O significado de sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Deus, a partir da carta aos Efésios. Descubra como a oração de Paulo busca tirar a igreja da fraqueza para a plenitude e como a realidade espiritual molda nossa existência.


Transcrição obtida com ajuda de inteligência artificial.

Queridos irmãos, boa tarde. Privilégio para nós, uma alegria poder estar aqui com vocês. Estivemos juntos em outubro do ano passado. E aprouve ao Senhor retornarmos agora em julho.

Um privilégio para mim, privilégio para Selma. Eh, peço que Selma fique de pé para que os irmãos possam ver minha morena linda. Essa é a vovó mais linda que existe nesse mundo, né? Louvado seja Deus. Eh, eu queria ter uma noção do horário. Quando eu olhei aqui, os irmãos já desceram para eu ter uma ideia.

São 4:30 pertinho, tá?

Amém. Temos até perto de 6 horas, 18 horas. Vamos tentar organizar esse assunto nessa primeira parte em duas partes, na verdade. E após o intervalo, mais duas partes também. Sem perdermos tempo, nós preparamos um slidezinho para que os irmãos possam estar acompanhando.

O Tema Central

O nosso tema é esse: espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Deus. Você pode dizer isso para quem está do seu lado. Espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento do Senhor. Louvado seja Deus.

Base Bíblica

Vamos avançando no próximo slide. Temos a base bíblica do que nós vamos estar compartilhando, que é a carta aos Efésios, o capítulo 1, do verso 15 ao verso 17.

Palavra do Senhor nos diz: “Por isso também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.”

Gostaria de pedir que você leia esse texto para quem está do seu lado. Vamos ler uns para os outros, sem stress, sem preocupação, sem ansiedade. Leia para quem está do seu lado, por favor.

Esse barulhinho da igreja é a coisa mais gostosa de ouvir, né? Louvado seja Deus.

Oração

Espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento de Deus. Vamos orar mais uma vez. Esse Espírito Santo querido, que bom que podemos contar contigo. Que bênção ter sido enviado por Deus a pedido do filho. Ele rogou ao Pai e o Pai enviou o consolador, o espírito da verdade, para que esteja conosco para sempre, para habitar em nós, para nos assistir nas nossas fraquezas, para nos conduzir a toda verdade, nos ensinar todas as coisas, te glorificar, Jesus, nós te damos graças por essa dádiva preciosa que o Senhor nos deu e queremos dar liberdade para que Teu Espírito possa agir.

Possa trabalhar, tocar em cada um de nós, nos ajudar, Senhor, na compreensão da tua palavra, me ajudar, Senhor, na exposição, no compartilhar da palavra. Toda capacitação vem de ti, Espírito Santo, e reconhecemos isso nessa tarde. E queremos te agradecer por tua presença, teu poder que nos leva à realização do propósito do nosso Deus.

Te agradecemos em nome de Jesus e para a glória de Jesus. Amém. Amém.

Desenvolvimento do Tema

Queridos, espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Deus. Paulo, tendo ouvido da fé que havia nos irmãos e o amor para com todos os santos, ele não cessava de dar graças, dar graças a Deus pelos irmãos e fazer menção deles diante do Senhor, pedindo para que Deus concedesse espírito de sabedoria e revelação no seu pleno conhecimento.

Vamos pro próximo slide. Temos 10 para gente ver nessa primeira parte. Vamos tentar fazer isso de forma bem prática.

Três Pontos da Introdução

Nessa introdução, nós vamos estar considerando esses três pontos antes de irmos pro nosso intervalo:

1. Qual o Significado de Sabedoria e Revelação?

Eu mesmo, depois de ter lido tantas vezes essa epístola, tantas vezes esse verso, nunca parei para meditar um pouquinho, para procurar, para checar com alguns dicionários o significado de sabedoria e de revelação, até porque na minha limitação – eh, pode ser que você não tinha essa limitação, não tem essa limitação, mas eu tinha – eu associava, né, com o mesmo significado, sabedoria e revelação. Mas a gente vai falar sobre isso.

2. Por que Paulo Ora por Espírito de Sabedoria e Revelação em Favor da Igreja em Éfeso?

Porque ele orou, pedindo que Deus concedesse espírito de sabedoria e de revelação à igreja em Éfeso.

3. O que Precisamos Saber e Revelar pelo Espírito Santo

O que nos anima é justamente isso, saber que Deus tem coisas grandes, firmes, preciosas para revelar a cada um de nós. Amém, queridos? Para que isso seja manifestado para o louvor de sua glória.

Definindo Sabedoria e Revelação

Então, vamos pro próximo slide. Já vamos entrando no assunto. Qual o significado de sabedoria e revelação? Qual é o significado de sabedoria e revelação?

Sabedoria significa inteligência, conhecimento, aquilo que Deus sabe, aquilo que Deus conhece, o que faz parte do entendimento do nosso Deus, o que está sob esse controle soberano do nosso Deus, que ele sabe perfeitamente.

E revelação. Revelação significa algo que será descoberto, exposto, manifestado.

O que Deus sabe deve ser manifestado. Não pode ficar escondido, restrito, numa realidade de ignorância no que diz respeito a cada um de nós. O Espírito Santo nos concede sabedoria, compartilha conosco o que Deus sabe, o que Deus conhece, para que aquilo que Deus sabe, que Deus conhece, seja manifestado. Quem compreende diga amém. Amém.

Você pode definir então para quem está do seu lado o que é sabedoria e revelação. Em simples palavras, o que Deus sabe revelado. Pode dizer para quem está do seu lado.

Textos Bíblicos de Apoio

Nós temos alguns textos e a gente tá tomando por base a carta aos Efésios. Então, irmãos, presta atenção em algumas passagens, algumas passagens, a carta aos Efésios tem capítulo, em seis capítulos, né? Tem outros textos, mas selecionamos alguns como esse do capítulo um, onde ele diz: “Desvendando-nos o mistério da sua vontade”. Mistério, algo que está escondido e a vontade de Deus, segundo o seu beneplácito que propôs em Cristo, de fazer convergir, reunir em Cristo, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as dos céus como as da terra, desvendando-nos, abrindo as cortinas do mistério da sua vontade, revelando, descobrindo a vontade de Deus, o que Deus sabe para nós.

Segundo ponto, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus, para mostrar Deus. Deus quer revelar, Deus quer expor para mostrar nos séculos vindouros essa riqueza da graça do nosso Deus em bondade para conosco em Cristo Jesus.

Olha o outro texto. Manifestar qual seja a dispensação do mistério desde os séculos ocultos em Deus que criou todas as coisas para que pela igreja a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais, mostrar nos séculos vindouros, manifestar, qual seja a dispensação do mistério, pela igreja multiforme sabedoria de Deus se tornar conhecida.

A sabedoria de Deus, o que Deus sabe, o que Deus conhece, algo incrível que está sobre o conhecimento de Deus e que ele deseja revelar, expor, manifestar.

Princípio Fundamental

Amém. Meus amados irmãos, a frasezinha aí que nós terminamos esse slide é: “O que eu não sei não se revela”. E o que não se revela, na verdade, eu não sei. Reconheça quem quiser reconhecer, mas essa é a verdade. Por que não se revela? Por que não se manifesta? Por que não se torna exposto, visível? Eu não sei.

E é por isso que Paulo ora para que Deus conceda espírito de sabedoria, compartilhando conosco o que Deus sabe, para que aquilo que Deus sabe se torne exposto, visível através de cada um de nós.

Por que Paulo Ora por Espírito de Sabedoria e Revelação?

Próximo slide. Porque Paulo ora por espírito de sabedoria e revelação a favor da igreja em Éfeso?

A oração de Paulo tem como objetivo tirar a igreja de um estado de falta, fraqueza, deficiência para um estado de perfeição, exatidão, precisão, na verdade de pleno conhecimento. A igreja é maravilhosa, mas ainda há tantas coisas que eu que nós precisamos na verdade romper pelo Espírito Santo, através dessa revelação que o Espírito nos concede, dessa sabedoria de Deus que ele compartilha conosco, para que coisas que estão ainda naquele compartimento de sonhos, né, de desejos, de aspirações que temos nos nossos corações e que vemos até sendo confrontados pela palavra de Deus, essas coisas se tornem de fato e visíveis e manifestadas através de cada um de nós pelo Espírito Santo.

Saindo do Estado de Falta

Precisamos romper e sair desse estado de falta. Falta alguma coisa? Quem já teve esse sentimento de que falta alguma coisa, de que a igreja precisa ainda, né? Tá faltando um detalhezinho, falta uma coisinha. Olha, nós estamos quase lá. Aí daqui um pouco experimentamos até uma parte, parece que retrocede um pouquinho, sempre está faltando alguma coisa.

Ainda há uma fraqueza, não há uma plenitude de força. Vocês não se incomodam de eu ficar me virando aqui, não, né? Porque eu tenho minhas anotações ali, mas sem o meu óculos já tá começando a ficar um pouquinho difícil. Então eu vou ler junto com vocês ali de deficiência para um estado de perfeição, exatidão, precisão.

Não Temer o Pleno Conhecimento

Não precisamos ter medo nem ficarmos intimidados com a palavra pleno conhecimento, como se isso fosse algo inatingível, que vamos levar, sabe Deus, quantos anos desejando, aspirando, sem nunca alcançar esse patamar de plenitude. E nós vamos compreender que, na verdade, esse entendimento é um entendimento errado.

Ainda estamos aquém na revelação de Deus e por isso vivemos aquém do que ele deseja. Por fim, não manifestamos tudo o que ele sabe, não cooperando para que ele seja glorificado.

O Problema do Minimalismo Espiritual

E esse último ponto nos confronta bem, porque ele diz, nos tornamos como minimalistas do reino de Deus. É como se alguém se apegasse ao mínimo para a sua sobrevivência. Então, nós nos sentimos tão realizados e felizes, mas ainda não nesse patamar da plenitude. Já tem sido tão bom, tão precioso o que Deus nos tem dado, o que temos experimentado, mas vocês vão reconhecer e concordar comigo que ainda não é necessário da plenitude.

Deus não é desse tamanho que eu e você, né, mensuramos. Ele não está restrito a essa experiência que eu e você temos hoje. Eu, um homem com 57 anos de vida e tendo experimentado coisas maravilhosas, tremendas. Eu não ignoro o que eu já experimentei, mas Deus não está limitado e restrito a essas experiências que eu tive. Por mais preciosas que elas tenham sido, ele é muito maior.

O Poder Infinito de Deus

Já adiantando um pouco no contexto, Paulo fala que capítulo 3, ele é poderoso para fazer e parece um exagero, mas não é exagero. É alguém que tem sabedoria e agora está revelando, manifestando esse pleno conhecimento de Deus. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos segundo o seu poder que opera em cada um de nós. Amém ou não?

Depois eu vou provocar vocês um pouquinho. A grande prova está, não que isso seja importante, mas é estranho não ter no próprio feedback, porque essas verdades sendo ditas, elas não fazem diferença para nós. Nós estamos tão acostumados a esse patamar minimalista, talvez até meio tradicional e religioso. A gente nem reage quando um verso como esse, 21, 20, 21 de Efésios 3 é citado, porque está dizendo que ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que em nós opera. Era pra gente bater cabeça aqui no teto. Mas não, mas a gente já tá, sabe?

O que eu não sei não se manifesta. Essa falta de reação é própria de alguém que ou não sabe ou não crê ou já está acomodado a esse patamar minimalista do reino de Deus. Com todo o respeito.

Testemunho Pessoal

Amém. Meus irmãos. Eu estou numa posição preciosa, honrada, mas um pouco ingrata, porque estou compartilhando de algo que Deus está mexendo comigo. E aí, se ele mexe comigo, vai mexer com você também, porque eu não vou falar de nada do que Deus não esteja trabalhando na minha própria vida.

Não quero trazer teorias, ficção, sim aquilo que Deus está mexendo na sua manutenção na minha própria vida. Amém, meus irmãos. Glória a Deus.

Questionamento Direto

Tem algum minimalista aqui do reino? Pergunta aí para quem está lá. E aí, você é um minimalista? Tá, tá, tá muito bom, né?

Alguém pode dizer: tenho, tenho a certeza da salvação. De vez em quando vem uma duvidazinha, mas o céu me espera. Eu senhor. Meu Deus.

A Riqueza de Deus

Interessante como o apóstolo Paulo, só na carta aos Efésios, ele repete por diversas vezes o termo riqueza, a riqueza da glória da sua herança. Capítulo um, ele fala sobre isso. A riqueza da sua graça em bondade para conosco através de Cristo Jesus. O significado dessa palavra é algo que sobeja, não é? Econômico é algo que transborda, que transcende, que sobra. Nosso Deus é rico e assim eu e você não precisamos e não podemos nos manter nesse patamar minimalista.

Diga para quem está do seu lado: “Há uma riqueza em nosso pai”. Aleluia! E ele quer te levar a essa plenitude. Aleluia!

Reação da Fé

Aleluia! Tá começando a melhorar. Eu estou começando a reagir. A fé ela vem pelo ouvir e ouvir a palavra do Senhor e coisas profundas estão sendo reveladas pelo Espírito Santo a nós, não por mim, mas pela palavra do nosso Deus. Isso tem que mexer conosco.

Compartilhávamos com os irmãos ontem sobre os movimentos. Deus se movimenta. Deus é o Deus vivo e vai nos levar a nos movimentar. E a palavra do Senhor, ela provoca esse movimento. O espírito de Deus provoca em cada um de nós. E há uma riqueza de graça, uma riqueza de misericórdia, de bondade, de poder no nosso pai, em nosso Deus.

Eu preciso, meus amados irmãos, aleluia, me animar profundamente por fé nessas coisas que o Espírito Santo está revelando para que eu saia desse patamar minimalista. Amém.

Declaração Profética

Queridos, diga pro seu irmão: “Os teus dias de minimalista estão terminando! Você vai mergulhar nas riquezas, aleluia! Do nosso Deus, do nosso pai.” Você pode profetizar isso. Declara para quem está do seu lado, começa já a reagir. Diga, irmão, nosso pai é rico. Aleluia! Rico em bondade, rico em misericórdia, rico em graça. Louvado seja Deus. Aleluia! Glória a Deus! Louvado seja o Senhor. Aleluia!

As Três Realidades Espirituais

Próximo slide. O que precisamos saber e revelar pelo Espírito Santo?

Ele ora para que Deus concede esse espírito de sabedoria que Deus sabe e de revelação para ser manifesto no pleno conhecimento do nosso Deus. Basicamente, devemos saber e manifestar pelo espírito três realidades espirituais em Cristo.

O Conceito de Realidade Espiritual

E eu quero que você guarde esse termo realidade espiritual. Era uma palavra usada frequentemente por um dos nossos pais, Erasmo Garete, em Porto Alegre. Vi Erasmo repetir muitas vezes e confesso que na época não tinha tanta compreensão. Teoricamente, intelectualmente compreendia mais ou menos. Mas agora eu creio que o Espírito Santo quer nos levar a algo mais profundo nesse termo realidade espiritual, como por exemplo, é uma realidade física e visível essa garrafa. Amém ou não? Tá aqui. Eu tô vendo, tá na minha mão. Só que existem realidades espirituais que são mais reais do que essa. Eu não ouvi. Amém.

Amém. Meu Deus. E é justamente nessa dimensão que o Senhor quer nos levar, porque indiscutivelmente tudo que acontece nessa perspectiva física é um reflexo da realidade espiritual.

Além dos Cinco Sentidos

As coisas não se resumem ao que eu vejo, ao que eu sinto, ao que testifica com meus cinco sentidos. A visão, audição, o olfato, tô sentindo paladar, o tato. Não, as coisas não se resumem a isso. Esse plano é um plano, se a gente fosse parar para pensar, que tem a sua importância, mas não determina absolutamente nada. A realidade espiritual, sim. Amém, meus irmãos.

Em João 4, Jesus disse: “Deus é espírito.” E esse Deus que é espírito, foi a quem o apóstolo Paulo recorreu pedindo que concedesse espírito de sabedoria e de revelação no seu pleno conhecimento.

Ah, Deus quer descobrir coisas profundas e tremendas para nós.

Questionamentos Existenciais

Então, basicamente, onde eu estou? E talvez você diga: “Eu estou aqui, não sei qual é esse endereço, né? Prazeres, né? Estou em prazeres.” Eh, não sei não. Eu acho que não.

Onde eu estou, né? Quem eu sou? Pois é, Daniel de Souza. Não sei o que eu tava fazendo. É o chequin, né, do nosso retorno na próxima semana. Lá data de nascimento e coisas desse tipo, endereço, documentos, identidade. Eh, né, quem eu sou, será que é…

Nossa Identidade em Cristo

Herdeiro do criador dos céus e da terra, do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Tem ninguém fraco aqui, não. Por isso que Paulo ora por espírito de sabedoria e de revelação, porque a igreja precisa sair desse estado de fraqueza, de debilidade, de falta. Falta alguma coisa, aí tá faltando. Não, não falta absolutamente nada. É que eu preciso ver para manifestar e chegar no pleno conhecimento de Deus.

E isso quem realiza é o Espírito Santo de Deus. E ele está trabalhando nessa tarde aqui em nós. Aleluia. Ele está realizando a sua obra em mim. Aleluia. Eu quero e certamente na igreja, na vida de cada irmão, em nome de Jesus. Vamos avançando.

O Que Eu Posso?

O que eu posso? Que coisa interessante. Onde eu estou? Quem eu sou? Quem determina é o Senhor. Amém ou não? Sim ou não? É a palavra reafirmando nossa posição em Cristo Jesus é que determina. Inevitavelmente também o que eu posso é determinado pela palavra e pela posição que eu e você ocupamos.

Não estou falando dos nossos músculos, da nossa capacidade intelectual, dos nossos recursos naturais. Já falamos que essa realidade natural não determina absolutamente nada, mas a espiritual sim. E você e eu já sabemos onde estamos e quem nós somos.

A Suprema Grandeza do Seu Poder

Agora, o que que nós podemos? Qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos? Quem crê diga amém. Amém. Segundo a eficácia da força do seu poder, o qual operou em Cristo, né? Ressuscitando dentre os mortos, fazendo assentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, podestade e poder e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja. Cadê a igreja?

Aleluia! A qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas? Meu Senhor! Glória a Deus!

Testemunho do Médico

Nós estávamos com um médico amigo, um irmão precioso que até então morava em Mogi, não sei se eu contei isso com os irmãos. E ele foi promovido a diretor do hospital. E cada dia era um aperto, um aperreio, como a gente fala aqui, né? Misericórdia.

Uma perseguição muito forte, tinha uma intensidade muito grande no ambiente de trabalho, mas quando ia para casa também não tinha paz, porque não conseguia nem comer. Sentava com a esposa para almoçar, daqui um pouco tocava o telefone e a palavra confrontando era: “Cadê você? Você deveria estar aqui?” Ou seja, não tinha sossego.

A Orientação do Espírito Santo

Deus começando falar essas coisas e tal e visitamos essa cidade junto com eles na casa deles, conversando um pouquinho. Aí o Espírito Santo falei: “Olha, vamos fazer o seguinte. Quando você chegar no hospital, colocar teu pé naquele lugar, já começa a declarar quem você é, quem é o Senhor, quem está entrando nesse lugar com você. Toma a autoridade desse lugar. Começa a fazer isso.” Depois eu conto um pouquinho mais essa história. Ele fez e resolveu o problema.

O que nós podemos, o que ele pode determina o que eu também nessa classe de seres espirituais, principados potestades, poder, domínio.

Testemunho da Sobrinha

Você conhece alguém que está sobre algum domínio? Sérgio Sakai essa semana passada me enviou uma foto e uma foto que me alegrou muito. Eu até chorei, senão me falha memória. É difícil não chorar, mas a foto de uma sobrinha minha, filha de um irmão querido meu.

E resumindo a história, ela está sozinha numa batalha, numa luta, né? Desde a sua infância, adolescência, mais ou menos, né? Adolescência, na verdade, ela fez parte do vínculo lá em São Vicente e recebeu o investimento dos irmãos, tal, depois mudaram da cidade, esfriou na fé, retrocedeu e muita coisa aconteceu na sua vida e ela, por misericórdia de Deus, começou a retomar essa caminhada e junto com os irmãos, com um grupo lá em São Paulo, com Sérgio Sakai.

O Retiro Transformador

E dois retiros estivemos. E nesse último retiro eu lembro de almoçarmos juntos e conversarmos com ela que aparentemente estava sozinha, lutando por sua vida e por sua família, clamando pela conversão dos seus, dos mais próximos. Nós conversamos naquele almoço, Celma estava junto, falamos, ó, abrimos Efésios, fal, olha aqui, ó, presta atenção.

Eh, onde é que Jesus está? Aí, ela leu e disse, ó, lê esse outro aqui. Onde é que você está? Ah, então, ó, lê esse outro aqui. Onde é que principados, potestades, dominadores estão? Não, não precisou nem terminar a conversa, já começou a chorar.

E foi como uma ressurreição, algo lindo do Espírito Santo. Essa foto que Sérgio Sakai me enviou agora era de um filho dela que pediu para ser batizado. Estava descendo às águas. E ele descendo às águas, a irmã dizendo: “Eu quero ser batizado como o meu irmão está certo”. Ninguém falou nada. Eu olhei aquilo e falei: “Louvado seja Deus.”

O Que Nós Podemos em Cristo

O que eu posso? O que que você pode, irmão? O que você pode? Olha o que Jesus pode. Quanto mais sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder, revestir-vos de toda a armadura de Deus para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Porque a nossa luta não é contra o sangue, a carne, sim contra principados, potestades, dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes.

A Armadura de Deus

Portanto, tomai toda a armadura de Deus para que possais resistir no dia mal. E depois de terdes vencido tudo, a palavra vai provocando muita gente. É uma provocação santa de fé, porque fala sobre um poder que nos leva a resistir, ficar firme nesse medir força, você ficar ali na posição e depois diz, não é somente resistir depois de ter vencido o quê? Tudo resiste e ainda vence tudo. Permanecer inabaláveis.

Estais pois firmes, cingindo-vos com a verdade, vestindo-vos a couraça da justiça, calçai os pés com a preparação do evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e espada do espírito, que é a palavra de Deus, com toda oração e súplica, orando em todo tempo no espírito e para isso vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Sem Limites em Cristo

O que eu posso, o que nós podemos em Cristo Jesus, pelo que está escrito aí, não há limites. O que não se revela é que eu não sei. Se eu não sei, não se revela. E por isso que Paulo ora, ele está orando por ele não cessa de dar graças pelos irmãos, pela fé dos irmãos e o amor dos irmãos, mas parece que ainda mesmo com fé e amor tá faltando alguma coisa. E ele roga para que Deus conceda espírito de sabedoria e de revelação no seu pleno conhecimento.

Esse pleno conhecimento é onde o Espírito Santo quer nos levar através do que Deus sabe que deve ser revelado e manifestado para a sua glória. Amém. Meus amados irmãos. Louvado seja o nome do Senhor. Diga para quem está do seu lado alguma coisa que você pode aí, hein, de acordo com o que você está vendo na palavra do Senhor. Vamos fazer declarações de fé uns para os outros aqui em nome de Jesus.

Momento de Louvor

Vamos avançando. Eu acho que a gente pode, né, ao invés de parar aqui, mas quem sabe podemos cantar uma canção antes de irmos para essa última partezinha aqui desse intervalo. Temos uma cançãozinha rapidinha, Jojó, que aí só mais três slides pra gente concluir. Aleluia! Glória a Deus.

Preparação para o Louvor

Senhor Jesus, cantar, podemos nos colocar de pé enquanto os irmãos vão se preparando. Quem sabe você já vai orando junto com o seu irmão. Não fica passivo. Essa pessoa que está do seu lado mesmo, começa a interagir, dizer: “Senhor, nós recebemos tua palavra. Senhor, nós recebemos tua palavra. Senhor, nós cremos em tua palavra, Senhor. Nós nos apropriamos da tua palavra. Aleluia!

Vamos lá, meus irmãos. Deixa o Espírito Santo mover isso em nós. Diga: “Eu me aproprio pela fé, Senhor.”

Reflexão Durante o Louvor

Vamos cantar mais uma vez essa parte, mas você tem que se lembrar do que diz a palavra. Esse texto que nós estamos lendo da carta aos Efésios fala sobre os dominadores deste mundo tenebroso. Mas Paulo quando diz no contexto que o poder de Deus operou em Cristo ressuscitando dentre os mortos e o fazendo assentar à sua direita nos céus acima, aí ele traz a lista principados, potestades, poderes e domínios. E ele fala no capítulo um que para que Cristo seja o cabeça sobre todas as coisas, Deus o deu à igreja.

Você tá conseguindo compreender? A ele seja o domínio. Estamos cantando. Eu e você fazemos parte disso porque ele foi dado a nós para que ele seja o cabeça sobre todas as coisas. Quem está compreendendo? A ficha tá caindo. Vai.

Declaração Profética

Aleluia. Você quer o mesmo que Deus quer. Você consegue saber e ver o que Deus está vendo, o que Deus sabe. Então, começa a declarar isso com fé. Canta essa parte com fé já profeticamente, porque eu tenho certeza que não vai se resumir a esse tempo que nós temos do encontro do congresso aqui. Você vai sair desse lugar completamente diferente e coisas vão ser reveladas e se manifestar. Aleluia! Quando você voltar para a sua casa, pro seu ambiente de trabalho, porque a sabedoria de Deus precisa ser manifestada.

Estamos vendo o que Deus sabe para que aquilo que ele sabe se manifeste e seja revelado. Aleluia. Amém. Queridos, canta faz essa parte mais uma vez.

Oração de Intercessão

Levanta bem alto as tuas mãos aqui. O Espírito Santo vai trazer à sua memória. Alguém que está debaixo de algum domínio, começa a profetizar o domínio de Cristo agora. Começa a declarar agora, Senhor, nós estamos em Ti. Contigo ressuscitamos e contigo nos assentamos nos lugares celestiais. Tu estás acima de todo o domínio. E agora, dessa posição que nós ocupamos, nós declaramos o teu domínio e o teu reino se estendendo agora sobre estas pessoas que estão vindo à memória, o coração dos meus irmãos.

Eles são teus. Não há força que possa resistir ao teu reino, ao teu poder, ao teu domínio. O Senhor prevalece e triunfa contra todo mal. E nós declaramos agora algo sobrenatural acontecendo neste determinado momento na vida desta pessoa. Teu espírito está nos assistindo e nos ajudando nessa fraqueza. Nós não sabemos orar como convém, mas o Espírito Santo nos ajuda, aleluia, e intercede por nós.

Declaração de Vitória

E agora, da posição que ocupamos em Cristo Jesus, estendemos a tua bênção, quebramos as cadeias, os nós estão sendo desatados, os grilhões estão sendo despedaçados agora, as algemas estão sendo abertas, porque teu é o reino, o poder, a glória, o domínio pelos séculos dos séculos. Nós declaramos agora dessa posição que nós ocupamos o recuo das trevas. Principados e potestades não podem resistir. O Senhor triunfou, o Senhor venceu. Aleluia! E os expôs à vergonha e ao desprezo.

E agora nós declaramos teu reino alcançando essas vidas. Há pessoas aqui nessa tarde que serão surpreendidas quando retornarem para suas casas ainda hoje. Tu és o Deus vivo. Aleluia. E o teu espírito está nos dando sabedoria. E essa sabedoria já está se revelando e se manifestando no teu pleno conhecimento e para a tua glória, Jesus. Aleluia.

O Propósito Eterno de Deus

O Pai decidiu convergir todas as coisas em ti, reunir debaixo de uma só cabeça todas as coisas e tu estás assentado no trono. Aleluia! E tudo está sendo reunido. Aleluia! Debaixo do teu governo, nós te damos a honra e a glória. Louvado seja o teu nome.

Cantando Como Herdeiros

Vamos cantar só mais uma vez, mas vamos cantar uns para os outros agora. Mas o Deus de toda graça, vamos cantar isso uns para os outros agora, irmão. Olha bem para cá. Olha bem para cá. Não canta como um miserável, um pobre, um minimalista e um pedinte. Canta como um herdeiro.

Muito se tem discutido sobre o que fazer para que o louvor na minha igreja flua. A gente precisa de espírito de sabedoria e de revelação. Se soubermos o que Deus sabe, isso vai se revelar. Amém, irmão. Você promete que você vai cantar como um herdeiro, como aquele que está nesse contexto da riqueza, da glória, da sua graça, da sua herança nos santos. Canta pro seu irmão declarando, vivendo isso, proclamando aleluia, como quem está lá assentado lá, não aqui em prazeres. Vamos lá, João. Mais uma.

A Forma Correta de Orar

Vamos sentar, queridos. O horário Paulinho nos deu seis. Vamos tentar terminar até antes das 6, das 18 para o intervalo. Mais três slides só. Louvado seja Deus. Eu quero isso. Eu desejo isso. E mais do que querer, né? Você vê como a gente, se eu orar aqui dizendo: “Senhor, eu quero isso.” Vamos adiantar algumas coisas aqui. Eu tô orando errado já.

O Espírito nos Assiste

Por isso, Romanos 8:26, o espírito nos assiste em nossas fraquezas. Nós não sabemos orar como convém essa oração. Apenas eu quero isso. Ah, eu preciso disso. Não, não, não é o certo. O certo, de acordo com o que nós estamos vendo, é: Senhor, eu tenho isso. Eu sou herdeiro disso. Senhor, eu me aproprio disso. Quem está compreendendo, diga amém. É assim que você ora. É assim que tem que declarar: “Senhor, isso é meu. Eu sou herdeiro teu. Aleluia! Eu me aproprio, eu recebo. Teu espírito me concede, tua palavra me revela e eu me aproprio. Aleluia! Pela fé! Louvado seja Deus!”

Nossa Realidade Espiritual em Cristo

O que o Espírito nos revela então na carta aos Efésios? É isso? Ou nossa nossa sabedoria? Pera aí, deixa eu ver onde é que eu tô aqui. É, é isso mesmo. Vocês estão certos? Nossa realidade espiritual em Cristo. Então, sabedoria está ali entre parênteses. Que Deus sabe que eu e você estamos sabendo com a ajuda do Espírito Santo mediante a palavra do Senhor. Vamos pro próximo slide.

Exercitando o Espírito

Volto a dizer, é uma peneirazinha de Efésios, não é o livro todo. Depois em casa, você faça esse exercício, essa tarefa. Já alguns, acho que mais alguns meses, o que tem me animado aí para a academia, eh, para trabalhar meu corpo físico é trabalhar o meu espírito. E no meu celular, no meu fone, carta aos Efésios. Efésios. E às vezes no meio do aparelho eu oro e digo: “Senhor, eu estou exercitando meu espírito, fortalecendo meu homem interior, como diz a tua palavra. Cristo habita no meu coração pela fé e agora mais do que fortalecer meu corpo físico, meu corpo mortal, estou fortalecendo o meu espírito.”

Santos e Fiéis em Cristo

Olha, nós estamos em Cristo. Estamos em Cristo e nele nós somos só um pouquinho. Primeiro ponto, santos e fiéis. É assim que Paulo saúda os irmãos, chamando os irmãos de santos. E por que que você tá olhando desconfiado assim? Diga: “Eu sou santo e fiel em Cristo Jesus”. Diga isso pro seu irmão. Você é santo e fiel. Você está em Cristo. Amém ou não? Isso dá um nó na nossa… Não dá, né?

Mas quem é que é santo e fiel se não estiver em Cristo Jesus? Mas se está em Cristo Jesus, por que não se apropria também e não afirma isso? É estranho.

Abençoados com Todas as Bênçãos Espirituais

Estamos em Cristo e nele somos santos e fiéis, nele abençoados com todas as bênçãos espirituais. Amém ou não, irmãos? Todas as bênçãos espirituais não falta nenhuma. Ele nos tem abençoado, né? Um presente contínuo e eterno. Porque não dizer escolhidos, predestinados para filhos…

Baixe a transcrição aqui: