Um trabalho aqui de cura e de libertação, quebrando as algemas, cadeias, os grilhões, que de alguma maneira possam estar te intimidando, te aprisionando em nome de Jesus.
Transcrição realizada com ajuda de Inteligência Artificial
Saudação e Gratidão pela Comunhão
Paz e graça, querida igreja. Aleluia.
Muito bom estarmos juntos. Estava com muita saudade de vocês. A gente fica meio mal-acostumado no sentido de que em algum lugar do mundo, do Brasil, a gente vai se encontrando. Seja Boa Vista, seja Porto Velho, seja Rio de Janeiro, seja Pedro Leopoldo, que os irmãos têm ido, São Luís do Maranhão, né? Tantas localidades que vocês… não somente eles, mas o Jojó foi outro dia para o Rio de Janeiro também. O Alex também foi. A turma de Niterói mandou um abraço especial para a tia Alex, que gostaram muito, né?
Eu queria muito agradecer à igreja por essa retaguarda, por essa oferta dos líderes de vocês. Tem sido muito preciosa essa equipe junta no serviço de natureza apostólica. E como o trabalho só vai aumentando, né, então a gente vai crescendo juntos e vamos ombreando. E tem sido, como o William falou aqui, muito mais do que um cuidado de discípulos, ou de uma congregação, tem sido uma amizade, tem sido algo muito íntimo na presença do Senhor, com cada um de vocês.
Alegria da Família e o Crescimento das Gerações
De vez em quando o Google manda aquelas, né, “10 anos atrás”, e algumas coisas assim. Eu vou olhando vocês e me olhando, vendo os nossos filhos juntos, vendo a consagração em 2020 ali, né, do Rodrigo, do Cleitin, da turma ali, e vendo as coisas que Deus vai fazendo.
Ontem eu brinquei, né? A gente tem o nosso neto maior, o Davi, do Daniel e da Tiele, que é muito afeito a vários de vocês. E ele se achava já pernambucano e achava óbvio curtir as férias sempre aqui, né? E já tinha vindo três, quatro vezes em Serrambi, e para ele a praia era aqui. Quando ele foi ver as praias lá do Sul, ele disse: “Vovô, isso aí não tem graça. Aqui não tem água gelada, vento, frio, né?” Então ele está mal-acostumado, né?
Então assim, é uma alegria. E agora, nestes próximos dias, por misericórdia, o Michael, a Thaís e as guriazinhas lá da Suécia, junto com a Marta, estão vindo na quinta-feira para a sexta. Dani, a Tiele e a gurizada ali estão subindo, né? Na outra semana eles vão ainda ter um retiro com o pessoal de Belo Horizonte, ali firmes com os pastores e a turma, e depois vêm para cá. Então assim, é muito lindo ver esse estreitamento dos nossos relacionamentos juntos, não só da nossa geração, né, mas vendo aí agora os nossos filhos e netos daqui a pouco tendo essa alegria de estarmos juntos.
Testemunho de Cura e a Fidelidade de Deus
Muito, muito bom. Estava com muita saudade. Ontem tive que me segurar várias vezes. Eu sou bastante efusivo, mas eu não sou tão emotivo, né, no sentido de me abalar. Mas eu, quando cheguei aqui, eu fiquei realmente constrangido diante do Senhor pelo amor dele e como é bom estar com família, como é bom estarmos juntos na presença do Senhor.
Muitos de vocês acompanharam a questão da Thaís. Eu não vou entrar em detalhes para não me alongar, mas na verdade Deus salvou a vida dela. Ela estava entre a vida e a morte, de fato. E por pouquinho assim ela não foi para a glória. Claro que estar com Cristo é infinitamente melhor, mas eu confesso que eu fiquei com o coração na mão e por alguns segundos viajei pensando no Michael com as pequenas crianças ali, a Ester de sete para oito, Raquelzinha de cinco, e elas assim não entendendo o porquê Deus levou para si a mãe delas, e vendo todo o transtorno, situações, a luta com o nosso coração, a tristeza dessa separação, mas sabendo que o Senhor Ele é maior e nossa confiança é crescer cada vez mais no poder Dele e no resgate Dele.
E Deus levantou a vidinha dela. Glória a Deus. Ela está se recuperando. Quinta-feira de manhã, sai cedo lá da Suécia para estarem chegando depois da meia-noite aqui, e aí vamos tirar uns dias de férias, né? Então assim, o Senhor na misericórdia Dele está nos realmente abençoando.
Mas quero agradecer as orações da igreja, né? Alguns anos atrás, Paulinho, já tínhamos falado a respeito de muitos de vocês, especialmente as irmãs, que têm essa retaguarda quando aperta o torniquete, alguma situação em algum lugar do mundo. Eu digo: “Paulinha, aciona as irmãzinhas aí, porque nós estamos precisando de muita oração, porque a peleia não é pequena”. Então, muito obrigado. Nós vimos Deus levantar a vida da Thaís da morte.
O Salmo 103 fala: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos Seus benefícios”. Aí ele repete: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor”. É Ele que perdoa todas as nossas iniquidades e que cura todas as nossas enfermidades, e quem da cova redime a nossa vida e ainda coroa a nossa velhice com toda bênção e com toda graça. Bendito seja o nome do Senhor. Amém.
A Palavra Profética: Rompendo os Bloqueios Espirituais
Nesta tarde eu quero trabalhar contigo bem dentro dessa palavra profética que o Fernando falou. Eu não sei se tu tinhas visto, sabido que eu ia mencionar. Eu tinha falado vários assuntos, né? Mas entre as várias cargas que o Senhor tem me trazido, temos trabalhado sobre como liberarmos, mais ainda, o Espírito Santo, a manifestação da graça, do poder, da palavra, palavra em línguas, interpretação, como tivemos aqui, palavra profética, como já tivemos.
E na verdade essa palavra foi gerada na Suécia no início desse ano, onde na avaliação junto com o presbitério de Kungsbacka, vimos assim que Deus fez muita coisa boa e foi algo tremendo que Deus se manifestou, mas assim ficou aquele gosto: “Senhor, Tu querias fazer mais ainda”. E ali no pós-retiro, na avaliação com os presbíteros, fomos buscando o Senhor.
E uma das coisas que Deus foi nos falando é que havia ainda um espírito de incredulidade, que o Senhor precisava trazer cura sobre isso. Vamos dizer assim, foi a ponta do iceberg, que ali a gente foi detectando que precisávamos tratar com um espírito maligno que vem contra e sobre nós, de um espírito de incredulidade que nos impede de um crescimento maior ainda na presença do Senhor.
Os Quatro Bloqueios (Tampas)
E ali depois, conversando com os irmãos e orando e buscando o Senhor, o Senhor foi acrescentando a respeito dessa preocupação de um temor de homens, de agradar as pessoas, de ficar sempre preocupado com o que os outros vão achar de mim. Pode ser que eu estou viajando na maionese aqui, chovendo no molhado, no sentido de que isso aí vocês já tiraram de letra e já resolveram, né? Mas entretanto, todavia, eu vejo em muitas situações essa dificuldade, sempre uma preocupação pela avaliação dos outros. Não é só na mídia social, né? Depende do like, ou dislike, ou aprovação, ou uma palavra, né? A gente tem tantos de nós preocupados pela aceitação, pela aprovação das outras pessoas.
Outra coisa que Deus me mostrou ali foi uma mente não renovada, ou seja, uma mente ainda humanista, uma mente ainda racionalista. Lógico demais. Eu sou muito lógico, sou engenheiro, amo a química, amo a física, amo a matemática, amo o cálculo diferencial. Tudo isso para mim… Eu sou muito planejado, eu gosto das coisas organizadas, mas eu já aprendi a não depender mais da minha lógica, do meu raciocínio, do meu entendimento natural. Eu preciso caminhar em fé e com uma mente renovada, a mente de Cristo.
Uma outra coisa (cada um deles nós vamos entrar, estou só citando aqui na largada) foi a respeito de um espírito de intimidação: pessoas, circunstâncias, situações que às vezes nos tornam passivos, negligentes. É como se você estivesse algemado, amordaçado, e você não se entende direito. O que é que diante dessas pessoas ou dessa situação ou desse assunto eu fico intimidado, eu dou um passo para trás, eu fico só na moita observando e eu não tenho essa proatividade liberada do espírito para profetizar, para levantar minha voz em cânticos espirituais, para atuar nesse círculo, seja trabalho, seja igreja, seja família, eu me intimido.
Eu comecei a ver na minha própria vida há anos atrás (depois eu te conto os detalhes) onde eu precisei romper na minha vida com qualquer tipo de cheiro de intimidação. Você está entendendo?
Seja, cada um desses bloqueios, eu tenho chamado de tampas. Nós vamos fazer um trabalho aqui de cura e de libertação, quebrando as algemas, cadeias, os grilhões, que de alguma maneira possam estar te intimidando, te aprisionando em nome de Jesus. Você diz amém? Amém.
O Desafio de Discernir as Vozes
Nós vamos denunciando esses demônios no final do período ali, buscando essa palavra, recebendo do Senhor.
Eu creio que muitos de vocês oraram pela Isabela, a filha do Magnus, sobrinha do Daniel e da Sofia, que já esteve aqui conosco, como o próprio Magnus já participou de um retiro de missões aqui anos atrás. A filha dele, de 15, 16 anos, ela passou também pela morte. Ela fechou a garganta dela e ela chegou no hospital quase sem respiração. Se ela tivesse se atrasado 3 minutos, ela teria morrido no carro.
E poucos dias antes disto acontecer, estávamos na mesa jantando com o Magnus e a Anna e os dois filhos. E eu perguntei, lancei na mesa, assim, eu gosto muito dessa conversa com jovens e adolescentes. Eu fui tirar um tira-teima e eu disse assim: “O que que é o mais difícil para ti nessa questão, o que te bloqueia, o que te atrapalha?” Aí ela disse: “Tio, né?” Ela não falou tio, né? Mas falou John. Ela disse assim: “É saber identificar qual é a voz do Espírito, qual é a minha voz, qual é a voz do inimigo?”
E por causa daquela pergunta e daquela resposta dela, aí Deus desenvolveu mais ainda acerca dessa questão. Como saber quando é Deus falando, quando é algo da minha própria carne ou, pior, às vezes, quando é um sopro do inimigo que eu preciso denunciar e rejeitar, mas que às vezes me gera um impasse de não saber o que fazer. E aí com isso travo e não faço nada porque penso que esse impulso que vem pode ser da minha própria invenção ou do próprio inimigo.
O Convite à Participação e a Remoção das “Encrencas”
Então, em nome de Jesus, eu quero trazer contigo algo muito prático nesta tarde e nós vamos fazer uma pausa em cada um desses tópicos. Eu vou te convidar, eu não quero manipular nada, não quero induzir nada, mas eu preciso da tua participação, né? E algo que já profeticamente os colegas já fizeram aqui, nós vamos dar um basta nessas coisas em nome de Jesus. Você concorda comigo? Amém.
Eu não sei como se chama aqui, mas quando tu faz uma obra, sempre tem aquelas caçambas. Lá no Sul a gente chama de telentulho. Aqui não sei se é metralha. Papa metralha. Aqui é outro nome, né? Papa metralha. É muito engraçado esse nome, né? Tá, mas assim, eu já encomendei, tá? Estacionada ali fora, tá? Eu pedi alguns papa metralha, né? Tem algum resíduo ainda ao redor. Vocês viram que as orações de vocês, como a praça ficou bonita e não só a praça, mas ao redor, as avenidas, tudo porque vocês oraram. Se lembra quando a gente saiu daqui orando pela praça? Eu me lembro. E olhando agora disse: “Bom, a igreja é poderosa, hein? Deus responde à oração.” Então, continua orando por Olinda, continua orando por Recife, orando pelas mudanças.
Mas eu já pedi ali para os anjos estacionarem alguns papa metralha, é claro que é uma piada, tá? Não, não, não adianta olhar para trás, né? Mas tem que ter olhos espirituais, né? Né? Então assim, mas para a gente enviar e botar para fora tudo que é encrenca. Você concorda comigo? Amém. Tudo que é encrenca, nós vamos mandar embora.
E tu vai notar, por mais que eu vejo, eu noto uma liberdade, eu vejo um transbordar do Espírito, eu identifico uma efusão do Espírito Santo entre vocês, é algo perceptível, tocável, mas eu quero te convidar de nós subirmos alguns degraus nesta tarde. Topa fazer isso comigo? Amém. E o seguinte, nós não vamos pegar de volta quando sair daqui. Amém. Está proibido.
Eu quase fiz uma brincadeira lá em Porto Alegre, mas aí conferi com os colegas, alguns acharam que poderia forçar a barra, mas eu quase parei na frente, chamei uns 10 irmãos, fiz um corredor e agora passa aqui e vai rejeitando, vai mandando embora, né? É quase se a Universal me descobre e já me contrata, né? Tá? E aí eu disse, ó, agora vai te apropriando de graça, liberdade, efusão, cheio do Espírito, né? Primeiro vai largando fora e depois vai sendo em posição de mãos, em posição de pé, né? E por último, né? Aí a gente pede alguns irmãos bem fortes que tem aí, senta em cima se não resolver, mas vai sair daqui diferente, tá? Então vamos começar por aqui, mas pode ser que a gente faça um arremate.com na saída. É brincadeira. Não vou fazer não. É brincadeira.
Vamos voltar para a seriedade. Vamos orar juntos antes de dar o start. Em nome de Jesus, nós tomamos autoridade espiritual. Estamos rindo. Estamos rindo, mas não é brincadeira não. Senhor, Tu queres tratar com demônios que têm oprimido as nossas vidas. E nós nesta noite nós vamos dar um basta e nós vamos tratar denunciando toda tampa espiritual em nossa vida, todo bloqueio, impedimento em nome do Senhor Jesus. Aleluia.
As Etapas do Espírito Santo
Vem comigo na introdução só para ver qual é a sequência que Deus tem para cada um de nós. Tem o chamado etapas do Espírito Santo. Esse quadro geral, ele vai te mostrando que Jesus em João 20:22, só vou citando, que ao Ele ressuscitar e ao Ele estar ressurreto, ainda Ele não foi assunto totalmente ao céu.
1. Novo Nascimento e Habitação (João 20:22)
Na grande comissão, segundo João, capítulo 20, versículo 22, Ele respira, Ele sopra sobre os discípulos, dizendo: “Recebei o meu Espírito, recebei o Espírito Santo de Deus”. Então, para mim aqui, sem fazer uma doutrina fechada, aqui é um novo nascimento, a regeneração dos discípulos. É a primeira parte onde agora o Espírito Santo antes estava com Cristo, com eles, ao redor deles, mas agora não somente está ao lado deles, como esteve na pessoa de Cristo, em abundância, sem medida, sem limite. Mas agora o Espírito que está em Cristo por causa da morte, por causa da ressurreição, depois por causa da exaltação, Ele então agora sopra sobre os discípulos e eles recebem a regeneração, a habitação do Espírito na vida deles. Primeira etapa.
2. Revestimento de Poder e Batismo (Lucas 24:49 e Atos 1:4-5)
A segunda etapa está em Lucas 24:47, 49. Está em Atos 1, textos conhecidos. Por isso que eu vou só assim rapidinho nesta introdução. E Jesus falou para esses mesmos discípulos que tinham recebido o sopro, recebido, ao meu entendimento, a regeneração e habitação. Ele diz: “Não é suficiente. Permanecei em Jerusalém até que do alto sejam revestidos de poder, do dynamis, sejam revestidos, vem do alto para serem minhas testemunhas, né, a começar em Jerusalém até os confins da terra.”
E eu sempre toco de que em Atos 1:4 Ele chamou e deu uma ordem explícita a todos os discípulos. Ele disse: “Esperai em Jerusalém até que recebam o batismo no Espírito Santo. Não somente com, mas para dentro de no Espírito Santo. Vocês, o João Batista batizou em água, mas agora Eu vos batizarei no Espírito Santo e com fogo.” Aleluia. Deu uma ordem explícita. Não é opcional o discípulo ser ou não ser batizado no Espírito. É imperativo para cada novo convertido, velho ou novo, se vem do mundo, ou vem de um outro grupo ou de uma denominação ou de um outro grupo afim, né? Mas nós precisamos checar de perto se cada discípulo é de fato batizado no Espírito Santo e com fogo.
O Testemunho do Menino e a Libertação do Espírito de Sono
Contei ontem aqui para os discipuladores um menino de uns 9 anos lá de Canoas. Deus quebrou o meu roteiro e mudou o script. E ele fez isso no segundo tempo, na prorrogação. E eu disse: “Sim, assim não dá, Senhor. Eu tinha tudo certinho, pronto, né?” E o Senhor disse: “Anula e faça o que Eu estou te mandando.” E eu já aprendi que quando Ele me deixa nessa, eu disse: “Eu vou fazer, porque o que Ele me manda fazer, depois Ele confirma com poder e autoridade.”
E nós ministramos ali para as crianças e os pré-adolescentes e muitos, dezenas deles foram cheios do Espírito Santo e batizados. E um menino foi batizado no Espírito e ele disse o seguinte: “Pai, quando eu fui batizado no Espírito, eu fui batizado no Espírito Santo e com fogo. Eu senti um calor subindo e eu fui liberto.” O pai na hora não se atentou tanto. Depois no outro dia ele chegou e disse: “Meu filho, o que que aconteceu?” Ele disse: “Pai, quando eu fui sendo batizado no Espírito e aquele fogo foi subindo, saiu algo de mim.” E o pai perguntou: “O quê?” Saiu um espírito de sono. Eu fui curado e liberto do sono, da letargia, do apagão. Cada vez no culto ele dormia. No grupo caseiro ele dormia, precisava sacudir ele. E a gente pensa, é um guri, jogou bola o dia inteiro, correu, brincou, está cansado, né? Eu já vi muita gente com espírito de sono e apatia. É algo espiritual, você tem que resistir e mandar embora. Claro que tem dias e dias, você pode estar cansado, não tem problema nenhum, isso acontece ou alguma deficiência física, mas muitas vezes é uma deficiência espiritual, é uma opressão. Aquele menino de 9 anos foi liberto. Você diz amém? Amém. Aleluia.
3. Transbordar de Alegria e do Espírito Santo (Atos 2:4 e 13:52)
Atos 2:4. Então, ao se cumprir o dia do Pentecostes, todos foram cheios do Espírito Santo. E todos que foram cheios do Espírito, e eu digo sobrenaturalmente natural e naturalmente sobrenatural, começaram a falar em línguas engrandecendo o nome do Senhor. É impressionante.
No ano passado no Rio de Janeiro, nesse mesmo lugar que tivemos, eu acho que ministramos ali, não era retiro nacional, era outro retiro. Eu creio que nós ministramos e tinha umas 250 jovens. Por um lado, eu fiquei muito feliz, por outro lado, eu fiquei com o coração na mão, porque eu vi que não se ministra batismo no Espírito Santo e não se leva os jovens a ter a prática de romper em línguas.
Algumas pessoas me perguntam, John, é imperativo? Se não, não é batismo, senão não há comprovação? E eu disse: “Não, a arca do Rogério não falou em línguas, ela profetizou porque é línguas, profecia, sonhos e visões.” Atos 2:4, Atos 2:17 vai nos falando sobre isso. Agora, tu ter uma pessoa batizada no Espírito Santo que não seja ávido por receber o transbordar da língua celestial para falar de fato, orar direto a Deus, edificar o teu espírito, falar mistérios com o Senhor. Ah, não preciso. Dá vontade de dar um, né? Vou chamar os irmãos aqui mais de vanguarda que cai em cima desse aqui. Dá um achatamento espiritual aqui, né, para ver se reconverte, porque misericórdia, como rejeitar a provisão que Deus nos deu?
Atos 13:52. Os discípulos transbordavam de alegria e do Espírito Santo. Esse é o status normal de todos os discípulos do Senhor. Transbordante. Você diz amém? Transbordando de alegria do Espírito Santo. E a palavra fala num contexto de perseguição ali, não era de brincadeira, não era só no meio de um culto de louvor, era de perseguição, mas entretanto, não importava a complicação. Cheio do transbordando do Espírito Santo e de alegria no Senhor.
E com isso, Gálatas 5 vai nos falando: “Andai no Espírito, sede guiados pelo Espírito. Eu vou vivendo no Espírito.” Eu vou, nós ontem, para ilustrarmos aqui, mostrando nesse sincronismo do Espírito Santo. Eu vou aprendendo a andar na dependência junto com meu amigo nesse metocos, participantes do Espírito Santo. Isso é as etapas que o Senhor quer conduzir todos nós nessa sequência. Você diz amém? Aprender a andar, aprender a seguir o Espírito Santo, aprender a ter sensibilidade ao Espírito Santo, a ouvir a voz Dele, a discernir a vontade Dele para todo momento e toda hora. Para isso, nós precisamos identificar as tampas.
Primeira “Tampa”: O Temor de Homens
O Mover Profético e a Adoração
Que impedimentos! Então, nesse mover profético, outro dia falando com o Cassilha (Cassilha já esteve com vocês aqui, né? Preciosíssimo), estava lá conosco no Rio ministrando uma palavra, uma palavra sobre a presença, sobre reconhecer a presença de Deus. Fomos dar uma caminhada na praça onde ele mora, ali pertinho da minha também, e fomos falando.
Aí ele disse: “John, eu acho que temos que envolver mais ainda também os músicos.” E eu disse: “Não, eu tenho uma terça livre. Acho que eu tenho uma terça ainda livre até o final do ano, mas vamos lá.” Marcamos lá em casa e marcamos uma terça lá em casa. Quando eu disse para a Marta, Marta quase caiu, porque eu disse assim: “Acho que vai ter umas 50 pessoas na próxima terça.” Eu disse: “John, tu não botou limite, não botou inscrição, algo?” Não, eu não fiz nada disso. Deixa chegar. Juntamos todas as cadeiras que tínhamos. Não chegou 50, acho que eram 45, lotou nossa salinha, né? Ainda bem que a gente tem sala grande, os irmãos conhecem, arredamos todas as coisas e ali com as quatro, cinco bandas que temos lá, né, todos os líderes e irmãos, ficamos ali, começamos a sentar, orar. O Cassilha perguntou: “O que que a gente faz?” Eu disse: “Vamos adorar um pouco.” Aí ele começou um cântico, quando a gente viu, tinha passado quase 1 hora e meia, cânticos espirituais, cânticos proféticos, línguas, interpretação, profecia, visões, transbordando na presença do Senhor. E eu disse: “Glória a Deus, estamos caminhando.”
A Necessidade de Romper os Bloqueios
Agora, nós precisamos em nome de Jesus avançar e cada um de nós tratar com esse temor de homens, uma mente não renovada, um espírito de medo e intimidação, esse espírito de incredulidade e ainda essa dificuldade de discernir a voz do Espírito quando Ele fala com tanta graça.
Então, em nome de Jesus, Senhor, nós mais uma vez tomamos autoridade aqui e nesta noite nós vamos romper com uma inércia, com passividade, com engessamento, com ficar calado, amordaçado. Acaba em nome de Jesus. Nós vamos remover essas tampas para sermos livres na profusão, na efusão do Espírito Santo.
A Primeira Tampa: Agradar a Homens (Gálatas 1:10)
Vem comigo para a primeira tampa. Gálatas capítulo 1. É um texto há muitos anos que Deus tem me falado a respeito de sermos preocupados sobre essa questão de agradar as pessoas. Gálatas capítulo 1, versículo 10, quando fala sobre isso, ele vai nos relatando: “Se porventura procuro eu o favor dos homens ou de Deus? Procuro eu agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.”
Eu creio que todos nós temos o desejo de sermos servos de Cristo. Homens e mulheres, adolescentes aqui, pessoas de mais idade. O que nós mais queremos como discípulo é sermos servos de Cristo. Então, nós não podemos estar debaixo dessa primeira tampa, dessa primeira algema, cadeia de sermos presos numa preocupação demasiada, não prioritária, de agradar as pessoas. Eu preciso agradar a Deus.
Três Tipos de Pessoas
Eu coloquei aqui, creio eu, isso mesmo. Eu não me lembro aonde que eu li, de onde eu peguei, mas parece que tem três tipos de pessoas no mundo.
1.Pessoas que vivem para agradar a si próprio: É as pessoas do mundo. Vivem agradando a si mesmo. Vivem como centro dos universos, pensando só em agradar a si próprio, que todos venham ao seu agrado.
2.Pessoas que vivem para agradar a outros: Depois tem outro tipo de pessoas que vivem então nessa preocupação demasiada, muitas vezes com prejuízo próprio, porque não sabe dizer não, não sabe colocar limites, vive sempre preocupado em agradar a outras pessoas.
3.Pessoas que vivem para agradar a Deus: Nós precisamos ser homens e mulheres que vivem para agradar a Deus.
O Exemplo Negativo de Saul
Vou te dar um exemplo, dois exemplos, um negativo, outro positivo. O exemplo negativo é de Saul. Depois você lê com calma. Vou só citar para ti aqui em Primeira Samuel 13, em Primeira Samuel 15. Tu vai te escandalizar. Mas tu vai entender por que Deus rejeitou a Saul.
•1 Samuel 13:11: Ali Samuel pergunta: “Mas o que que é que tu fizeste? Tu não esperaste os sete dias?” Ah, respondeu Saul, vendo que o povo se ia espalhando e que tu não vinhas no tempo que foi colocado o prazo, os filisteus já tinham se juntado em Micmás. Eu disse comigo: “Descerão os filisteus contra mim, em Gilgal.” E agora não obtive a benevolência do Senhor. Forçado pelas circunstâncias, ofereci holocausto. Temendo as circunstâncias, eu ofereci. Foi o primeiro deslize seríssimo.
•1 Samuel 15:24: Capítulo 15, quando era para executar ali as ordens para terminar e exterminar ali os amalequitas, versículo 24, ele diz: “Eu pequei, transgredi o mandamento do Senhor e as tuas palavras, porque eu temi o povo, dei ouvidos à sua voz.” E ali o Senhor diz: “Acabou, eu rompo essa aliança contigo. Tu não me ouviste.”
E aqui em dois capítulos, quase um seguido do outro, por temor de pessoas, por querer agradar as pessoas, por querer estar bem com as pessoas e a situação, entre aspas, forçado pelas circunstâncias, querendo agradar a si próprio, agradar o povo, agradar as pessoas, ele não agrada a Deus.
O Exemplo Positivo de Pedro e João
Qual é o exemplo positivo? Coloquei ali em Atos 4, nós conhecemos bem o Sinédrio chamando ali os apóstolos. “Vocês estão proibidos de falar desse nome. Vocês têm enchido Jerusalém com essa doutrina desse nome de Jesus, o Nazareno.” E eu consigo até ver Pedro e João olhando face a face, olhando para o Sinédrio ali, os fariseus, e disse: “Importa mais obedecer a Deus do que aos homens.” Pode. Esse era cabra macho cheio do Espírito Santo.
Nós queremos agradar mais ao Senhor, não às pessoas, não às circunstâncias. “Vocês estão proibidos de falar do reino de Deus, do senhorio de Cristo, de um casamento indissolúvel, de um casamento entre homem e mulher.” Ah, nós importa obedecer mais a Deus do que a agenda do que está acontecendo nesse mundo que vai de mal a pior. Você diz amém? Amém.
O Posicionamento do Discípulo
Em nome de Jesus, nós somos servos verdadeiros de Deus. Nós precisamos estar libertos de qualquer medo, temor, nessa ânsia de agradar as pessoas, situações, circunstâncias.
Eu ministrei isso em Canoas e o irmão querido me chegou depois. Ele disse: “John, eu quero te confessar que aquilo que o exemplo que tu me deste, eu falei isso sem saber.” Ele diz, caiu totalmente, porque quando eu estou nas festas de família, quando eu estou com meus familiares incrédulos, ele ia se adaptando e não se posicionando. Quanta bebida, música, quanta questão, às vezes as sete piadas, ele ficava no meio ali, como fala o Salmo um, né? Sentado na roda dos escarnecedores, não se posicionava. “Eu tinha medo, eu me intimidava, não queria dar de crentão e ali causar um desconforto.” Ai Jesus, tá bom.
Claro que é para fazer com sabedoria, não é para ficar fazendo com algo assintoso, negativo, mas você precisa se posicionar no happy hour, precisa se posicionar em festas de final de ano da tua firma. “Senhor, eu sou discípulo do Senhor Jesus. Tem coisas que não convém, não edifica, não me deixarei dominar e eu tenho que dar testemunho e me posicionar.” Você diz amém. Amém.
Oração de Rompimento
Queres tu comigo orar sobre essa primeira tampa? E já vamos encher um telentulho lá fora, um papa metralha ali fora. Já vai estar lotadinho. Vamos nos colocar em pé. Não faça porque eu estou te dizendo. Não faça apenas por constrangimento. Faça por convicção do Espírito Santo de Deus.
Se tu quiseres orar um pouco em línguas comigo para a tua edificação, não te preocupa com interpretação. Agora é tu mesmo, aleluia, orando em línguas para que haja uma fluidez no Espírito, haja uma acuidade do Espírito, uma sensibilidade ao Espírito.
Mais poder ainda, Senhor. Vai rompendo a Tua unção, quebra as cadeias e vai rompendo, vai nos lembrando de situações. Ô Senhor, aonde nós desesperadamente às vezes nos amoldamos e nos desgastamos para agradar a pessoa de uma forma negativa. Em nome de Jesus, nós queremos agradar ao Teu coração em primeiro lugar. Aleluia, Senhor.
Tu pode orar comigo dizendo: “Senhor Jesus. Senhor Jesus.” Pode dizer um pouco mais alto. “Senhor Jesus, Senhor Jesus. Nessa tarde, Nessa tarde, eu tomo autoridade, eu tomo autoridade sobre a minha vida. sobre a minha vida. E eu quero romper aqui e agora aqui e agora todo agradar as pessoas. Todo agradar as pessoas. Medo, Medo de uma ânsia, uma ânsia de aprovação de aprovação das pessoas das pessoas. Agora chega. Agora chega em nome de Jesus. Basta, basta, fora, fora da minha vida, da minha vida. Eu encerro esse capítulo. Eu removo essa tampa. Eu removo essa tampa em nome de Jesus. Em nome de Jesus. Fora. Fora. Em nome de Jesus. Em nome de Jesus. Eu quero agradar a Ti, Senhor. Eu quero agradar a Ti, Senhor. Acima de qualquer outra coisa. Acima de qualquer outra coisa. Eu quero agradar ao meu Deus. Agradar a Ti, Jesus. A Ti Jesus, a Ti Espírito Santo. A Ti Espírito Santo. Em nome de Jesus.”
Queres levantar a mão comigo? E agora ora um pouquinho mais. Vai removendo, Senhor. Ah, que escravidão de nós vivermos debaixo do jugo da aprovação das pessoas. Em nome de Jesus, nós queremos tomar o Teu jugo que é leve e suave e viver para agradar ao nosso Deus. Obrigado, Jesus. Vai removendo cadeias, algemas, vai removendo e vai levando embora, Senhor, para nós nunca mais voltarmos a esse jugo de escravidão. Em nome de Jesus. Obrigado, Senhor. Você pode sentar um pouco mais.
Segunda “Tampa”: A Mente Não Renovada
A Necessidade de um Contínuo Reciclar
Entramos diretamente no segundo tópico: o da mente não renovada. Claro que a gente poderia ir longe em cada um desses tópicos. Eu vou citar cada uma delas e vamos orando. Mas como aqui é uma palavra muito forte que nós precisamos ter um contínuo reciclar.
Romanos 12:1 e 2: “Rogo-vos, pois, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos, vosso espírito, alma e corpo, vossa mente, vossas emoções, mas também a vossa inteligência, todo o nosso pensar. Esse é o nosso culto, sacrifício vivo ao Senhor. É santo e agradável a Deus. Esse é o nosso culto lógico, racional. É a única resposta que é óbvia diante da grandeza das misericórdias de Deus. Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da nossa mente, porque temos a mente de Cristo, para que possais experimentar de fato qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.”
Então, a palavra do Senhor nos fala aqui de uma clareza contundente que nós precisamos ter a mente de Cristo. É claro que isso não dá. Eu gostaria que houvesse um download e um streaming celestial que baixasse direto a mente de Cristo, mas ela vem pela palavra e vem pelo meditar da palavra diariamente. Tu sendo cheio da palavra de Deus, uma dieta integral do Velho e do Novo Testamento todo dia, toda hora, em nome do Senhor Jesus. Para que nós, tendo a mente de Cristo, agora conhecendo a mente de Cristo, possamos experimentar aquilo que o Senhor tem para nossa vida e sermos discípulos afinados com a vontade de Deus.
Identificando Padrões Mundanos
Precisamos identificar padrões, moldes, conceitos mundanos, às vezes humanismos, racionalismos, bloqueios e fortalezas da mente, ideologias que impedem a liberdade do Espírito. E é uma enxurrada. Contrário à palavra de Deus, contrário aos valores de Deus.
De novo, falo do casamento indissolúvel. Eu falo da função e do papel do homem. E eu não estou falando de machismo. Estou falando do homem cheio do Espírito, profeta, sacerdote e rei, que cuida da sua casa, que se entrega em amor e serviço no cuidado da sua própria família, da esposa, vivendo na proteção da bênção, que é a submissão. Não estou falando subserviência, nem anulação.
Eu estou falando de mulheres cheias do Espírito Santo, cheias da palavra de Deus, que são verdadeiras auxiliadoras ao seu marido, se posicionando. Não me lembro se foi ontem que eu falei aqui, né? Mas eu brinco assim, às vezes quando a Marta chega, ela diz, foi ontem que eu falei, né? Eu quando ela chega assim: “John, eu tive orando”, aí complica. “Eu tive jejuando”, eu disse: “Ai Jesus, estou frito em pouca manha, Senhor.” “Eu tive buscando o Senhor.” Quando ela chega depois: “Eu tive me aconselhando com as companheiras”, eu disse, eu já desconfesso, eu peço perdão, né? Eu já estou me colocando de joelho, né? Porque olha, ela chega: “John, será que não seria importante tu considerar isso?” Eu disse: “Claro que sim, vou levar em máxima consideração.” Não sou doido. Se a minha mulher que me ama, que é minha parceira, me aguentou já nesses 40 anos todos. E eu não sou fraco e fácil não. E vocês veem só as coisas boas, né? Ela que carrega para me ajudar se isso que é para ser. Mas quando ela diz: “John, eu orei, eu jejuei, eu busquei o Senhor. Tem até um versículo aqui”, eu digo: “Hum, Jesus, como não agradecer a Deus por essa auxiliadora maravilhosa que Deus me deu?”
Eu quero ouvir a voz de Deus. Eu preciso ter uma mente renovada para ouvir as minhas autoridades, para ouvir os meus pastores, para estar debaixo da autoridade, para estar vinculado, para estar sendo discipulado, para viver em santidade, andar na transparência, andar em luz, prestação de conta. “Ah, isso aí é ridículo, John. Isso aí não existe hoje no mundo, no século XX. É cada um fazendo, cada um é, né? A verdade relativa, de acordo com a tua interpretação.” Está amarrado em nome de Jesus. Isso é mentira. Humanismo, racionalismo, tudo isso é contrário à palavra de Deus.
Eu preciso estar saturado com a palavra de Deus. Poderia te dar 500 exemplos aqui do que está acontecendo no meio da igreja hoje. “Não, temos que amar, temos que acolher de qualquer maneira. Ninguém pode dizer que alguém, alguma pessoa precisa se arrepender, que precisa deixar o pecado. Isso aí tem que ser só a ação do Espírito. Ninguém pode repreender ninguém, corrigir ninguém.” Está amarrado em nome de Jesus. A turma está caindo numa gandaia onde ninguém pode mais pastorear e nem ler a palavra de Deus. Mas nós somos chamados para termos uma mente renovada, não saturada com as coisas deste mundo, com as ideologias.
A Importância da Disciplina e Limites
Eu cresci, não sei se depois tem que abortar isso aqui, né, por causa da situação, mas eu cresci onde é normal colocar limite nas crianças, disciplina. Nossos filhos cresceram nisso, cresceram nisso. E quando eles davam as aulinhas na escola, né, na escolinha, eles iam: “Pai, quem é o pai dessas crianças aí?” Eu disse: “Por quê? Alguém tem que falar com eles?” Aí disse: “Ah, é. É, e eles tinham seus 12, 13, tinham recém saído das disciplinas, né, e das situações ali. E eles disse: “Pai, vocês têm que ensinar para esses pais aí, por que, meu filho? São tudo desobediente, rebelde, não escutam, não ouvem, não fica quieto.” Aí disse: “É, é bom isso é, tem que ensinar.” Assina aqui de novo, ô coisa boa, né? E agora eles estão educando os filhos na disciplina e na administração do Senhor.
Mas falar isso hoje para casais jovens, claro que aqui em Recife não. Aqui é tranquilo, mas em outros lugares: “Ah, não. A gente não usa mais isso aí de usar os recursos da palavra em provérbios. Não, isso é abuso.” Esse é irmão desse.
Ó Senhor, eu vi que quando tu obedece a palavra de Deus com amor, com equilíbrio, com graça, nada de abusos, por favor, não me entenda mal. Criamos três guris, agora temos mais quatro netos guris. Às vezes eu quase chego, eu já fiz isso, né? Acho que está na hora. Tem um presente, vai lá no quartinho. Está na hora. Alguém tem que parar esse gurizico aí. Tem energia adoidada, mas precisa aprender que tem limite, que tem respeito aos mais velhos, que tem hora. A igreja diz amém. Amém. Vocês estão entendendo, né? Amém. É com graça, é com amor. Nada de autoritarismo, abuso, violência, nada disso. Isso é contrário à palavra de Deus. Isso não compete. Agora, Senhor, graça, firmeza, limites, consequências.
Estou dando um exemplo. Verdades. Aprender a respeito, aprender a honrar, aprender a obedecer a quem quer que seja. Professor, professora, tio, tia, pai, a mãe, avô, os professores da escolinha. Ah, tu vai denotando ali se vai ser um discípulo ali ou se vai ser um guri com problema. Pode ter certeza. Esses cabelo branco não é de graça. Já recebi muita coisa, mas você pode ter uma mente renovada, ser um marido conforme a vontade de Deus, ser uma esposa conforme a vontade de Deus, ser de filhos de adolescentes e jovens na vontade de Deus, vivendo em santidade, ser casais novos e crescendo na graça, com filhos pequenos, crescendo na graça. Ó Jeová. Amém, amados.
O Exemplo de Pedro e a Mente de Cristo
Uma mente renovada, tudo isso vai entrando. Toda a doutrina. O Senhor não mudou nada ao longo desses últimos 2000 anos. Ele continua nos dando toda a doutrina e de acordo com o poder do querigma para vivermos essa palavra.
Coloquei dois exemplos ali, ou um exemplo, um exemplo é muito forte de Mateus 16 de Pedro. Vocês conhecem Mateus 16 logo nas páginas anteriores ali, no versículo anterior: “Jesus, Tu és o Filho do Deus vivo, Tu és o Messias.” E Jesus falou para Pedro: “Pedro, não foi carne e sangue que te revelou, mas meu Pai.” Virando a página, quando Jesus começa a falar da cruz, falar da morte, do sofrimento, os evangelhos chegam a falar assim, ó, ele ele chama Pedrão: “Chega, Jesus, essa história não está bem contada, por favor, Jesus, esse negócio é de Tu sofrer, ir para a cruz, morrer.” E eu fico pensando assim, Pedro pensando: “E a como é que eu fico? Eu eu eu precisava ser o primeiro ministro contigo. E se Tu morrer, onde é que eu fico? A minha projeção, a minha ambição, a minha projeção, que eu vou ser o primeiro contigo, sentando à direita ou à esquerda, tudo vai para para esse negócio, história de cruz, não deixa esse lado assim, Senhor. Vamos conquistar, vamos mandar o Império Romano embora.”
Que que Jesus faz? Ele olha para dentro de Pedro e ele vê que atrás daquela conversa fiada tem o próprio diabo. E ele vira assim, ó. Não vou virar para ninguém aqui, tá? Para ninguém pensar que eu estou mandando, né? Mas ele diz, ele diz: “Arreda, Satanás, vai de retro o que tu cogitas, tu cogita das coisas do homem. O teu pensamento não é uma mente renovada. Tu pensa das coisas dos homens e não das coisas de Deus. A ser discípulo, tomar a cruz, negar a si próprio, perder a vida, viver em santidade, na luz, na transparência, na confissão, na submissão, na prestação de contas voluntariamente de vida e de coração, ser ajudado. “Senhor, isso é muita loucura. Isso aí não é, isso aí é bobagem. Eu não vou tomar a cruz. Isso aí caducou. Não é para o século XX. Eu sou evangelástico agora, né? Evangélico, gospel, né? Então eu não preciso ser discípulo.” Isso é uma mente não renovada.
E você precisa ter uma mente renovada para compreender qual é a perfeita, boa e agradável vontade de Deus. No capítulo 12, Romanos, versículo 3, fala de uma mente sofronel, uma mente salva, uma mente sadia, uma mente correta.
Destruindo Fortalezas Mentais
No próximo slide, eu creio que eu coloquei ali o Segunda Coríntios, que é o velho conhecido nosso. “Nossa, as armas da nossa milícia não são carnais, mas são espirituais, poderosas em Deus para destruir fortalezas, raciocínios falazes, arrogâncias que se levantam contra o teu conhecimento, Senhor. Tudo que é mentira com aparência de verdade, sofismas, fortalezas. Senhor, eu quero levar cativo agora em obediência a Cristo Jesus.”
Pensamentos: “O Senhor nunca vai conseguir me usar.” Pensamentos: “Eu nunca vou conseguir vencer esse pecado. Não vou conseguir perdoar a fulana ou fulano. Deus nunca vai poder me usar na obra Dele. Eu nunca vou conseguir profetizar, ter um cântico novo, ter uma língua, ter uma interpretação, ter um cântico no Espírito. Orarei no Espírito, cantarei no Espírito, profecia, línguas, interpretação, palavra de conhecimento. Senhor, isso nunca vai acontecer comigo.”
De onde vem esse raciocínio? De onde vem esse pensamento? Dos quintos do inferno. Nasceu nas profundezas do inimigo. Ele assopra. “Ah, ninguém te ama. Tu nunca vai casar. Tu é um caso perdido, tu é muito feio.” Eu sempre testemunho, se eu casei, olha, há esperança para todos. Olha a gurizada, né? Hoje de manhã a gente brincou sobre isso, né? Acho que foi a Claudinha, né? Do Snar que é muito engraçado. É que a Marta me comprou na planta, ela viu o projeto e depois melhorou, né? Investimento de 40 anos. O que você vê esse figurino aqui, né, nessa belezura? É só para desopilar, tá? É, é muito investimento da Martinha. Ela me viu na planta todo desajeitado, desengonçado, né? Toda daquele jeito, né? Tímido, envergonhado, acanhado. Pode parecer impossível para ti tu pensar que eu sou isso. Eu era tudo isso. Era um bicho do mato. Não gostava de gente porque tinha pecado oculto, tinha medo. Mas o Senhor mudou a minha vida.
Não há casos impossíveis para o nosso Deus. Pensamento de impossibilidade, pensamento de desistências, pensamento de incapacidades, pensamentos de insuficiências. Em nome de Jesus, nós quebramos esses bloqueios em nome de Jesus e nós mandamos embora. Amém. Em nome de Jesus.
Rejeitando Bloqueios e Comparações
Próxima tela ali. Em nome de Jesus. Você precisa rejeitar nesta tarde, acabei de falar impossibilidades, barreiras, comparações, mentalidade do mundo de competição, superioridade, inferioridade, performance. Por favor, nesta tarde, nesta noitezinha já nós vamos encher mais um papa metralha ali fora. E agora sim vai ser dois. Por favor, vou te pedir mais um papa metralha ali, anjo. Manda mais um porque esse aqui agora vai lotar e nós vamos deixar ali e depois vocês vão carregar embora e você não vai botar de volta nenhum pensamento mais de desistência, de impossibilidades, de comparações, de competições, de superioridade, rejeições, inferioridades, em nome de Jesus. Amém.
Oração de Liberação da Mente
Vamos orar com isso. Podemos nos colocar em pé, né? Você pode ficar sentado, querido, não te preocupa nessa perna aí, né? Mas em nome de Jesus, nós nos colocamos em pé, estica as mãos mais uma vez. Alonga um pouquinho espiritualmente. Vai se aquecendo espiritualmente em nome de Jesus.
Ó Senhor, nós vamos tomando autoridade sobre nossa mente. Se tu quiseres colocar a mão na tua mente, coloca uma mão, se tu quiser, sobre a tua mente. E você pode repetir comigo, se tu assim quiseres.
Senhor Jesus, nessa tarde, com toda a autoridade, agora no nome de Jesus, eu me sujeito a Ti.
E eu vou resistir ao diabo. E ele vai fugir com seus demônios.
De todo bloqueio mental, de pensamentos de comparações, de impossibilidades, de desistências. Vai-te embora!
Em nome de Jesus, eu te ordeno, sai da minha mente! Chega, basta!
Medos, inseguranças, temores. Fora da minha vida!
A minha casa pertence ao Senhor. A minha vida foi comprada por Jesus, com o sangue do Cordeiro. Eu tenho a marca do Cordeiro. O Espírito Santo, Ele é o selo da minha herança. Eu sou de Cristo. E o inimigo não pode me tocar. Fora! Em nome de Jesus.
Eu me aproprio da mente de Cristo, dos pensamentos de Cristo, dos raciocínios de Cristo.
Eu quero buscar as coisas lá do alto, onde Cristo vive. Eu quero pensar nas coisas lá do alto.
Obrigado, Jesus. Aonde eu estou assentado?
Ao colocar a tua mão na tua mente, alguns de vocês vão sentir como se fosse um fogo, um queimar. Não te preocupa, não te assusta. É Deus, é o Senhor te tocando. Vai queimando, Senhor, mais fogo, mais poder do alto. Vai rompendo as cadeias, os bloqueios espirituais de toda impossibilidade. Vai embora em nome de Jesus e vai recebendo um óleo do alto, um óleo santo.
Agora abre a tua boca, exercita a oração em línguas. Vem comigo. Sheidabá. Vai rompendo, vai rompendo. Sheibarca. Mais poder, mais ousadia, mais coragem. A palavra de Deus, vai sendo cheio do Espírito Santo de Deus. Poder do alto. Mais ainda. Mais ainda. Obrigado, Jesus. Obrigado, Senhor.
Terceira “Tampa”: O Espírito de Intimidação
Terceira tampa nos fala de um espírito de intimidação. Segunda Timóteo, o texto tão conhecido, capítulo 1, versículo 7, Paulo dizendo para Timóteo que reaviva o dom de Deus que há em ti. Versículo 6. Oh, Senhor Jesus, reaviva. 6 e 7 vai nos falando desse espírito de intimidação, de covardia, de medo, de passividade.
Sinônimos da Intimidação
Volta pra tela. Ali eu coloquei vários sinônimos que eu encontrei em várias traduções. Um espírito de temor e de medo, de covardia e de passividade, de indiferença, de desânimo, de insegurança, de timidez, medo de errar, medo de se expor. Encontrei tudo isso nas versões espanhola, inglesa, sueca, norueguesa e português. Oh Jesus.
Identificando a Passividade
Se tu identifica na tua vida uma passividade, estagnou na caminhada, tá dando passos para trás, uma passividade, um engessamento, uma intimidação, um medo de se expor, de profetizar, de discipular, de proclamar a palavra entre no meio da igreja, proclamar a palavra fora no teu contexto familiar ou profissional, em nome de Jesus. Nessa tarde nós vamos mandar embora tudo isso.
Timidez Não é Humildade
O texto ali de Marcos 4:40, Jesus se dirige para os discípulos e perguntam: “Por que que são tão medrosos, tímidos? Timidez não é sinônimo de humildade. Timidez é pecado. Como é que ainda não tendes fé?” É oposição e contrário. A fé é, timidez e medo, intimidação. E nós vamos romper isso em nome de Jesus. Um espírito de graça e de fé sobre nossas vidas.
A Palavra de Miqueias
Eu me lembrei de um texto quando eu tava estudando essa palavra e Deus me dando muita graça. Eu me lembrei desse texto de Miqueias. Eu recebi em 1983. Não era nascido, nem você. Alguns eram. Não vou apontar quem era nascido aqui, mas eu tava na Suécia, tava ali buscando o Senhor e o Senhor me deu essa palavra do qual desde lá eu tenho me agarrado e de vez em quando o Senhor me relembra ela.
O Chamado ao Poder
Eu tava ali buscando o Senhor. A Marta tinha ficado obviamente no Brasil. Estávamos ainda noivos. Estava com meu irmão gêmeo ali estudando, trabalhando, ministrando. E o Senhor me diz: “Eis que quanto a ti, tu vai estar cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio da justiça, cheio da força para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.”
Quanto a mim! Eu estou cheio do poder de Deus. Um espírito de poder, um espírito de intrepidez, um espírito de coragem, de valentia. Isso não é só para homens, é para homens e mulheres, adolescentes, jovens, um espírito de graça e de intrepidez para tu te posicionares pelo Senhor em qualquer situação.
O Livro de John Bevere
Na próxima tela tenho recomendado esse livro do John Bevere. Eu gosto muito dos escritos dele falando sobre quebrando as cadeias da intimidação. De novo a Martinha, ela disse para mim, John, um livro para te ler? Disse: “Ah, eu tenho 500 livros. Às vezes eu fico lendo quatro livros ao mesmo tempo. Tô sempre lendo tudo, né? Eu tenho pilhas e pilhas. Agora a Marta disse: “Vamos comprar um armário mais, né? Porque tem tanto livro espalhado ali, no escritório, espalhado ali no dormitório ali no meu Santo dos Santos ali, né?”
Então agora montamos ali mais um só pros livros que eu tô lendo ali, só acho que são uns 50 que eu tô estudando e lendo ao mesmo tempo. Eu amo ler.
Resistência Inicial
Aí a Marta me deu esse título assim, eu ainda não conhecia muito o autor e eu disse: “Pá, tá bom, eu vou deixar de lado.” Ela disse: “John, resisti, John?” Sim, segurei, resisti, acho que uns bons meses, até que eu peguei. Quando eu li, Carlão, cara, eu disse: “Não, mas não é possível. Esse negócio, esse cara aí tem é o Big Brother, ele sabe da minha vida, que negócio é esse?”
Descobrindo a Intimidação
Porque eu comecei a ver, já era presbítero, que algumas pessoas, alguns assuntos, algumas situações me intimidava. E olha aqui, eu não me vejo um cara fraco, tá? Eu não tô fazendo canto de galo aqui, não, não me entenda mal, mas pela envergadura do que a gente já passou, eu não me intimido facilmente, né? Baque ali contar isso. Eu concordo. Eu confesso. Eu ali teve por uns segundos ali eu disse: “Senhor, mas geralmente quanto mais adversidade mais forte eu fico no espírito por Deus.”
Não é de mim, é dom de Deus. Faz parte do dom apostólico. Não se intimidar, enfrentar, confrontar, corrigir, faz parte do dom.
Reconhecendo o Problema
Eu comecei a ver que tinha alguns irmãos, vou falar genericamente no Brasil, em alguma localidade, que quando a gente tava junto numa reunião, eu ficava intimidado, eu ficava passivo, eu dava um passo para trás, eu evitava falar, porque eu tinha medo que ao falar, né, tem algumas pessoas que são muito rápidas no raciocínio e no falar. Eu não sou essas, tá? Eu não sou, eu às vezes demoro para responder, graças a Deus. Acho que faz parte também para não, né, não ser muito rápido, né?
E às vezes uma língua ferina, eu às vezes: que que o cara quis me dizer mesmo? Ele tava me xingando ou me elogiando? Aí eu fico matutando: de Senhor, acho que não entendi. Aí eu tiro a tema depois. Mas eu comecei a ver que tinha pessoas, assuntos que mente me dava. Não pode ser.
Busca por Libertação
Aí fui abrindo com a Martinha, fomos orando juntos, fui perguntando e ela disse: “Não, mas eu vejo John, tu fica diferente, é como se tu tivesse algemado e amordaçado.” Não pode ser, eu sou um viking, sou um gaúcho, né? Tô brincando. Aquela história do Mike, né, que eu já contei para vocês, né? Eu disse: “Senhor”.
Aí conversei com Rogério, conversei com os, né, com os colegas, impuseram as mãos sobre mim, oraram comigo e eu fui rejeitando todo espírito de intimidação na minha vida. E quando eu chegava num ambiente e via que aquele espírito tentava voltar e vir sobre mim, eu disse: “Não, mas sem vergonha, eu já te conheço. Arreda, vai embora em nome de Jesus”.
A Ordem Correta
Bevere num dos seus livros ele fala: um espírito de poder contra o inimigo, um espírito de amor para com meus irmãos, um espírito de domínio próprio para comigo mesmo. Não troca a ordem.
Os Erros Comuns
Às vezes tem irmãos que é de poder contra os irmãos, quer cortar a cabeça. Às vezes tem irmãos que se intimidam e de love contra o pecado. Não tem que apenas amar. Não confronta, não tem domínio próprio.
Mente Sadia
De novo, aquela palavra sophroneo, uma mente sadia, santa, salva, liberta, controlada pelo Espírito Santo, equilibrada. Semiro. Ou seja, eu sei que o vaso de barro aqui não tem nada de bem, mas eu sei que nesse vaso de barro habita um tesouro incalculável, imensurável, poderoso, tremendo. Se chama o espírito de Cristo. E nele tudo posso, tudo posso naquele que me fortalece.
Você tá entendendo? Em nome de Jesus.
Momento de Oração e Libertação
Não sei se tem mais um. É o próximo. Depois vamos nos colocar em pé. Eu faço isso só para mexer um pouco contigo. Poderíamos orar sentar, não tem nenhuma, eh, mas é para você sair da inércia. É para você se erguer e agora com muita força, com muita seriedade, olhando face a face contra qualquer pessoa espiritual, intimidação, covardia, passividade, inércia, amordaçamento de alguma maneira.
Chamado ao Posicionamento
Senhor Jesus, chega nas nossas vidas, casa. Tu como marido tem ficado passivo, tem ficado com medo de dividir com a tua esposa, de aplicar o reino com graça, mas o Senhor te colocou como sacerdote. Esposa, não seja mais negligente em colocar a verdade de Deus para com teu marido, para colocar verdade com teus filhos, com o patrão, com o colega, com o companheiro, com discípulo. Ô Jesus, no teu trabalho, na rua, ô Jesus, nós denunciamos nessa tarde espírito de intimidação em nossas vidas.
Quebrando Estigmas
Parentes, familiares, pais, irmãos que nos judiaram, machucaram, nos feriram e até hoje a gente carrega esse estigma, hoje está quebrado em nome de Jesus.
Oração de Libertação
Você pode repetir comigo:
“Senhor Jesus, Senhor Jesus, debaixo da tua autoridade, debaixo da tua autoridade, no nome de Jesus, no nome de Jesus, o nome mais poderoso que existe, nome mais poderoso, o nome que foi exaltado, nome que foi exaltado acima de todo principado e potestade, de todo principado, e de todo domínio do mal, e todo domínio do mal.
Agora eu te denuncio, agora eu te denuncio, espírito de intimidação, espírito de intimidação, fora da minha vida, fora da minha, em nome de Jesus, em nome de Jesus.
Eu quebro agora, eu quebro agora esse jugo, esse jugo de medo, de medo, de covardia, de covardia, de falta de posicionamento, falta de posicionamento, medo de me expor, medo de me expor, medo de errar, medo de errar, medo de que os outros vão achar, medo de que os outros vão achar, em nome de Jesus, em nome de Jesus.
Basta, basta. Hoje, hoje eu me revisto, eu me revisto da unção, da unção, do poder, do poder, o Espírito Santo que habita em mim, o Espírito Santo que habita em mim, ele é um espírito de poder, ele é um espírito de poder, de valentia, valentia, de coragem, de coragem.
Para dizer não ao pecado, para dizer não ao pecado, para romper as cadeias, para romper as cadeias. Ah, de qualquer impureza, pornografia, masturbação, adultério, mentiras. Oh, vai embora em nome de Jesus. Pecados ocultos. Vai embora em nome de Jesus. Nada mais te atormentando em nome de Jesus.
Eu denuncio falsidade, mentira, hipocrisia fora das nossas vidas.”
Obrigado, Jesus. Nós nos revestimos do poder do nome de Jesus. Vai nos enchendo, Senhor. Mais poder de Deus sobre tua vida. Seja liberto agora. Seja quebrado toda a cadeia. Obrigado, Jesus. Nós nos apropriamos de uma nova atitude. Obrigado, Jesus.
Você pode sentar. Ainda bem que esse relógio tá errado. Não é 7 horas ainda. Tava apavorado ali, mas é 6:25. Eu tô quase concluindo, ô Senhor.
A Quarta “Tampa”: Espírito de Incredulidade
A quarta tampa é um espírito de incredulidade.
O Testemunho de Jonas da Suécia
Vou te contar o exemplo de Jonas. Não, não da Bíblia, mas o Jonas lá da Suécia, ele é médico, ele é muito inteligente, muito intelectual. Ele fala várias línguas totalmente fluente. Aprendeu a falar português, espanhol sozinho. Ele fala sueco, inglês. Ele é um crânio, cara. Casado com a Suzi, a filha do Ismael.
Ele me contou nessa palavra que nós estávamos estudando sobre espírito de incredulidade. Ele disse: “John, na minha adolescência, eu tava estudando na faculdade e cada vez que eu lia a Bíblia vinha uma dúvida. Será que é isso mesmo? Vinha um, vinha uma incerteza, vinha um espírito analista de crítica. Não, será que a Bíblia é isso mesmo? Será que é o escritor mesmo? Foi o Espírito Santo? Será que é isso mesmo que tá escrito? Mas aqui tem uma incoerência.”
A Libertação
Cada vez que ele baixava para ler a Bíblia, vinha esse mesmo tormento, dúvida, insegurança, incredulidade. Um dia ele ficou encasquetado, essa palavra é minha, e ele disse, agora chega. Ele dobrou o joelho e ele diz: “Espírito de incredulidade, fora da minha vida.” Amém.
Sabe o que aconteceu? Ele me disse, ele disse: “John, saiu algo escuro de mim, um vulto. Saiu um vulto.” É claro que era um demônio. Saiu da minha vida, eu fui liberto. Nunca mais lutei com espírito de incredulidade, de dúvida. Amém. Fiquei livre naquele dia.
Hebreus 3:12 – O Coração Perverso
Hebreus capítulo 3, versículo 12 vai nos falar: “Irmãos, tenham cuidado, irmãos.” Não é incrédulos, é irmãos, para que nenhum de vós tenha um perverso coração de incredulidade.
A Natureza da Incredulidade
A incredulidade é perversa, é maligna, é satânica. E você precisa olhar de face a face e dizer: “Fora da minha vida”. A dúvida, a incredulidade, a crítica, a suspeita de Deus, da sua palavra, das suas promessas, desconfiança, negativismo sobre a bondade de Deus. A vontade de Deus é boa, é perfeita, agradável. Será? Não tá aparecendo. As minhas expectativas, as minhas projeções, o que eu tinha, né? Não tá se cumprindo.
Diz lá que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Senhor, não tô entendendo. Acho que não é bem assim. Começa a entrar negativismo, crítica, incredulidade, suspeita e dúvida.
A Bondade de Deus
Mas em nome de Jesus, eu quero te dizer que Deus é bom. Em todo tempo, ele é bom. E mesmo quando acontece coisa que nós não conseguimos entender ou explicar, ele continua sendo bom. Aleluia. E quando você vai para esse patamar e começa a experimentar que o Senhor é cheio de graça, misericórdia, amoroso, bondoso, fiel, verdadeiro, ele só tem as primeiras intenções contigo. Ele não tem segundas. Ele não quer o teu mal, ele só quer o teu bem.
Ah, Senhor, como é bom servir a um Deus como tu, Senhor. Quem é como nosso Deus, você vai mexendo com isso.
Mateus 17:17 – Geração Incrédula
Jesus falou nesse exemplo negativo que eu coloquei aqui de Mateus 17:17, geração incrédula e perversa. Parece que isso é algo que agride o Senhor. Os discípulos, eles estavam descendo ali Jesus com Pedro, Tiago, João e André e tava descendo da monte da transfiguração. Os discípulos lá embaixo não tinham conseguido expulsar, né, aquele filho daquele homem e aquele filho, os demônios jogavam ele na água e no fogo. Eles não tinham conseguido libertá-lo.
O Desabafo de Jesus
E Jesus já tinha dito: “Toda autoridade vos é dado sobre todo espírito maligno.” Mas eles não creram. E Jesus meio dá um desabafo ali e disse: “Geração incrédula, perversa, até quando vou suportar vocês?”
Acho que Deus olha pra igreja e continua desabafando às vezes comigo sobre ti. “Senhor, eu não quero ser uma geração incrédula e perversa. Eu quero crer em tudo que tu tem preparado para essa geração. Todo o avivamento, toda conversão de milhares e milhares de discípulos, dezenas, centenas e milhares de novas cidades e igrejas, países que vão se abrindo para o teu reino, Senhor, em nome de Jesus.”
O Exemplo de Tessalônica
Tava pensando no meio do louvor aqui sobre o exemplo da igreja em Tessalônica, né? Carta aos Tessalonicenses, mas a igreja em Tessalônica, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que essa palavra é de Deus, vocês acolheram não como palavra humana, mas sim como em verdade ela é a palavra de Deus, a qual efeito está operando eficazmente em vós os que credes.
Igreja Modelo
Quando eu penso em vocês aqui, Olinda, Candeias, a igreja Recife, eu creio que eu vou mudar o nome de vocês pra igreja de Tessalônica. Vocês são muito lindos. Era uma igreja modelo, era uma igreja exemplar que ao Paulo pregar ali, eles pegavam a palavra dele e diziam: “Essa palavra não é de homens, é palavra de Deus. Nós vamos acolher essa palavra, nós vamos obedecer essa palavra. E essa palavra tá começando a operar na vida de cada um de nós que cremos.” Você diz amém. Amém.
Declarações de Fé
Todo espírito de incredulidade, todo espírito de dúvida sobre a palavra de Deus. Se Deus fez a criação daquele jeito e fez em dias, dias de 24 horas, eu creio que o meu Deus é poderoso. Ou se for em períodos, eu não tenho problema nenhum em crer que o meu Deus pode fazer assim a criação do homem, da natureza, dos animais. Ô Senhor, tu é poderoso. Ah, quem é como nosso Deus?
Fé para Multiplicação
Mas nessa tarde, toda a incredulidade de que eu e tu todos podemos profetizar, de que nós somos uma nação profética, de que tu e eu nós vamos multiplicar em centenas de novas vidas nesse ano de 2025 e 26, e que essa igreja não vai caber mais aqui nesse auditório. Eu sinto muito, eu sinto muito, não vai caber. Ai, nós vamos nos espalhando por outros setores e bairros e Deus vai prover outros lugares também, Senhor. Deus vai nos fazer multiplicar.
Eu creio e por isso eu falo. Você diz amém. Amém. Aleluia! Oh Jesus!
Como a Fé é Edificada
Em nome do Senhor, a fé vem de Deus, é da palavra de Deus. A fé é edificada pela oração em línguas. Nós temos recebido um espírito de fé que acabei de falar. Eu creio, por isso eu falo, o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir por meio dele cada uma das minhas necessidades.
Eu creio, eu confesso, eu sei que o meu Deus vai me curar de cada enfermidade. Eu creio e eu falo, eu confesso, Senhor.
Vivendo no Sobrenatural
Eu creio no poder da ressurreição. Eu quero conhecê-lo e eu quero conhecer o poder da ressurreição. Eu quero viver no sobrenatural de Deus. Eu quero começar a tocar nos aperitivos de Deus, dos poderes do mundo vindouro. Ah, milagres, sinais, prodígios, curas, discernimento, palavra de conhecimento, palavra de sabedoria, palavras de fé, línguas, interpretação, profecia. Orarei no espírito, orarei com a mente, cantarei no espírito, cantarei com a mente. Senhor, isso é para mim. Aleluia. Amém.
Confissão Coletiva
É claro que eu tô dizendo por ti. Você pode dizer: “Isso é para mim. Isso é para mim”.
Eu creio. Eu creio. Eu confesso. Eu declaro as verdades de Deus sobre a minha vida. Sobre a minha vida. Eu e a minha casa, eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Serviremos ao Senhor. Todos meus filhos, todos os filhos serão discípulo de Jesus. Discípulo de Jesus. E vão ser resgatados, e vão ser restaurados. Amém.
Porque o meu Deus, ele é poderoso para fazer infinitamente mais de tudo o que eu penso, eu penso, do que eu creio, do que eu creio, do que eu peço, que eu peço, do que eu sonho, que eu sonho. Ele é poderoso para fazer muito mais infinitamente. Eu creio.
O Testemunho de Michael e Thaís
Senhor, vai nos fortalecendo na fé. Tu pode orar pro Senhor. Aumenta minha fé, Senhor, de uma fé pequena para uma fé grande.
Eu sei que nessa provação que Mike e Thaís e as gurias passaram na Suécia, do que nós passamos. Eu tenho um vídeo no celular que está o Sam, o Michael na capelinha ali daquele hospital e o Fred, Sam e o Mike ali orando e louvando por 4 horas. Tem um vídeo ele na frente da sala da cirurgia, a Thaís sendo operada por mais de 4 horas e ele orando, ministrando para que os médicos, para que os assistentes fossem cheios do Espírito Santo.
Fortalecidos na Provação
Eles transbordando de louvor, de graça. Deus deu um cântico espiritual novo para ele ali no meio do vale da sombra da morte, onde ele não sabia se ele ia ver a sua esposa viva ainda. Mas eles foram se fortalecendo, dando glórias a Deus por mais de 4, 5 horas ininterruptamente.
Quando eu abraçar ele na quinta-feira, eu vou abraçar um homem diferente. Um homem que passou pela aprovação e foi aprovado. Não é mais um gurizinho, não é mais um adolescente, não é mais um jovenzinho. Agora é um homem de Deus que sabe que seu Deus é fiel. Ah, tudo coopera para o bem daqueles que amam Deus, aqueles que somos chamados.
Oração de Libertação
Vamos colocar em pé e vamos mandar essa quarta tampa embora.
Todo espírito de dúvida, ah, todo espírito de humanismo, de racionalismo, de iluminismo, ah, Jesus, de agendas. Ah, nós rejeitamos, nós rejeitamos, nós escolhemos ficar com a palavra de Deus. Oh, aleluia, Senhor. Aleluia.
Declaração de Autoridade
Mais uma vez, se tu quiseres colocar sobre a tua mente, teu coração, a tua mão e dizer:
“Em nome de Jesus, nome de Jesus, eu tenho a mente de Cristo, eu tenho a mente de Cristo e eu sou cheio do espírito. Sou cheio do espírito. E por isso eu me levanto com poder e autoridade. E eu te repreendo.
Espírito de dúvida, espírito de dúvida. Espírito de incredulidade. Espírito de incredulidade. Vai-te embora. Vai. Ah, vai embora. Vai e leva tudo contigo. Leva tudo contigo. Aquilo que tu semeaste na minha mente. Ah, nos meus sentimentos. Meus sentimentos. Vai-te embora. Vai embora. Chegar. Chegar. Basta. Basta. Em nome de Jesus. Em nome de Jesus. Espírito de incredulidade vai embora.
Eu tenho um novo coração, um coração regenerado, regenerado, um coração ensinado, coração pelo Espírito de Deus, com a palavra de Deus. Palavra de Deus.”
Revestimento de Poder
Obrigado, Jesus. Eu me revisto de poder e autoridade para um novo tempo, para novo tempo, para fluir no espírito, para ser discípulo, para fazer discípulos, fazer discípulos, para multiplicar, para me posicionar, posicionar, para profetizar, para no meio do meu trabalho, no meio do meu trabalho, ministrar cura, ministrar cura aos meus colegas, aos meus colegas, não me intimidar. Ouvi a voz do espírito. Ouvi a voz do espírito.
Obrigado, Jesus.
Baixe a transcrição original aqui: