A presença de Deus é essencial na vida do discípulo. Santidade, reverência e temor são fundamentais para experimentar o Emanuel em nós, resistir ao mundo e viver segundo a Palavra de Deus


Não existe nada melhor do que a presença de Deus na vida de um discípulo, cheio de graça e de verdade, o filho de Deus se revelando em nós, o Emanuel, Deus conosco. Sem a sua presença não somos nada, onde tem um discípulo de Jesus tem a presença de Deus – Mt.18:20. Certa vez eu li um artigo que dizia assim:

“Se eu tiver tudo o que meu coração pode desejar e não tiver Deus, não tenho nada. Se eu tiver Deus, e nada além dEle, tenho tudo”.
– autor desconhecido

O Mundo à luz da Palavra de Deus.

O MUNDO – Odeia os discípulos de Jesus devido à palavra, a verdade de Deus. Jo.17:14 –“Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como Eu também não sou”.I Jo.3:13 – “Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia”.

O MUNDO – Um lugar de aflição – Jo.16:33 – “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo.”

O MUNDO – É um sistema falido com um estilo de vida que não procede de Deus – I Jo.2:15-17

O MUNDO – Um lugar cheio de relativismo, a sociedade é relativista. Para os discípulos de JESUS a palavra de Deus é ABSOLUTA e não relativa.

O MUNDO – Um lugar de IMORALIDADE, um lugar onde a moral não tem valor. Por isso:

As Famílias estão sendo atacadas pelo mundo.

As leis são preparadas para atacar e destruir a moral e os valores. I João 3:19  x João 10:10

No mundo IMORAL – A Igreja tem que ter um compromisso com a verdade.

A IGREJA está no mundo para denunciar o que é IMORAL – ATITUDE PROFÉTICA.

DUAS ATITUDES QUE UM DISCÍPULO PODE TER EM RELAÇÃO A PRESENÇA DE DEUS:

UMA ATITUDE DE DESPREZO, CONSCIENTE OU INCONSCIENTE

Hofni e Finéias = (I Sam.2:12-25) Filhos de Belial e não se importavam com o Senhor.

BELIAL = tem a habilidade de se imiscuir em tudo o que é sagrado. Ele corrompe tudo o que é santo, tudo o que é divino, porque sua especialidade é a religião e a fé! Corromperam a Eli e seus filhos, que já nem sabiam diferenciar o santo do profano, fazendo do santo ministério junto ao tabernáculo fonte de riqueza, luxúria e sexo. “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor” (1 Sm 2.12). Mas estavam ali, fazendo tudo em nome do Senhor, como o fazem hoje pregadores e cantores e pastores de igrejas que se deixaram corromper! Foi ele que inspirou os filhos de Eli a fazerem do tabernáculo do Senhor um antro de orgia, perversão e maldade, resguardados sob o manto da religião, da mesma forma que hoje. O termo Belial, no hebraico, é traduzido também como “indignidade ou iniquidade”, diz Russel Champlin.

I Samuel 4 = Israel perdeu a Arca da Aliança (Presença de Deus) porque os sacerdotes filhos de Eli (Hofni e Finéias) brincaram, desprezaram a presença de Deus, não levaram a sério o seu chamado. Leia atentamente o cap. 4 de I Samuel.

A CONSEQUÊNCIA = Os filisteus venceram Israel e tomaram a arca da Aliança.

Os filisteus introduziram a arca da Aliança no templo de dagon.

I Sam.5:1-4 (Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode. 2 Tomaram os filisteus a arca de Deus e a meteram na casa de Dagom, junto a este.3 Levantando-se, porém, de madrugada os de Asdode, no dia seguinte, eis que estava caído Dagom com o rosto em terra, diante da arca do SENHOR; tomaram-no e tornaram a pô-lo no seu lugar. 4 Levantando-se de madrugada no dia seguinte, pela manhã, eis que Dagom jazia caído de bruços diante da arca do SENHOR; a cabeça de Dagom e as duas mãos estavam cortadas sobre o limiar; dele ficara apenas o tronco.) = Não podemos introduzir a presença de Deus onde existe ídolos e deuses estranhos.

  • Não podemos trazer Deus para uma casa e continuar com outros deuses.
  • A presença de Deus exige de nós: santidade, reverência, temor, tremor…
  • O Espírito Santo – Não permanece em pessoas com mente impura, corrompida, violenta.

I Crônicas 13:1-14 = A RESTAURAÇÃO DA ARCA = DA PRESENÇA DE DEUS

A diferença entre Saul e Davi foi justamente essa: Davi decidiu não governar sem a presença de Deus.

Saul governou e menosprezou a presença de Deus: Saul não se preocupou = Religiosidade, se preocupou com a estrutura religiosa.

DISCÍPULO = Temos que fazer, como João Batista, dar a primazia para Cristo Jesus = João 1:15 – João testemunha a respeito dele e exclama: este é o de quem eu disse: o que vem após mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.

RECONHECER A PRESENÇA DE DEUS EM NÓS VIVENDO UMA VIDA DE SANTIDADE:

SANTIDADE = é fruto de um genuíno arrependimento. É Cristo vivendo em nós e governando a nossa vida. É reconhecer que Jesus é o nosso Rei.

PRECISAMOS CONTINUAR A NOS SANTIFICAR. O Santo continue a santificar-se.

  • I Tes.4:3 – A Santificação é a vontade de Deus
  • I Pe.1:15 – Jesus que é Santo, pede santidade de seus discípulos.

Todos os que querem fazer a vontade de Deus, devem começar com uma vida de santidade.

A vida de santidade indica a proximidade do Senhor, do Deus que é Santo.

A vida de santidade indica o quanto nós amamos ao Senhor.

A vida de santidade indica que nós estamos aguardando o Senhor com uma grande expectativa e responsabilidade, envolvidos na obra do Senhor (Lc.12:35-37).

A tentação se vence com uma vida de santidade.