Reflexão sobre a importância de fundamentos sólidos na fé, o chamado à fidelidade em vez de inovação, e a essência do discipulado em Cristo.
Transcrição realizada com ajuda de Inteligência Artificial
A Importância de Fundamentos Sólidos
Quando Paulinho convidou para repartir algo com vocês, estive buscando diante do Senhor. Creio que é uma carga que o Senhor tem trazido no nosso coração e nós temos enfatizado ela constantemente. Sentimos no espírito de repartir com vocês aqui e creio que o Senhor vai dar graça para talvez enxugar um pouco do que está no nosso coração como liderança ali em Canoas. Temos trabalhado com a igreja já há mais de um ano, mas muito do que nós temos procurado diante de Deus é reforçarmos os fundamentos, aquilo que é a base da nossa fé, aquilo que nós temos convicção no que cremos.
Não são grandes coisas estratosféricas, revelações que talvez ninguém tenha ouvido falar aqui, mas nós precisamos trazer à memória esses fundamentos constantemente. Porque uma casa que ela é edificada e construída em cima de um fundamento sólido, pode vir chuva, pode vir tempestade, pode vir enchente, pode vir perigo, pode vir qualquer coisa. Essa casa, ela não se abala.
E muitas vezes nós temos visto irmãos passarem por coisas complexas na vida, outras vezes nem tão complexas, e essa casa ser abalada. E ao fazermos esse diagnóstico e procurarmos de Deus o porquê disso, temos visto que, dentre vários motivos, um deles é muitas vezes um fundamento não tão sólido, uma base não tão sólida.
Talvez muito do motivo é porque, como geração, inclusive aí falo também aos jovens aqui, nós temos nos tornado muito imediatistas e muitas vezes rasos nas coisas. E aí parece que por já termos visto um conteúdo ou já termos lido alguma vez ou ouvido uma ministração, aquilo é matéria dada. Mas nós precisamos repetir essas verdades até que essas verdades se tornem vida no nosso coração. Amém?
Não basta apenas sabermos intelectualmente algumas verdades, mas elas precisam ser vida no nosso coração. Nós precisamos nos deixar ser conquistados por essas verdades. E aí não precisam ser muitas, mas poucas delas bem fundamentadas na nossa vida, bem solidificadas, com o nosso coração conquistado por elas. Pode vir chuva, pode vir terremoto, podem vir todos os desafios, mas nós não seremos abalados porque estamos construindo a nossa casa sobre a rocha que é a pessoa de Cristo, a Sua verdade, a Sua vida, a Sua obra.
Tem uma frase que alguns irmãos falam há muitos anos: “Poucas verdades, bem aprendidas, bem praticadas e bem transmitidas a outros.”
O Chamado à Fidelidade e Não à Inovação
Nós hoje em dia, num mundo onde nós buscamos tantas novidades. Quando Jesus Ele veio aqui em terra, e Jesus é a nossa referência para todas as coisas, Ele não veio inovar, Ele não veio trazer super novidades. Jesus, Ele não foi uma pessoa, é claro que Ele foi revolucionário tanto na forma como Ele expôs o evangelho, quanto também no descortinar de muitas verdades. Mas Jesus, Ele não veio inovar aquilo que o Pai já vinha construindo na história desde o início. Jesus, Ele foi um homem fiel ao Pai. Ele foi fiel, não foi super inovador, Ele foi fiel a tudo aquilo que Ele ouvia do Pai, Ele replicava.
E nós muitas vezes tendemos, talvez, a buscar as novidades, buscar as grandes revelações, aquilo que está acontecendo de novo. Mas que o Senhor nos encontre fiéis nesses fundamentos que temos recebido como congregação há tantos anos e que tem nos livrado de tanta coisa, de tanta mistura, muitas vezes de nos desvirtuarmos como congregação. É claro que nós precisamos mais. É claro que nós precisamos ter nossos olhos abertos para o que o Senhor tem para acrescentar na nossa vida como igreja. Mas Deus não tem buscado pessoas inovadoras, tem buscado fiéis. Amém? Pessoas fiéis.
Paulo, quando ele fala para Timóteo para ele transmitir o que ele tinha recebido dele, ele fala para que ele transmitisse para homens fiéis. Amém. Para que eles também fossem aptos a instruir a outros.
A Verdade como Escada Espiral e a Luta contra a Religião
Porque talvez coisas que eu vou repetir e falar aqui para vocês não são novidade, mas o próprio Edlé, irmão que tem abençoado muito a minha vida, ele fala sobre a nossa vida como uma escada espiral. Sabe aquela escada caracol assim? Aquela escada caracol, cada vez que tu circula mais uma vez nela, tu sobe um pouco. E é a mesma coisa quando nós passamos pelas verdades. Não é que eu passei uma vez por essa verdade e agora eu já entendi tudo, mas eu preciso passar por várias vezes aquela mesma verdade. E cada vez que eu passo, eu vou crescendo, crescendo em revelação, crescendo em entendimento, crescendo em deixar ser conquistado por aquilo.
Então, quando nós falamos, e essa tem sido a nossa maior carga como família e como serviço dentro da igreja, de que essas verdades elas não sejam religião. Amém? Esses fundamentos não sejam apenas uma religião. Não basta apenas saber a catequese, as verdades. O quanto isso já conquistou o meu coração? O quanto isso representa na prática, o quanto isso impacta a minha vida na prática?
Que todos nós que talvez vivemos na igreja há muitos anos possamos nos despir nessa tarde de uma capa de muitas vezes religião, mas nos deixarmos ser conquistados pela verdade do evangelho, pela simplicidade, pureza devida a Cristo. E para que aquilo que temos recebido há tantos anos, que é tão rico (vida e obra de Jesus, o senhorio de Cristo, propósito eterno, o discipulado, uma vida de adoração, a unidade da igreja), todos esses princípios, eles sejam vida no nosso coração.
O Crescimento em Cristo e a Unidade da Fé
Efésios 4:13 a 16, um texto muito conhecido, ele diz que:
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”
Existe um “até que”. Amém. Nós estamos aqui caminhando, buscando conhecer o Senhor e fazer o nome dEle conhecido, até que cheguemos à unidade da fé e nós todos sejamos formados à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Ele é a nossa referência. Amém. Então nós vamos progredindo de fé em fé, de glória em glória, até que cheguemos à perfeita imagem de Cristo. Então existe uma progressão e essa progressão ela parte de um pressuposto em que nós vamos crescendo espiritualmente.
Outro texto aqui, Hebreus 2:1, ele fala sobre isso que eu introduzi dizendo de revisarmos essas verdades:
“Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.”
Vamos nos apegar, amém, com mais firmeza a essas verdades ouvidas, para que delas nós jamais nos desviemos.
Jesus: Senhor e Não Apenas Salvador
Nós nos demos conta de que muitos dos jovens ali em Canoas não tinham tanta clareza de onde tinham vindo algumas das revelações que nós vivíamos e ministrávamos e pregávamos ali em Canoas, mas que talvez o porquê daquilo não estivesse tão claro.
Houve, por exemplo, a restauração de um princípio de que Jesus Cristo não é apenas o Salvador da nossa vida, mas Ele também é o Senhor das nossas vidas. Hoje, é óbvio, talvez para nós como igreja, mas isso foi uma verdade reconquistada. Talvez muitos que vieram da tradição, da igreja tradicional, isso não era tão óbvio assim. Mas Jesus, Ele não é apenas o nosso Salvador, Ele é o nosso Senhor. Amém. Jesus Cristo é o nosso Senhor.
Inclusive, os textos no Novo Testamento que falam sobre o senhorio de Cristo e Ele como nosso Senhor, eles são infinitamente maiores do que aqueles que falam até dEle como nosso Salvador. Porque toda a nossa vida ela depende de sermos discípulos de Jesus e não apenas novos convertidos. Amém? Porque crer em Jesus, a Bíblia diz que até os demônios eles creem nEle, eles temem diante dEle, talvez tenham até mais temor do que muitos de nós. Mas nós não fomos chamados apenas para sermos salvos e novos convertidos, mas para sermos discípulos. Amém? Para sermos discípulos de Jesus.
O Processo de Transformação: Palavra e Espírito
O Espírito Santo te revela uma área. Agora existem dois componentes que vão te ajudar a ser transformado pela glória de Cristo: a Palavra e o Espírito Santo. A Palavra e o poder do Espírito Santo. Não é um, não é outro, é os dois. Jesus diz: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”
Pensa que é como se fosse uma locomotiva. É como se fosse uma locomotiva que ela tem o trilho, que é a Palavra de Deus, e ela tem o motor, que é o poder do Espírito. Nós precisamos dos dois. Um sem o outro não funciona. É como se fosse um passarinho com uma asa. Ou ele cai ou ele fica voando em círculos. Não vai voar só com uma asa. Eu preciso estar cheio da Palavra e cheio do Espírito. É os dois. Amém.
Essa vida abundante, então, que Ele quer que nós tenhamos, ela vai ser conquistada pela Palavra e pelo Espírito.
Como é que funciona esse processo? Segunda Coríntios 3:18, para a gente ir concluindo, para eu dar um “como” para vocês também, não só dizer que precisamos avançar, mas como nós avançamos. Segunda Coríntios 3:18 é um versículo chave que fala sobre isso. Ele diz:
“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplamos como por um espelho a glória do Senhor, e nós somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”
As Escrituras elas comparam a própria Palavra de Deus a um espelho. E esse espelho ele revela a condição espiritual do nosso interior, da forma que nós possamos ver como Deus nos vê continuamente até o resultado final. Não só como deveríamos ser, mas também como nós seremos.
Uma coisa é a minha posição espiritual, outra coisa é a minha experiência. A minha posição espiritual, eu olho o espelho, eu olho para a Palavra de Deus e a Palavra de Deus me mostra quem eu sou em Cristo. Quando eu olho para a minha experiência, eu vejo que eu ainda não estou refletindo a imagem que eu vejo naquele espelho.
Ao refletirmos a nossa vida no espelho da Palavra de Deus e nós contemplamos a glória que Deus vai realizar em nós. Nós olhamos a Palavra de Deus e nós vemos a glória que Ele vai realizar em nós. E ao observarmos esse espelho, essa glória pela fé e continuarmos a olhando esse espelho pela fé da Palavra de Deus, o Espírito Santo nos transforma à imagem do que nós vemos.
O Segredo da Transformação: Posição vs. Experiência
Então, a pergunta é: nós vamos viver olhando para a nossa experiência ou para a nossa posição de quem nós somos em Cristo? É por isso que Paulo ele fala: “Nós estamos assentados nas regiões celestiais com Cristo.” Esse é o nosso lugar. Esse é o nosso lugar espiritual.
Eu vou contemplando a Palavra pela fé. Essa é a minha posição espiritual. Agora eu sigo olhando para o espelho da Palavra de Deus pela fé e o Espírito Santo começa a me transformar na imagem que eu vejo. Vou me conformando com essa imagem.
Um exemplo: lembra que eu falei da minha impaciência? Essa é a minha experiência. Eu sou impaciente por natureza. Agora, o que a Palavra de Deus diz? Quem eu sou em Cristo? O Espírito Santo habita em mim e nEle eu tenho todos os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, benignidade, longanimidade, paciência. Então, eu sei que na minha experiência eu sou impaciente, mas eu olho para o espelho pela fé. Em Cristo eu já tenho toda a plenitude da paciência, toda. Em Cristo eu já sou longânimo. E à medida que eu sigo olhando para a Palavra de Deus, o Espírito Santo vai me transformando à imagem dEle, como de glória em glória, de fé em fé.
Então, nós precisamos da Palavra e do Espírito. Não é um nem outro, são os dois. E o melhor é que nós não precisamos escolher um ou outro. É os dois. O Espírito vai se aplicando e vivificando em nós a Palavra e nós vamos obedecendo a Palavra dEle.
Os 10 Capítulos Chave do Novo Testamento
Eu queria dar uma dica agora para você. Sabe aqueles quadradinhos todos? Tudo que Deus espera de nós, o Novo Testamento, 90% do que Deus espera da nossa vida, daquilo que nós temos que ser transformados na prática num espelho, pode ser resumido em 10 capítulos do Novo Testamento.
Esses 10 capítulos têm que ouvir, ouvir, ouvir, ouvir, ouvir. Olhar para o espelho, olhar para o espelho, olhar para o espelho pela fé. E o Espírito Santo vai nos transformando na imagem que vemos.
Grava comigo:
- Mateus 5, 6 e 7
- Efésios 4, 5 e 6
- Romanos 12 a 15
Esses 10 capítulos falam sobre finanças, falam sobre marido e mulher, fala sobre pais e filhos, fala sobre relação com a autoridade, fala sobre todas as áreas da nossa vida. É claro que temos que deixar a Palavra inteira habitar em nós. Mas, queridos, 10 capítulos do Novo Testamento. 90% do discipulado está nesses capítulos aqui.
A Glorificação Final
Primeira João 3:2 fala o seguinte para nós concluirmos:
“Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que haveremos de ser, mas nós sabemos que quando ele se manifestar, um dia nós seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é.”
Hoje nós vemos o verbo Filho de Deus na Palavra e nós vemos um espelho e nós vamos sendo transformados num processo à medida do que nós vemos como esse espelho. Mas um dia nós não veremos mais como um espelho, mas nós veremos como Ele é. E nesse dia sabemos que quando Ele se manifestar, nós seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é. Amém.
Naquele dia, queridos, e ah, como eu espero esse dia. Não mais eu vou olhar a pessoa de Cristo como um espelho, sendo transformado pela fé e pelo Espírito dia após dia, mas nós vamos ver como no piscar de olhos o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com muita glória. E nós vermos Ele, ao vermos Ele como Ele é, nós seremos completamente transformados na imagem d’Aquele que nós vemos. Amém. Aleluia!
Essa é a glorificação, sem a culpa do pecado, sem o peso do pecado, sem o poder do pecado e sem a presença do pecado. Mas até que cheguemos nesse dia, nós seguimos avançando, olhando para a Palavra e deixando o Espírito nos transformar nesse espelho que nós vamos vendo. Não o espelho da minha experiência, mas da minha posição de quem eu sou em Cristo.
O que é que o Espírito Santo te revelou nessa tarde que precisa ser entregue para Ele? O que é que neste caminho de santificação a cruz está sendo colocada diante de ti? Quer saber uma notícia não tão boa assim? A cruz dói. A cruz é cruz. Ela dói. Mas é uma morte, queridos, do nosso eu.
Baixe a transcrição original aqui: