Verdades sobre 1º de abril, dia da mentira

Verdades sobre 1º de abril, dia da mentira

O 1º de abril é conhecido como o dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos, dia dos bobos dentre outros. Mas onde surgiu essa “brincadeira”?

A versão mais conhecida para a data vem do século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro, devido a adoção do calendário gregoriano.
Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário, e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.Deixando um pouco a história de lado, gostaria de fazer uma pergunta:

Um discípulo de Jesus Cristo pode entrar na “onda” do 1º de abril?

Vamos buscar ajuda na Bíblia para ver o que ela nos ensina a respeito disso.

Em Romanos 14:2 diz o seguinte:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Não sede conformados ou não tome a mesma forma do mundo. Já nesse primeiro texto vemos que não devemos nos moldar aos costumes do mundo, e isso inclui as supostas brincadeiras.

Aí você pode dizer: ‘Ah! Mas não é bem assim, você está sendo radical demais, é apenas uma pegadinha’. Vejamos o que diz o texto de provérbios sobre “pegadinhas”.

“Como o louco que solta faíscas, flechas, e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira”. Provérbios 26:18-19

Tenho aprendido que devo ser semelhante a Jesus, e o que a palavra me diz a respeito dele é bem diferente.
“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.” 1 Pedro 2:21-22Devemos seguir os mesmos passos (atitudes) de Jesus, ele nos deixou o exemplo falando sempre a verdade.Se você é de Deus, se você permite que o Senhor governe a sua vida, então fale a verdade porque quem profere mentira é do diabo.

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. João 8:44

Mentir é pecado!

“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. 1 João 3:8

Seja verdadeiro, seja fiel e o Senhor se deleitará em ti.

Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite”. Provérbios 12:22

Pratique a verdade em todo o tempo.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. Efésios 4:25

Podemos fazer mais uma pergunta:
Essa “brincadeira” edifica?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. 1 Coríntios 10:23

Vimos então que o discípulo não deve entrar na “onda” do mundo no dia 1º de abril. Neste dia glorifique o nome do Senhor. Pregue a palavra, compartilhe um texto com o seu irmão em Cristo ao invés de contar uma mentira por causa de uma tradição maligna.

No amor de Cristo Jesus.

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.