repreendido em nome de Jesus. Mas, irmãos, entenda quem é o nosso inimigo. Até aqui nós vimos que temos um adversário que não é carne e sangue, não é humano, mas é espiritual. Até aqui vimos que ele tem pensamentos cujo objetivo é me vencer, ou melhor, tragá-los, nos tragar. Terceiro, as armas da nossa luta não podem ser, ou melhor, não há armas humanas contra este adversário. Não há armas humanas. Você não tem no seu arsenal humano armas contra este adversário. Quarto. Quarto é este nosso adversário anda ao nosso derredor como leão, procurando uma presa para que possa tragar. E quinto, esse adversário arma astutas ciladas contra nós. Pare aqui. O que eu vou dizer agora em nada é para enaltecer Satanás, mas se há uma advertência das Escrituras para que nós sejamos vigilantes e sóbrios contra este inimigo, é porque ele é um inimigo que nós precisamos tomar cuidado. Ele arma ciladas que nós não percebemos. Ele coloca uma pessoa perto de você sem que você perceba e vai criando aquele clima. E vai criando aquele clima até que aquele clima se torna num climão. E você já se viu envolvida emocionalmente com essa pessoa. Ele cria situações onde a gente vai, se nós não discernimos, nós vamos caindo, nós vamos entrando, nós vamos entrando. Quantos anos de expertise ele tem? Milhares de anos. Milhares de anos. Era para Davi. Davi está na guerra. Davi ficou no palácio. Não sei por a Bíblia não fala. E ele vai passear no lugar no momento certamente não podia. Aí ele olha para uma mulher que ele não podia desejar e desejou. E assim foi. Assim o que é que aconteceu? Ele matou, mandou matar o marido e depois adulterou com a mulher. Satanás ele encontra brechas aonde? Na nossa carnalidade, nas nossas nas nossas brechas. Isso eu quero dizer, queridos, porque ele está ao nosso derredor, mas ao nosso redor está o Senhor, os anjos do Senhor, e dentro de nós o Senhor. Irmãos, em Deus temos recursos para travarmos esta luta espiritual. Segunda Coríntios, capítulo 10, de 3 a 6. O apóstolo Paulo vai nos dizer: “Porque andando na carne, não lutamos segundo a carne, porque as armas da nossa luta não são até aqui eu fui, mas agora eu quero ir além”. “Mas poderosas em Deus. Para quê? Para destruir fortalezas, destruir os conselhos, toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo e estando prontos para vingar toda desobediência quando for cumprida a vossa obediência.” As nossas armas estão em Deus e são poderosas. Amém. Diga amém. Amém. É isso mesmo. Amém. Porque são mesmo. Efésios. Capítulo 6, de 10 a 18. O apóstolo Paulo vai também dizer: “No demais, irmãos, fortalecei-vos aonde? No Senhor e na força do seu poder?” Não é na Smart Fit. Ali Smart Fit ela fortalece o teu corpo. E eu quero encorajá-los a ir para a academia. Mas Paulo não está dizendo para a academia. Academia de Deus aqui. Fortalecei-vos no Senhor. Deus é um personal trainer direto para nossa fé ali todo o tempo para nos fortalecer. Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de quem? Deus. Deus é a nossa solução. Eu não posso ver Satanás, mas ele vai ver a nossa armadura de Deus em nós.
Firmes Contra as Ciladas do Diabo
Vamos lá, continuando. Para que possais estar firmes contra quem? Aí eu podia parar aqui. Acabou. Paulo já responde aqui. Nós temos um inimigo invisível, espiritual que tem anos e anos em milênios de expertise. Enganou Eva. Adão foi na, né? Não foi enganado não. Mas Adão foi ali, rastejou e pisou na maionese e acabou. Mas enganou Eva. O que é que Eva tinha de pecado? Zero pecado. E outros homens que nós olhamos, irmãos, que caíram nas suas ciladas. Mas Paulo está dizendo aqui, para que possais estar firmes contra o quê? As astutas ciladas do diabo, sem Deus, sem as suas armaduras, sem aquilo que Deus tem de recursos para nós. Presta atenção, nós somos presa fácil para Satanás, mas com o Senhor, a história é outra. Peraí, peraí. Não, não, não, não, não, não. Conosco não, Satanás. A armadura de Deus para que possamos estar firmes contra as ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim contra os principados, potestades, príncipes das trevas deste século. É verdade, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Por isso que Paulo diz: “Se arme em Deus e de Deus”. Amém. São coisas que vão vindo, vão vindo, vão vindo. Eu estava vendo uma série que eu estava gostando muito ali, Paraná, cheguei a ver, meu filho, acho que está na hora de encerrar, porque eu acho que estou sendo de Deus que não é bom. Sabe o que eu fiz na hora? Eu disse: “Acabou aqui, nunca mais eu vi.” E não é sério. Você nos conhece? Eu e creio que também que nenhum de nós vê alguma coisa podre, trevas, uma série bem boba assim, simples, mas eu não vi algo que ela viu, uma inquietação, Deus falando, aleluia, eu vou dizer o quê? Opa, Deus está falando alguma coisa aqui porque as armas da minha luta contra Satanás não são humanas. Isso é um exemplo bem pequeno. Mas Deus tem recursos que ele expõe para nós, para que nós possamos estar atentos e estarmos firmes contra as astutas ciladas do diabo. Vamos continuar.
A Armadura de Deus e a Oração
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus para que possais existir no dia mau e havendo feito tudo, ficar diga firme.” Aleluia. “Está pois, tendo cingido os lombos com a verdade, vestida a couraça da justiça, calçado os pés na preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podeis apagar os dardos inflamados do maligno.” Alguém já viu aqui na sua casa uma seta vindo inflamada contra você? Não viu? Se viu, foi espiritual. Glória a Deus. Aleluia. Deus é poderoso para mostrar? Sim, é poderoso. Mas você já viu? Mas eu quero dizer que elas são lançadas contra você, não lhe atingem, porque você está firme em Deus com as suas armaduras e nessa, nesse conjunto de armaduras que nós estamos lendo aqui. Escudo da fé que apaga os dados inflamados do maligno. Calçado dos pés. Vamos lá. “Tomai também o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus que está com você. Orando em todo tempo, com toda oração e súplica no Espírito. Vigiando nisto com toda perseverança e súplica por todos os santos.” Paulo fala de novo aqui sobre a oração. Esse texto aqui é uma pregação à parte. Como é que nós estamos firmes tomando a armadura de Deus? Nos fortalecendo no Senhor e na força do seu poder. Vejamos o que a palavra nos disse até agora, que as armas com as quais devemos lutar, esta luta espiritual, elas são poderosas em Deus, não em nós, de Deus para nós. Porque não tem nada que nós possamos dar de nós para Deus, apenas a nossa obediência. E segundo, em Deus temos uma armadura que nos garante estarmos firmes contra as astutas ciladas do diabo. Amém. Eu creio sem brincadeira que aqui nós já podíamos parar e orarmos acerca disso. Eu não quero te meter medo. Quero que você saia daqui vendo o demônio em árvore. Se bem que ele pode subir em árvore. Eu não duvido não. Estava lá no Éden, não sei como ele rastejando. Não sei. Não é isso que eu estou falando. Mas se ele aparecesse para nós de forma tão clara, as suas armadilhas não seriam tão astutas. Cuidado com os conselhos, os conselheiros, com os amigos, com o que está oculto. Satanás não quer se associar conosco, nem com os nossos filhos. Ele quer nos destruir. Mas Jesus veio para nos dar vida em vida e abundância. Aleluia.
Resistindo ao Diabo e Evitando Ser Presa
Mas eu quero continuar com você aqui. Já chamei sua atenção. Vamos voltar ao texto de Primeira Pedro 5:8 e vamos ler também o versículo 9. O oito, nós já lemos que o diabo anda ao nosso derredor. Paulo fala: “Ao qual resisti firme na fé”. Tiago em sua epístola 4:7, Tiago 4:7, ele vai nos falar a mesma coisa: “Resisti ao diabo e ele fugirá”. Certamente o nosso Deus e Pai, querido, tem nos dado condições de vivermos uma vida vitoriosa, sendo fortalecidos nele e na força do seu poder. Essa palavra resistir ao diabo, ele fugirá de vós. Eu, eu há muitos anos eu entendia erroneamente. Eu entendia como alguém que estava no ringue, na córner ali. É porque eu vi muito filme Rocky Balboa, né? 1, 2, 3, 4, 5. Ele só apanha, apanha, apanha, apanha, apanha. Ele fica resistindo, resistindo, resistindo. Até que no final, lógico, que ele é o dono do filme, ele dá um murro e o cara cai e ele ganha o jogo. Mas não é isso que a palavra fala, resistir ao diabo. Resistir não é você ficar num canto de um córner e recebendo pancada de Satanás, não. Resistir é você ir contra. Não é apanhar de Satanás, é resista. Pague o mal com quem mentia, não minta mais, mas fale a verdade. Isso é resistir a Satanás. É fugir na hora que você tem que fugir do pecado claro de prostituição. Por exemplo, resista ao diabo e ele, eu nunca vi alguém que está apanhando, apanhando, apanhando ali, resistindo e o cara que está batendo foge. Ele vai bater até você cair. Não é isso que a palavra fala. Resistir é contra. Por isso que até a palavra fala que nós não devemos resistir a Deus. E uma das maneiras que você resiste a Satanás é obedecendo aquilo que Deus determinou para você fazer. Obedece, ele corre, porque ele vai ver que você tem um coração obediente. Porém, porém podemos nos colocar permitindo, porém podemos nos colocar em situação de risco. Presta atenção que Deus vai nos falar aqui agora. E nos tornarmos presas em potencial, sendo assim alvos vulneráveis ao ataque do nosso inimigo, assim como o leão vem contra a sua presa. Vou repetir isso aqui. Nós podemos nos colocar mesmo tendo as armas de Deus, mesmo sabendo, tendo essa compreensão espiritual que foi mais uma introdução para nós aqui. Mesmo assim podemos nos colocar em situação de risco e nos tornarmos presas em potencial, sendo assim alvos vulneráveis ao ataque do nosso inimigo que tem milênios de expertise em armar ciladas astutas. E assim como o leão, corremos o risco, a presa, corremos o risco de sermos tragados por esse inimigo. O apóstolo Pedro, ele fala sobre o diabo andando, como nós vimos. Ele usou a linguagem de um predador conhecido e também um dos mais temidos, que é o leão, para nos colocar em sintonia com esses riscos que corremos. Se não formos vigilantes e ficarmos atentos contra as astutas ciladas do diabo. Então, gostaria de a partir daqui destacar quatro tipos de condições que podem nos tornar presas em potencial para sermos tragados por Satanás. Eu vou trazer aqui quatro tipos de presas. Por favor, não sou um conhecedor. Não exija de mim mais o que eu conheço. Está muito simples. É o que eu geralmente já vi. Quem já viu aquele filme de 12 Leões, a sombra e a escuridão aqui, né? Aquele filme dá medo, né? Quem já viu, não sei, só eu que vi. Sou muito velho aqui, muito antigo. Então, muito interessante sobre essa questão de um leão como presa. Eles caçavam em dupla, que não é muito do leão, né? O leão ele caça sozinho. Na verdade, quem caça mais é leoa, viu? Vamos falar aqui.
