Textos base: Mateus 26.17-30, Marcos 14.12-26, Lucas 22.7-20
Olá crianças! Como vocês estão? Será que alguém aqui se lembra da lição bíblica que estudamos na semana passada? (Aguarde alguns instantes para que as crianças respondam.) Nós vimos como e onde aconteceu a primeira Páscoa?(Peça para as crianças contarem qual foi a refeição realizada na primeira Páscoa, onde ela aconteceu e quem a comemorou. Para ajudar os pequeninos utilize as figuras da aula passada.) Bem, nós já aprendemos como aconteceu a primeira Páscoa. Mas, vocês sabem como devemos comemorar nossa Páscoa hoje? Quando vocês ouvem a palavra Páscoa hoje do que vocês se lembram? Mas, será que coelhos e ovos de chocolate representam a verdadeira Páscoa? Será que foi comendo Ovos de Chocolate e com coelhinhos que Jesus comemorou a Páscoa? Prestem muita atenção, pois hoje vamos aprender como Jesus comemorou a Páscoa, enquanto esteve aqui na terra.
Desenvolvimento
Quem aqui sabe o que quer dizer a palavra CEIA? Quem já ouviu falar de ceia de Natal? É uma refeição. É muito bom quando estamos com os amigos numa refeição especial. E a Santa Ceia na igreja, vocês sabem como é? (Deixe as crianças falarem) Na história de hoje, vamos ver como foi o último jantar de Jesus, ou seja, a última Ceia de Jesus com seus amigos. Jesus, sendo o Filho de Deus, sabia tudo o que ia acontecer, e por esse motivo sabia que logo seria preso e morto. Então chamou Seus discípulos para juntos terem sua última Ceia. Jesus chamou seus discípulos, Pedro e João e lhes deu a seguinte ordem:
— Vão e preparem para nós o jantar da Páscoa.
Mas eles perguntaram a Jesus:
— Onde o Senhor que a gente prepare esta ceia?
Jesus respondeu:
— Escutem! Quando entrarem na cidade, um homem carregando um pote de água vai se encontrar com vocês. Sigam esse homem até a casa onde ele entrar e digam ao dono dela: “O Mestre mandou perguntar a você onde fica a sala em que ele e os seus discípulos vão comer o jantar da Páscoa.”
Então ele mostrará a vocês uma grande sala mobiliada, no andar de cima. Preparem ali o jantar. Os dois discípulos foram até a cidade e encontraram tudo como Jesus tinha dito. Então prepararam o jantar da Páscoa. Quando anoiteceu, Jesus chegou com os doze discípulos. Ele e seus discípulos se assentaram à mesa. Durante o jantar Jesus disse:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair.
Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a perguntar:
— O senhor não está achando que sou eu; está?
Jesus respondeu:
— Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu.
Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo:
— Peguem e comam; isto é o meu corpo.
Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo:
— Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo.
Jesus sabia de tudo o que ia acontecer, e com a ceia Ele explicou de uma forma bem clara sobre o significado de Sua morte. Durante a ceia, algo muito triste aconteceu. Após comer o pão, o discípulo que Judas Iscariotes saiu para trair Jesus. (João 13.21-30). Depois da ceia, Jesus e seus discípulos cantaram louvores e saíram para o Monte das Oliveiras.
Conclusão
Por essa razão temos o culto de Santa Ceia. Ela nos lembra do que Jesus fez por nós na cruz. O corpo de Jesus foi ferido na cruz como o pão foi partido, e Seu sangue foi derramado pelos nossos pecados, como o vinho.
Seja o primeiro a comentar!