Análise do conceito bíblico e histórico de Eclésia, a Igreja como organismo vivo, sua origem em Cristo e o perigo da institucionalização e do conforto
Transcrição realizada com ajuda de Inteligência Artificial
A Eclésia: Conceito e Contexto Histórico
Sempre há uma carga no coração onde Deus quer repartir sobre nós, sobre você, o que Ele quer trazer para a Sua preciosa Igreja. Quando estamos juntos, há uma atmosfera celestial. E eu creio nisso. Quando estamos reunidos, quando estamos juntos, isso a Bíblia fala que é Igreja.
No Novo Testamento, no original grego, essa palavra chama-se Eclésia (ou Ekklesia). É sobre isso que eu quero falar hoje com você: a Igreja de Cristo, a Eclésia de Cristo. Quero trazer um conceito e também um contexto histórico acerca dessa expressão Eclésia.
Na época de Jesus, essa expressão já era muito conhecida e ela não foi usada pela primeira vez por Jesus. A palavra Eclésia é formada pela junção de duas palavras:
1.Ek (ou Ek): Uma preposição primária que denota a origem, ou seja, o ponto de onde a ação ou o movimento procede. Significa fora, fora de lugar, do tempo ou causa.
2.Kaléo (ou Kaleo): Que traduzindo seria gritar em voz alta ou chamar, nomear, ser chamado. A correlativa dela no hebraico é Kahal.
Etimologicamente, seria basicamente chamar para fora.
A Eclésia na Septuaginta
Para uma melhor compreensão dessa expressão Eclésia, nós vamos fazer uso da Septuaginta, que é a tradução do Antigo Testamento (que em sua maior parte foi escrita em hebraico) para o grego. Um grupo de 70 homens fizeram este trabalho, por isso o nome Septuaginta.
Nesta tradução, a palavra Kahal, que originalmente significava assembleia de pessoas ou convocação, foi traduzida para o grego como Eclésia.
Em Deuteronômio, capítulo 9, versículo 10, diz: “O Senhor me deu as duas tábuas de pedra escritas com o dedo de Deus. Preciosas, nelas estavam todas as palavras que o Senhor havia falado com vocês do monte, do meio do fogo, quando todo o povo foi reunido”. Dessa expressão de unir o povo, no hebraico era Kahal, no grego foi Eclésia. Então, Eclésia significou uma reunião de pessoas.
Quando você for pegar o Antigo Testamento, onde algumas palavras em hebraico traduziam assembleia, reunião de pessoas, unir pessoas no mesmo local com o mesmo propósito, no grego essa palavra é Eclésia, ou, como veremos, Igreja.
A Eclésia na Grécia Antiga
Em Atenas, muito antes de Cristo, a palavra Eclésia era usada para uma convocação de uma assembleia com o objetivo de discutir os cuidados da Pólis (cidade). Nem todos tinham direito de participar dessa Eclésia. Por exemplo, era preciso ser cidadão e ter mais de 18 anos.
O que podemos dizer é que a palavra Eclésia já era utilizada para chamar um grupo de pessoas para fora de suas casas, com o objetivo de formar uma assembleia de cidadãos.
A Eclésia seria um conjunto de pessoas convocadas que têm os mesmos critérios para estarem juntas, com um só propósito. Não era chamado à toa, mas quando se tinha um propósito estabelecido, essas pessoas eram chamadas para estarem juntas para debater algo importante.
Eclésia no Novo Testamento (Uso Não-Eclesiástico)
Há textos bíblicos onde a palavra Eclésia é usada e não faz referência propriamente dita à Igreja, mas que foi traduzida nas nossas Bíblias como assembleia regular ou simplesmente assembleia.
Em Atos 19:32, a palavra Eclésia se refere a um ajuntamento de cidadãos da cidade de Éfeso e não a cristãos. O contexto é que, devido à pregação de Paulo, as pessoas estavam se convertendo e não compravam mais os amuletos da deusa Diana, o que causou um levante dos ourives.
“Uns, pois, gritavam de uma forma, outros de outra, porque a assembleia (Eclésia) tinha virado uma confusão. E na sua maior parte nem sabiam por que motivo estavam reunidos.”
No versículo 41, diz: “E quando disse isso, dissolveu a assembleia (Eclésia).” Vejam que homens fora do círculo da igreja usaram a palavra Eclésia com o sentido de um ajuntamento de pessoas.
A Eclésia de Jesus: Um Conjunto de Pessoas
Na época de Jesus havia três instituições em Israel: o Templo, a Sinagoga e a Eclésia. As duas primeiras tinham um caráter religioso e correspondiam a uma construção física concreta. No entanto, a terceira, que é Eclésia, não se referia a uma edificação física, mas a pessoas que se encontravam.
Um ponto importante é que não se pode falar em nenhum sentido Eclésia como se referisse a um indivíduo, nunca, mas a um conjunto de pessoas. Historicamente, a Eclésia nunca estava direcionada a um indivíduo. Ninguém poderia dizer: “Eu sou a Eclésia”, mas “nós somos Eclésia”.
Características da Eclésia de Cristo
Toda vez que na sua Bíblia você ler a expressão Igreja no Novo Testamento, no original é Eclésia. Ele está falando não de um, mas de muitos com um só propósito.
1. Sua Origem Está em Cristo
A Igreja tem a sua origem nEle, diferente de qualquer outra Eclésia, de qualquer outro ajuntamento. Cristo é a origem.
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja (Eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18)
Jesus não disse: “Eu vou edificar a minha Eclésia sobre Pedro”, mas sobre a rocha que é a revelação de que Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo.
2. É Propriedade de Cristo
A Igreja é propriedade de Cristo. Ele a comprou com o Seu próprio sangue.
“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” (Atos 20:28)
A Igreja não é nossa, não é do pastor, não é do presbitério, não é do apóstolo, não é do missionário. A Igreja é dEle.
3. É um Organismo Vivo
A Igreja é um organismo vivo, não uma organização. O corpo de Cristo é um organismo. Ele é organizado, mas a organização dEle é para funcionamento.
A Igreja do Senhor é funcional, sim, mas ela é um organismo vivo. As vidas são importantes, as pessoas são importantes. A Igreja é diferente de qualquer ONG, organização ou empresa, porque apenas a Igreja é um organismo do céu vivendo na terra.
4. É Inabalável
Ninguém para a Igreja, porque ninguém para Jesus. Nos lugares onde ela é mais perseguida, é o lugar onde ela mais cresce.
“Nós não oramos contra o governo chinês. Nós oramos pelo governo chinês.” (Irmão Yun, O Homem do Céu)
O que está perseguindo a tua fé hoje? Quais são as situações que você se amedronta ou nós nos amedrontamos como Igreja para prosseguir? Nós somos Igreja do Senhor. Ele garantiu que como Igreja, nós (não eu), vamos arrebentar as portas do inferno em nome de Jesus.
A Missão da Igreja
Nós não fomos chamados para mudar o mundo. O mundo já jaz no maligno. Não fomos chamados para mudar governos ou sistemas econômicos. Fomos chamados para salvar as pessoas, porque nós temos uma palavra de reconciliação como Igreja. O Senhor deu na mão da Sua Igreja esse ministério.
A Grande Comissão (Mateus 28:18-20) não é uma grande sugestão, mas uma grande comissão que o Senhor deu a nós como Igreja:
“Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.”
O Perigo da Institucionalização e do Conforto
A perseguição não parou a Igreja. O Coliseu, os leões, o Império Romano não pararam. Mas o que parou a Igreja?
A decisão do Imperador Constantino de institucionalizar a Igreja (torná-la uma organização do estado) trouxe grandes problemas. A perseguição não estraga a Igreja, mas a institucionalização estraga a Igreja.
O coliseu dos dias atuais, comendo, destruindo, mastigando a Igreja do Senhor, chama-se entretenimento e desejo de organização.
Precisamos permitir que o Espírito Santo cave mais fundo essa vala. Conforto é areia movediça. Conforto como base, como primícia, como pré-requisito.
Igreja e conforto não têm como andar juntos. Se eu só sou Igreja se houver conforto, então eu não estou sendo Igreja. Se eu só sou Igreja depois do expediente, e se houver tempo, e se o dia não foi pesado, isso não é ser Igreja.
Se no passado a perseguição não parou a Igreja, o Coliseu, leões, em nossos dias, coisas tão pequenas, tão ridiculamente pequenas, travam, impedem, dificultam a Tua Igreja de ser Igreja.
Nós clamamos ao Senhor misericórdia, mas clamamos também que o Teu Espírito, o poderoso Espírito, trabalhe esse arrependimento no coração de cada um de nós. E em nome de Jesus, pedindo que não seja apenas um incômodo desse momento agora, mas que sejam trabalhados pelo Teu Espírito Santo no nosso coração para que esta parte da Igreja, que ousa se chamar Igreja de Cristo, que é mesmo, fomos resgatados por Ti e lavados pelo Teu sangue, essa é a parte que Te cabe, Senhor. Nós queremos fazer a parte que nos cabe, Senhor, como homens e mulheres que receberam o ministério da reconciliação, de levar a palavra da reconciliação, Senhor, em nome de Jesus. Amém.
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