Verdades sobre 1º de abril, dia da mentira

Verdades sobre 1º de abril, dia da mentira

O 1º de abril é conhecido como o dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos, dia dos bobos dentre outros. Mas onde surgiu essa “brincadeira”?

A versão mais conhecida para a data vem do século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro, devido a adoção do calendário gregoriano.
Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário, e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.Deixando um pouco a história de lado, gostaria de fazer uma pergunta:

Um discípulo de Jesus Cristo pode entrar na “onda” do 1º de abril?

Vamos buscar ajuda na Bíblia para ver o que ela nos ensina a respeito disso.

Em Romanos 14:2 diz o seguinte:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Não sede conformados ou não tome a mesma forma do mundo. Já nesse primeiro texto vemos que não devemos nos moldar aos costumes do mundo, e isso inclui as supostas brincadeiras.

Aí você pode dizer: ‘Ah! Mas não é bem assim, você está sendo radical demais, é apenas uma pegadinha’. Vejamos o que diz o texto de provérbios sobre “pegadinhas”.

“Como o louco que solta faíscas, flechas, e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira”. Provérbios 26:18-19

Tenho aprendido que devo ser semelhante a Jesus, e o que a palavra me diz a respeito dele é bem diferente.
“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.” 1 Pedro 2:21-22Devemos seguir os mesmos passos (atitudes) de Jesus, ele nos deixou o exemplo falando sempre a verdade.Se você é de Deus, se você permite que o Senhor governe a sua vida, então fale a verdade porque quem profere mentira é do diabo.

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. João 8:44

Mentir é pecado!

“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. 1 João 3:8

Seja verdadeiro, seja fiel e o Senhor se deleitará em ti.

Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite”. Provérbios 12:22

Pratique a verdade em todo o tempo.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. Efésios 4:25

Podemos fazer mais uma pergunta:
Essa “brincadeira” edifica?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. 1 Coríntios 10:23

Vimos então que o discípulo não deve entrar na “onda” do mundo no dia 1º de abril. Neste dia glorifique o nome do Senhor. Pregue a palavra, compartilhe um texto com o seu irmão em Cristo ao invés de contar uma mentira por causa de uma tradição maligna.

No amor de Cristo Jesus.

Nossas indicações de livros pra 2022

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.