A Presa Solitária e a Importância do Corpo de Cristo
Primeiro tipo ou primeira condição onde nós podemos estar em risco, em perigo, como presas. Então, não facilite para Satanás. Amém. Não facilite. A primeira é a presa solitária. Você já viu um bando lá na frente e uma presa só em um, por exemplo, vou dar, sei lá, aqui um búfalo, apesar de grande, mas sozinho lá atrás, uma zebra, qualquer um, né? Aí o bando está lá na frente e ela está lá atrás. Não importa se é pequena, grande, baixa, não importa se está sozinha. A quem está só é uma presa fácil. Para quem? Para este inimigo que anda ao derredor bramando como leão, buscando a quem ele possa, o que significa que buscando que ele vai procurar. Então, aquele que está só ou o solitário é uma presa fácil. Observando como os leões atacam esse tipo de presa. Ou ela está sozinha ou ela está separada do grupo a que pertence. Então ela está sozinha porque se perdeu ou ela perdeu o bando, está só. Quanto mais ela se afasta, mais sozinha fica, mais vulnerável estará tornando-se uma presa em potencial. Jojó ministrou domingo, eu não estava mais, eu já soube sobre o corpo de Cristo. Que maravilha, que palavra preciosa. Igreja, corpo de Cristo, irmãos. É segurança para nós. Amém. Primeira Coríntios 12:24 ao 27. Não precisa você abrir. O apóstolo Paulo nos diz que fazemos parte do corpo de Cristo, onde há cuidado, cuidado mútuo. Eu posso colocar assim: “O membro está em perigo, todo o corpo se volta para socorrer.” Quer ver um exemplo? Quando você bate a cabeça em algum lugar ou o, sei lá, o joelho, eita, aquele você vai se levantar naquela mesa e misericórdia. Aquele joelho bate ali, você, hum, o corpo todo, tem alguma coisa errada ali. Vamos socorrer aquele lugar, vamos tentar, porque houve um dano ali. Nós somos vinculados ao corpo de Cristo. Há um cuidado mútuo. Há um socorro mútuo no corpo de Cristo. Eu não sou um membro sozinho. Eu não fui colocado para andar só. O Pai não nos chamou para estarmos só, mas para caminharmos em bando, juntos como corpo, em bando, por favor, entenda nesse contexto, seguros. Seguros. Por isso que quando o irmão viaja para uma localidade, nós recebemos vários, nós temos um grupo nacional junto com alguns pastores que quando alguém se muda para uma localidade, a primeira coisa que o pastor diz assim: “Tem alguém, algum, alguém nessa localidade?” Por quê? Porque esse daqui não pode ficar só. Ah, porque ele está fraquinho. Não, não. É justamente para que ele continue forte, ele tem que estar junto. Por quê? Porque o solitário ele é uma presa fácil. O Pai nos chamou não para estarmos só, não para caminharmos só e não para decidirmos sozinho. Ele nos vincula ao corpo de Cristo, nos integra à sua família e nos pastoreia em seu rebanho. Rebanho. Eu não estou só nesse rebanho. Se eu faço um berro, tem alguém que faz do meu lado. Opa, estou, eu estou junto com alguém aqui. Aleluia. Aleluia. E se eu sei que tem alguém junto de mim, eu digo, fico seguro. Nós estamos seguros. O bom pastor está com o cajado para nos consolar e também para espantar. Você não está só, você está seguro no corpo de Cristo. A Bíblia nos adverte que decidir ficar só não é uma atitude sábia. Provérbios 18:1 diz que o solitário busca os seus próprios interesses e rebela-se, presta atenção, contra a verdadeira sabedoria. Você sabe para quem a verdadeira sabedoria aponta? Para o temor a Deus. Não é inteligente ficar sozinho. Não é inteligente. Queridos, corpo de Cristo, família de Deus, rebanho são expressões de pluralidade e não singularidade. Deus respeita a nossa individualidade, sim, como indivíduos, nossos jeitos, nossas nossas características. Deus respeita. Deus não quer que você seja igual a mim, não. O mais perto igual a mim aqui é o Éton, mas é diferente de mim. E ele diz assim para ele: “Graças a Deus”. Mas é, somos diferentes. Deus respeita porque Deus nos fez diferentes, mas Deus não nos fez para estarmos só. Pluralidade é sinônimo de segurança para a nossa fé e nos livra de sermos uma presa fácil. Uma tática do nosso inimigo é separar presa do seu grupo, fazendo e forçando a ficar só. A vida do corpo de Cristo, queridos, nos protege, pois nem sempre percebemos a chegada do inimigo, mas outro pode perceber e nos alertar. Por isso que eu quero repetir aqui. Se algum irmão vier conversar com você te alertando de algo, diga assim: “Primeiro, meu irmão, eu quero te agradecer por tu estares cumprindo em amor o que a palavra do Senhor fala e me protegendo. Então, me diga o que é que eu não estou vendo?” E vai orar, vai buscar o Senhor junto. Pode ser que você não esteja enxergando mesmo. É tão interessante isso que quando o leão e das poucas vezes Sheil é mais fã disso, eu sou menos fã, está? Mas toda vez que você, eu, eu vejo um ataque de um leão, por exemplo, como Pedro está falando, é interessante que no bando um normalmente percebe e corre, todo bando corre junto. Um percebeu. Então, pode ser que o irmão esteja percebendo algo que você não está vendo. É segurança para você. No mínimo vai orar, no mínimo ouve, vai buscar o Senhor. Conselhos, instruções, correções, encorajamentos. Romanos 15:1 diz admoestações ou advertir, exortar uns aos outros na questão dos mandamentos recíprocos. Colossenses 3:16 vai falar: “Instruir, aconselhar uns aos outros”. Queridos, nós estamos bem vinculados, como a palavra fala, bem vinculados, juntinhos pelas juntas e ligamentos. Não há membro solto. Não pode haver, eu não posso estar solto. Eu preciso estar bem vinculado ao corpo de Cristo. Não significa tempo de casa, presta atenção, mas tempo de abrir coração, tempo de se submeter uns aos outros. É um desafio para nós. É, é um desafio. É um grande desafio, mas é segurança para nós.
A Importância da Armadura de Deus
Vamos lá, continuando. Para que possais estar firmes contra quem? Aí eu podia parar aqui. Acabou. Paulo já responde aqui. Nós temos um inimigo invisível, espiritual que tem anos e anos em milênios de expertise. Enganou Eva. Adão foi na, né? Não foi enganado não. Mas Adão foi ali, rastejou e pisou na maionese e acabou. Mas enganou Eva. O que é que Eva tinha de pecado? Zero pecado. E outros homens que nós olhamos, irmãos, que caíram nas suas ciladas. Mas Paulo está dizendo aqui, para que possais estar firmes contra o quê? As astutas ciladas do diabo, sem Deus, sem as suas armaduras, sem aquilo que Deus tem de recursos para nós. Presta atenção, nós somos presa fácil para Satanás, mas com o Senhor, a história é outra. Peraí, peraí. Não, não, não, não, não, não. Conosco não, Satanás. A armadura de Deus para que possamos estar firmes contra as ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim contra os principados, potestades, príncipes das trevas deste século. É verdade, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Por isso que Paulo diz: “Se arme em Deus e de Deus”. Amém. São coisas que vão vindo, vão vindo, vão vindo. Eu estava vendo uma série que eu estava gostando muito ali, Paraná, cheguei a ver, meu filho, acho que está na hora de encerrar, porque eu acho que estou sendo de Deus que não é bom. Sabe o que eu fiz na hora? Eu disse: “Acabou aqui, nunca mais eu vi.” E não é sério. Você nos conhece? Eu e creio que também que nenhum de nós vê alguma coisa podre, trevas, uma série bem boba assim, simples, mas eu não vi algo que ela viu, uma inquietação, Deus falando, aleluia, eu vou dizer o quê? Opa, Deus está falando alguma coisa aqui porque as armas da minha luta contra Satanás não são humanas. Isso é um exemplo bem pequeno. Mas Deus tem recursos que ele expõe para nós, para que nós possamos estar atentos e estarmos firmes contra as astutas ciladas do diabo. Vamos continuar.
A Armadura Completa de Deus
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus para que possais existir no dia mau e havendo feito tudo, ficar diga firme.” Aleluia. “Está pois, tendo cingido os lombos com a verdade, vestida a couraça da justiça, calçado os pés na preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podeis apagar os dardos inflamados do maligno.” Alguém já viu aqui na sua casa uma seta vindo inflamada contra você? Não viu? Se viu, foi espiritual. Glória a Deus. Aleluia. Deus é poderoso para mostrar? Sim, é poderoso. Mas você já viu? Mas eu quero dizer que elas são lançadas contra você, não lhe atingem, porque você está firme em Deus com as suas armaduras e nessa, nesse conjunto de armaduras que nós estamos lendo aqui. Escudo da fé que apaga os dados inflamados do maligno. Calçado dos pés. Vamos lá. “Tomai também o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus que está com você. Orando em todo tempo, com toda oração e súplica no Espírito. Vigiando nisto com toda perseverança e súplica por todos os santos.” Paulo fala de novo aqui sobre a oração. Esse texto aqui é uma pregação à parte. Como é que nós estamos firmes tomando a armadura de Deus? Nos fortalecendo no Senhor e na força do seu poder. Vejamos o que a palavra nos disse até agora, que as armas com as quais devemos lutar, esta luta espiritual, elas são poderosas em Deus, não em nós, de Deus para nós. Porque não tem nada que nós possamos dar de nós para Deus, apenas a nossa obediência. E segundo, em Deus temos uma armadura que nos garante estarmos firmes contra as astutas ciladas do diabo. Amém. Eu creio sem brincadeira que aqui nós já podíamos parar e orarmos acerca disso. Eu não quero te meter medo. Quero que você saia daqui vendo o demônio em árvore. Se bem que ele pode subir em árvore. Eu não duvido não. Estava lá no Éden, não sei como ele rastejando. Não sei. Não é isso que eu estou falando. Mas se ele aparecesse para nós de forma tão clara, as suas armadilhas não seriam tão astutas. Cuidado com os conselhos, os conselheiros, com os amigos, com o que está oculto. Satanás não quer se associar conosco, nem com os nossos filhos. Ele quer nos destruir. Mas Jesus veio para nos dar vida em vida e abundância. Aleluia.
