Porque você existe?

Você não sabe?

Mas Deus está te dando a oportunidade de saber porque você existe.

A palavra de Deus diz que o seu propósito é ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, para a Sua glória:

“Criou Deus o Homem à sua imagem… os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a…” (Gênesis 1:27-28)

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem do seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29)

Mas o pecado é o desvio do propósito
O pecado de Adão foi que ele decidiu viver independente da vontade e do propósito de Deus. Deus ao criar Adão, provou a sua submissão. Colocou diante dele duas árvores especiais que nos revelam dois princípios de vida:
A árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida. (Gênesis 2:9) Se Adão comesse da árvore do bem e do mal, estaria dizendo para Deus que as questões do bem e do mal ele decidiria, independente da vontade de Deus. O fruto desta árvore era a morte ou vida separada de Deus.
Por acaso não é este o problema básico do homem? Ou vive para a sua vontade ou vive para a vontade de Deus! E você vive para quem?
E nós, por nascermos com a natureza de Adão, herdamos as consequências de seu pecado:

  1. Em Adão nascemos pecadores;
  2. Em Adão Deus nos vê como mortos, sem vida com ele;
  3. Em Adão somos criaturas de Deus, não seus filhos.

“Portanto, assim como por um só homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos (em Adão) pecaram…” (Romanos 5:12)

A RESTAURAÇÃO DO PROPÓSITO

A salvação em Cristo é o meio que Deus empregou para restaurar o Seu propósito eterno. Pois tudo que perdemos em Adão, agora é restaurado em Cristo:
1. Se em Adão nascemos pecadores, em Cristo temos o perdão dos pecados;
2. Se em Adão estamos mortos para Deus, em Cristo temos vida com Deus;
3. Se em Adão somos criaturas de Deus, em Cristo somos filhos de Deus.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura (ou criação): as coisas antigas já passaram (vida em Adão e suas consequências do pecado); eis que se fizeram novas (vida em Cristo e suas bênçãos da nova vida)” (2 Coríntios 5:17)

Você está em Cristo ou em Adão?
Sim, você está em Adão, mas pode estar em Cristo, pois

“Agora Deus diz que nos aceitará e todos nós podemos ser salvos deste modo, vindo a Cristo, não importa o que somos ou que temos sido”. (Romanos 3:22)

“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.(Isaías 55:6)

Em quem você quer estar? Em Cristo? Ou em Adão?

A VIDA E OBRA DE JESUS

Se queremos estar em Cristo, devemos conhecê-lo. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6)
Veremos as verdades que a palavra de Deus dá testemunho do Senhor Jesus. Se você crer nestas verdades, então estará nascendo a fé de Deus em seu coração. O Filho de Deus:

SEMPRE EXISTIU

“No princípio era o verbo (o Filho), e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez” (João 1:1-3)

TORNOU-SE HOMEM

“E o verbo se fez carne e habitou entre nós…” (João 1:14)

NUNCA PECOU

“O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano” (1 Pedro 2:22)

FEZ GRANDES OBRAS

“… como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e Poder, o qual andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele” (Atos 10:38)

MORREU PELOS NOSSOS PECADOS

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)

Por nascermos em Adão já nascemos em pecado. Deus diz em sua palavra que a recompensa do pecado é a morte ou a vida separada dele. (Romanos 5:12 e 6:23)
Mas Deus em seu amor enviou seu Filho Jesus para tomar nossa condição pecaminosa e morrer em nosso lugar, derramar seu sangue para perdoar nossos pecados e nos restaurar no propósito de Deus.

RESSUSCITOU

“… ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte…” (Atos 2:24)

FOI EXALTADO

“… pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:9-11)
VOLTARÁ
“Então, aparecerá no céu o sinal do filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:30)

A PORTA DO REINO

Para sermos salvos da vida de Adão e das consequências do pecado, e em Cristo fazermos parte do propósito de Deus, três mandamentos da porta do reino devemos obedecer:

  1. Nos arrepender;
  2. Sermos batizados;
  3. Recebermos o dom do Espírito.

“… arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38)

Vejamos os três mandamentos:

ARREPENDIMENTO

Arrependimento é mudança de atitude interior; deixar de viver independente da vontade de Deus, para em tudo depender da vontade dEle.

Jesus nos mandou:

  1. Negar a si mesmo. Não apenas alguns pecados. Negar-se é…
  2. Tomar a cruz. Mas o que é toma a cruz? Significa…
  3. Perder a vida. Até hoje eu mandava na minha vida, mas agora eu entrego o direito dela ao meu novo Senhor – JESUS.
  4. Renunciar a tudo. Se Jesus é o Senhor da minha vida, então tudo o que sou e tenho pertence a Ele.

“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa, salva-la-á. Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8:34-36)

“Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33)

BATISMO

Quando somos batizados, Deus faz uma operação que só Ele pode fazer: nos transfere da vida de Adão e suas consequências do pecado, para a vida de Cristo e suas bênçãos da nova vida:

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes” (Gálatas 3:27)

Quando somos batizados em Cristo, tudo o que é de Cristo passa a ser nosso mediante a fé.

1. Participamos de suas experiências (Romanos 6:3-4)

  • Sua morte é a nossa morte para o pecado, o mundo e o domínio de satanás;
  • Sua ressurreição é nossa ressurreição para nova vida com Deus;
  • Sua exaltação como Senhor é nossa vitória contra o mal.

2. Participamos da sua obra salvadora

  • Somos salvos do pecado, do mundo e do diabo (Marcos 16:16)
  • Somos perdoados (Atos 2:38)
  • Somos introduzidos no corpo de Cristo (a igreja) e feitos discípulos (Mateus 28:18-20)

DOM DO ESPÍRITO SANTO

Deus nos capacita a viver os mandamentos do evangelho do reino nos dando poder do seu Espírito:

“… mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

A SALVAÇÃO EM CRISTO

Não somos salvos por nossas obras. Somos salvos pela obra de Cristo, mediante a fé Nele. (Efésios 2:8-9)

Se você crer na vida e obra de Jesus e obedecer os mandamentos da porta do reino, então será salvo da vida de Adão e das consequências do seu pecado, e restaurado no propósito eterno de Deus Pai.

“Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9)

ORDEM DO SENHOR JESUS

O senhor quer que sejamos discípulos e façamos discípulos:

  1. A ordem: Fazei discípulos
  2. O meio: Batizando-os
  3. A meta: Ensinando-os

“Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:18-20)

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.