Sidon, cidade portuária fenícia a 45 quilômetros ao sul de Beirute. Esta idílica cidade de Sidon não mostra indícios de seu passado esplendoroso. A arquitetura mais antiga provém da época das cruzadas ou da muçulmana.
Sidon, cidade portuária fenícia a 45 quilômetros ao sul de Beirute. Esta idílica cidade de Sidon não mostra indícios de seu passado esplendoroso. A arquitetura mais antiga provém da época das cruzadas ou da muçulmana. Os lugares escavados estão dispersos e alguns estão bastante distantes do centro da cidade.
No entanto, as povoações mais antigas remontam ao Paleolítico e no Gênesis, Sidon recebe o nome – provavelmente correto – de “primogênita de Canaã”. Durante a época de maior apogeu do comércio com o Egito, Sidon parece haver sido a cidade mais importante da Fenícia, apesar de sua frota haver esbarrado com a competição de Creta no século XVII a.C.
Desde a conquista por Tiglatpileser I em 1100 a.C., Sidon perdeu a hegemonia diante de Tiro e sofreu uma série de dominações estrangeiras por parte de assírios, babilônios, persas, gregos e romanos. Numa infeliz revolta contra Artaxerxes III, a cidade foi destruída no ano 350 a.C. e ao que parece 40.000 habitantes pereceram no incêndio.
Embora Sidon houvesse perdido fazia tempo os ganhos do comércio de além-mar, sempre voltou a recuperar-se graças a sua indústria do vidro e, sobretudo, à produção de púrpura, que também abastecia Israel. Um testemunho impressionante disso é a montanha de conchas, ao sul da fortaleza, de 45 metros de altura, que se originou do amontoamento das conchas de Murex.
- Cidade Bíblica – Sidon
- Cidade Bíblica – Sidon
- Cidade Bíblica – Sidon
- Cidade Bíblica – Sidon
Texto extraído do Livro “Arqueologia da Bíblia”, de Werner Keller – Editora Folio – 2008
Seja o primeiro a comentar!