Que o fogo do espírito inflame o seu coração, busque a comunhão do espírito e cresça em intimidade com ele. Ouça a voz do Espírito e ouse seguir essa voz. Ouse seguir a voz do Espírito.
Transcrição realizada com auxilio de Inteligência Artificial
Vamos iniciar fazendo uma leitura. Segundo Timóteo, capítulo 2, versículo 9: “É por ele que estou sofrendo, a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada.” Quem está falando? Paulo está escrevendo para Timóteo. É por ele, por Jesus, que estou sofrendo até algemas como malfeitor, mas a palavra de Deus não está algemada. E agora o capítulo 4, vamos ler do 6 ao 8: “Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida chegou. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora me está guardada a coroa da justiça que o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia. E não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”
Antes de iniciar, libação era uma oferta de vinho que era derramada sobre o altar no templo ou antes no tabernáculo. Então, foi instituída por Deus para Israel. Era uma oferta de vinho derramada sobre o altar. Era um tipo de sacrifício, uma oferta de vinho. E Paulo diz: “Já estou sendo oferecido por libação”. E o tempo da minha partida chegou.
O Contexto da Prisão de Paulo e a Situação de Timóteo
O que acontece? Paulo estava preso em Roma pela segunda vez. A primeira prisão tinha sido uma prisão mais tranquila, aquela que está lá em Atos 28, né? Que Paulo alugou uma casa e ficou na sua casa junto com o guarda, com o oficial, a pessoa que estava tomando conta dele, mas era a casa de Paulo e ele pagava o aluguel. Então essa prisão tinha sido mais tranquila, era uma prisão domiciliar e Paulo tinha uma certa liberdade, conforme a gente pode ver ali em Atos 28. Aparentemente Paulo foi julgado e foi solto depois de algum tempo daquela prisão e pôde continuar o seu trabalho como apóstolo às igrejas. Até que ele foi preso de novo, dessa vez acusado pelo imperador Nero, acusado pelo imperador Nero de promover distúrbios e agitações. E essa prisão foi bem diferente da primeira. Agora, Paulo estava encarcerado e era tratado como malfeitor, como a gente acabou de ler. E ele estava convicto que a sua morte estava bem próxima, ia ocorrer a qualquer instante.
Já Timóteo, o amado filho de Paulo, conforme ele mesmo se refere a Timóteo no início dessa carta, Timóteo estava em Éfeso e a distância de Éfeso para Roma é mais de 2.000 km. Timóteo tinha sido conduzido para lá pelo próprio Paulo alguns anos antes como representante apostólico para aquela igreja, para a igreja daquela cidade. E a missão de Timóteo não era simples, não, corrigir problemas graves que estavam acontecendo por lá. Mais adiante eu falo um pouquinho desses problemas. Mas agora, alguns anos depois, estando na prisão, Paulo toma conhecimento que os problemas na igreja de Éfeso continuavam e pior ainda, Timóteo não estava bem. Esse é o cenário por trás dessa carta, segunda carta de Paulo a Timóteo. Amém. Fecha os olhos. Vamos orar mais um pouco.
Jesus, o Senhor que conhece todas as coisas, está conosco aqui esta tarde. O Senhor sabe quantos dos que aqui estão necessitam do socorro do Senhor nesta tarde e nesses dias. Nós te pedimos em nome de Jesus, nós te pedimos que os olhos do nosso coração sejam iluminados pelo teu Espírito Santo. Fala conosco, Senhor, e nos ajude a ouvir a tua voz. Nós consagramos esse tempo, nossos olhos, nossa atenção, nossos ouvidos, Senhor. Todo o nosso coração consagramos a Ti para a obra do Teu Espírito Santo em mim e através de mim e em cada um de nós, em nome de Jesus.
Os Desafios da Igreja em Éfeso
Amados, Éfeso era uma cidade muito grande, muito rica e muito movimentada. Era a capital da província romana da Ásia. Hoje a Turquia, a parte da Turquia que fica na Ásia, né? Esse país Turquia tem uma parte dele que é na Ásia, tem uma parte na Europa. A parte da Ásia naquela época do Novo Testamento era uma província do Império Romano chamada província da Ásia. Éfeso era a capital dessa província e era um ponto de passagem das caravanas de comerciantes que levavam e traziam produtos do Oriente para todo o Império Romano. Alguns historiadores dizem que a população de Éfeso naquela época passava dos 250.000 habitantes e o que a tornava a segunda maior cidade do império, atrás apenas de Roma, que tinha entre 800.000 e 1 milhão de pessoas em Roma.
Além disso, lá em Éfeso ficava o templo dedicado a uma deusa, a quem eles chamavam de Ana ou Ártemis. É a mesma pessoa, considerada deusa pelos Efésios. Isso fazia com que a cidade de Éfeso fosse também um centro de feitiçaria e de culto a falsos deuses. Mas olha, a religião pagã e o materialismo não eram as únicas ameaças à igreja de Éfeso. Tinha coisa pior. Ensinamentos enganosos sobre o cristianismo avançavam de forma agressiva na cidade e na igreja também, propagados por líderes persuasivos, falsos mestres que continuavam esse mau trabalho, mesmo após alguns anos de trabalho de Timóteo, de esforço de Timóteo naquela localidade. Isso estava colocando em perigo a fé de toda a comunidade de discípulos. Além disso, a autoridade de Timóteo continuava sendo questionada por alguns na igreja. Vocês devem lembrar que na primeira carta Paulo disse para Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade”. Ele não estava falando da população da cidade, ele estava falando das pessoas que congregavam na igreja. E aparentemente essa autoridade de Timóteo continuava a ser questionada por alguns que estavam na igreja.
Como se não bastasse, é provável também que Timóteo continuasse enfrentando problemas na sua saúde. Na primeira carta, Paulo disse: “Timóteo, não beba somente água, tome um pouco de vinho por causa das tuas frequentes enfermidades.” Veja a combinação de todas essas circunstâncias, problemas, os falsos mestres ainda agindo, atuando e colocando em risco aquela comunidade de discípulos, a autoridade dele sendo questionada. Ah, problemas de saúde, a soma dessas circunstâncias tinham afetado a fé de Timóteo. Fica claro quando a gente sabe isso e lê a carta, fica claro o que que Paulo está falando. Porque às vezes parece que alguma daquelas frases que Paulo está dizendo assim meio solta. Ah, pode ser que um dia aconteça, então eu já estou dando orientação se um dia acontecer. Não, não é nada disso. Já estavam acontecendo as dificuldades com Timóteo e Paulo está tratando disso quando escreve a carta. A fé de Timóteo tinha sido afetada. A disposição, a coragem e o ímpeto de Timóteo para pregar o evangelho e ensinar a sã doutrina haviam esmorecido. Você vai ler comigo daqui a pouco que Timóteo estava envergonhado com a prisão de Paulo e com medo de sofrer.
Resumindo, a chama da fé de Timóteo estava se apagando e Paulo, impossibilitado de vê-lo pessoalmente e discernindo que a sua própria morte estava muito próxima, ele acabou de, acabamos de ler, escreveu essa carta e enviou a carta possivelmente pelas mãos da mesma pessoa que trouxe as informações, as notícias sobre Timóteo e sobre a igreja de Éfeso. Essa carta, essa carta foi escrita por volta do ano 67 depois de Cristo e é a última carta escrita por Paulo. Segundo Timóteo é a última carta escrita por Paulo. Por causa disso, ela também é considerada por alguns como testamento espiritual de Paulo para seu filho Timóteo. Então, quer conhecer o testamento espiritual de Paulo para seu filho Timóteo? Segunda carta de Paulo a Timóteo. Agora, as orientações de Paulo a Timóteo, embora tenham sido dadas para o contexto específico que foi citado anteriormente, elas servem para todos os discípulos de Jesus em todas as épocas. Amém.
Conselhos de Paulo a Timóteo
Presta atenção. A chama da fé de Timóteo estava se apagando. Não era fácil o que Timóteo estava passando ali. Os conflitos eram muito grandes fora dele e dentro dele. E Paulo dá conselhos e orientações a Timóteo. E eu quero falar hoje, nessa tarde, de cinco desses conselhos, que certamente serão muito úteis para cada um de nós se colocarmos em prática. O título não é esse. Eu só vou dizer o título dessa ministração ao final, porque é diferente disso aí. Mas o que nós vamos ver são conselhos de Paulo a Timóteo, um filho que estava em perigo.
1. Reavive o Dom de Deus em Sua Vida
Primeiro conselho: Reavive o dom de Deus em sua vida. Segundo Timóteo 1:6-8: “Por esta razão, Timóteo, venho lembrar-lhe que reavive o dom de Deus que está em você pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” Olha Paulo falando de covardia aqui. Não parece uma coisa estranha, mas é porque Timóteo estava com medo. “Portanto, não se envergonhe do testemunho de nosso Senhor, nem do seu prisioneiro, que sou eu. Pelo contrário, participe comigo dos sofrimentos a favor do Evangelho segundo o poder de Deus.” Ora, Timóteo era um cidadão do céu vivendo no caos da terra. Ele precisava ter de volta na vida dele o olhar do céu, o olhar da fé. Os problemas que rodeavam Timóteo tinham afetado a fé dele, tinham roubado a coragem e a disposição de Timóteo. Pelas palavras de Paulo, a gente entende que Timóteo, naquela altura da sua vida, estava encolhido como um lutador no canto de um ringue, que só faz apanhar e não consegue reagir. Então Paulo disse para Timóteo, reavive o dom de Deus que está em você.
Embora o apóstolo pudesse estar se referindo a algum dom específico dado por Deus a Timóteo. Tem gente que fala: “Ah, ele era evangelista e não estava mais evangelizando”. Embora possa se referir a isso, eu acredito que, na verdade, se trata principalmente do poder do Espírito Santo. No original, a palavra traduzida por reavive, esse verbo reavive é o verbo grego anazopyreo, e significa colocar fogo, inflamar a mente, tornar-se fervoroso. Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Volte à comunhão profunda com o Espírito Santo.” Timóteo, busque a presença do Espírito Santo com intensidade. Ouça a voz do Espírito Santo, Timóteo, mais do que as vozes do mundo, mais do que a voz dos seus próprios pensamentos e sentimentos. Timóteo, deixe que o fogo do Espírito Santo inflame você. Irmãos, tudo começa com a presença e o fogo do Espírito Santo. E foi assim lá em Atos. E tudo também é reavivado por essa presença e por esse fogo, como Paulo acabou de dizer para Timóteo.
Não são novos desafios. Às vezes a gente está desanimado na vida e acha que o que estamos precisando são novos desafios. Não são novos desafios, novas ideias e novos projetos. Não são novos sentimentos, novos relacionamentos e novos amigos que iriam mudar a situação de Timóteo. Nada disso. Também não se resolve ficando encolhido e calado, como parece que estava sendo a reação de Timóteo. Para reavivar a fé é necessário poder. É necessário poder concedido pela comunhão com o Espírito Santo. Agora, como alguém na situação de Timóteo, como crescer na comunhão com o Espírito Santo? Você precisa acompanhar com atenção as demais orientações dadas por Paulo a Timóteo. Porque todas as próximas quatro orientações têm como objetivo ajudar Timóteo a alcançar esse alvo, colocar fogo, inflamar a sua mente mais uma vez com a vida de Jesus por meio da comunhão com o Espírito Santo, comunhão no secreto e dependência na vida prática. Amém.
2. Fortifique-se na Graça que Há em Jesus
Vamos então ao segundo conselho de Paulo a Timóteo. Fortifique-se na graça que há em Jesus. Segundo Timóteo, capítulo 2, versículo 1: “Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.” E o versículo oito agora: “Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho.” Fortifique-se na graça que há em Jesus. Essa palavra traduzida por fortifique no original é o verbo grego endynamoo e significa receber força, receber poder, ser fortalecido. O que Paulo está dizendo é: “Timóteo, há poder na graça de Jesus.” A mesma graça que foi manifestada através de Jesus para a salvação está disponível para crescimento, para fortalecimento, para reavivamento na fé. Paulo está dizendo: “Timóteo, olhe firmemente para Jesus e você será fortalecido novamente na fé.”
Paulo, o que isso significa? Significa medite no esvaziamento do espírito do filho de Deus, no seu sofrimento, na sua humilhação e morte de cruz. Medite na sua poderosa ressurreição, porque ele recebeu todo o poder e foi feito o Senhor do universo. Lembre-se, ele voltará e voltará para julgar todas as pessoas que passaram por esse mundo, os grandes e os pequenos, os que hoje têm poder, os que hoje parece que precisam de amarrar peso nas pernas, se não voam. Porque estão tão acima das outras pessoas, um dia todos esses estarão sendo julgados. Inclusive aqueles, era o que Paulo estava dizendo a Timóteo, inclusive aqueles que agora estão fazendo mal à igreja. Vamos ler Primeira Pedro, capítulo 5. Consegue botar aí, Davi? Primeira Pedro 5, versículo 10 e 11: “E o Deus de toda a graça que em Cristo os chamou à sua eterna glória. Depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. A ele seja o domínio para sempre. Amém.” As coisas estão de mal a pior em Éfeso. Jesus não perdeu o controle, Timóteo. Porque Paulo está dizendo, Pedro está dizendo aqui na sua carta: “E ao Deus de toda a graça que em Cristo Jesus nos chamou à sua glória.” Ele está no controle. Amém. Amém. Paulo está lembrando a Timóteo: “Timóteo, fortifique-se na graça que há em Jesus.” “Timóteo, lembre-se de Jesus, ressuscitado dentre os mortos, Senhor dos céus e da terra. Jesus não perdeu o controle. Timóteo, há lutas e aflições em sua vida. Você não foi esquecido ou abandonado, meu filho. Jesus mora em você por meio do Espírito Santo.” Amados, isso é graça. É graça pessoas como eu e você temos sido feitos habitação do Espírito Santo. É graça pessoas como eu e você temos sido feitos filhos do Deus Altíssimo, daquele que tem a história em suas mãos, daquele que se inclina para ver o céu e para ver o que acontece na terra. É graça podermos estar conduzidos, guardados e livrados pelo seu olhar e um dia sermos buscados por ele. Fortifique-se na graça que há em Jesus, Timóteo, e nós também. Amém.
3. Mantenha o Padrão das Sãs Palavras
Terceiro conselho de Paulo a Timóteo. Eu acho que vou precisar do teu ente aí para voltar o foco para mim. OK. Terceiro conselho importantíssimo de Paulo a Timóteo: “Timóteo, as coisas estão apertadas, não estão? Mantenha o padrão, meu filho. Não retroceda. Tem muita gente fazendo coisa diferente por aí. Não seja você um deles. Mantenha o padrão das sãs palavras que de mim você ouviu com fé e com o amor que há em Jesus Cristo. Com fé e com amor, por meio do Espírito Santo que habita em nós. Guarde o bom tesouro que lhe foi confiado.” Irmão, qual é o bom tesouro que lhe foi confiado? Ser uma nova criatura em Cristo Jesus, ser habitação do Espírito Santo, ser filho de Deus. Guarde, Timóteo, o bom tesouro. Mantenha o padrão com fé e com amor.
Mantenha, não retroceda em um mundo que era já o mundo de Timóteo, viu? É o nosso também, mas era já o mundo de Timóteo. Em um mundo já degradado. Pense numa cidade degradada, era Éfeso. Imagina uma cidade. Não dá para imaginar. A gente nunca viveu isso, mas uma cidade que era o centro de feitiçaria do Império Romano e que não era um lugarzinho escondido, era uma grande cidade, era uma enorme cidade. Mundo degradado e piorando. Será que existe um padrão de vida que seja confiável para se permanecer, permanecer fiel a Deus? Existe. E esse padrão está na palavra de Deus.
Não precisa colocar aí não pra gente não, mas acompanha na sua Bíblia ou no seu aplicativo. Segundo Timóteo, capítulo 3, versículos 16 e 17. Na verdade, começa o capítulo, começa essa sessão no versículo 14. E Paulo dizendo assim: “Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem aprendeu.” Agora, versículo 16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra.” Esse padrão está na palavra de Deus. Essa palavra, esta palavra aqui e a que está com você, potencializada pela presença e a unção do Espírito Santo, ela tem o poder de renovar a nossa mente, tem o poder de nos livrar também de seguir o modo de vida desse mundo. É por meio da palavra que o Espírito Santo nos ensina, repreende, corrige, encoraja e educa.
Irmãos, em qualquer época, sobre quaisquer circunstâncias, quaisquer circunstâncias, acontece que você e eu precisamos investir tempo na leitura e na meditação da palavra. Muito já se falou aqui sobre o tempo que alguns de nós temos gastado em redes sociais e entretenimento. E eu não vou falar disso novamente, mas eu não posso deixar de lembrar a cada um que apenas a meditação na palavra de Deus, juntamente com a unção do Espírito Santo, podem nos fazer perseverar até o fim, como homens e mulheres fiéis a Deus. Já que o tempo que nós dispomos não nos permite fazer tudo o que a gente gostaria de fazer, nós precisamos fazer escolhas. Podemos ser sábios como Maria, irmã de Marta, e escolher a melhor parte. Que parte nós estamos escolhendo? Não temos tempo para fazer tudo, não dá. Qual é a parte que a gente está escolhendo? Meditar na palavra de Deus é a única possibilidade de um homem e uma mulher nos dias de hoje perseverar até o fim, sendo fiel a Deus. Amém.
4. Continue Investindo no Resgate e na Formação de Vidas
Quarta conselho, orientação de Paulo a Timóteo: “Timóteo, continue investindo no resgate e na formação de vidas.” Ficou ali fora do quadradinho, mas lá em casa não ficou, não. É nesse computador aqui. Primeiro Timóteo 2:2 é o primeiro texto. Paulo diz assim: “E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis idôneos para instruir a outros.” Próximo texto é Segundo Timóteo 4, versículos 1, 2 e 5: “Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos pela sua manifestação e pelo seu reino, peço a você com insistência que pregue a palavra. Insista, quer seja oportuno, quer não. Corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina.” Versículo 5: “Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições. Faça o trabalho de um evangelista. Cumpra plenamente o seu ministério.”
Olha só, depois que foi ameaçado de morte por Jezabel, vamos dar uma paradinha na história de Paulo e Timóteo. Depois que foi ameaçado de morte por Jezabel, esposa do rei Acabe, Elias fugiu para o deserto, né? Todos sabem dessa história. E se sentindo assim muito sozinho e cansado, ele orou a Deus, orou a Deus e pediu para morrer. Talvez Timóteo estivesse passando por algo parecido. Longe de Paulo, com a missão de trazer conserto para uma congregação que resistia às suas correções e orientações. Provavelmente, é o que dá a entender o que Paulo escreveu para ele, provavelmente Timóteo estava frustrado e muito cansado na alma, assim como Elias. Acontece que a conversa de Deus com Elias foi cirúrgica e atacou os pontos chaves daquela frustração do profeta. O que foi que Deus falou: “Vou precisar da tua ajuda, Davi.” Primeira Reis 19, Primeira Reis 19 de 13 a 18. Coloca para os irmãos e eu vou abrir aqui. Primeira Reis 19 de 13 a 18. Olha só.
Quando Elias, versículo 13, quando Elias ouviu isso, o que que Elias ouviu? Um suave sussurro. Quando Elias ouviu isso, cobriu o rosto com o manto e saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que veio uma voz e lhe disse: “O que você está fazendo aqui, Elias?” Ele respondeu: “Tenho sido muito.” Apresentou o currículo dele para Deus, né? “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar minha vida.” Então o Senhor disse a Elias: “Vá, volte ao seu caminho para o deserto de Damasco.” “Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta em seu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará. Quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel 7.000, todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda a boca que não o beijou.”
Que que Deus disse para Elias? Falou assim: “Elias, meu filho, é o seguinte. Eu ainda tenho muito trabalho para você. Pare com essa história de querer morrer. Não é hora de morrer. Eu ainda tenho muito trabalho para você. Volte e faça isso, isso e isso.” Primeira coisa, no finalzinho ali, quando parecia que Elias já estava pronto para sair, Deus. Para, para, para. Tem mais uma coisa. Você não está sozinho. Essa história que está sozinho é conversa fiada. Você não está sozinho. Ainda há 7.000 homens fiéis a mim, Israel. Vou ajudar você a encontrá-los. Procure ter comunhão com eles. E foi o que Deus fez. Deus levou Elias até Eliseu. E então Elias e Eliseu juntos passaram a ter desfrutado a comunhão um do outro e com dezenas, dezenas de outros homens fiéis. Ficaram conhecidos como os discípulos dos profetas.
Saber que ainda é útil faz uma pessoa ter acesso a um poderoso antídoto contra a frustração. Paulo já tinha destacado para Timóteo que a sua vida, a vida de Timóteo continuava a ser muito importante e muito útil para o reino. Paulo encorajou a Timóteo a continuar formando vidas e pregando o evangelho. Paulo também lhe deu orientações a respeito das correções. Vou ter que voltar para o primeiro, para o quarto daqui a pouquinho. Paulo encorajou Timóteo a formar vidas e pregar o evangelho. Também deu orientações a Timóteo acerca das correções necessárias para aplicar à igreja. Agora, quando ele disse, “Procure estar em”. Olha, irmãos, eu dei um salto aqui, viu? Vou voltar. Ó, a maioria de vocês não sabe nem o que é isso. Só está rindo quem tentou já enrolar uma fita cassete e ver o que acontece. É o que, Gi? É com a caneta? Não, essa não é com a caneta não. Essa é na própria para fazer esse barulhinho. É na é no equipamento. Eu vou voltar para o para o item quatro. Ah, não, que está aqui na tela. Continue investindo no resgate e na formação de vidas. Eu dei um salto enorme aqui.
O que Paulo disse para Timóteo: “Timóteo, o que você ouviu e viu em mim, isso mesmo transmita a homens fiéis e idôneos.” E depois disse para ele: “Pregue a palavra, cumpra plenamente, completamente o seu ministério.” Continuar fazendo aquilo que a gente recebeu como mandamento, ou seja, pregar o evangelho e fazer discípulos, ajudaria Timóteo a manter o foco em Jesus, manter o foco em Jesus e nas prioridades do reino e não apenas em si mesmo e nas suas preocupações e limitações. Alguns discípulos haviam se desviado da fé e buscado falsos mestres. É, tinha acontecido isso lá. E é o que está dito na carta, aconteceu lá, infelizmente acontece em nossos dias. Outros, embora continuassem congregando, não estavam dispostos a pagar o preço. Provavelmente, provavelmente isso estava acontecendo, porque Paulo diz para Timóteo se concentrar naqueles que fossem fiéis e idôneos, certo? Não tem palavra solta aqui nessa carta. Ele disse: “Transmita a homens fiéis, idôneos”. Ora, se todos na congregação fossem fiéis e idôneos, não haveria necessidade de o apóstolo fazer essa diferenciação. Você entende? Se todos fossem fiéis idôneos, não havia necessidade. Mas Paulo disse: “Transmita a homens fiéis idôneos”.
Agora, é importante entender aqui, não se trata de idoneidade moral, não se trata de questão de caráter. Havia sim problemas de caráter em alguns. E na carta de Paulo está claro isso, mas não é o caso. Agora aqui Paulo não está falando de problemas de caráter, não. Ele está falando assim: “Há pessoas que querem pagar o preço de um discipulado e querem ser formadas para virem a ser também pais, mães na fé. Transmita a homens fiéis e idôneos para instruir a outros”. Nem todos, infelizmente, nem todas, infelizmente, estão dispostos a pagar o preço, porque exige cruz, exige abrir mão de algumas coisas ou de muitas coisas. Não dá para ter tudo ao tempo todo. Para seguir Jesus, ele disse, é necessário negar a si mesmo. Um discípulo na época de Jesus era aquele que seguia os passos do mestre. Não quer dizer que ele tinha o GPS do mestre, não é isso? Seguir. Não era dar like no Instagram do mestre. Não é isso que é seguir. Seguir é fazer igual o mestre está fazendo. Seguir é fazer igual. É repetir os mesmos passos. Por isso que depois de um tempo Jesus manda os 12 e depois os 70 sem ele estar presente. Isso é seguir para fazer o quê? O que eles tinham visto Jesus fazer. Não é para inventar a roda, é para fazer o que tinham visto Jesus fazer. Amados, isso exige um preço e nem todos, nem todas estão dispostos a pagar o preço. Nem todos neste sentido de ser fiel e idôneo. Esse é o sentido que Paulo está dando. Nem todos estão dispostos. Nem todas estão dispostas a pagar o preço de um discipulado, de uma formação de vida para vir a ser um pai e uma mãe na fé de outras vidas. Então, embora estas circunstâncias de ver pessoas se desviando na fé, observar que nem todas também estão dispostos a pagar o preço do chamado que Jesus fez, não é, volto a dizer, não se trata de falta de idoneidade moral, não é isso não. Boas pessoas, pessoas corretas que estão vivendo corretamente as suas vidas, mas não estão dispostas a abrir mão, a tomar a cruz para serem formados conforme Jesus pediu. Agora, embora isso possa trazer frustração para o obreiro, para o obreiro e certamente trouxe para Timóteo, ainda havia pessoas fiéis e idôneas ali. Portanto, ele deveria se concentrar nestas pessoas. Nós estamos falando das orientações de um apóstolo a um amado filho que estava vivendo uma situação difícil na sua vida e bastante provavelmente na sua própria fé. E entre as orientações está: continue investindo no resgate e na formação de vidas. Timóteo deveria se concentrar nessas pessoas, gastar a sua atenção e os seus melhores esforços com essas pessoas. Essa orientação de Paulo serve para Timóteo, é claro, era para ele, mas serve também para nós, porque os problemas são muito semelhantes aos que enfrentamos hoje em dia, não é?
5. Procure Estar em Comunhão com Outros Discípulos Fiéis
Aí sim a história de Elias está ligada à próxima orientação. Procure estar em comunhão com outros discípulos fiéis. Procure estar em comunhão com outros discípulos fiéis. É a próxima orientação. Segundo Timóteo 2:22-23, Paulo diz: “Fuja das paixões da mocidade.” Ele deve ter tido alguma notícia sobre Timóteo, está? Volto a lembrar, volto a lembrar vocês. Não há palavra solta nessa carta. Não é Paulo falando se antecipando. Se um dia acontecer, fuja das paixões da mocidade. “Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que de coração puro invocam o Senhor. Evite as discussões insensatas e absurdas, pois você sabe que elas só provocam brigas.” Muito bem. Aí entra a história de Elias, que vai, foge, entra na caverna, tinha feito a vontade de Deus, tinha sido fiel, foi ameaçado de morte, achou que estava sozinho, sobe o monte, procura Deus e diz: “Eu quero morrer, tire a minha vida”. E Deus responde para ele. Então, é provável que Timóteo estivesse passando por uma situação semelhante à de Elias, como eu falei anteriormente, ele estava longe de Paulo, ele tinha, ele era novo em termos de idade, comparado a alguns da igreja. Então, ele estava ali na função de líder para trazer correção, tendo a sua autoridade questionada. E os falsos mestres continuavam depois de alguns anos a pregar as mesmas coisas. É provável que Timóteo estivesse cansado de alma. E aquela conversa de Deus era que Paulo estava dando para Timóteo. Agora Deus falou para Elias, Elias, não é hora de morrer, não. “Para com essa história. Tem muito trabalho para você”, assim como tinha para Timóteo. Tem muito trabalho para cada um de nós também. Tem muito trabalho para cada um de nós. Para quem quer trabalhar, tem muito trabalho. Precisamos ser capacitados, formados, e para isso é necessário pagar o preço, mas há muito trabalho. E essa história que está sozinho, conversa fiada. Ele só não conhecia os outros e Deus levou eles para conhecer os demais.
Pois bem, saber que é útil, que ainda é útil, faz uma pessoa ter acesso a esse antídoto contra a frustração. Timóteo estava frustrado, é claro, cara, eu vim fazer um negócio aqui e nada dá certo aqui. Os caras continuam a pregar falsas doutrinas. Óbvio que Timóteo não sabia, não tinha como saber e nem Paulo também. Mas ali em Éfeso estava nascendo uma coisa que ficou muito forte anos e séculos depois chamado gnosticismo. Estava nascendo ali em Éfeso. Era contra isso. Ele não sabia. Isso tomou um grande vulto alguns séculos depois. Era contra isso que ele estava combatendo. Veja bem, um espírito horroroso, satânico, enganador. Paulo já tinha dito: “Tua vida é útil, Timóteo. Continua formando vidas, continua pregando evangelho.”
E agora ele lembra Timóteo que ele precisava, precisa perseverar na comunhão verdadeira. Timóteo, procure estar em comunhão com outros discípulos. “Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que de coração puro invocam o Senhor.” Aqueles que invocam o Senhor de coração puro, esse tipo de comunhão é um remédio eficaz contra a falta de ânimo. Amém. Procure estar em comunhão com outros discípulos fiéis. Amados, estas foram as cinco principais orientações de Paulo a um filho amado. Um discípulo que estava distante, tinha uma grande responsabilidade na igreja local e estava vivendo uma crise em sua fé. Pode ser que algum de nós aqui conheça alguém que está vivendo algo parecido com as lutas e dificuldades que Timóteo enfrentou. Frustração para um trabalho por causa de um trabalho que não deu certo. Medo de sofrer por Jesus. Vergonha do evangelho. Desânimo na fé. Tentação em retroceder ou pode ser que você mesmo seja essa pessoa. Acontece que as mesmas orientações e encorajamentos que Paulo deu a Timóteo, que Timóteo recebeu de Paulo, servem para qualquer um de nós. Amém? Para qualquer discípulo, qualquer discípula que entenda que precisa ser reavivado. Está morno, está morna. Não abandonou a fé, não. Está morno, está na fé, mas já sabe que não tem o fogo que tinha, sabe que não está na pegada que já teve, sabe que se o desafio é grande demais, não sei se eu encaro como já encarei antes. Isso não é maturidade. Dependendo do desafio, sim, a gente não precisa andar em perigo. Mas se for algo que Deus manda e a gente fica com medo de fazer, isso não é maturidade, isso é uma crise de fé. As mesmas orientações podem ser muito úteis para a gente. Então, vamos recordar em primeiro lugar. Agora não é mais Paulo falando com Timóteo, é o Espírito Santo falando com cada um.
Conselhos para uma Vida de Fé
Reavive o Dom de Deus
Em primeiro lugar, reavive o dom de Deus em sua vida. Que o fogo do espírito inflame o seu coração, busque a comunhão do espírito e cresça em intimidade com ele. Ouça a voz do Espírito e ouse seguir essa voz. Ouse seguir a voz do Espírito.
Fortifique-se na Graça de Jesus
Segundo, fortifique-se na graça que há em Jesus. Ocupe a sua mente com Jesus: a vida, a morte, a ressurreição, a exaltação de Jesus. Não se esqueça, ele é o Senhor do universo e mora dentro daqueles que entregaram a vida a ele. Se você já fez isso, ele mora dentro de você. O mundo está à deriva e você não está só. Amém.
Não Retroceda
Terceiro, não retroceda. Não ceda à tentação de retroceder. Não engula a mentira de que isso não precisa ser assim nos nossos dias. Se é da vontade de Deus, precisa ser assim todos os dias. Amém. Porque há um reino inabalável, conforme a palavra de Deus. E é olhando para esse reino que nós recebemos força para permanecer. Não apenas não voltar para trás, mas continuar indo para a frente e ajudar outros a irem. Não retroceda.
Medite nas escrituras, na palavra de Deus, para manter o padrão, o padrão de vida e santidade que já foi formado em você.
Invista na Formação de Vidas
Quarto conselho, invista na formação de vidas. Pregue o evangelho e dedique o melhor do seu tempo e o melhor do seu esforço para formar aqueles que são fiéis e idôneos.
Persevere na Comunhão
Quinto, persevere na comunhão com outros discípulos e discípulas fiéis. Não fique sozinho, mas não tenha comunhão com qualquer um. O conselho de Paulo para Timóteo foi: “Fuja disso, disso e disso. Persevere nisso e nisso e nisso com aqueles que de coração puro invocam o Senhor. Não fique só, mas não tenha comunhão com qualquer um. Busque estar perto daqueles que temem a Deus e crie alianças com esses e com essas. Amém. Busque estar perto dos que temem a Deus.
Numa das cartas aos Coríntios, Paulo diz assim: “Eu já orientei vocês”. Paulo dizendo, “A não ter comunhão com qualquer um”. E aí ele completa falando assim: “Eu não estou me referindo ao mundo. Não estou me referindo ao mundo.” Aliás, ele nem usa ‘ter comunhão’. Ele está falando em ‘falar’. Eu não estou me referindo ao mundo, eu estou me referindo àqueles que, dizendo-se irmãos, não têm uma vida adequada, não têm uma vida que espelhe a Jesus no seu modo de viver e falar. E Paulo é radical e diz assim: “Com esses nem comam nenhum tipo de comunhão”. Paulo está dizendo. Então nós temos que atentar porque trata-se da salvação da nossa própria alma e daqueles que querem, entende? Não podemos dar brecha, bobeira. Não podemos dar espaço. A comunhão é com aqueles de coração, com aqueles que de coração puro invocam o Senhor. Homens e mulheres que temem a Deus. E por causa disso, amando ao Senhor, decidiram conscientemente, não é lavagem de cabeça, não, conscientemente se afastar da iniquidade, porque Deus é santo. Assim como é santo aquele que vos chamou, sejam também vocês santos em quê? De vez em quando não, em todo o vosso procedimento. Não é o que tem na palavra. Amém.
O Destino de Timóteo
Bom, e Timóteo, a Bíblia não relata o que aconteceu com Timóteo. Será que ele colocou em prática as orientações de Paulo? Será que teria conseguido sair da crise em que estava? Seria legal saber, né?
Deixa eu dizer algo para vocês. Embora não esteja na Bíblia, há fontes extrabíblicas, extrabíblicas que afirmam que Timóteo foi morto no ano 97 depois de Cristo, ou seja, aproximadamente 30 anos depois de receber aquela carta que foi a última carta de Paulo, foi morto. Onde ele estava quando foi morto? Em Éfeso. Quais as circunstâncias da morte de Timóteo? Há um livro escrito no século X e publicado ali por volta de 1550 pelo historiador inglês John Fox, que ficou conhecido, esse livro ficou conhecido pelo nome de O Livro dos Mártires de Fox. E no seu livro, Fox afirma o seguinte sobre a morte de Timóteo. Ouçam com atenção. Quando os pagãos estavam prestes a celebrar uma festa chamada Catagogia, Timóteo, encontrando a procissão, reprovou-os severamente por sua ridícula idolatria, o que exasperou tanto o povo que eles caíram sobre ele com suas clavas e o espancaram de maneira tão terrível que ele morreu dois dias depois. Interessante, não? Um mártir da fé, um homem tão reavivado que se dispôs a pregar o evangelho em circunstâncias perigosas e morrer por essa fé.
Conclusão
Portanto, nós também podemos ter segurança de seguir os mesmos conselhos e assim como foi com Timóteo, seremos reavivados. Amém.
Baixe a transcrição original aqui: