Transcrição realizada com ajuda de Inteligência Artificial A Santificação: Um Processo Contínuo Saudação e Oração Inicial Boa tarde, meus irmãos. Paz em Jesus. Então, se você puder, como eu sempre começo,? Gosto de começar. Feche seus olhos, curve sua cabeça. Mais uma vez a gente se colocar na presença do Senhor. Nos colocamos, Senhor, mais […]
Transcrição realizada com ajuda de Inteligência Artificial
A Santificação: Um Processo Contínuo
Saudação e Oração Inicial
Boa tarde, meus irmãos. Paz em Jesus.
Então, se você puder, como eu sempre começo,? Gosto de começar. Feche seus olhos, curve sua cabeça. Mais uma vez a gente se colocar na presença do Senhor. Nos colocamos, Senhor, mais uma vez, Pai, em Tua presença, concordando, Senhor, com tudo aquilo que já foi orado aqui, Senhor, e com tudo que tu já falaste, Senhor, aos nossos corações nesta tarde, Senhor. Te pedimos, permaneces conosco, Senhor. Que a tua presença seja abundante nesse local. Mais uma vez, Espírito Santo do Senhor, tens toda a liberdade nesse local. É por ti, Senhor, que estamos aqui. É para ti que estamos aqui, Senhor. E te pedimos que tu conduzas todas as coisas, Senhor. Tens total liberdade em nosso meio. Espírito Santo do Senhor, caminha no meio de nós nessa tarde, no nome de Jesus.
A Confirmação do Tema Através dos Louvores
Eu cheguei aqui, eh, Jojó essa semana mandou uma mensagem para mim, cara, eu tenho algum louvor, alguma coisa assim. E eu disse: “Eita, Jô, não, ainda não, não tenho nada no, no coração. O Senhor não, não direcionou a nada ainda na questão do louvor.” E acabou que passaram seus dias e eu não falei nada, com ele. E aí, acho, creio direcionado pelo Senhor. Jô não sabia, não sei nem onde é que ele tá. Jô não sabia o tema ali daquilo que eu queria compartilhar hoje com os irmãos. Eh, mas aí abrimos, o encontro com louvor, falando sobre a santidade do Senhor. O segundo louvor, na sequência, falou também sobre a santidade do Senhor. E o terceiro louvor falou sobre consagrarmos, a consagração ao Senhor. E é aquilo que eu tinha, o que o Senhor tinha no coração para essa tarde, ministrado já através dos louvores. E aí, agora há pouco o Mateus vem aqui para ser consagrado ao Senhor. É aquilo que o Senhor tinha falado ao meu coração e que já antecipou aqui.
A Santificação como um Processo Contínuo
Então, quero dar continuidade,? Gostaria, de falar um pouquinho nessa tarde sobre santificação e começar dizendo que, eh, a santificação na vida do discípulo, de nós discípulos do Senhor, ela é um processo contínuo, na nossa vida. Ela é um processo que inicia-se no momento da conversão. É um processo que continua durante todo o caminho, já que a gente sempre fala, porta, caminho e meta e alvo, e irá nos acompanhar até o momento da nossa morte ou até a vinda de Cristo. E aí, nesse momento, ela alcança, o clímax da santificação, a glorificação, certo? Não vamos entrar na glorificação agora, eh, não é o objetivo, mas é essa ideia de processo contínuo. Obrigado, meu irmão. Que nós temos que ter em mente aquilo que o Senhor falou ao meu coração,? É um processo. Santificação é um processo e é algo que nós precisamos buscar e aperfeiçoar durante toda a nossa vida, durante todo o tempo que estivermos aqui, estaremos nesse caminho, nesse processo de santificação.
A Necessidade da Diligência na Caminhada Cristã (Hebreus 6:11-12)
E aí lá em Hebreus capítulo 6, eu queria começar lendo versículos 11 e 12 do livro de Hebreus. O autor de Hebreus diz assim:
“Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando até o fim a mesma diligência, né, que quer dizer cuidado, zelo, prontidão, para a plena certeza da esperança, para que não vos torneis indolentes. Indolentes é apático, sem ânimo, preguiçoso, mas imitadores daqueles que pela fé e pela longanimidade herdam as promessas.”
E aí esse texto, eu estava lendo Hebreus esses dias e aí me veio esse texto e o Senhor falou comigo sobre esse cuidado, que o autor de Hebreus tem em falar sobre a necessidade de que nós continuemos,? No versículo 11, ele diz: “Continue cada um de vós até quando? Até o fim. Com o quê? Com a mesma diligência para que a gente não fique apático, não fique preguiçoso, não fique, pelo caminho. Então, ao longo de toda a nossa caminhada, a gente precisa, somos estimulados a mostrar a mesma diligência, o mesmo cuidado, o mesmo zelo, a mesma prontidão. E aí nós evitamos, o Senhor em nós evita da gente ficar preguiçoso, apático. De outra forma, se a gente não mostra ou não continua mostrando até o fim essa diligência, podemos nos tornar discípulos, como o texto diz, indolentes, preguiçosos, apáticos, já sem ânimo. E como a palavra nos lembra, aqueles, como a palavra diz aqui, eh, devemos imitar até o fim aqueles que alcançam a promessa, que foram fiéis até o fim.
Os Tempos da Santificação: Passado, Presente e Futuro
Novamente, repito, a santificação é um processo contínuo, é um processo de toda uma jornada da nossa vida. E aí, alguns de vocês, provavelmente, alguns já devem ter ouvido, eh, Luciano Subirá falando sobre os tempos da salvação e aí os tempos da santificação. Eu dei uma olhada no vídeo dele essa semana e aí ele fala sobre, o passado, presente e futuro. E aí ele usa essa abordagem de que nós, enquanto discípulos do Senhor, nós tivemos ou aconteceu conosco, um processo, fomos santificados no momento da nossa conversão através do lavar regenerador do sacrifício de Cristo,? E aí a gente tem também, não vamos entrar em regeneração, redenção, justificação, aquilo que nós também já fomos ministrados e já sabemos, já ouvimos sobre isso. Há uma santificação inicial no nosso processo de conversão, desse lavado sacrifício de Cristo. E aí, após esse momento de santificação inicial, procede de nós entrarmos e continuarmos em um, como eu já falei, processo de santificação. E no fim, de uma vez por todas, na volta de Cristo, seremos de uma vez por todas santificados, na glorificação, como eu já falei, na vinda de Cristo.
A Luta Entre a Velha e a Nova Natureza (Gálatas 5:17 e Colossenses 3:5-10)
Então, estamos nesse caminho, passamos, aquela santificação, por assim dizer, irmãos, inicial e esse processo do caminho de contínua santificação. Então ele diz, a santificação, aquela santificação inicial lá da conversão, ela adiciona em nós uma nova natureza no nosso espírito. Mas a adição da nova natureza do nosso espírito não exclui a velha natureza que habita na nossa carne. Então, a palavra nos diz, nós sabemos, Gálatas 5:17, texto muito conhecido nosso, diz que a carne milita contra o espírito e o espírito contra a carne, porque são opostos entre si, para que nós não façamos, para que não façais o que porventura seja do vosso querer.
E aí eu queria que vocês abrissem agora um texto um pouquinho mais longo no livro de Colossenses, na carta aos Colossenses. Eh, Paulo escreve nos Colossenses, capítulo 3, versículos de 5 a 10, ele diz assim:
“Fazei, pois morrer [eu tô usando a versão ARA, tá?], fazei, pois morrer a vossa natureza terrena.”
E aí eu marquei,? Grifei aqui, morrer a vossa natureza terrena, que está relacionada à natureza da carne, certo? Do velho homem e do que a humanidade, passou a expressar a partir da queda lá no jardim do Éden. E aí ele vem citando, prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, avareza, que é idolatria. Versículo 6, ele diz: “Por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” Então ele começa dizendo versículos 5 e 6 de fazer morrer essa natureza terrena, essa natureza da carne. Versículo 7, ele diz: “Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também noutro tempo quando vivíeis nelas, usando a forma do passado.” Ele enfatiza que essas coisas devem pertencer a um tempo do passado, a um tempo anterior, a um tempo que ficou para trás, não ao momento atual. E aí no versículo 8 ele diz: “Agora, porém despojai-vos igualmente de tudo isso.” Então ele continua acrescentando nesse versículo alguns outros comportamentos de natureza carnal que devemos nos despojar, devemos deixar para trás. Ira, indignação, maldade, maledicência, a linguagem obscena do vosso falar. No nove, ele diz: “Não mintais aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestirdes do novo homem, essa nova natureza, que recebemos, esse processo inicial de santificação.” E aí ele continua, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. Então Paulo diz, para morrer tudo que é terreno, tudo precisa ficar no passado de um tempo que nós vivíamos, da nossa vã maneira de viver e devemos nos revestir do novo homem. Amém. Sabemos disso, matéria dada.
O Chamado à Santidade (1 Coríntios e 2 Coríntios)
E aí, ainda falando sobre esse tempo de santificação, Paulo escreve, quando escreve aos Coríntios lá na primeira carta aos Coríntios, capítulo 1, versículo 1 e 2, ele diz assim:
“Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo e o irmão Sóstenes, à igreja que está em Corinto, aí ele fala aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos. É um presente contínuo com todos os que em todo lugar invocam o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”
E aí mais na frente, na outra carta, na segunda carta aos Coríntios, no capítulo 7, versículo 1, diz assim:
“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, a gente vai ver essas promessas daqui a pouco. Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do Espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”
Falando mais uma vez, dando mais uma vez esse reforço de que é um processo de aperfeiçoamento contínuo. Se o processo de santificação ele tivesse sido alcançado de forma plena na conversão, não se falaria em aperfeiçoamento de santificação, certo? Então, é um processo contínuo onde precisamos abandonar a velha natureza e avançar para a santificação. Amém, queridos? Tranquilo?
Exortação de Pedro à Obediência (1 Pedro 1:14-16)
Então, em Primeira Pedro, capítulo 1, versículos 14 a 16, para terminar essa introdução aqui, diz assim:
“Como filhos da obediência, não vos amoldeis, de novo, fazendo um contraponto de passado e presente. Não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância. Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso proceder, porque está escrito: ‘Sede santos, porque eu, né, o Senhor sou santo’.”
Então, mais uma vez aqui as Escrituras falam: “Tornai-vos santos no vosso procedimento”.
O Significado Bíblico da Santificação
Então, a santificação, o processo de santificação, eh, o que é ou como a gente define ou o que a Bíblia nos explica e nos traz sobre esse processo e sobre o que é a santificação. Então, no Antigo Testamento, o original em hebraico lá, o escrito original, eh, ele usa uma palavra que se diz, e aí eu não sei falar muito mal português, muito menos em hebraico. Ele fala como se fosse assim, kadosh é a palavra que ele usa. Esse texto pode ser visto lá em Isaías 6:3, não precisa você abrir agora. Ele usa esse termo kadosh significando santo. E aí no grego, no Novo Testamento, a palavra que foi traduzida é hagios. Também não sei se a pronúncia é essa, mas são essas duas palavras quando você procura, é, na maioria dos casos, primeiro digno de veneração ou digno de adoração. Quando ele diz que o Senhor é santo, eu sou santo, é porque é digno de adoração, digno de louvor, digno de ser venerado, digno de profundo respeito e admiração. E a segunda, é tradução ou significado, que é aquele que nós conhecemos, é santo significa separado. Certamente você já ouviu esse significado de santo como separado, tá? Mas separado para quê,? Alguém pode perguntar, alguém que nunca tem ouvido essa palavra pode perguntar: “Separado para quê?” E aí o contexto todo e o significado da palavra diz que é separado para o Senhor. Por definição, certamente correto é santo é separado para ser exclusivamente do Senhor. Santo é aquele ou aquilo que é separado para ser exclusivamente dele, exclusivamente do Senhor.
O Propósito da Graça: Um Povo Exclusivo (Tito 2:11-14)
E aí a gente não tem como não lembrar imediatamente, do que está escrito lá em Tito, capítulo 2. Tito capítulo 2, versículo 11, diz assim:
“Porquanto a graça de Deus, né, o sacrifício do nosso Senhor Jesus Cristo se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para quê?”
Novamente ele faz um contraponto do passado aqui.
“Renegadas à impiedade e as paixões mundanas, nós vivamos hoje no presente século, sensata, justa e piedosamente.”
É interessante notar, eu anotei aqui como mais uma vez esse contraponto de uma vida passada guiada pela carne e uma vida presente, em que a santificação nesse processo vai nos despojando do velho homem e da velha natureza. E aí no versículo 13, ele diz:
“Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Versículo 14, a qual a si mesmo se deu por nós, né, Cristo Jesus se entregou por nós, a fim de remir-nos, né, de nos libertar, de nos resgatar de toda a iniquidade e purificar para si mesmo.”
Aí ele diz: “Um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. Isso é que é ser santo,? O significado, separado para ser exclusivamente dele. Então Jesus, Deus no plano da salvação, a entrega a morte de Cristo Jesus fez com que o objetivo, a fim de nos libertar para nós sermos exclusivamente dele.
Aspectos da Santidade
1. Deus é Santo (Levítico 20:26, Salmo 22:3, Apocalipse 4:8)
Levítico, capítulo 20 versículo 26, diz assim:
“Sereis santos”. E aí aquele termo que eu falei lá, né? O kadosh, “porque eu, o Senhor, sou santo”, mesmo termo, kadosh, “e separei-vos dos povos para ser de meus.”
Então, desde o Antigo Testamento, lá da aliança anterior, lá em Levítico, o Senhor já dizia, se manifestava ao povo, dizendo: “Eu sou santo e vos separei, ou seja, vos santifiquei para serdes meus exclusivamente do Senhor”.
Aproveitando esse texto de Levíticos 20, eu gostaria de falar alguns aspectos da santidade. De forma breve, vou tentar ser breve, irmãos. Eh, alguns aspectos da santidade. Então, primeiro deles, é óbvio, todos nós sabemos, o Senhor Deus, ele é santo. O Senhor Deus é santo, é digno de adoração, é digno de ser venerado. No Salmo 22, versículo 3, e aí vou trazer pouquíssimos exemplos, porque, a Bíblia é muito rica, de exemplos da santidade do Senhor. Então, para a gente passar rápido, diz assim, Salmo 22, versículo 3:
“Contudo, tu és santo, né? O mesmo termo, kadosh, entronizado entre os louvores de Israel.”
Salmo,? Antigo Testamento. Apocalipse, Novo Testamento, capítulo 4, versículo 8. Cantamos aqui, mais cedo. Diz:
“E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente seis asas, estão cheios de olhos ao redor e por dentro. Não têm descanso, nem de dia, nem de noite, proclamando santo, santo, santo.”
E aqui não é kadosh,? Porque kadosh é no Velho Testamento, no Novo Testamento é esse hagios,? A palavra em grego.
“Santo, santo, santo é o Senhor Deus todo-poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.”
Então, não temos nenhuma dúvida disso,? Obviamente o nosso Deus, ele é santo, ele é digno de adoração e ele é digno de veneração.
2. O Sacrifício de Jesus Inicia a Santificação (Hebreus 10:8-14)
Ora, mas ele também pede a nós ou ordena a nós que nós nos santifiquemos, que nós sejamos como ele, santos também. Então, o segundo aspecto da santificação que eu queria abordar é que o sacrifício de Jesus, como nós já vimos, ele nos santifica ou inicia em nós esse processo de santificação. O texto de Hebreus, capítulo 10, versículos 8, ali, ele diz assim, ele está falando sobre, o sacrifício, a antiga aliança, a nova aliança, a lei e o sacrifício de Jesus. A partir do versículo 8, ele diz assim:
“Depois de dizer como acima sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste.” Versículo 9. “Então acrescentou: ‘Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade’. Remove o primeiro, né? O primeiro tabernáculo, a primeira aliança e estabelecer o segundo.” Versículo 10. “Nessa vontade, ou seja, na vontade de Deus, pelo sacrifício de Jesus, é que temos sido santificados mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo de uma vez por todas.”
E aí no versículo 14 ele diz assim:
“Porque com uma única oferta, Cristo Jesus aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”
Então, Cristo Jesus, por sua infinita graça, cumprindo o plano inicial da redenção, da salvação daqueles que se chegam a ele, com o seu sacrifício, aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo santificados. Então, é por ele,? É pelo sacrifício de Jesus que nós, que somos santificados, não é por nós, não é pela nossa força, não é pelo nosso mérito e não poderia ser. Jamais conseguiríamos obedecer ao Senhor e termos uma vida em santidade se não fosse por ele.
3. O Povo de Deus é Santo (Efésios 1:1-4)
O terceiro aspecto sobre a santificação é exatamente esse. O povo de Deus é santo ou é santificado. Efésios capítulo 1. Paulo escrevendo aos Efésios capítulo 1, logo na saudação inicial ele diz assim:
“E aí isso é muito comum, né? Trouxe apenas um exemplo, mais um. Ele diz assim: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus.”
Aí no versículo 4, Efésios 1, versículo 4, ele diz assim:
“Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.”
Então, comumente Paulo faz a saudação às igrejas. As cartas de Paulo falam, aos santos que se reúnem em Éfeso, aos santos que se reúnem em Colossos, a gente já lê uma outra aqui que é em Coríntios, essa sempre saudação de Paulo aos santos que se reúnem em alguma localidade por causa do sacrifício de Cristo Jesus.
4. A Santificação Permite a Atuação de Deus (Êxodo 19 e Josué 3 e 7)
O quarto ponto, e aí eu estou passando rápido, mas aqui eu vou dar mais uma paradinha, é que a santificação do povo de Deus permite a atuação do Senhor no meio do seu povo. Esse era o quarto aspecto que eu queria trazer. A santificação do povo de Deus, dos discípulos do Senhor, faz com que o Senhor se mova no meio do seu povo.
Isso a gente vê no livro de Êxodo, capítulo 19. Então, tem lá o encontro do Senhor,? O capítulo 19, ele narra o encontro do Senhor com Moisés no Monte Sinai. E é aquele capítulo que narra, como nós conhecemos, a é a narrativa que precede a entrega das placas, dos 10 mandamentos. Então, Êxodo capítulo 19 versículo 10 e 11, diz assim:
“Disse também o Senhor a Moisés: ‘Vai ao povo e purifica-o’.”
Aí tem um detalhe no original é santifica. Essa palavra purifica está lá escrito no original como kadosh. Na verdade não é kadosh porque kadosh é santo, é o verbo,? E aí é como se fosse uma derivação do verbo. Enfim, irmãos, a palavra é a mesma,? É uma derivação do verbo,? Do adjetivo,? Santo, certo?
“Disse também o Senhor a Moisés: ‘Vai ao povo e purifica-o’. Eu não verifiquei outras versões, confesso. Talvez até alguma versão diga isso, né? Santifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes.”
E aí no versículo 11 ele diz:
“E estejam prontos para o terceiro dia, porque no terceiro dia o Senhor, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai.”
Então, há uma ordem, há uma direção do Senhor ali para que Moisés fosse lá, santificasse e purificasse aquele povo e o Senhor desceria à vista de todo o povo sobre o monte Sinai. E aí, logo em seguida, no versículo 14, ele diz lá:
“Moisés, tendo descido do monte ao povo, né, obedecendo ao Senhor, consagrou o povo e lavou as suas vestes.”
Qual é a diferença? A palavra consagrar, assim como a palavra anterior, purificar, na verdade, no original é a mesma palavra kadosh, a derivação, que significa santificar. Então, o Senhor Deus mandou purificar, mandou santificar e Moisés desceu e consagrou e santificou aquele povo ali.
Andando mais um pouquinho na história de Israel, no texto de Josué, depois da morte de Moisés, também conhecemos a história de Josué, eh, no capítulo 3, versículo 5, ali, quando o povo está para atravessar o Jordão, antes da tomada de Jericó, diz lá, capítulo 3 de Josué, versículo 5, diz:
“Disse Josué ao povo: Santificai-vos.”
Não vou ficar repetindo a palavra porque fica feio eu ficar falando errado aqui a palavra,? Mas enfim, santificai-vos. Mesma palavra, “porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” Então, mais uma vez, Deus ordena o povo que se santifique, se limpe, se purifique, se consagre para que ele venha e faça maravilhas no meio do seu povo.
Um último exemplo ainda nesse ponto também no livro de Josué, um pouquinho mais à frente na história, capítulo 7, versículos de 10 a 13. Mas assim, só para eu contar o contexto para vocês, só para a gente entender, para a gente lembrar, na verdade,? Eh, no capítulo sete, ele começa dizendo que os filhos do povo de Israel pecaram contra o Senhor. E aí ele fala de um homem, Acã, filho de Carmi, que tomou coisas condenadas, pegou coisas, que não eram do Senhor. E pelo contexto que o livro fala, é como se ele roubou aquelas coisas que não eram as coisas pertencentes ao Senhor. E diz que a ira do Senhor se acendeu contra o povo de Israel. E aí Josué, tinha esse povo, era o povo de Ai dessa dessa região lá. Josué vai lá, manda alguns homens para irem lá, espiar aquele povo e ver, como eles fariam para vencer. E aí ele manda os espias, os espias vão e quando voltam diz que eles eram poucos,? O povo no versículo três diz assim:
“E voltaram esses espias e disseram a Josué: ‘Não suba todo o povo. Nem é preciso pela pelo exército que está lá em Ai, nem é preciso. Subam os dois ou 3.000 homens e eh são poucos os inimigos e a gente vai vencer’.”
Essa foi a análise, que o povo fez. Mas o que é que acontece? O povo perde, obviamente o povo de Israel perde a batalha, tinha pecado contra o Senhor. E aí no versículo 5 ele diz que o coração do povo se derreteu e se tornou como água porque não esperava, obviamente aquela derrota. E aí sim eu pulo para o versículo 10, onde diz assim:
“Então disse o Senhor a Josué: ‘Levanta-te, por que estás prostrado assim sobre o rosto?'” Versículo 11, “Israel pecou e violaram a minha aliança.”
E aí eu vou pular já para o 13. O Senhor diz a Israel, depois de tudo que tinha acontecido, o povo pecou, violou a aliança do Senhor, perdeu a batalha, ficou triste,? Buscou o Senhor. E aí ele diz,
“Dispõe-te, versículo 13, Josué, capítulo 7, dispõe-te, santifica o povo e dize: ‘Santificai-vos para amanhã. Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel’.”
E aí ele fala, que há coisas condenadas no vosso meio e pede ao povo para eliminar aquelas coisas. Por quê? Aquelas coisas que o povo fez, o pecado do povo atingia a santidade do Senhor e fazia com que o povo ficasse maculado e a presença do Senhor não estava ali. Era preciso que o povo se santificasse, era preciso que o povo se purificasse, se consagrasse para que o Senhor operasse maravilhas no meio do seu povo. E aí é muito sério isso, meus irmãos, muito sério. Nós não podemos brincar de ser discípulos do Senhor. Nós não brincamos de ser discípulos do Senhor. O Senhor é santo, como nós vimos e ele pede, ele ordena de que nós nos santifiquemos, de que nós sejamos santos como ele é. E assim a manifestação do Senhor abunda no nosso meio,? Ela vem de forma abundante no nosso meio a presença do Senhor.
5. Sem Santificação Ninguém Verá o Senhor (Hebreus 12:14)
Livro de Hebreus. Quarto ponto, quarto aspecto que eu queria trazer sobre a santificação. É um texto também muito, muito conhecido nosso, Hebreus, capítulo 12, versículo 14, que diz:
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”
O Senhor espera de nós que sejamos santos, que nos santifiquemos a cada dia e em todas as áreas da nossa vida.
O Papel do Espírito Santo no Processo
E aí, você pode estar aí pensando, feito, eu fiquei pensando que a carne milita contra o espírito,? Nós já vimos isso e que é difícil, irmãos, mantermos uma vida de santidade, agradarmos, ao Senhor em todas as coisas, que a nossa natureza vai de encontro a isso. A natureza carnal, essa velha natureza, ela atua, de forma contrária à natureza do espírito. E vivemos nesse, nessa vida difícil, nesse momento difícil. E aí eu me lembrei imediatamente quando pensava sobre isso. Eh, John, que esteve conosco aqui até essa semana, estava conosco, eh, nos lembra sempre, nos lembrou mais uma vez de que o Senhor nos deu o Espírito Santo dele, para que nós consigamos cumprir todas essas determinações do Senhor, não pela nossa força, mas pelo Espírito Santo que habita em nós,? Eu coloquei aqui assim entre aspas, parafraseando John, que seria maldade, exigir de nós, cumprir todas essas determinações do Senhor e pedir isso aos discípulos e falar isso para alguém que está chegando agora, sem que nós apresentemos a essa pessoa o Espírito Santo do Senhor e o seu poder que em nós opera,? É por ele, é por causa dele, é através do Espírito Santo que habita em nós que nós continuamos e permanecemos nesse processo de santificação. Não temos como caminhar e continuar e avançar nesse processo sem que tenhamos íntima comunhão e dependência do Espírito Santo do Senhor. É ele quem nos capacita a andarmos de forma correta. Se fosse apenas para viver por um livro de regras e mandamentos e ordenanças do Senhor, sem termos em nós o Espírito Santo, seria algo como se tivéssemos um manual, um livro de regras para obedecer a lei que nenhum de nós conseguiria. Mas graças a Deus e ao Espírito Santo que em nós habita é que nós podemos trilhar esse caminho de santificação ao nosso Deus. Você diz amém? Amém.
Caminhos para a Santificação
Terceiro bloco da ministração e é o último bloco, caminhos para santificação. Vou dizer nenhuma novidade aqui para nenhum de vocês. A maioria de vocês aqui, 99% estão aqui há quantos e quantos anos nos ouvindo falar, ouvindo os nossos pastores falar sobre o que é preciso para vencer o pecado, o que é preciso para permanecermos santos, o que é preciso para agradarmos o Senhor, domínio próprio. E o que Subirá fala, ele chama de disciplinas espirituais,?
1. Íntima Comunhão com o Espírito Santo
No livro de João, complementando o que eu vinha falando, a respeito de John, no livro de João, capítulo 3, versículo 6, naquela passagem que é relatado ali o encontro de Jesus, e Nicodemos, está escrito lá no versículo 6 de que o que é nascido da carne é carne e o que é nascido do espírito é espírito. Então, com a carne não conseguimos vencer. É preciso sermos revestidos e estarmos cheios do espírito para caminharmos no espírito. Eh, ainda que a resposta de Jesus ali a Nicodemos ou que fosse possível a gente voltar para o ventre da nossa mãe e outra vez nascermos o nascimento da carne, estaríamos fadados a cair mais uma vez e pecar e continuar na nossa vida de pecado. O nascer de novo da carne não resolveria o problema que o Espírito Santo e o sacrifício de Jesus vieram para resolver, que é andarmos em espírito, porque somos nascidos do espírito. O que é nascido do espírito é espírito.
Então, caminhos para santificação: íntima comunhão com o Espírito Santo do Senhor. É impossível andarmos e avançarmos nesse caminho de santificação sem que o Espírito Santo do Senhor esteja ou na verdade sem que nós estejamos em íntima comunhão com o Espírito Santo do Senhor.
2. A Palavra da Verdade (João 17:14-19)
Palavra da verdade. Novidade nenhuma para nenhum de nós. A palavra da verdade. E aí tem um texto que está lá em João 17. João capítulo 17 versículo 14. Jesus diz assim:
“Eu lhes tenho dado a tua palavra e o mundo os odiou porque eles não são do mundo, como também eu não sou.” Versículo 15: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou.”
E aí o versículo 17 ele faz, ele diz, Jesus,
“Santifica-os na verdade. Qual é a verdade? A tua palavra é a verdade.” Versículo 19. “E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade, ou seja, na palavra que nos foi deixada.”
É a palavra da verdade, uma das estratégias ou um dos caminhos para nossa santificação. Nenhuma novidade nisso. Relembramos, mais uma vez a verdade de que a Bíblia, os textos, aquilo que Deus deixou escrito para nós, aquilo que é passado de geração a geração, que os antigos anotavam na fronte e recitavam em todo tempo e conheciam desde pequeno a recitar e a decorar toda a palavra ali, pelo menos os cinco livros, iniciais, é necessário que a gente tenha íntima comunhão com a palavra. Ou estaremos fadados a não conseguirmos perseverar no caminho da santificação. O Espírito Santo do Senhor, a palavra da verdade, por elas, por eles, o Espírito Santo e a palavra, é que continuamos o nosso caminho de santificação.
3. O Temor do Senhor (2 Coríntios 6:14-7:1)
Terceiro ponto, o temor do Senhor. Paulo escrevendo aos Coríntios, na segunda carta aos Coríntios, e aí eu volto,? Esse texto a gente já leu lá no início, mas a gente leu, na verdade, o capítulo 7, o versículo 1,? Mas eu queria voltar um pouquinho, voltar para o finalzinho do capítulo 6,? Nós sabemos, você sabe disso, eh a divisão em capítulos e versículos é puramente para nos ajudar, a localizar e a entendermos. Mas as cartas, obviamente, foram escritas, de forma contínua. Então não tem essa divisão final do capítulo 6, início do capítulo 7. É um texto corrido. Então quando ele fala no final, no início do capítulo 7, versículo 1, de tendo, pois amados tais promessas, ele está se referindo ao que vinha escrito antes. Então final do capítulo 6, segunda Coríntios, versículos 14, diz assim:
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos, porquanto que sociedade pode haver entre justiça e iniquidade? Ou que comunhão de luz com trevas, que harmonia entre Cristo e o maligno ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse. E aí está escrito: ‘Habitarei e andarei entre eles. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo’.” Versículo 17 com destaque. “Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos.”
Lembramos de que santo é separado,
“diz o Senhor: ‘Não toqueis em coisas impuras, e eu vos receberei. Serei vosso pai e vós serei para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo poderoso’.”
E aí continua, sem parar para o início do capítulo 7.
“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, que promessas? De que ele habitaria e andaria no nosso meio, de que ele seria o nosso Deus? De que nós seríamos o povo dele, de que ele seria o nosso pai e nós seríamos para ele filhos e filhas. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do Espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor do Senhor.”
Não anotei aqui, mas você certamente sabe, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Nem está anotado aqui, mas me lembrei. Então, é preciso que temamos, não com medo, não é o temor nesse medo, de alguém que está aterrorizado, mas o respeito, a reverência, o entendimento de que o Senhor é santo e de que nós precisamos ser santos ou nos santificarmos para usufruirmos e desfrutarmos da presença dele e das promessas de que ele nos deixou.
4. Consagração ao Senhor (Levítico 11:44 e 1 Tessalonicenses 4:3-7)
Quarto ponto. Me perdi aqui, irmãos. Quantos pontos são? Mas é o Espírito Santo, a palavra da verdade, o temor do Senhor, consagração ao Senhor.
Consagração. Mateus estava aqui agora há pouco, há 40 minutinhos atrás, sendo consagrado ao Senhor, apresentado à igreja e sendo consagrado ao Senhor. Você sabe o que é consagrado? Vou ler aqui para não errar, tá? Por definição, eu anotei aqui. Significa dedicar ou separar. Separar de santo significa dedicar ou separar algo,? Uma pessoa, no caso, para um propósito sagrado, tornando-o santo, devotando-o a Deus. É isso que é consagrar, é dedicar, mas é também separar. Eu separo Mateus, eu separo Isaque, eu separo o meu filho para ser entregue, devotado a Deus para se tornar santo, para ser santificado na presença do Senhor. Então, a consagração ao Senhor é um dos caminhos para a santificação.
Eu já falei isso lá atrás, mas repito aqui, o texto de Levítico. E aí uma outra passagem, Levítico 11 versículo 44 diz assim:
“Eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto, vós vos, na minha tradução, consagrareis e sereis santos.”
Você não vai ficar surpreso? Claro que não, até porque eu já falei a palavra no original de que vós vos consagrareis, é vós vos santificareis e sereis santos. Por quê? Porque eu sou santo, diz o Senhor, e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra, obviamente dentro do contexto daquela época do Antigo Testamento. Mas o Senhor diz que consagrar é santificar, ou seja, consagrarmos-nos ao Senhor em oração, consagrarmos aquilo que nós vamos fazer e colocarmos diante do Senhor. E aí eu vou ser repetitivo a ministrações passadas e aquilo que a gente tem visto, como é possível nós passarmos todo um dia, irmãos, sem nos consagrarmos ao Senhor, sem na nosso, no nosso início de dia nós nos levantarmos e consagrarmos ao Senhor. E aí, sem peso de acusação nenhuma, irmãos. Muitas vezes eu faço isso, é claro, mas é nos lembrar mais uma vez com misericórdia do Senhor de que precisamos nos apresentar, nos dedicar, nos consagrar ao Senhor a nós, a nossa vida, a nossa casa, os nossos afazeres, os nossos trabalhos, o nosso tempo de estudo. Não há nada em nós que possa ser feito sem nos consagrarmos ao Senhor, sem nos apresentarmos a ele, sem sermos separados exclusivamente para a glória do Senhor. Isso faz parte do processo de santificação.
Falei do de Levítico, Velho Testamento. Queria trazer um texto de Lucas, capítulo 2, versículo 22 e 23. Então é quando levam, Jesus ainda criança, dizendo ali:
“Passados os dias da purificação dele, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor: ‘Todo primogênito ao Senhor será consagrado’.”
Consagrado, santificado. É, não é o kadosh do Antigo Testamento, mas é o hagios do Novo Testamento. É a palavra que deriva de santo. Todo primogênito. E aí para todos nós, não só os primogênitos, mas todos os nós. Todos nós e tudo que nós fazemos consagrados ao Senhor, santificados ao Senhor.
Paulo escrevendo aos Tessalonicenses, primeira Tessalonicenses, capítulo 4, versículo 3, diz assim:
“Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo.”
Lembro que lá no início eu falei sobre domínio próprio em santificação e honra,
“não com o desejo de lascívia, como gentios que não conhecem a Deus.” Pulo para o sete. “Porquanto Deus não nos chamou para impureza, e sim para santificação.”
Ora, Paulo diz no versículo 3, “esta é a vontade de Deus, a vossa santificação.” E no versículo 4, “que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra.” Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação. Precisamos consagrar as nossas vidas ao Senhor todos os dias, todos os momentos e tudo quanto nós fazemos. Se vamos assistir um filme, se vamos praticar uma atividade esportiva, se vamos sair para os nossos trabalhos, em tudo precisamos nos santificar.
5. O Jejum (Joel 2:12-16)
Queria falar só um parêntese aqui sobre o jejum e aí eu estou acabando. Só tem mais dois textos aqui para a gente finalizar. É que eu fiquei pensando, e meditando nisso, enquanto buscava o Senhor nessa nessa palavra sobre a santificação. E aí eu fiquei pensando, eu não conheço, eu não me lembrava na hora, não me lembrei de nenhum texto que especificamente falasse sobre, o jejum e a santificação. Eu comecei a pesquisar e achei um texto tão precioso, está no livro de Joel, capítulo 2 do livro de Joel. Tenham paciência. São quatro versículos, tá, irmãos? Rapidinho. Diz assim, versículo 12.
“Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor, convertei-vos a mim de todo o vosso coração e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus, porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se, grande em benignidade e se arrepende do mal.”
Pulamos para o 15.
“Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembleia solene.”
E no 16 ele diz:
“Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam, saia o noivo da sua recâmara e a noiva do seu aposento.”
A santificação aliada com o jejum. No versículo 15, ele diz: “Promulgai um santo jejum, proclamai assembleia solene”. E no versículo 16, ele diz: “Congregai o povo”. E aí é todo o povo, os anciãos, os filhinhos, os que mamam, o noivo e a noiva, cada um deles se apresente diante do Senhor, promulgado o santo jejum e congregando o povo para a santificação.
Eh, mais uma vez, citando ele, Luciano Subirá, ele gosta de dizer sobre eh a consciência espiritual e as disciplinas espirituais, falando sobre essas esses processos, essas essas estratégias de santificação, a leitura, a oração, o louvor, o jejum, como estratégias, como disciplinas espirituais. É a soma ou o somatório dessas disciplinas espirituais que faz com que a nossa consciência espiritual se forme, se amolde e assim nós prossigamos para o processo de santificação. Então, dependemos do Espírito Santo, assim como dependemos do Senhor, assim como precisamos ter o temor do Senhor, assim como precisamos nos consagrar e jejuar e orar e nos apresentarmos inteiros ao Senhor em todas essas etapas. E só assim é que nós conseguiremos nos santificar ao Senhor.
A Importância das Decisões Pessoais (Gênesis 4:6-7)
É, há um texto, de que eu vi agora por esses dias lá de Gênesis, logo no início, de que no fim das contas, e eu já falei sobre isso aqui, as nossas decisões importam muito naquilo que nós nos tornamos ou naquilo que o Senhor opera nas nossas vidas. Porque veja, irmão e irmã, jejuar é uma decisão do nosso coração. Orar, ler a palavra, buscar ao Senhor, consagrar ao Senhor. Precisamos ter e tomar essa decisão no nosso coração. Precisamos ter essa certeza de que nós estamos nos entregando ao Senhor. Então, tem que partir da nossa decisão. No fim do dia, quando você bota sua cabeça para dormir no travesseiro, você pode avaliar que decisões você tomou ao longo do dia. Que decisões eu tomei ao longo do dia? Orar ou assistir TV, jejuar ou ir para um churrasco. Não tem problema nenhum ir para o churrasco, viu, irmãos? Não é só me consagrar ao Senhor ou perder tempo lendo um livro, diferente. As decisões que nós tomamos no dia a dia interferem diretamente naquele e no nosso processo de santificação.
O texto de Gênesis 4, versículo 6 e 7, bem lá no início, mas interessante mostrar de que e está relatando ali, a oferta de Caim e de Abel. Lequinho gosta muito de ler esse texto, mas diz assim, versículo 6, então lhe disse o Senhor, falando para Caim,
“por que andas irado? Por que descaiu o teu semblante?” E no versículo 7, ele diz: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se todavia procederes mal, eis que o pecado jaz à tua porta e o seu desejo será contra ti. E Deus dizia ali a Caim, mas cumpre a ti dominá-lo.”
Veja, naquela época não tinha o Espírito Santo. Então já havia ordenança. Deus dizendo a Caim: “O pecado jaz à tua porta, mas cumpre a ti dominá-lo.” Hoje nós temos o Espírito Santo do Senhor nas nossas vidas. Glórias a Deus. Pelo Espírito Santo, mas cumpre a nós, cabe a nós as nossas decisões que vamos tomar no dia a dia de jejuar, de orar, de consagrar, de tudo aquilo que nós já vimos nesse dia.
Deus requer um povo exclusivamente seu, santificado para sua boa obra. A manifestação do Senhor no nosso meio. Talvez depende, não seja uma palavra correta, mas a santificação do povo de Deus faz com que Deus atue com poder. A sua presença se manifeste no meio do seu povo. Deus requer de nós a nossa santificação. Não é até ontem, é até hoje, é até amanhã, é para todo sempre. Todos os dias das nossas vidas, precisamos andar numa crescente de santificação até que ele venha e sejamos transformados, sejamos, alcancemos aquele hábito da santificação, onde não vai mais haver luta do pecado, não vai mais haver, as dificuldades que temos aqui, estaremos com ele. É um corpo glorificado por toda a eternidade. Mas até lá, irmãos, precisamos perseverar, precisamos escolher, precisamos nos empenharmos em dominar a nossa vontade com ajuda do Espírito Santo e tomar sábias decisões e escolhas no nosso dia a dia. Que você, assim como eu, ou que eu, assim como você, tenhamos essa certeza. Deus quer um povo seu, exclusivamente seu, santificado. E assim estaremos com ele e veremos a sua face por toda a eternidade. Que o Senhor nos abençoe. Amém.
Baixe a transcrição original aqui: