Resumo do áudio criado com ajuda de Inteligência Artificial Uma alegria muito especial estar com vocês mais uma vez. Agradeço de todo o coração por todo o envolvimento da igreja, tanto aqui quanto em Candeias e Janga, pela hospitalidade, transporte e toda a logística. O trabalho de preparação, das cozinheiras e da equipe de jovens […]


Resumo do áudio criado com ajuda de Inteligência Artificial

Uma alegria muito especial estar com vocês mais uma vez. Agradeço de todo o coração por todo o envolvimento da igreja, tanto aqui quanto em Candeias e Janga, pela hospitalidade, transporte e toda a logística. O trabalho de preparação, das cozinheiras e da equipe de jovens foi incansável e muito lindo. Agradeço por tanto carinho, serviço, generosidade e sacrifício demonstrados.

Os Sete “Eu Sou” de Jesus e a Ressurreição

O tema da mensagem é a ressurreição dentre os mortos. O livro de João apresenta sete grandes afirmações de Jesus sobre si mesmo:

  • “Eu sou o pão da Vida” (João 6)
  • “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12)
  • “Eu sou a porta das ovelhas” (João 10:7)
  • “Eu sou o bom pastor” (João 10)
  • “Eu sou a ressurreição e a Vida” (João 11:25)
  • “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14)
  • “Eu sou a videira verdadeira” (João 15)

A afirmação “Eu sou a ressurreição e a Vida” foi comprovada diante da morte de Lázaro, quando Jesus o ressuscitou, demonstrando que Ele é, de fato, a própria ressurreição e a vida.

O Propósito Eterno e os Fundamentos da Fé

O projeto de Deus é eterno e se conecta com a ressurreição. Nos fundamentos da fé, em Hebreus 6, além de arrependimento e fé, estão a ressurreição dos mortos e o juízo eterno. A salvação, redenção e a aliança com Deus são eternas, o que nos dá uma herança eterna e nos liberta do medo, mas nos chama ao mesmo tempo para viver com tremor e temor, pois há um juízo eterno.

A Ressurreição de Jesus: Um Fato Incontestável

A ressurreição de Jesus é um fato real e incontestável. Em Mateus 28, o anjo diz às mulheres que foram ao túmulo: “Ele não está aqui; ressuscitou!”. Em Atos 1, é dito que Jesus se apresentou vivo aos apóstolos com “muitas provas e incontestáveis” durante 40 dias. Paulo, em 1 Coríntios 15, relata que Jesus apareceu a mais de 500 irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vivia quando ele escreveu a carta, servindo como testemunhas.

As Implicações da Ressurreição de Jesus

A ressurreição de Jesus tem consequências profundas para nossas vidas:

  1. Jesus é o Filho de Deus com poder: Romanos 1:4 afirma que Ele foi designado como Filho de Deus com poder por Sua ressurreição.
  2. A morte foi derrotada: A ressurreição de Cristo atesta que a morte, nosso maior inimigo, foi vencida. Como diz 1 Coríntios 15:55-57: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? […] Mas graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
  3. Jesus é as primícias: Cristo é “as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:20), ou seja, Ele foi o primeiro a ressuscitar, garantindo a ressurreição para todos os que creem.

A vitória de Jesus sobre a morte nos liberta de qualquer medo e nos dá a certeza da vida eterna.

Cristo, o Senhor dos Vivos e dos Mortos

Em Romanos 14:9, lemos que Jesus morreu e ressuscitou para ser Senhor de vivos e de mortos. Essa realidade nos faz viver de forma diferente, pois sabemos que a nossa vida não se restringe a esta terra, mas já estamos na eternidade de Deus. Cada um de nós dará contas a Ele, não para ser julgado com condenação, mas para que a nossa vida seja avaliada. O que fazemos com o tempo, a palavra e os dons que recebemos terá um valor eterno, pois será gerado pelo Espírito Santo, e não pela força da carne.

Jesus: Homem Glorificado no Trono

É importante entender que Jesus, mesmo glorificado no trono, não deixou de ser homem. Como o Verbo Eterno que se encarnou, viveu, morreu e ressuscitou como homem, Ele agora intercede por nós à direita de Deus. Ele se compadece de nossas fraquezas e tentações porque as viveu. Ele é o Cordeiro, o Filho de Deus e Filho do Homem, que governa por toda a eternidade.

A Ressurreição e a Nossa Justificação

A ressurreição de Jesus é a base da nossa justificação. Em Romanos 4:25, a Bíblia diz que Ele foi entregue pelas nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação. Quando cremos em nosso coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, somos salvos. A ressurreição de Jesus é o fundamento que nos declara justos diante de Deus.

Jesus, o Juiz da Terra

Deus, por meio de um homem que Ele designou e ressuscitou dentre os mortos, há de julgar o mundo com justiça (Atos 17:31). A nós, que já passamos da morte para a vida, cabe viver em novidade de vida. Em 2 Coríntios 5:10, somos lembrados de que todos compareceremos diante do tribunal de Cristo para dar contas do que fizemos com tudo o que nos foi dado. Isso deve gerar em nós um temor santo, levando-nos a viver em pureza e santidade.

O Poder da Ressurreição na Vida do Crente

A ressurreição de Cristo nos dá uma viva esperança. Não se restringe a algo do passado, mas se manifesta em nossa vida presente de diversas formas, sendo nossa ressurreição espiritual.

  • Identificação com Cristo: Nossa “velho homem” foi crucificado, sepultado e ressuscitado com Cristo. O poder da ressurreição habita em nós, nos dando uma nova realidade pela fé.
  • Novidade de Vida: Andamos em uma nova vida, cheia de aventura e propósito.
  • Um Novo Mestre: Não vivemos mais para nós mesmos, mas para Cristo que morreu e ressuscitou por nós, movidos pelo amor Dele.
  • Um Novo Propósito: Buscamos e pensamos nas coisas do alto, onde Cristo está, e não nas coisas da terra.
  • Um Novo Poder: Temos à nossa disposição o poder da ressurreição para viver com força, ânimo e alegria, superando a ansiedade, a depressão e o desânimo.

Baixe a transcrição original do áudio: