Zaqueu, também conhecido como publicano, era malvisto pelos judeus, pois trabalhava para o império romano, cobrando impostos altos e muitas vezes se apropriando de parte do dinheiro. Ele representava tudo o que o povo desprezava, sendo considerado um traidor e pecador.
Escrito por: Edward Hughes
Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus
Adaptado por: M. Kerr; Sarah S.; Alastair P.
Traduzido por: Judith Menga
Produzido por: Bible for Children
www.M1914.org
©2020 Bible for Children, Inc.
Autorização: Você tem o diretio de copiar ou imprimir esta história, desde que não seja comercializado.
Certo dia, Jesus estava atravessando a cidade de Jericó. Esta cidade tinha sido destruída há muito tempo atrás. Agora ela estava reconstruída e muitas pessoas moravam lá. Entre elas havia um homem chamado Zaqueu.
As pessoas da cidade de jericó não gostavam muito de Zaqueu porque ele cobrava os impostos. Zaqueu enviava parte do dinheiro ao governo, mas ficava com muito para si.
Por ser um cobrador de impostos, Zaqueu era um homem muito rico. A sua casa deve ter sido uma das maiores e melhores da cidade.
Mas sua estatura era muito baixa. Zaqueu não tinha crescido como as outras pessoas.
Quando soube que Jesus estava em Jericó, Zaqueu, o cobrador de impostos, quis ver o Homem de Nazaré, aquele que se chamava de Filho de Deus. Mas a multidão era grande, e as pessoas eram mais altas que ele.
Zaqueu teve uma ideia! Se ele pudesse sair da multidão e subir numa árvore… ele conseguiria ver Jesus.
Zaqueu subiu numa figueira e sentou-se nos seus galhos. Lá de cima ele esperava ver jesus. Ele deve ter pensado que poderia ver Jesus claramente sem ser visto por ele.
“Zaqueu, desça depressa.” O pequeno cobrador de impostos não conseguia acreditar no que estava ouvindo. Jesus parou debaixo da árvore. Jesus estava olhando para ele. Jesus estava chamando Zaqueu.
Zaqueu ficou surpreso quando Jesus o chamou e muito mais surpreso quando Jesus disse: “Hoje preciso ficar na sua casa.” Zaqueu desceu tão rápido que quase caiu.
Zaqueu ficou alegre porque Jesus ia visitar a sua casa. Mas as outras pessoas não gostaram disso. Elas reclamavam que Jesus não deveria visitar um pecador como Zaqueu.
Jesus trouxe uma nova vida para Zaqueu. Ele disse a Jesus: “Eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
Jesus ficou feliz com a nova vida de Zaqueu. Ele gosta muito de ver as pessoas saírem do pecado e fazerem o que é certo. Jesus disse: “O Filho do Homem veio para buscar e salvar quem está perdido.” Naquele dia em Jerico, Jesus encontrou Zaqueu.