VERSÃO 1
Os jogadores estarão espalhados pelo espaço na posição sentada. Haverá um pegador (gato) e um fugitivo (rato). Ao sinal de início do mestre, o rato deve fugir e o gato procurar pegá-lo. O rato pode quando desejar tocar a cabeça de qualquer um que estiver sentado e este será o novo rato e quem era o rato agora se senta.
VERSÃO 2
Formação: formam-se uma roda. Uma criança vai para o centro “o rato” e outra fica de fora “o gato”
Desenvolvimento: dada a partida a roda começa a girar, enquanto o gato pergunta e todos respondem:
“__ seu ratinho está?”
“__ não senhor!”
“__ que horas vai voltar?”
“__ às oito horas!”
“__ que horas são?”
“__ uma hora!”
“__ que horas são?
“__ duas horas!”
E assim por diante, até chegar o horário fixado (oito horas). Aí a roda pára e o gato corre a procura do rato. Durante a correria, ao rato serão facilitadas a saída e a entrada na roda enquanto que ao gato serão dificultadas. O jogo acaba com a prisão do rato que passará a ser gato na próxima rodada e um novo rato será escolhido.
Seja o primeiro a comentar!