Falando sobre orçamento familiar, dinheiro e prosperidade, Salomão nos alerta
PROCURA conhecer o estado das tuas ovelhas; CUIDA BEM dos teus rebanhos; porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração? Quando o feno é removido, e aparece a erva verde, e recolhem-se as ervas dos montes, os cordeiros te proverão de vestes, e os bodes, do preço do campo. E haverá bastante leite de cabras para o teu sustento, para o sustento da tua casa e das tuas criadas. – Provérbios 27:23-27:
Economicamente falando, 2016 infelizmente já nasce morto, não há o que esperar em termos de crescimento econômico e distribuição de renda, as perspectivas são:
- de aumento de impostos para cobrir o rombo da dívida pública (ontem, 02/12/15, foi aprovado o rombo orçamentário de 120 bilhões do governo),
- de recessão da economia como um todo (diminuição de postos de trabalho e conseqüente aumento do desemprego),
- arrocho de salários e benefícios, juros altos, etc.
Diante deste cenário gostaria de indicar algumas sugestões de como deveríamos nos portar, como discípulos:
1) Aos que infelizmente ainda tem dívidas:
Usar o 13º o máximo possível para quitá-las, uma vez que os juros do cheque especial (253,2% a.a. em out/15) e cartão de crédito (403,5% a.a. em ago/15) estão a níveis altíssimos (dados do Banco Central).
2) A todos os demais, sugeriria três coisas:
- Ter e manter controlado o orçamento familiar. Fazer uma planilha mensal e manter os gastos anotados, mantendo o saldo dos gastos sempre no “azul”, ou seja, um saldo positivo.
- Com este saldo, usar uma parte para fazer uma reserva financeira mensal, mesmo que seja uma poupança, embora ciente de que ela deve render menos que a inflação anual (o melhor seria buscar outras opções como a Renda Fixa, mas sugiro que busquem mais leituras do tipo “opções de investimento em 2016”, no Google). A verdade mais dura é que recorremos à empréstimos (e até a agiotas!) por falta de uma reserva financeira!
- Não abrir mão de devolver suas provisões a Deus (dízimo e ofertas), lembrando que a prosperidade bíblica é fruto de uma boa administração financeira, trabalho e fidelidade.
Diante desta crise econômica brasileira, vejamos algumas atitudes espirituais a tomar:
Colossenses 4:2 – Dediquem-se à ORAÇÃO, ESTEJAM ALERTA e SEJAM AGRADECIDOS.
A) ORAÇÃO
- Pelos que nos governam (os políticos). OREMOS PELO BRASIL
Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, PELOS REIS, E POR TODOS OS QUE EXERCEM AUTORIDADE, PARA QUE TENHAMOS UMA VIDA TRANQUILA E SOSSEGADA, em toda a piedade e honestidade. – 1 Timóteo 2:1-2
- Por sabedoria na administração dos recursos que temos com unção do Espírito Santo como na vida de José. OREMOS POR NÓS!
O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. 3 Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, 4 agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. 5 Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo – Gênesis 39:2-5
Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, 14 pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. 15 É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. 16 Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, RIQUEZAS e honra. – Provérbios 3:13-16
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. – Tiago 1:5
- Para que o pão diário não nos falte. OREMOS PELAS NOSSAS NECESSIDADES!
O pão nosso de cada dia nos dá hoje; – Mateus 6:11
B) ALERTAS (EM PRONTIDÃO)
Principalmente em relação à vinda de Cristo, mas também devemos estar alertas, sermos prudentes quanto às coisas desta vida, percebendo que os dias são difíceis:
Lucas 16:8 – (…) porque os filhos deste mundo SÃO MAIS PRUDENTES para com a sua geração do que os filhos da luz. (sei que o contexto da parábola, de onde este texto foi retirado, é acerca da fidelidade, mas toda parábola usa algo real e metaforicamente nos conta uma aplicação espiritual, neste caso o fato real é econômico: fala do trato com as riquezas!)
Mateus 25:4 – As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas (sei que esta parábola é acerca da vinda de Cristo, mas, como já foi dito, toda parábola usa algo real para uma aplicação espiritual, neste caso o fato real também é econômico, fala de prudência: em ter uma reserva, uma poupança!).
Provérbios 13:11 – O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.
C) SER AGRADECIDO
Deus promete suprir nossas necessidades, Aleluia! Precisamos ter uma atitude de fé na provisão e pessoa de Deus Pai, o nosso Jeová Jireh (O Deus da providência).
Lucas 12:29-31 – Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. 30 porque a todas estas coisas (comer e beber, grifo nosso) os povos do mundo procuram; mas vosso pai sabe que precisais delas (comer e beber, grifo nosso). 31 BUSCAI ANTES O SEU REINO, E ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.
1 Timóteo 5:8 – Tendo, porém, alimento e vestuário, estejais com isso contentes.
Filipenses 4:11-13 e 19 – 11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. APRENDI O SEGREDO DE VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13 Tudo posso naquele que me fortalece. (…)19 O MEU DEUS SUPRIRÁ TODAS AS NECESSIDADES de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
1 Tessalonicenses 5:18 – 18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
O BRASIL ESTÁ EM CRISE, MAS O DISCÍPULO ESTÁ EM CRISTO!!!
Seja o primeiro a comentar!