A vida por Fé

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala. Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. – Hebreus 11:1-6

Segundo o texto que lemos, podemos dizer resumidamente que FÉ é certeza e convicção.

Deus exige que andemos por fé e que vivamos por fé: Viver por fé é viver no sobrenatural de Deus, na dimensão do Espírito como Jesus vivia. É crer no impossível, é ver o invisível, é acreditar que Deus está no controle de tudo e que para Ele nada é impossível. E assim como nada é impossível para Deus, todas as coisas se tornam possíveis para nós que cremos na Sua palavra.

A vida de fé nos leva a alcançarmos pelo menos quatro resultados

Agradar a Deus

 

Todo discípulo de Jesus deve saber que a única possibilidade que ele tem de agradar a Deus é através da fé. Sem fé é impossível agradá-lo.

(HB 11:6) De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

As aflições que passamos neste mundo tende a gerar ansiedade em nós. A ansiedade anula a nossa fé porque geram dúvidas no nosso coração, e as dúvidas levam a incredulidade. A palavra nos traz exemplos de que Deus não se agrada da incredulidade porque a incredulidade é o oposto da fé.

Um desses exemplos é o povo de Israel:
Por causa da incredulidade, Deus acabou com uma geração inteira e não permitiu que eles entrassem na terra prometida. O deserto foi apenas um meio que Deus usou para destruí-los.

Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés? E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade. – Hebreus 3:15-19

Alcançar as promessas

Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. – Hebreus 10:35-36

Existem na palavra de Deus, muitas promessas feitas para nós, que só podemos alcançar através da fé. O texto diz que para de alcançarmos a promessa, antes temos que fazer a vontade de Deus. Ninguém é capaz de fazer a vontade de Deus se não perseverar na fé.

Existe uma carreira proposta a todos nós neste mundo, e necessitamos de fé para completá-la. A fé deve ser guardada até o fim. Paulo declara em Combati o bom combate completei a carreira e guardei a fé. – 2 Timóteo 4:7

Dar bom testemunho

Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. – Hebreus 11:2

Este bom testemunho que os antigos obtiveram, veio do próprio Deus. Temos abaixo alguns exemplos de irmãos de quem Deus testemunhou da sua fé:

Moisés: pela fé ele abriu mão do seu trono no Egito. Deus deu testemunho dele. (Números 12:7) Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR…

Noé também pela fé acreditou em Deus e construiu uma arca em terra seca. Em (Gênesis 6:8-9) diz que: Noé achou graça diante do SENHOR. Ele era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; e andava com Deus.

Jó: (Jó 1:8) Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.

Será que Deus também pode dar testemunho da nossa fé?

Vencer o adversário

Nosso adversário é o diabo. O seu objetivo é semear dúvidas no nosso coração. Jesus ao consumar a sua obra, já nos deu vitória contra o diabo. Vemos neste episódio em que Jesus cura um jovem possesso de um espírito imundo.

E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: por que motivo não podemos nós expulsá-lo? E Ele lhes respondeu : Por causa da pequenez da vossa fé : Pois em verdade vos digo que , se tiverdes fé como um grão de mostarda , direis a este monte : Passa daqui para acolá , e ele passará . Nada vos será impossível. – Mateus 17:14-20

Foi muito fácil para Jesus curar aquele jovem, e também para nós que estamos em Cristo isso é possível, basta termos fé.

No texto paralelo em (Marcos 9) Jesus declara: Tudo é possível ao que crê.

Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! – Marcos 9:21-24

Nós temos que crer que há poder no nome de Jesus.

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. – João 14:12-14

Nós Indicamos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.