II Parte – Guerra dos Judeus Contra os Romanos

Advertência

Se a História dos Judeus mostrou-nos que Josefo merece ser colocado entre os melhores escritores de todos os tempos, a sua obra que trata da guerra contra os romanos, a qual compreen­de a primeira e a maior parte deste segundo volume, não permite duvidar de que ele superou a si mesmo. Várias razões contribuíram para… ler mais »

Vida de Flávio Josefo Escrita por Ele mesmo

Como a minha origem remonta a uma longa série de antepas­sados de família sacerdotal, eu poderia vangloriar-me da no­breza do meu nascimento, pois cada nação, estabelecendo a gran­deza de uma família em certos sinais de honra que a acompanham, entre nós uma das mais notáveis é ter-se a administração das coisas santas. Mas não sou… ler mais »

Prefácio de Josefo

De todas as guerras que se travaram, quer de cidade contra cidade, quer de nações contra nações, nosso século ainda não viu outra tão grande, e nós não sabemos que tenha havido outra semelhante, à que os judeus sustentaram contra os romanos. Houve, no entanto, pessoas que se dispuseram a escrevê-la, embora por si mesmos… ler mais »

Capítulo 1 – Antíoco Epifânio, rei da Síria, torna-se senhor de Jerusalém e suprime o serviço de Deus. Matias Macabeu e seus filhos restabelecem-no e vencem os sírios em vários combates. Morte de Judas Macabeu, príncipe dos judeus, e de João, dois dos filhos de Matias, que havia morrido muito tempo antes. *

_______________________ * Este registro também se encontra no Livro Décimo Segundo, capítulos 6, 7, 8, 9, 10, 11, 14 e 19, Antigüidades Judaicas, Parte I.   No mesmo tempo em que, por um sentimento de glória tão comum entre os grandes príncipes, Antíoco Epifânio e Ptolomeu, sexto rei do Egito, estavam em guerra, para decidir… ler mais »

Capítulo 2 – Jônatas e Simão Macabeu sucedem ajudas, seu irmão, na qualidade de príncipes dos judeus e Simão livra a Judéia da escravidão dos macedônios. É morto à traição por Ptolomeu, seu genro. Hircano, um de seus filhos, herda sua virtude e sua qualidade de príncipe dos judeus. *

_______________________ * Este registro também se encontra no Livro Décimo Terceiro, capítulos 1, 9, 10, 11, 14, 15, 16, 1 7 e 18, Antigüidades Judaicas, Parte I.   Jônatas sucedeu a Judas Macabeu, seu irmão, na dignidade de príncipe dos judeus. Ele procedeu com os de sua nação com muita prudência, firmou sua autoridade com… ler mais »

Capítulo – 3 Morte de Hircano, príncipe dos judeus. Aristóbulo, seu filho mais velho, toma por primeiro o título de rei. Manda matar sua mãe e Antígono, seu irmão, e morre também de tristeza. Alexandre, um de seus irmãos, sucede-o. Grandes guerras desse príncipe, tanto externas como internas. Cruel ação que ele comete. *

___________________________ * Este registro também se encontra no Livro Décimo Terceiro, capítulos 18,19, 20, 21 e 22, Antigüidades Judaicas, Parte I.   A prosperidade de Hircano e de seus filhos atraiu-lhes tanta inveja que vári­os se ergueram contra eles e chegaram mesmo a uma guerra aberta. Mas Hircano continuou senhor, passou o restante de sua… ler mais »

Capítulo 4 – Diversas guerras feitas por Alexandre, rei dos judeus. Sua morte. Deixa dois filhos, Hircano e Aristóbulo, e constitui regente a rainha Alexandra, sua mulher. Ela dá excessiva autoridade aos fariseus. Sua morte. Aristóbulo usurpa o reino de Hircano, seu irmão mais velho. *

_____________________ * Este registro também se encontra no Livro Décimo Terceiro, capítulos 23 e 24, e no Livro Décimo Quarto, capítulo 1, Antigüidades Judaicas, Parte I.   Esta paz de que Alexandre gozava foi perturbada pelo rei Antíoco, cognominado Dionísio, irmão de Demétrio e o último da família de Seleuco. Como este príncipe tinha vencido… ler mais »

Capítulo 7 – César, depois de se ter tornado senhor de Roma, põe Aristóbulo em liberdade e o manda à Síria. Os partidários de Pompeu o envenenam. Pompeu manda cortar a cabeça a Alexandre, seu filho. Depois da morte de Pompeu, Antípatro presta grandes serviços a César, que por isso o recompensa com grandes honras. *

_________________________ * Este registro também se encontra no Livro Décimo Quarto, capítulos 13, 14 e 15, Antigüidades Judaicas, Parte I.   Algum tempo depois, César tornou-se senhor de Roma; Pompeu e o sena­do fugiram para além do mar Jônico e ele pôs Aristóbulo em liberdade, mandou-o com duas legiões à Síria, persuadido de que bem… ler mais »

Barra lateral