Cidade Bíblica – Schikmona

A cidade provavelmente foi fundada pelo Egito no século XIV a.C. para controlar a estrada neste estreito ponto da costa entre o Monte Carmelo e o mar. Por volta do ano 1000 a.C., este bastião voltou a ser israelita.

Schikmona era a única cidade portuária israelita na costa norte mediterrânea. As escavações realizadas desde 1963 sob a direção de Yosef Elgavish na proximidade do Instituto Oceanográfico de Halla ainda não terminaram.

A cidade provavelmente foi fundada pelo Egito no século XIV a.C. para controlar a estrada neste estreito ponto da costa entre o Monte Carmelo e o mar.

Por volta do ano 1000 a.C., este bastião voltou a ser israelita. O muro de casamata de 5 metros de espessura, do qual foi descoberto um pedaço inteiro, adapta-se ao estilo da arquitetura salomônica das fortalezas. Há dois grandes edifícios que podem haver sido o palácio do governador e uma estalagem e também foram descobertas ruas e moradias.

Schikmona decaiu na época assíria, no século VIII a.C., mas foi colonizada novamente durante o império persa e foi durante a conquista árabe, em 638 d.C., que foi definitivamente destruída e abandonada.

 Texto extraído do Livro “Arqueologia da Bíblia”, de Werner Keller – Editora Folio – 2008

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.