Resistindo ao Diabo e Evitando Ser Presa
Mas eu quero continuar com você aqui. Já chamei sua atenção. Vamos voltar ao texto de Primeira Pedro 5:8 e vamos ler também o versículo 9. O oito, nós já lemos que o diabo anda ao nosso derredor. Paulo fala: “Ao qual resisti firme na fé”. Tiago em sua epístola 4:7, Tiago 4:7, ele vai nos falar a mesma coisa: “Resisti ao diabo e ele fugirá”. Certamente o nosso Deus e Pai, querido, tem nos dado condições de vivermos uma vida vitoriosa, sendo fortalecidos nele e na força do seu poder. Essa palavra resistir ao diabo, ele fugirá de vós. Eu, eu há muitos anos eu entendia erroneamente. Eu entendia como alguém que estava no ringue, na córner ali. É porque eu vi muito filme Rocky Balboa, né? 1, 2, 3, 4, 5. Ele só apanha, apanha, apanha, apanha, apanha. Ele fica resistindo, resistindo, resistindo. Até que no final, lógico, que ele é o dono do filme, ele dá um murro e o cara cai e ele ganha o jogo. Mas não é isso que a palavra fala, resistir ao diabo. Resistir não é você ficar num canto de um córner e recebendo pancada de Satanás, não. Resistir é você ir contra. Não é apanhar de Satanás, é resista. Pague o mal com quem mentia, não minta mais, mas fale a verdade. Isso é resistir a Satanás. É fugir na hora que você tem que fugir do pecado claro de prostituição. Por exemplo, resista ao diabo e ele, eu nunca vi alguém que está apanhando, apanhando, apanhando ali, resistindo e o cara que está batendo foge. Ele vai bater até você cair. Não é isso que a palavra fala. Resistir é contra. Por isso que até a palavra fala que nós não devemos resistir a Deus. E uma das maneiras que você resiste a Satanás é obedecendo aquilo que Deus determinou para você fazer. Obedece, ele corre, porque ele vai ver que você tem um coração obediente. Porém, porém podemos nos colocar permitindo, porém podemos nos colocar em situação de risco. Presta atenção que Deus vai nos falar aqui agora. E nos tornarmos presas em potencial, sendo assim alvos vulneráveis ao ataque do nosso inimigo, assim como o leão vem contra a sua presa. Vou repetir isso aqui. Nós podemos nos colocar mesmo tendo as armas de Deus, mesmo sabendo, tendo essa compreensão espiritual que foi mais uma introdução para nós aqui. Mesmo assim podemos nos colocar em situação de risco e nos tornarmos presas em potencial, sendo assim alvos vulneráveis ao ataque do nosso inimigo que tem milênios de expertise em armar ciladas astutas. E assim como o leão, corremos o risco, a presa, corremos o risco de sermos tragados por esse inimigo. O apóstolo Pedro, ele fala sobre o diabo andando, como nós vimos. Ele usou a linguagem de um predador conhecido e também um dos mais temidos, que é o leão, para nos colocar em sintonia com esses riscos que corremos. Se não formos vigilantes e ficarmos atentos contra as astutas ciladas do diabo. Então, gostaria de a partir daqui destacar quatro tipos de condições que podem nos tornar presas em potencial para sermos tragados por Satanás. Eu vou trazer aqui quatro tipos de presas. Por favor, não sou um conhecedor. Não exija de mim mais o que eu conheço. Está muito simples. É o que eu geralmente já vi. Quem já viu aquele filme de 12 Leões, a sombra e a escuridão aqui, né? Aquele filme dá medo, né? Quem já viu, não sei, só eu que vi. Sou muito velho aqui, muito antigo. Então, muito interessante sobre essa questão de um leão como presa. Eles caçavam em dupla, que não é muito do leão, né? O leão ele caça sozinho. Na verdade, quem caça mais é leoa, viu? Vamos falar aqui.
Tipos de Presas em Potencial: Solitária, Fraca, Doente e Distraída
Primeiro tipo ou primeira condição onde nós podemos estar em risco, em perigo, como presas. Então, não facilite para Satanás. Amém. Não facilite. A primeira é a presa solitária. Presta atenção. Você pode até ir para o grupo. Eu quero voltar sobre essa solitária rapidamente. Eu posso estar no grupo, posso estar no discipulado, mas se eu não me submeto ao corpo de Cristo. Se eu me rebelo às instruções, correções, às disciplinas, aos conselhos, irmão, tu está se isolando. Faz isso não. No mínimo vai parar para ouvir e vai dizer: “Irmão, vamos buscar o Senhor juntos. Me dá um tempo para eu orar. Me dá um tempo para orar.” A segunda é a fraca. Aqui eu gostaria de tratar a fraqueza por falta de um bom alimento. Uma presa fraca. Vamos chegar depois na terceira, vocês vão entender que é muito parecida com essa. Uma presa fraquinha pode ser uma presa e sei lá do bando ali, pequena, grande, não importa. Mas se está fraca, é uma presa fácil. E aqui eu quero tratar isso como falta de um bom alimento, como tenho me alimentado ou qual tipo de alimento que eu estou me fortalecendo. Alimento, irmãos, é algo que eu necessito diariamente. Precisamos nos alimentar e alimentar bem e diariamente a nossa fé. Aqui eu faço um link com a palavra que o Fernando já nos trouxe. O que tem alimentado a tua alma? Está no nosso site no YouTube. Cadê os meninos? No só corpo, não é isso? Está lá essa palavra. Depois você vai e procura para poder te alimentar mais e ter mais discernimento da parte do Senhor. Colossenses 3:1 e 2 diz assim: “Buscar o Senhor, pensar nas coisas do alto, buscar as coisas do alto”. Nós precisamos entender isso. Isso fortalece a nossa fé. Porque nós ressuscitamos com Cristo, como diz a palavra, buscar as coisas que são do alto, porque essas coisas fortalecem a nossa fé, não enfraquecem. Uma fé fortalecida em Deus através do conhecimento prático e experimental das Escrituras. Jesus nos adverte que erramos ao deixarmos de conhecer as Escrituras e o poder de Deus. Mateus 22:29. Conhecer aqui é perceber, discernir, examinar. Em Mateus 7, Jesus vai nos dizer que aquele que ouve as suas palavras e pratica é um homem seguro, forte. Está estabelecendo a sua vida sobre um fundamento forte, seguro. O que alimenta a minha fé? Qual é o tempo que eu gasto alimentando a minha fé? Vivemos dias de muitas distrações. Daqui a pouco vou falar aí. Estou dando spoiler para os irmãos. Fortalece a tua fé, porque se você fica uma ovelha fraca de fé, tu pode ser uma presa fácil, em potencial para Satanás. Não seja assim. Não seja assim. Em nome de Jesus, fortalece a tua fé. Como? Em comunhão, em submissão às escrituras, em um tempo de oração. Eu não quero aqui estabelecer dia nem hora, porque isso nunca deu certo. Você sabe qual é o teu, a tua dinâmica de vida. Então, prepara ela de tal maneira que tu tenha tempo para te fortalecer nas escrituras, te fortalecer diante do Senhor no momento de oração e também em comunhão com o corpo de Cristo. Isso fortalece a nossa fé. Mais um pouquinho. A terceira é a doente. Eu tomo emprestado aqui Provérbios 29:1, que aquele que tu bota aí por gentileza, querido. Provérbios 29:1. É porque eu não tive tempo de colocar os textos aqui, me perdoem, mas é bom para a gente atentar aqui e ler, né? “O homem que muitas vezes repreendido, ele endurece a cerviz será quebrantado sem que haja cura.” Que ele não tem saúde em si. A decisão de não ouvir a repreensão, presta atenção, e continuar no mesmo caminho como um coração obstinado. E lá irá nos levar a uma situação de fé não saudável. Que não é saudável está doente. Uma presa doente é uma presa fácil. Como me tornar uma presa doente? Um coração obstinado, que não ouve repreensão, vai ser quebrado sem que haja cura. Não seja assim, querido, em nome de Jesus. Podemos estar perto e recebendo uma boa alimentação, mas se continuarmos no mesmo caminho, mesmo depois de sermos repreendidos, precisamos de cura da parte do Senhor nas áreas que estamos sendo repreendidos e corrigidos por Deus através do seu corpo, da sua palavra e do seu espírito. Não fique doente na tua fé. Cuidado com o coração obstinado. Isso vai te deixar doente na fé. Em Primeiro Tessalonicenses 3:10, o apóstolo Paulo vai nos falar sobre uma reparação das deficiências da fé. Reparar é consertar, pôr em ordem. Neste ponto, nós necessitamos muito uns dos outros. Muito, muito, muito, muito. Pode ser que alguma área da tua vida em Cristo esteja precisando reparar da tua fé. Algumas coisas precisam de reparação. Tua fé está doente no sentido de que precisa de correções e que você precisa aplicar essas correções. Em nome de Jesus, precisamos tomar cuidado, queridos. É possível que a condição de fraca passe para uma condição de doente, caso não seja corrigido. De uma ovelha fraca, tu passe a ser uma ovelha doente. Se tu tens coisas para reparar na tua fé, se submete em nome de Jesus e deixa de ser uma presa fácil. Olha, eu já vi muita gente preciosa ao longo dos anos endurecer o coração em obstinações e não dar ouvidos a correções. Ficou doente na fé e naufragou. Satanás viu e disse: “Presa fácil, não seja assim. Em nome de Jesus se submete.” Eu quero dizer para você, dá um spoiler aqui. Vai doer, vai. Mas é para a nossa saúde e segurança em nome de Jesus. Tu vai chorar, vai, mas vamos chorar junto. Vamos chorar junto. Vamos chorar junto. É aquela coisa, né? Às vezes eu começo uma conversa assim, querido, tu sabe que eu te amo. Já começo, eu começo muitas conversas assim, sei. Tu tem certeza? Tenho. Então lá vem. Vamos lá. Senta aqui. Porque a convicção de ser amado abre, nos faz sermos pessoas abertas às correções, porque fiéis são as feridas em nós, feita por quem nos amam. Então, se submete a essas feridas que Deus vai fazer através daqueles que te amam. E a Bíblia diz assim que aquele que faz a ferida, ele mesmo vai sarar. Então vai sarar, vai ficar saradinho, ficar só talvez fique só uma cicatriz, mas é cicatriz de amor que você vai olhar e dizer: “Puxa, como foi bom me submeter, porque agora eu estou além de sadio na fé, porque corrigir defeitos eu estou seguro, porque Satanás vai olhar, opa, esse aqui, mas não estava doente, estava adoecendo, mas agora está sarado. Esse aqui está além de sarado, fortalecido e em grupo, presa difícil.” Ô glória. Glória. Amém. Somos nós assim. Se acha que alguém chega bem em Cristo depois de 30, 40 anos, firme na fé, porque está andando sozinho, é porque é super está, porque é poderoso, é, não é porque chora, é porque peca e confessa, abre coração, anda na luz, está em grupo, está em bando, sofreu correções, foi corrigido, se submeteu e assim nós nos mantemos naquele grupo andando, andando, andando até chegar, como Paulinho gosta do texto, a ser dia perfeito. Amém. Deixa o Senhor corrigir os defeitos da tua fé. E a última que eu tenho reparado nessa vida animal, me ajudem, viu? Por favor, tenham misericórdia de mim, é a distraída. Isso aqui eu já vi. Isso aqui eu já vi muito em crocodilo. Eu aprendi uma frase agora em São Luís que diz assim: “Galinha que quer ser pato morre afogada”. É galinha que quer ser um pato morre afogada. Mas eu quero dizer para você que pato que vai ficar comendo, tomando água perto de onde tem um jacaré vira comida. A distraída. O distraído não percebe ou não tem uma boa percepção do que está acontecendo em sua volta. Primeira Coríntios 7:35, Paulo fala sobre nos consagrarmos sem impedimento ou distrações ao Senhor. Conhecemos muito o texto de Lucas 10:42, onde Marta estava distraída com muitas coisas. Impressionante que quem estava ao lado dela foi Jesus. Então, qual é a lição que eu tiro de Marta? É que Jesus mesmo ao meu lado, Satanás, ele pode me distrair. Então preciso perceber, não está distraído. Cuidado com as distrações. Em Segunda Timóteo, capítulo 2, versículo 4, o apóstolo Paulo fala assim: “Nenhum soldado em serviço se embaraça, se enreda, se distrai, se envolve com negócios desta vida”. Começando com os queridos que fizeram a academia, é toda hora ali focado, não é, Everton? Cadê Lucas? É focado, se distrai, queridinho, vai lá para o final da fila ou corre o risco de ser cortado. Nós somos soldados de Cristo, nós estamos em serviço. Nós temos que cuidar, tomar cuidado com as distrações. Em Lucas 14:15 a 25, Jesus nos fala sobre as bodas do cordeiro. É tão interessante essa bodas do cordeiro. Presta atenção. Anota esse texto, depois você lê em casa. Também está em Mateus 22:1 a 14. Jesus nos fala sobre as desculpas que foram dadas. São desculpas todas lícitas. Presta atenção. Comprar um carro, comprar um cinco juntas de boi, né, que era quase um trator naquela época para os dias de hoje. Outro se casou. A licitude dessas decisões foram distrações e impediram de estarem nas bodas do cordeiro. Não estou querendo dizer que casar é distração. Presta atenção. Jesus usou esses exemplos lícitos para nos dar uma grande lição hoje. Cuidado com as coisas lícitas, porque as lícitas nós corremos e as lícitas podem nos distrair. Essa é a realidade dos dias atuais. Sim ou não? Sim. Você vai olhar Instagram, meu Deus, olha que luta esse negócio, viu? Não pensa que é luta para você só não. Você vai abrindo lá, coisa engraçada, coisa assim, quando você vê 30 minutos, meu Deus do céu, distrações e sérias. O que tem de sério hoje boa é impressionante. Estou falando das ruins, não, está? Falando boas, coisas lícitas, projetos, nada contra, mas cuidado para tu não te tornares uma ovelha distraída com essas coisas. Eu estava trabalhando determinado tema, aí um irmão virou para mim e disse assim: “Wilha, cuidado, isso aí distrai nada, tudo lícito, tudo lícito.” Aí eu digo: “É mesmo? Cuidado porque a gente fica tão focado nesse negócio. É um negócio bom, viu? Posso, né? É um negócio bom. Aí que não é bom não nos não distrai não. Não é verdade? Quem ficou distraído com a coisa ruim, só se for trevas. A gente, eu não estou querendo dizer que ninguém aqui está vivendo isso, né? Série que é pornográfica nojenta. Eu sei que os irmãos não assistem. Isso não é engracinha. Eu sei que os irmãos não veem, mas as boas, não é? Aquelas boas, meu Deus do céu, as coisas boas nos distrai, as lícitas. Jesus só deu aqui exemplo de coisas lícitas. Ah, eu não posso porque eu vou fazer isso, Jesus. É nada contra. Ah, eu não posso porque nada contra. Eu não posso nada contra. O que Jesus está trazendo para nós nesses dias atuais, que uma ovelha distraída é uma ovelha em potencial para ser tragado por Satanás. Em Cantares, capítulo 2, versículo 15, fala sobre as apanhar as raposinhas, pois normalmente nós damos atenção às grandes raposas. Esse que é formosa, ó meu amor. Esse que é famosa, seus olhos como já como é esse versículo mesmo? 2:15 é dois dois. Bota aí, queridão. Cantares. Aí ele lembrou da esposa da feninha, ele ficou: “Apanhai-nos as raposas, as raposinhas que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cuidado com as raposas pequenas, cuidado. Elas entram e fazem uma devassa. Ninguém tropeça em montanha, irmão, mas em pequenas pedras sim. Todos nós temos um ponto de distração pessoal. Tome cuidado com ele para você não se tornar uma ovelha distraída, porque o bando vai e você fica distraído. Você está bebendo água e o jacaré está bem pertinho e você não percebe. Como ter uma percepção de um inimigo invisível? Sendo fortalecido no Senhor e na força do seu poder. A vida no espírito. Presta atenção. Eu vou concluir com essa palavra e vou orar com junto com você. A vida no espírito para um homem ou mulher madura em Deus. Neste ponto de distração, para você e eu sermos homens e mulheres com o discernimento claro espiritual das coisas que estão ao nosso redor, não vai cair no nosso colo. Exige de nós dedicação, tempo e abnegação. Não vai cair no teu colo. Eu vou repetir. Você e eu, para fugirmos desse tipo de presa distraída, que o contrário disso é termos uma percepção espiritual do que se passa ao nosso redor, nas nossas casas, nos nossos negócios, nossos filhos, nas nossas esposas, nos maridos, na tua casa, não vai cair no teu colo. É preciso dedicação, buscar o Senhor, buscar sua palavra, vida de comunhão no corpo de Cristo, tempo devocional diante do Senhor. Sim, para nos livrar de sermos uma ovelha distraída. Quais são os quatro tipos? A solitária, a fraca, a doente e a distraída. Mas nós somos, não somos esses. Mas se há alguma deficiência que eu quero aproveitar essa palavra na tua fé, em uma dessas áreas, vai buscar o Senhor, conversa com teu discipulador, abre o teu coração, deixa Deus falar como nós cantamos no início dessa palavra. A voz do Senhor, ela é poderosa. Ela é poderosa para denunciar. Presta atenção, mas para nos guiar caminhos de paz e caminhos de vitória. Em nome de Jesus, Satanás vai olhar para você, vai dizer: “Essa presa não é fraca. Essa presa não está doente na sua fé. Essa presa não está solitária. Essa presa não está distraída.” E assim a tua fé vai sendo guardada. Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Podemos orar juntos. Te apresenta ao Senhor. Apresenta a tua vida a Deus. Se tu te identificou com alguma dessas presas aqui, apresenta a tua vida a Deus. Se tu tens percebido que os teus filhos estão entre em uma dessas presas, tu não está te percebendo como pai e mãe, como vigias, te apresento ao Senhor. Há um caminho de arrependimento que Deus quer nos levar para podermos corrigir os nossos caminhos diante do Senhor. O Espírito Santo, ele deseja nos fortalecer, nos guardar. As armas que estão em Deus, elas são poderosas. Poderosas. Nossa luta realmente não é contra algo visível, é contra um inimigo que tem anos e anos de expertise, que arma ciladas astutas, invisíveis, pensadas contra nós. Mas o nosso Deus, ele é poderoso para nos guardar e nos fortalecer, mas ele espera que nós nos acheguemos a ele, porque a palavra diz: “Fortalecei-vos no Senhor. Há recursos em Deus para estarmos fortes. Deus quer nos falar.” Pai santo, nos apresentamos a ti, Senhor. Tantas situações aqui. Quantas situações aqui que podem estar em risco, em perigo. Quantos queridos aqui podem estar em risco com a sua fé, Senhor? Socorre-nos, Senhor. Abre os olhos do entendimento. Abre os olhos para vermos, Senhor. E junto a isso nos leva ao arrependimento, Senhor, para que vendo o perigo, nós fujamos dele, nos fortalecendo em ti, na tua palavra, numa vida de corpo, nos alimentando de ti, Senhor, não ficando sozinhos, buscando correções, conselhos da parte do Senhor, reparando os defeitos da fé que haja, Senhor, em nome de Jesus, e nos livra das distrações lícitas. Abre os nossos olhos em nome de Jesus. Em nome de Jesus. Jojó, encerro aqui. Podemos ficar de pé, queridos. Aleluia. Eu quero que você ore pelo teu irmão impõe as mãos sobre ele. É uma prática que nos guarda. É umas Alex quer falar algo, queridos. Irmãos, o espírito está falando ao nosso coração. Acolhemos essa palavra. Ontem estávamos, ontem não, na sexta-feira estávamos no grupo, não foi João? E João trouxe até esse exemplo. A gente estava falando sobre essas questão das distrações também, né? Bem nessa linha. E você tem alguns sinônimos dessa palavra distração. Ela fala entreter, desviar, afastar. E o contrário disso é atrair. O Senhor quer nos atrair para ele. Amém. Amém. As distrações nos afastam do Senhor, nos mandam para longe, nos desviam do propósito e o Senhor nos chama a estarmos atraídos a ele, sermos atraídos por ele. Que uma das formas é buscar ter os nossos olhos focados no Senhor. Nessas disciplinas espirituais vão nos atrair para o Senhor. As distrações vão nos desviar do Senhor, vão nos afastar, vão nos colocar para longe do Senhor. Mas que a palavra possa nos atrair, guardar a palavra no nosso coração para não pecarmos contra o Senhor, para não nos desviarmos do Senhor, não ficarmos desapercebidos.
Baixe a transcrição original aqui: