O propósito eterno de Deus é formar uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, para a glória do Pai, como revelado em Romanos 8:28-30 e cumprido em Cristo
O propósito eterno de deus é: “Que sejamos uma família, de muitos filhos, semelhantes a jesus para a glória de deus pai”.
(rm 8:28-30) “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.
Este é o desejo do pai desde o princípio.
O que deus quer?
Todos aqueles que foram chamados, devem saber o que deus quer:
1) o que deus quer?
Deus quer a realização do seu propósito eterno.
Como deus quer realizar seu propósito?
Deus quer:
1 – que todo homem seja um discípulo de jesus!
(1tm 2:3-4) “Isto é bom e aceitável diante de deus, nosso salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.
2 – que todo discípulo seja conformado à imagem e semelhança de jesus!
A mesma vida / o mesmo caráter / a mesma unção / o mesmo dom / o mesmo serviço / as mesmas obras / o mesmo propósito.
(rm 8:28-30) “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.
3 – que todo discípulo seja comprometido no corpo de cristo!
Vinculados no corpo e dando a sua justa cooperação.
(ef 4:16) “De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”.
(cl 2:19) “E não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de deus”.
4 – que todo discípulo de jesus faça discípulos!
(mt 28:18-20) “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai, e do filho, e do espírito santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
A missão de alcançar os perdidos
Todos aqueles que foram chamados por deus, também foram enviados por ele.
Todos os que foram enviados, também foram enviados com esta missão: Alcançar os perdidos.
Sete verdades de deus para alcançarmos os perdidos
(rm 10:9-17) “Se, com a tua boca, confessares jesus como senhor e, em teu coração, creres que deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de cristo”.
Dentro deste texto, encontramos sete verdades de deus para alcançarmos os perdidos.
Podemos comparar estas sete verdades como sete elos de uma corrente que foram estendidos por deus para alcançar os perdidos.
Os sete elos da corrente
Vamos analisar, como deus estabeleceu estes sete elos:
- (elo) enviar
- (elo) ir
- (elo) pregar
- (elo) ouvir
- (elo) crer
- (elo) invocar
- (elo) salvar
Responsabilidades de cada parte
Algumas destas verdades (ou elos): Compete somente a deus, outras à igreja e outras aos perdidos.
O que compete a deus?
Enviar e salvar.
O que compete à igreja?
Ir e pregar.
O que compete ao perdido?
Ouvir, crer e invocar.
A força da corrente
A resistência de uma corrente é medida pelo elo mais fraco.
Deus concedeu estes elos para medirmos a resistência da missão que ele deu à sua igreja, para cumprir o seu propósito.
Qual destes elos, nós precisamos fortalecer? Precisamos fortalecer os elos que competem à igreja.
O que compete a deus
Deus já realizou sua parte
Compete a deus: Enviar e salvar.
Deus já realizou a sua parte e está aguardando a nossa resposta. Já está tudo preparado!
Deus já nos enviou
(jo 17:18) “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo”.
(jo 20:21-22) “Disse-lhes, pois, jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o espírito santo”.
A salvação também já está preparada
(rm 10:9-10) “Se, com a tua boca, confessares jesus como senhor e, em teu coração, creres que deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.
(mt 18:11) “Porque o filho do homem veio salvar o que estava perdido”.
(lc 19:10) “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido”.
(jo 3:16-17) “Porque deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.
(ef 2:5) “E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com cristo, pela graça sois salvos”.
O que compete ao perdido
A resposta necessária
O perdido precisa ouvir – crer – invocar:
(rm 10:11-13) “Porquanto a escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo”.
Deus está aguardando uma resposta positiva por parte dos homens que estão no mundo. (ele deseja que todos sejam salvos – 1tm 2:3-4)
Ele está de braços abertos para receber todo aquele que ouvir, crer e invocar o seu nome.
A dependência da igreja
Mas para ouvir, crer e invocar, eles dependem de como a igreja tem recebido o seu chamado.
(rm 10:14-17) “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de cristo”.
O que compete à igreja
Nossa responsabilidade
Compete à igreja ir e pregar: Todos nós temos esta responsabilidade: Ir e pregar.
O que devemos pregar?
O evangelho do reino. Jesus cristo é o senhor.
Este é o único evangelho que faz discípulos de jesus, porque é o governo de deus em nossas vidas.
(mt 4:23) “Percorria jesus toda a galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”.
(mt 9:35) “E percorria jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades”.
(mt 24:14) “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”.
Quando e onde devemos pregar?
(at 5:42) “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar jesus, o cristo”.
Todos os dias
=> no templo = pátio do templo (lugar público onde ficavam os cambistas) no trabalho – na vizinhança – aos nossos parentes e às pessoas com quem nos relacionamos.
=> de casa em casa = grupos caseiros.
Por que devemos ir e pregar?
1 – porque foi uma ordem do nosso mestre
(mt 28:18-20) “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai, e do filho, e do espírito santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
(mc 3:14) “Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar”.
2 – porque haveremos de prestar contas com deus
Nós vamos prestar contas com deus da vida daqueles para quem não pregamos:
Prestaremos contas a deus do incrédulo que se perder
(ez 3:18-19) “Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma”.
E também do justo que se perder
(ez 3:20-21) “Também quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; visto que não o avisaste, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não serão lembradas, mas o seu sangue da tua mão o requererei. No entanto, se tu avisares o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente, viverá, porque foi avisado; e tu salvaste a tua alma”.
Nossa obrigação
(1co 9:16) “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!”
3 – porque este é o nosso ministério
(2co 5:18-20) “Ora, tudo provém de deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que deus estava em cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de cristo, como se deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com deus”.
Embaixador = é um representante de uma nação. Responsável em liberar a entrada das pessoas em uma nação.
O motivo da minha existência é cooperar com deus na realização do seu propósito.
4 – porque fomos ungidos por deus para este fim
(is 61:1) “O espírito do senhor deus está sobre mim, porque o senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”.
Ungido = enviado
Todos nós recebemos esta unção quando fomos enxertados no corpo de cristo.
O crescimento do corpo de cristo
Cada membro que é acrescentado no corpo de cristo, há mais possibilidades de alcançarmos aos perdidos.
Jesus ganha mais um par de olhos – um par de ouvidos – um coração para amar – pernas para ir – mãos para servir.
O coração salvo
Um coração salvo é um coração que deseja salvar.
Se não tenho nenhum amor pelos outros, nenhum desejo de ajudar as pessoas e me preocupo somente com as minhas necessidades, deveria questionar se cristo está realmente na minha vida.
Uma vez que estou salvo, deus pretende usar a minha vida para seus objetivos.
Os dons e habilidades
Deus me deu habilidades para cooperar com o seu propósito.
Os dons servem para servir o corpo. Quando deixo de usar os dons que deus me deu para esse fim, estou sendo egoísta com os meus irmãos.