O significado de sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Deus, a partir da carta aos Efésios. Descubra como a oração de Paulo busca tirar a igreja da fraqueza para a plenitude e como a realidade espiritual molda nossa existência.
Transcrição obtida com ajuda de inteligência artificial.
Vamos dar continuidade. Vamos pro slide número 15, se não me falha a memória. Sete aspectos práticos e aplicáveis de nossa realidade espiritual em Cristo. Acho que é o número 15.
Vocês perceberam que no slide do título do período passado, nós colocamos entre parênteses sabedoria. Então, a nossa realidade em Cristo, sabedoria, espírito de sabedoria que nos permite, nos concede, nos revela o que Deus sabe para que agora nós vamos ver revelação, o que será manifesto de acordo com o que o Espírito Santo está nos revelando do conhecimento de Deus, da sabedoria de Deus em Cristo Jesus. É em Cristo.
A Necessidade da Manifestação
Eh, isso não pode ficar escondido, não pode continuar sendo um mistério. Deus quer manifestar, Deus quer revelar. Isso foi uma grande chave para mim, meditando nessa palavra, porque eu li assim, talvez como vários irmãos, eh, unindo tudo sem parar para analisar, né? Conselhos de espírito de sabedoria e de revelação. Então, pensava que estava falando a mesma coisa. Não é a sabedoria, mas a revelação é a manifestação dessa sabedoria. Essa sabedoria de Deus em Cristo Jesus, em quem estamos, que determina quem somos e o que podemos, tem que se manifestar.
Preparação para um Novo Nível
Eu fico imaginando, irmãos, que Deus está nos preparando, inclusive para uma proclamação em outro nível, um evangelismo em outro nível. Amém? Quantos creem nisso, né? Porque às vezes a gente, às vezes não, nós temos feito, temos trabalhado, temos proclamado o evangelho, abordado as pessoas, mas você para para pensar tudo o que somos em Cristo, o que temos, o que podemos, onde estamos nele. Isso se manifestando.
Por isso que Deus será de fato glorificado através dessa manifestação da sua riqueza em bondade para conosco em Cristo Jesus, quando de fato isso vai se tornar visível, palpável, perceptível por aqueles que nos cercam. Eu creio que é isso que Deus está nos revelando pelo Espírito Santo.
Oração de Abertura
Então, sete aspectos práticos e aplicáveis de nossa realidade espiritual em Cristo. E agora nós vamos falar sobre revelação, ou seja, que será manifestado, descoberto. Amém. Em nome do Senhor Jesus. Vamos avançar então.
Vamos orar de novo. Espírito Santo, tu és a pessoa que nos dá a sabedoria e a revelação no pleno conhecimento de Deus. E eu sei das minhas limitações em mim mesmo, mas estou em Cristo, Senhor. E em Cristo tudo é claro, tudo é objetivo e isso vai de fato entrar no coração de cada um de nós por causa do Senhor. É o teu espírito quem realiza essa obra. Estamos sujeitos a ti e abertos para ti. Tu tens toda a liberdade, pois somos o corpo de Cristo reunido nesse lugar. Obrigado, Senhor, em nome de Jesus.
Primeiro Aspecto: Localização e Condição Espiritual
Eh, primeira realidade espiritual, falamos aplicável, prática e aplicável, localização e condição espiritual. Falamos um pouco já sobre isso. Efésios 5:30 fala: “Porque somos membros do seu corpo.” Então, somos parte do corpo de Cristo. Membros do corpo de Cristo. Estamos no corpo de Cristo.
Estamos Vivos em Cristo
Capítulo 2 ali o quatro, ele diz: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia por causa do grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida. Juntamente com Cristo estamos vivos, não estamos mortos. Inertes, sem reação. Estamos vivos. Nos ressuscitou juntamente com Cristo. Pela graça sois salvos e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”
Eh, essa primeira realidade de sete que nós vamos estar compartilhando afirma que nós estamos vivos. Quantos estão vivos aqui? Mostra seu rosto de vivo para quem está do seu lado. Como deveria ser o rosto de um discípulo que está vivo em Cristo Jesus para começar a considerar isso, hein?
A Vida de Cristo Deve se Revelar
Porque Deus tem a sua sabedoria. Na sabedoria de Deus, nós estamos vivos em Cristo Jesus. Só que isso precisa agora se revelar. A vida de Cristo tem que se revelar em cada um de nós. Amém, irmãos. Temos que ser vistos como aqueles que de fato estão vivos. Aleluia. Em Cristo Jesus. Essa vida de Cristo, a vida do Espírito Santo manifestada, revelada, descoberta, perceptível para aqueles que nos cercam. Cheiro de vida em cada um de nós, vivos no corpo de Cristo e nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Então, está falando de uma localização e uma condição espiritual.
Como Isso Muda Nossa Oração
E se eu e você sabemos disso, irmãos, olhem bem para cá. Eh, como é que vai ser nossa oração a partir de hoje? Qual será a nossa postura? O que não se revela é porque eu não sei. Se eu não sei, não se revela. Como será a nossa oração? Como nós falaremos com Deus a partir de hoje? Pedindo talvez o que nós já temos ou afirmando, se apropriando, se posicionando.
Senhor, tu me destes vida em teu filho. Pela graça está escrito que eu fui salvo. Tu me ressuscitastes com teu filho. Aleluia. Teu poder operou nele, ressuscitando dentre os mortos. Ele está vivo e eu estou vivo nele. Aleluia. Sou membro do seu corpo. Eu recebo a sua vida. Louvado seja o nome do Senhor Jesus. Conectado com a cabeça, recebendo o seu governo.
O Poder da Oração Correta
É que oração diferente conduzida pelo Espírito Santo, afirmando o que diz a palavra. Eu pergunto para você, será que isso tem poder? Tem muito poder. Tem muito poder. Louvado seja Deus. Porque pedir o que temos? E se sabemos que temos, por que não reafirmamos? Nos apropriamos? Permitimos que isso seja afirmado e consolidado nas nossas vidas?
Imagina a saúde que isso vai promover na nossa vida, nossa fé, nosso espírito. E isso vai se tornar visível, revelado, manifestado, descoberto. Aleluia. Quantos aqui já viram um irmão que se arrasta, que parece que está ali no aparelho, né, com a saturação espiritual lá embaixo. Você receba a vida pelo Espírito Santo, em nome do Senhor Jesus. Você que está vivo, começa a declarar essa vida agora em nome de Cristo Jesus.
Oração Profética
Como seria inclusive essa oração que estamos fazendo agora profética? Quem sabe poderíamos dizer: “Senhor, estou vivo em Cristo, assentado nos lugares celestiais e agora eu libero esta vida”. Aleluia! A vida do Cristo ressurreta em quem eu estou. Aleluia! Eu libero essa vida. Amém, irmãos. Você tá conseguindo compreender? É diferente ou não é diferente?
Porque às vezes a gente tá orando de um jeito que parece que não, a gente não tem, não vê, não é a realidade, não é uma realidade ainda, porque Deus quer trazer essa realidade espiritual da sua sabedoria. O que ele sabe, Deus sabe exatamente o que ele planejou e concluiu, concretizou, consumou em Cristo Jesus. Ele sabe agora, ele quer revelar isso. Aleluia. E revelar através de cada um de nós. Amém, queridos. Louvado seja Deus.
Orando dos Lugares Celestiais
Louvado seja Deus. Aleluia. Vivos no corpo de Cristo, nos lugares celestiais. Eh, não é exagero, nem viagem se nós, tá escrito. É que é difícil assim, você lê uma coisa. Eh, eu não sei se você é como eu, aquilo precisa sair de uma teoria. É muito complicado. A gente não pode desenvolver uma fé. Que fé é essa? Onde a gente lê uma coisa e não traz isso para nós. Isso não é no bom sentido incorporado em nós e manifestado e revelado em nós.
Porque se está escrito e nós cremos e essa é a nossa posição nos lugares celestiais em Cristo Jesus, eh, na verdade, nós vamos começar a orar mais de cima do que de baixo. Ah, eu já falei que a reação, né, comprova que você tá vendo alguma coisa na palavra do Senhor. Vamos orar mais então de cima, porque é o lugar onde nós estamos. Sim ou não, irmão? Amém. Isso é uma loucura, uma viagem minha do Paulo, na verdade. Ou tá escrito isso. Tá escrito isso. Meu Deus do céu. Tá escrito isso. Louvado seja Deus.
Testemunho dos Pombos
Eh, tô precisando orar mais um pouquinho pelo relato que o empreiteiro que tá fazendo uma reforma lá em casa já me deu hoje, né? Mas ele começou a fazer uma reformazinha lá em casa e uma das coisas que era prioridade para corrigir na nossa casa era um ninho de pombo. Os pombos fizeram um ninho, né, uma casa sobreposta. E você sabe que o pombo faz, né? É um trabalho terrível, é uma sujeira, meu irmão.
Aí, e a gente meditando nessas coisas, eu falei: “Meu Senhor, eu vou começar a orar por isso”. E me peguei diversas vezes orando. Senhor, estou em ti. Está escrito que todas as coisas foram feitas por intermédio do Senhor. Sem o Senhor nada do que foi feito se fez. Esses pombos foram criados pelo Senhor. E agora em ti, Senhor, eu expulso esse esporo.
E o homem tá trabalhando lá fora, né? E eu tô trabalhando lá dentro no meu quarto e de fato, né, os bichos sumiram mesmo. Ele fez o trabalho dele lá e nós fizemos o nosso lá dentro. Hoje ele já disse que os pombos acharam outro lugar lá e começar o trabalho de novo. Então eu vou ter que continuar trabalhando. O homem trabalha e eu também.
Mas você está compreendendo bem como é que você vai orar a partir de hoje? Como será a sua postura agora?
Segundo Aspecto: Estatura e Desenvolvimento Espiritual
Próximo slide, por favor. Estatura e desenvolvimento espiritual. A palavra diz até que todos, e isso é para todos, cheguemos à unidade da fé, pleno conhecimento do filho de Deus, perfeita varilidade, a medida da estatura de Cristo Jesus.
Nossa Estatura Espiritual
Eu tenho uma estatura física de 1,94 m de altura. Mas o que que é isso, né? Estatura física nesse mundo vai dizer nada, mas a palavra está falando que nós temos uma estatura, um size, um tamanho, eu calço 43, né? E por aí vai a calça, a camisa, ou seja, tudo isso uma definição natural e física. Só que realidade espiritual, nós temos uma estatura, uma envergadura espiritual e a referência é Cristo.
Todos nós cheguemos à medida desta estatura, mas seguindo a verdade e amor, cresçamos em tudo. Crescimento completo, um crescimento perfeito, harmonioso, pleno no Senhor. Temos uma medida espiritual, individual e também coletiva, por sermos esse corpo de Cristo como membros na coletividade e individualmente também como discípulos do Senhor Jesus.
Por Que Não Crescemos?
De vez em quando encontramos algumas pessoas que dizem assim: “Ah, eu ainda não cresci espiritualmente”. Por que não? Se a sua realidade espiritual, ela na verdade em Cristo Jesus, eh, não tem como dar errado. Eu e você nascemos de novo para crescermos, para nos desenvolvermos, para chegarmos até a medida da estatura da plenitude de Cristo Jesus. Isso sendo revelado.
Depois ele diz para que não sejamos mais como meninos inconstantes, crianças. O ano passado falamos sobre isso, carnais, né? Que geram tantos problemas muitas vezes na própria comunhão, nos relacionamentos, na igreja, mas espiritualmente podemos e devemos orar reafirmando esse desenvolvimento.
Oração pelo Desenvolvimento Espiritual
Senhor, eu nasci de novo em Cristo. Tu me colocastes em teu filho e nele eu estou me desenvolvendo, crescendo. Aleluia! Agora eu vejo, Senhor, esses centímetros espirituais, né, se estendendo. Tu estás me levando a uma nova estatura. Pela fé, pela fé, eu me aproprio agora, Senhor, desse desenvolvimento, dessa saúde completa, perfeita. Quem está compreendendo, diga amém. Você se envolve nisso, irmão.
Fisicamente, né, quando acontece alguma coisa, a gente não recorre aos médicos, né? E vamos tentando dar um jeito para corrigir as coisas que a gente sabe que não estão normais no nosso corpo físico. Como a gente não interage também espiritualmente, não se move pelo Espírito Santo, declarando, se apropriando, Senhor, eu me aproprio dessa maturidade.
A Oração se Torna Prazerosa
Tua palavra afirma que eu tenho que chegar à medida da estatura do teu filho. Já me geraste novamente pelo espírito nascido alto, estou em Cristo com saúde perfeita para me desenvolver. Você orando dessa forma? Irmão, eu vou te dizer uma coisa. Às vezes a oração é ela é um peso para algumas pessoas. A gente começa a orar estas coisas e vemos o cumprimento de Romanos 8:26. O Espírito Santo nos assistindo.
Quando você vai ver, ah, já passou um tempão e o Espírito Santo colocando esse fogo no seu coração e você declarando a palavra de Deus, orando a palavra de Deus. Isso é maravilhoso. É maravilhoso. Você não vê o tempo passar, que agora é o Espírito de Deus quem está no controle de todas as coisas, nos conduzindo em algo que se for nessa perspectiva física, dependendo das nossas condições naturais, se torna um fado, um enfado, um peso, né? Um fardo e um peso.
Terceiro Aspecto: Resplendor Espiritual
Próximo, por favor. Terceira. Eu gosto muito dessa aqui, essa realidade espiritual, resplendor espiritual. Paulo escreveu dizendo que outrora nós éramos trevas, porém agora somos luz no Senhor e assim devemos andar como filhos da luz. Evangelho de Mateus, capítulo 5, Jesus falou: “Portanto, brilha a vossa luz diante de todos os homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai”.
As Escrituras Interligadas
Vê que as escrituras estão todas interligadas. É impressionante que nós estamos em Cristo e Deus nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis perante ele. Você lembra que quando Moisés estava perante o Senhor no monte para receber as tábuas da lei, as leis do Senhor para comunicar ao povo, Moisés na sombra, na lei, descia do monte com seu rosto emitindo raios. O seu rosto brilhava.
No evangelho de Mateus 17 fala de Jesus com os discípulos no monte, o monte da transfiguração, quando o seu rosto resplandeceu como o sol na sua força, e suas vestes resplandeceram de brancura. Houve uma transfiguração poderosa do Senhor.
Escolhidos para Estar Perante Ele
Olhem bem para cá. Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para estarmos perante ele e diante dele. Quantas coisas acontecem nessa realidade espiritual de resplendor dessa luz de Deus sendo intensificada continuamente nas nossas vidas. A sabedoria de Deus agora se revelando e se manifestando.
Pode ser que eu e você não percebamos, mas fique tranquilo que essa luz vai resplandecer e ela vai fazer o seu trabalho alcançando corações, despertando a atenção de pessoas.
Testemunhos da Luz
É interessante que mesmo naquele nível que nós falamos que é o nível minimalista do reino, a brincadeira que a gente tá usando aqui, tá? Uma expressão, mesmo nesse nível econômico do reino minimalista, de vez em quando alguns de nós mesmos somos abordados por pessoas, colegas, parentes, familiares, amigos. Tem uma luz em você. Você tem uma luz. Quantos já ouviram esse tipo de declaração? Você tem uma luz.
Tomando Banho de Luz
Agora, olhem bem para cá, irmãos. A gente nem sabe ainda. O Espírito Santo tá nos revelando, dando sabedoria e revelação do pleno conhecimento de Deus. Quando isso começar a se tornar algo ativo mesmo, verdadeiro, né? Você se apropriando, Senhor, eu estou aqui na tua presença por causa do teu filho. Aleluia. Por meio dele eu tenho livre acesso, diz a tua palavra, e com ousadia e liberdade estou diante do Senhor.
Porque antes da fundação do mundo, tu me escolhestes em teu filho, agora resplandece a glória da tua face perante o meu rosto. Pai, pode resplandecer, porque eu tô aqui para tomar um banho de luz. Mamãe disse que quando eu nasci, nasci amarelo, meio amarelozinho. E vai ver que obra que Deus fez, né? De amarelo, né? Para esse corado aqui que eu tô e precisei tomar um banho de luz.
Será que tem filhos de Deus precisando tomar um banhinho de luz? Pergunta para quem está seu lado: “Você tá precisando de um banho de luz, irmão?” Precisa de um banho de luz. Deus te escolheu, nos escolheu antes da fundação do mundo.
A Realidade Prática
Irmãos, eu não sei se você está compreendendo. Eu pela fé tenho certeza de que está, porque o Espírito Santo está encarregado dessa sabedoria e dessa revelação que tem que se tornar manifesta, manifestada, real, prática nas nossas vidas. Eu falei que eram aspectos práticos, aplicáveis dessa sabedoria de Deus para se revelar a nós.
Então, é assim mesmo que você deve fazer, não é? Senhor, dá minha luz, ó Deus, meu irmão, não faz assim, não faz assim. É com fé declarando: “Eu estou, eu me aproprio.” É, tá escrito, é a tua palavra. Eu sou o teu filho. Sou o herdeiro. Ah, herdeiro dessa luz que resplandece. A tua face que brilha, que ilumina, aleluia, a minha vida, meu coração, todo o meu ser, Senhor.
Os Resultados
Você vai se apropriando como um filho. Aí eu pergunto para você, será que essas coisas funcionam? Será que esse tempo seu com o pai vai ter resultados? Será que essa realidade espiritual desse resplendor espiritual de fato vai acontecer? Ah, você vai sair desse tempo, com certeza…
Revestindo-se do Novo Homem
Preciso perguntar como é que a gente vai orar a partir de agora. Não tem que se vestir. E como é que você se veste? Tomando pela fé essas vestimentas, essas roupas, essa armadura. Senhor, eu me revisto do novo homem. É mais um dia em ti, Jesus, em tua presença, Pai. Pois me escolhestes para estar perante o Senhor e eu me revisto agora pela fé. Essa é uma bênção espiritual que o Senhor me tem dado em Cristo Jesus. E eu me aproprio pela fé, tomo posse destas vestes e me visto agora diante do Senhor. Amém, meus irmãos. Me revisto de toda a armadura de Deus.
Segundo aos Coríntios 10 ali ele diz: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus para destruir fortalezas, anulando nós sofismas, os músicos, irmãos, por favor.”
Vestes e Luta Espiritual
E aqui estamos falando então de vestes, de uma luta, de um campo de batalha, armadura de armas espirituais. Nós vamos concluir enfatizando um pouquinho mais essa sétima realidade espiritual. Quem está compreendendo diga amém. Amém. Vestes, luta espiritual, campo de batalha, armadura, armas espirituais.
Nós começamos nessa tarde falando que deveríamos prestar bastante atenção nesse termo realidades espirituais. E são realidades espirituais, porque o espírito de Deus é quem vai nos dar essa sabedoria mediante as escrituras e a palavra do Senhor. Mas essa sabedoria é para ser revelada, é para ser manifestada, descoberta. Amém, meus irmãos. Você está compreendendo bem? Sim ou não?
As Vestes em Apocalipse
Eh, se você lê Apocalipse, Apocalipse diversas vezes fala sobre essas vestes espirituais. Bem-aventurado aquele que guarda suas vestes para que não ande nu, não apareça a vergonha da sua nudez. Aconselho-te que de mim compre ouros, ouro refinado no fogo, vestes brancas para que se te vistas e colírio para os olhos. Espiritualmente podemos estar vestidos com vestes rotas, como o sumo sacerdote Josué, uma mitra suja, vestes sujas diante do Senhor ou vestes limpas.
As vestes da igreja. Lhe foi dado vestir-se de linho fino, resplandecente e puro, que são os atos de justiça dos santos. A esposa do cordeiro que a si mesma já se ataviou. Aleluia! Jesus está voltando e nós temos que nos revestir. Aleluia! Temos que nos revestir. Aleluia. Vamos louvar ao Senhor.
Louvor e Adoração
Quer falar, mas não sabe explicar o amor que eu recebi em ti, Jesus. Meu coração quero agradecer, mas não tem como fazer. E não, eu peço a ti, Senhor, este louvor. Pode se colocar de pé. Se posiciona no Senhor. Eu viver debaixo da tua glória e o teu espírito [Música] santo [Música] para sempre dentro de mim para que [Música] branca para ti. [Música] [Música] [Música]
Amém. Coração, meu coração quer falar, mas não sabe explicar o amor que eu recebi de ti, Jesus. Adoração quero agradecer, mas não tem como fazer. Eu peço a ti, Senhor, aceite este louvor. Quero viver, quero viver debaixo da tua glória do teu espírito [Música] santo. [Música] brandar [Música] permaneçam sendo brancas para ti. [Música] Aleluia. [Música] [Música] Aleluia. [Música]
Posicionamento e Apropriação
Quero viver debaixo da tua glória. Teu espírito santo. Para sempre habite dentro de mim para que minhas vestes brancas. Permaneçam sempre brancas para ti. [Música] Aleluia. Aleluia. Começa a se posicionar de acordo com isso que você cantou. Erga suas mãos. Você tem livre acesso. É a riqueza da glória, da sua herança nos santos. Você é santo.
Se são vestes que você precisa, agora começa a se apropriar. Deus me mostrou a pessoas que precisam de vestes novas, se revestir desse novo homem. Se apropria agora, diz: “Senhor, eu sou o teu filho. Tu me tens abençoado com todas as bênçãos espirituais.” E nesse contexto de bênçãos espirituais, estão estas vestes, estas vestes novas das quais eu me aproprio agora pela fé para me vestir. Vestes brancas, o novo homem, a armadura de Deus.
Limpeza e Santificação
Senhor, agora cessa toda nudez espiritual. Nós nos vestimos em tua presença, pois o Espírito Santo está nos trazendo estas vestes espirituais. Nos revestimos de Cristo Jesus, em quem estamos, Senhor, nesta noite. Todos nós cobertos, todos nós vestidos, todos nós guardados em ti, Senhor, em quem queremos permanecer para tua glória. Obrigado porque teu sangue nos purifica. Aleluia. Somos lavados agora com água limpa, Senhor. Nossa mente, nosso coração, todo o nosso ser agora higienizado diante do Senhor.
Tu és o Pai que através do Espírito Santo está limpando, aleluia, os seus filhos. Recebemos a tua limpeza, a tua santificação nesta noite, Espírito Santo, tu estás trabalhando em nós. Tu estás agindo e removendo toda impureza. Estás aperfeiçoando as nossas vidas. Tu estás trabalhando para que continuemos a nos desenvolver até que cheguemos à estatura da plenitude de Cristo Jesus. Aleluia. Saudáveis, completos, perfeitos em Cristo Jesus, cada um de nós. Obrigado, Senhor, por essas bênçãos espirituais, porque o Senhor nos tem provido de tudo que precisamos, Senhor, para estarmos no centro da tua vontade, em teu filho, Jesus. Obrigado, Senhor. Louvado seja Deus, em nome de Jesus. Amém, meus irmãos, vamos sentar e vamos pro final. Obrigado, queridos. Glória a Deus.
Luta Espiritual e Vitória em Cristo
A luta espiritual e a vitória em Cristo. Nós vamos concluir com esse ponto. Luta espiritual. E a vitória em Cristo Jesus. Há uma luta que é certa porque está escrito. Se não estivesse escrito, poderíamos argumentar, mas está escrito, não dá para fugir. Mas em vitória. Eita! Eu acho que vocês estão dormindo já. Eu vou repetir. Mas tem vitória. Tem luta, mas tem vitória. Ainda tá fraco. Tem luta, mas tem vitória. Aleluia. Tem luta, mas tem vitória.
A vitória é certa pelo sangue do cordeiro, na autoridade do nome do Senhor Jesus, o nosso campeão. Aleluia. O vencedor. Em Apocalipse ele disse: “Eu venci”. Aleluia. Louvado seja o nome do Senhor.
Fortalecidos no Senhor
Próximo slide. Então, esse texto Paulo começa o capítulo um falando sobre o poder de Cristo, o poder de Deus que operou em Cristo e o poder que Cristo recebeu. Como ele mesmo diz, toda autoridade, todo poder me foi dado nos céus e na terra. E o capítulo seis, ele volta o um e o seis, né, com o mesmo assunto. E aqui já esclarecidos com a sabedoria do Espírito Santo, das realidades espirituais, então ele diz: “Quanto mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder, fortalecidos no Senhor e fortalecidos na força do seu poder, que no capítulo um ele fala sobre a suprema grandeza do seu poder, a eficácia da força do seu poder, o qual operou em Cristo ressuscitando dentre os mortos. Suprema grandeza. Que coisa impressionante.
Eu e você não temos como mensurar o poder que o nosso Deus tem. E é nele e na força do seu poder que eu e você somos fortalecidos. Amém. Diariamente, Senhor, estou me fortalecendo, eu tô treinando isso. Tá me animando aí para a academia, porque eu vou fazendo meus exerciciozinhos e ao mesmo tempo, Senhor, como eu estou fazendo esse exercício, meu espírito e Efésios rolando aqui no meu fone, eu estou me fortalecendo espiritual, né? Espiritualmente, porque está escrito: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do teu poder do seu poder.” E se está escrito, então eu me aproprio agora, eu me fortaleço agora. Aleluia. Amém, irmãos.
A Armadura de Deus e a Luta
Revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Porque a nossa luta é tão clara, ele tá falando sobre isso. Fala sobre ciladas nas armadilhas, mas ele diz luta, uma batalha e que não é contra o sangue e a carne. Tem uma versão que fala contra seres humanos, não é? Mas e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Impressionante uma luta contra aqueles que estão abaixo dos pés do Senhor.
Tomando Posse dos Recursos Espirituais
Portanto, tomai toda a armadura de Deus. Você tá vendo que parece que eu tô brincando com vocês, né? Se apropria. Como é que vai ser a nossa oração a partir de hoje? Paulo tá dizendo: “Tomai toda a armadura de Deus. Como é que eu tomo esses recursos espirituais? Pela fé eu vou me apropriando, porque o bendito Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo nos tem abençoado com todas as bênçãos espirituais. E essa armadura de Deus está no contexto das bênçãos espirituais com as quais Deus nos tem abençoado, para que possais resistir no dia mal, uma força contrária. E depois de teres vencido tudo, aí é triunfo prevalecendo, permanecer inabaláveis. É impressionante as escrituras.
A Profundidade da Palavra
A impressão que eu tenho é que assim, a gente pega um verso e fica nele e fica naquele verso, porque o Espírito Santo vai pegar e vai trazer outras passagens e a gente vai ficar ali nele, né? Eu lembro de uma tarde ter ficado e porque poxa, ele fala dele ter subido acima de todos os céus. Eu lembro de ter ficado numa tarde ali naquilo, falei: “Meu Deus, acima de todos os céus”. E eu tô nele. Que coisa impressionante. Estai, pois firme, cingindo-vos com a verdade, vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés na preparação do Evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também um capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus com toda oração e súplica, orando em todo tempo no espírito e para isso vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos. Impressionante algo maravilhoso.
A Luta Espiritual e o Território
Esse é o texto e vamos pro próximo slide, então, pra gente pontuar algumas coisas. O que a palavra ela nos revela? Em primeiro lugar, a palavra nos revela uma luta espiritual, uma batalha, uma guerra, um medir de, se assim a gente pode dizer, de forças pra gente compreender. E isso nos provoca porque todo poder foi dado a ele e ele foi exaltado acima. Triunfou, expôs a vergonha, o desprezo na cruz ainda. Principados e potestades triunfando e os expondo à vergonha e ao desprezo, triunfando deles na cruz. Que coisa impressionante.
Mas a palavra está nos revelando que existe uma luta espiritual, uma luta que eu imagino que tem a sua ação nas nossas vidas. Nós estamos compartilhando algumas coisas que talvez seja uma luta pra gente começar a praticar e essas coisas se tornarem coisas normais do nosso dia a dia, o nosso revestimento, a nossa roupa, como você veste aquela roupa para sair, para viver aquele dia, nos vestirmos para viver essas coisas que a palavra está nos revelando. Isso começar a fazer parte do nosso cotidiano, da nossa vida comum. Talvez você tá entendendo essa luta de colocarmos isso de fato na nossa, entre aspas rotina, no nosso estilo de vida, trazer dessas regiões celestiais para essa dimensão onde estamos vivendo, trazer, né, para que isso se revele e se manifeste aqui e agora e sempre.
Segundo ponto, a luta espiritual é travada em um território espiritual. A luta é espiritual e o território é espiritual. Não é um território físico, não é aqui que lutamos. Você está compreendendo? Não é aqui embaixo. É impressionante. O território é o território espiritual. E Paulo está falando no livro sobre estas regiões, fala dos príncipes da príncipe das potestades do ar, mas está falando também daquele que subiu acima de todos os céus e tendo sido ressuscitado, foi colocado por Deus acima de principados, potestades, há um território, né, espiritual, onde as coisas acontecem. E lembrando o campo de batalha. Este é o campo de batalha. E vocês lembram que no início eu falei que aqui embaixo é só um reflexo da realidade de cima.
Se a realidade aqui debaixo precisa ser mudada, nós vamos batalhar aonde? Em cima. Amém, irmãos.
Inimigos Espirituais e Vantagem
Os inimigos são espirituais. A luta espiritual, o terreno, campo de batalha espiritual e o inimigo também. Não são seres humanos, não é carne e não é sangue, não são pessoas, são inimigos espirituais. Quarto ponto, temos plena vantagem e certeza de vitória nesta batalha contra o adversário por meio de Cristo Jesus. Aleluia! O vencedor. Amém, queridos. Mas é interessante que e por que eu e você temos que lutar? Por isso que ele vai dizendo sobre tomar o capacete da salvação, couraça da justiça, cingida da verdade, espada do espírito, que é a palavra de Deus, escudo da fé. E passivamente, né? Não é que não vai acontecer nada, né?
Pelo contrário, estaremos em desvantagens, sendo que a palavra revela essa vantagem, essa certeza de vitória, mais contra o inimigo, mas por meio de Cristo, em quem eu permaneço. Tava ouvindo alguém falando esses dias sobre frutificação. Eu não lembro quem foi, não sei se foi até aqui, que ele não nos mandou frutificar, ele nos mandou permanecer nele. Então essa é a batalha. Luciano tava comentando, permanecer nele. Então essa batalha porque é por meio de Cristo. Permanecer nele. Como? Reafirmando, proclamando, citando o que diz a palavra do Senhor para tomarmos posse da vitória em Cristo e somos herdeiros. Amém, ou irmão? O herdeiro, né? Essa vitória, nós herdamos essa vitória.
Fortalecimento Contínuo
Devemos nos fortalecer no Senhor e nos revestir da armadura espiritual de Deus, nos fortalecendo no Senhor. Eu fiz uma cirurgia em maio. Eh, alguns diziam para mim é simples, principalmente os irmãos da área de saúde, não, essa cirurgia é simples. E eu sempre e eu pensando até quando fiz a cirurgia simples para quem não faz. Sempre que, como diz papai, quem entra na faca que sabe, né? E eu fiz a cirurgia e eu fiquei, tive que ficar quase um mês sem ir pra academia, né? E aí perde massa magra, perde o condicionamento e só Jesus, né, saber quando poderia retomar os exercícios e tudo. E teve muito sentido isso sobre o começar novamente a se fortalecer. Como nós precisamos nos fortalecer no Senhor continuamente, na força do seu poder, nos revestindo desta armadura espiritual.
Armas Espirituais e Condicionamento
Próximo ponto diz que além de força e armadura espiritual, também temos armas espirituais, além do condicionamento, porque você tem que ter fôlego, fôlego espiritual, condicionamento. Quem faz caminhada, quem faz corrida sabe que para você sair do sedentarismo, né, por um condicionamento físico, não é instantaneamente. Pode até dar um treco em você. Você começa aos poucos, né, e vai progressivamente, né, tem profissionais da área aqui, como Alexandre, deve estar em algum lugar aqui, tava até trazendo instruções para nós esses dias aí, né?
E o condicionamento é o condicionamento é progressivo, mas também não é acumulativo, né? Ai, eu fui um atleta, grande coisa. Continua ativo ou não? E aí tem sentido, né? Quando ele diz, “Perseverai na oração”. Vigiando nisso com ações de graças, senão você perde o condicionamento. Então, a força, o condicionamento, a armadura espiritual e também temos armas espirituais. Louvado seja Deus. As armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para demolir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus.
Postura de Guerra e Sabedoria
Revesti-vos das armas da luz, diz a palavra do Senhor. Temos armas espirituais, porque a luta espiritual, o terreno, campo de batalha espiritual, os inimigos são espirituais. Sem sabedoria e postura de guerra, estaremos em desvantagem nessa guerra espiritual, sem sabedoria. Mas por que ficaremos sem sabedoria se Deus nos dá espírito de sabedoria e de revelação? Amém. Paulo, Paulo orou por isso e essa é a vontade de Deus. Então você pode orar. Senhor, eu recebo espírito de sabedoria e de revelação. É da tua vontade que eu saiba o que o Senhor sabe para que isso seja manifestado e revelado. Mas também uma postura de guerra. Uma postura de guerra.
Eu tive uma experiência incrível de conhecer a igreja nos Estados Unidos e a igreja no Japão. E lembro de alguns episódios dessas duas igrejas, né, as duas nações diferentes. Lembro de quantos cultos, encontros nos Estados Unidos, onde e o culto rolando, né? Oh meu Deus, fiquei impressionado no Japão depois de 10 horas, 12 horas de trabalho, cultos que começaram 10 horas da noite, 11 horas da noite. Eles não estavam dormindo o dia inteiro, o dia inteiro e o no encontro os irmãos no Japão. Eu fiquei impressionado. Não teve como não comparar, né? Como é que é a sua postura? Como é que é a sua oração?
Baixe a transcrição aqui: