Como o Reino Chega a um Discípulo?

“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:”
– Mateus 5:1

O que é um discípulo? Alguém que aprende, alguém que está sob autoridade, que se converteu, alguém a que Jesus disse “segue-me”, e deixou tudo e o seguiu. Um deixou seu escritório de arrecadação de impostos, outro deixou sua pequena empresa. Puseram-se debaixo da autoridade de Cristo. O Reino de Deus havia chegado a suas vidas, e se esforçavam para entrar nele, se puseram debaixo de autoridade. E agora? Agora tem que aprender, são discípulos. Aprender o que? A vontade de Deus, para viver suas vidas de acordo com ela.

Que significa “venha teu reino”?

Como chega o grande Reino de Deus, dos céus, a um discípulos? Que significa “venha teu reino”? Significa que Deus, o rei deste reino, tem uma vontade. Para que seu Reino venha, eu tenho que fazer sua vontade. E como vem sua vontade? Através da Palavra. A Palavra tem duas vertentes, dois aspectos, o kerigma, que é para crer, e a didaké, que é para obedecer. A vontade de Deus se expressa aos homens através da didaké, a Palavra de Deus, o ensino, onde o Senhor mostra sua vontade. De tal maneira que, este triângulo termina em um ponto específico, e assim é a Palavra de Deus, sempre específica. Como é a vontade de Deus? “Não vos unais em jugo com os infiéis”, é a vontade de Deus, “fugi da fornicação”, é a vontade de Deus. Por mais que me digamos pastores que é comum que os jovens ou , ou os 50% deles, forniquem e estejam nas igrejas evangélicas, isso significa que todavia não se converteram, se praticam o pecado.

Uma coisa é praticar o pecado, e outra é cair em algum pecado

Uma coisa é praticar o pecado, e outra é cair em algum pecado, pois se confessa e se aparta quer dizer que está debaixo do Reino de Deus. Seria melhor não cair. Mas se alguém pratica o pecado…! Se Jesus diz que se não perdoamos alguém que nos ofende, não seremos perdoados, e há pessoas que guardam rancor e não perdoam. Como é? Está convertido? Está debaixo do Reino de Deus? Assim que a didaké é sempre pontual e específica. A Palavra é uma espada afiada que chega ao ponto específico, para que a vontade de Deus seja feita em nossas vidas.

Veja o que Jesus diz ao final do “sermão do monte”:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
– Mateus 7:24-27

Que autoridade tem que ter um homem para dizer: “o que ouve minhas palavras e não as pratica, está edificando sua vida sobre a areia, e vai cair”. A multidão se maravilhava de sua didaké, sua doutrina, seu ensino. Porque falava como quem tem autoridade e não como os religiosos, os escribas, que entretinham o povo com doces e lindas palavras, porque senão não voltariam no outro dia para escutá-los.

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.