para três semanas, Jojó nos conduziu através do livro de Malakias e nos fez ver que quando se perde o temor de Deus, tudo a podresse, a fase preciosa, quando se perde o temor de Deus, tudo a podresse. O domingo seguinte, Anderson, e mão que está congregando lá em Candez, mas que veio de Pedro Leupoldo, nas cercanias de Belo Horizonte, Minas Gerais, testem-me o emô da vida dele e falou para nós de um temor de Deus em operação, o temor operante, porque temor operante, porque eu posso ter o temor de Deus como um conceito, ao que eu sei ouvi, lisse, e alguns textos, mas não pratico, não temos. E Anderson, por meio do testemunho dele nos fez ver, o temor em operação, de que maneira temor que o levou a confiar em Deus, tendo, no coração, um desejo, um projeto, até mesmo uma palavra do Senhor antes do final do século passado, na década de 90 ainda, e o temor que o levou a aguardar no Senhor, o tempo de Deus, a confirmação de Deus, as evidências de Deus, a direção do Senhor, ficando no mesmo lugar, sem estar dando um jeitinho para ajudar a Deus a realizar o projeto dele. Anderson, testemunho, o coração de um homem aqui é tado, de um homem aqui é tado por ser confiante, por conhecer o Senhor Deus, e por ter medo, o Senhor Deus. Finalmente, na semana passada, nós somos moídos, pelo Senhor através do nosso irmão Victor Rodrigues, né, Victor? Então chega, abrir um sorriso ali, mas um sorriso de quem ainda estou sendo morrido, eu também, e ali o Victor nos sacodiu, ou o Senhor através dele, né, nos sacodiu profundamente, e nos lembrou que estar na igreja, e não viver para Cristo, é não estar na igreja, é a mesma coisa que não estar na igreja. Hú! Abra a sua bíblia em ebreus doze, que é a mesma coisa que não estar na igreja, é a mesma coisa que não estar na igreja. Há um profeta de Deus, que eu não, eu conheço só de vista, compartilhei lá no grupo, no encontro do grupo, essa semana, é um profeta de Deus, um homem que trabalha de vigilante numa lancheonete, mas que de vez em quando está lá, ali na lateral do hospital, a menor magalhãs, cara é grande, deve ter um metrinho de 90, forte, e tem uma voz de truvão, e lá onde ele fica, lá embaixo, eu moro no décimo segundo andar, lá embaixo, ele começa a falar de Deus e não tem quem não ouça. E às vezes eu, quando ouça a voz dele, eu paro, basta parar e ficar quieto que dá pra ouvir. E nesses dias ele esteve por lá e nada do que ele fala da fora da palavra. Aliás, está completamente em linha com o reino, e ele disse assim, eu amigo, se você crê em Deus, se você ama Deus e crê em Deus, e essa sua fé não lhe faz obedecer a Deus, essa fé não serve pra nada, assim, direto. É o nosso Victor Rodrigues. Ebreus 12. Quem abriu, fala a mim? Vé cicluz 28 e 29, está escrito assim. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual se vamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor. Porque o nosso Deus é fogo consumidor. É isso que está escrito na sua Bíblia? Amém. Depois a gente vai voltar aqui pra Ebreus 12. Mas através de uma história da Bíblia, eu quero exemplificar com essa história da palavra, o que está sendo dito aqui em Ebreus 12. Se você agora abri a Bíblia lá em Exudo 28, é o segundo livro da Bíblia, Exudo. Alguém que tem aberto o Exudo 28, por favor, fica de pé, e leem voz alta forte, com a voz do profeta lá do H-minor, o Vé ciclum, Exudo 28, 1. Amém, querido. Obrigado. A palavra não diz que quando Israel chegou ao deserto e Deus entregou a lei, a Moisés, pela segunda vez, depois que, da primeira vez, ele quebrou porque o povo se afastou de Deus e fez um ídolo e começou a adorar o ídolo. O ídolo foi Moisés em T-C-D, pelo povo. Então Deus entregou novamente as leis ao povo. A Bíblia fala então que depois de detalhar a Moisés, como deveria ser o tabernáculo local, onde Deus iria habitar com o povo. Deus chamou a através de Moisés, chamou o irmão de Moisés, o irmão de Marão, era irmão mais velho de Moisés, e os quatro filhos de Arão, Nadáb, Abú, Ele Azá, Itamá, eles foram escolhidos o pai e os quatro filhos, para serem sacerdotes e ministrar a Deus ali no tabernáculo. Então Deus tinha detalhado todo o tabernáculo para Moisés, mas detalhado mesmo. Deus não deixou nada para escolha de Moisés, nada nenhum mínimo detalhe para Moisés escolher nem mesmo a cor ou o material que seria usado. Deus detalhou tudo e disse, Moisés cuide de fazer conforme tudo que eu tenho lhe falado. Pois bem, da mesma maneira, quando Deus chamou a Arão e os quatro filhos dele, para serem sacerdotes, no tabernáculo, diante de Deus, Deus detalhou como deveria ser o trabalho deles, inclusive as roupas que eles deveriam usar, o tecido dessas roupas, os detalhes das roupas, o que colocaria o sobre a cabeça, como deveriam estar, como deveriam ser preparados, as obrigações deles foram detalhadas por Deus, através de instruções muito, muito, muito claras. E Moisés, além disso, fez um treinamento com eles. Eles foram treinados por Moisés e depois eles passaram por um período de sete dias de consagração, o essinco arão e os quatro filhos. E só depois de tudo isso, é que o trabalho, o serviço deles, foi iniciado. Agora veja o que dois desses filhos resolveram fazer. Vá comigo no livro de Levítico e vamos ver o capítulo 10. É o livro seguinte. Levítico 10. Um dia, Nadab e Abiu resolveram fazer isso aqui. Levítico 10, 1 e 2. Diz aqui, Nadab e Abiu, filhos de arão, tomaram cada um o seu insensário e pusieron eles fogo e sobre este insenso. E trouxeram que está escrito na sua Bíblia? Fogo estranho. Alguém tem uma versão que ao invés de estranho falhou outra palavra? Fogo profano. Fogo estranho, fogo profano, profano perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Deus não tinha mandado fazer aquilo. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu e morreram perante o Senhor. Não fecha não. Deixa aí, Levítico 10, a gente vai voltar aqui. A Bíblia disse que na Dab e Abiu ofereceram fogo estranho. Fogo profano perante o Senhor. O que seria fogo estranho? O que seria fogo profano? Observe o final do versículo 1. O versículo 1 termina assim. O que lhes não ordenara. Esses dois homens pegaram os seus insensários, que é o lugar de botar insenso, que era um instrumento do serviço sacerdotal, separado para a adoração do Senhor e encheram o insensário com fogo insenso que eles escolheram. E não o fogo insenso que Deus tinha determinado. Eles escolheram e resolveram fazer daquela maneira e se apresentar o Senhor assim. Eles foram irreverentes. Eles foram desrespeitosos. Eles trataram o que era santo e sagrado como coisa comum e que zero oferecer a Deus, uma oferta inaceitável. Por que inaceitável? Por que não era a oferta que Deus tinha ordenado que fosse entregue? Não era daquela maneira. Não era com aquele insenso, não era com aquele fogo. Mas eles tinham sido treinados. Então Deus julgou os dois na mesma hora e matou os dois na mesma hora. Veja agora o que diz o versículo 6 de Levítico 10. Diz assim, Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazá e Tamá. Os dois que sobraram, né? Eleazá e Tamá. Não desgrenheis os cabelos nem rasgueis as voças vestes para que não morrais, nem venha grande e ira sobre toda a congregação. Mas os irmãos, toda a casa de Israel, lamentem o insendio que o Senhor suscitou. Sabe o que Deus disse? Olha, vocês não podem nem lamentar a morte deles. Desgraem aos cabelos e rasgar as vestes era uma forma de lamento entre os homens de Israel e Deus falou nem lamentem a morte deles. Nem lamentem. Lamentem o insendio que eu tive que causar para matar eles. Porque estragou coisa que estava aqui dentro. Mas não lamentem a morte deles não. Como aquilo ofendeu a Deus? Mas o que será que aconteceu com esses dois homens? Eles tinham sido treinados cuidadosamente por Moisés. Se vocês quiserem ler os cabelos 8 e 9 de Levítico, vocês vão ver o treinamento que eles passaram. Eles viram a glória do Senhor aparecer. Depois que o tabernáculo e eles foram consagrados, os vesículos 23 e 24 de Levítico 9 dizem, então entraram Moisés e Arão, Levítico 9, 23 e 24, diz assim, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação e saindo, abençoaram o povo e a glória do Senhor apareceu a todo o povo e eles que saindo o fogo de diante do Senhor consumiu o Holocausto e a gordura sobre o altar e a gordura sobre o altar o que vendo o povo jubilou e prostrou-se sobre o rosto. Então eles consagraram o tabernáculo, consagraram os sacerdotes, fizeram a oferta que Deus tinha mandado, da maneira que Deus tinha mandado, colocaram sobre o altar e então se apresentaram a Deus dentro do tabernáculo e o fogo sobre a oferta, o fogo não era para consumir os sacerdotes originalmente, era para consumir a oferta, Deus fez e fogo do alto. Você consegue imaginar isso em pleno deserto? Desce uma coluna de fogo exatamente sobre o altar e consome a oferta. Aí vendo tudo isso, tendo sido treinados, os dois resolvem fazer o que fizeram. Aí Deus manda fogo de novo, mas agora não foi para consumir a oferta, foi para matar os sacerdotes e disse nem lamentem pela morte deles. O que tendo sido treinados e visto a glória de Deus resolvem a G diferente? Observe, eles eram sacerdotes, mas eles não podiam fazer a coisa do seu jeito. Você está entendendo? O irmão disse algo e eu sou inclinado a concordar com que esse irmão de Deus sobre essa situação. O irmão disse o seguinte, eles haviam-se acostumado de mais com a presença de Deus. E se tornaram e reverentes, porque se acostumaram demais? E na sua irreverência, se aproximaram do Deus santo e todo poderoso como se ele fosse uma pessoa comum. E o resultado foi o que a gente leu. Você pode estar pensando, bom Fernando, isso foi no antigo testamento. A gente vive em outra época. A gente vive na época da graça. É verdade. Mas vamos voltar para a Ibreus doze? É verdade, a gente vive em outra época, debaixo de uma outra aliança. Mas um leu que está escrito dentro desta nova aliança. Ibreus doze, doze, vinte e oito e vinte e nove. Por isso, recebendo um reino inabalável, retenhamos a graça pela qual os servamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor, porque o nosso Deus é fogo consumidor, nova aliança, nova aliança, fogo que consumiu na dabe abiu o nosso Deus, aqui não diz nosso Deus foi fogo consumidor, o nosso Deus é fogo consumidor. Observe que está escrito e retenhamos a graça pela qual através da qual se vamos a Deus de modo agradável, e o que seria servir a Deus de modo agradável? Para Deus não é algo agradável para nós. Agradável para Deus é com reverência e santo temor. Então, nós aprendemos aqui em ebreus 12, que a graça nos foi dada para nos capacitar a servir a Deus da forma que é agradável para ele. A graça nos foi dada para que seja possível servir a Deus com reverência e santo temor. É verdade, somente pela graça a gente pode ter revelação de Jesus. Somente pela graça, alguém pode ter convicção de pecado se arrepender e ter seus pecados perdoados. Em efeitos, o capítulo 2 diz é pela graça que só isso salva. Isso não vem de voz, é onde Deus? Não de obras para que ninguém se glori. É uma operação de Deus, no coração do homem. Um homem, uma mulher, ser convencido de pecado, é uma operação da graça de Deus. Somente pela graça, um pecador arrependido pode ser incluído em Jesus e na ISE de novo. Isto é graça? Somente pela graça, um homem, uma mulher, um jovem, uma poerinha da criação pode ser casa morada a habitação do Espírito Santo. Por que tanta graça? Para que se vamo a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor. E o escritor de Ebreus nos lembra então que nesse tempo, o tempo da graça, o tempo da nossa, da nova aliança. Deus ainda é. Fogo consumidor. Eu sou inclinado a concordar com que o irmão foria falou, na Dhabi e a Biu se acostumaram demais, com a presença de Deus. E se tornaram irreverentes. E o irmão será que isso não acontece conosco? Será que não acontece em nossos dias? Será que a reverência e o santo temor? Não será que as vezes estamos nos descuidando? Eu vou falar de mim. Mas talvez se for para você também. Quando o Senhor começou a falar isso aqui e lá começou com o Jojo, né, há três semanas atrás. Eu fui percebendo que muitas vezes eu fui irreverente. Eu fui descuidado. Eu agi como quem se acostumou de mais com a presença de Deus se acostumou no mal sentido. A ponto de descuidar daquilo que é obrigação nossa, que é obrigação minha. E eu comecei a se lembrar do pelo Espírito do Senhor que algumas vezes no encontro da igreja eu estive descuidado. Eu estive atento aos irmãos, a letra, eu tenho um vício de ficar olhando se a letra tá certa, você acongia alguma coisa, a letra da música. E vendo percebendo que tem gente se mexendo, falando e nessa historinha algumas vezes eu estive descuidado. Não considerando que não era um encontro apenas, era um culto a Deus. Algumas vezes também no período que nós chamamos lovo, né? Ah, o período do lovo, que coisa estranha chamar isso de período do lovo. Porque lovo é quando as minhas palavras estão junto com meu coração e com a minha mente estão dirigidas para o Senhor conscientemente dirigidas para Ele e aí sim seria lovo. Mas algumas vezes eu cantei a música, mas não estive lovando. Daquele jeito que eu falei, olhando para ver se a letra estava corrigir ou então mecânicamente levando o seu irmão ver seus olhos mas o coração não estava ali. O Senhor disse certa vez para o seu povo, esse povo me honra com os lábios mas o seu coração está longe de mim. Eu também fui lembrado que algumas vezes, talvez muitas, quando liga a palavra estava lendo a palavra. Só isso. Mas não estava buscando o coração de Deus na sua palavra. Algumas vezes talvez muitas quando orei estava mais rezando do que orando. Algumas vezes querendo impressionar a Deus com palavras e frases. Mas não é oração. Eu fui lembrado também que alguns jejumos que eu fiz foram na verdade a abstinência de comida. Mas não foram jejumos. Uma abstinência religiosa. Para minha consciência se alimentada e não o meu coração ser rasgado para o Senhor. Como alimentamos a consciência de maneira religiosa? Os fariseus faziam isso. Se orgulhavam disso, eu juju duas vezes por semana. Doi o disco de todos os meus bens e Deus continuava dizendo este povo e honra com seus lábios. Mas o seu coração estava longe de mim. Eu fui lembrado que a parte se peí de alguns retiros de maneira descuidada. Inclusive na hora da ministração da Palára. E olha que eu tenho o costume de anotar tudo, mas é possível você anotar e o seu coração não estar ali. Eu fui lembrado também de ter sido descuidado muitas vezes ao estar com os irmãos. Igreja não é uma criação dos homens, igreja é uma invenção de Deus. E é uma invenção de Deus e mais do que isso. Deus disse que a igreja dele não é uma organização, não é uma instituição, ela é o corpo do seu filho Jesus. Onde Jesus é o cabeça? Se Jesus é o cabeça, a igreja deveria funcionar conforme o cabeça manda. E quando eu falo funcionar, já que não é uma organização, eu estou falando do funcionamento de um corpo. O seu corpo não funciona como uma empresa, o seu corpo funciona como um organismo, como um corpo. Então os membros se relacionam. E se relacionam não para se divertirem. Ele se relacionam para obedecer o que a cabeça está mandando fazer. Não é verdade. Quando este braço vem para cá ou faz assim ou faz assado, nada disso acontece no meu corpo, no seu corpo sem que a cabeça ordene e ele está apenas obedecendo o que a cabeça mandou. Nós podemos ser descuidados quando estamos com os irmãos no corpo de Cristo. Pra tanto dos nossos assontos, resolvem as nossas questões, nos divertindo até nenhum problema em divertir. Mas descuidados sem considerar algumas vezes que ali em minha frente, na tua frente, se há um irmão ou uma irmã, visto está ali. Amém? Não é de estranhar irmãos que algumas vezes ou muitas vezes sentimos falta da resposta de Deus as nossas orações. Não é de estranhar que há orações não respondidas, que há situações que parece que Deus está se recusando a intervia, a trabalhar, apresentar a sua glória, trazendo a cura, trazendo a direção, trazendo a resolução. Senhor me lembrou o que acontecia no tempo do sacerdote ali, está lá em segundo Samuel, logo no comecinho. Primeira Samuel. Logo no comecinho. Você anota, se quiserem abrir, primeiro Samuel, capítulo 2, versículo 17, ele tinha dois filhos que também foram chamados ao sacerdote. E o versículo 17 diz, era pois, muito grande, o pecado desses Mossos perante o Senhor, porque eles desprezavam a oferta do Senhor. Eles fizeram irreverentes para Deus, desprezavam, para eles aquilo era um trabalho, era uma rotina a oferta. Hã? Alguém falou? Era uma atividade descuidada e irreverente. E a consequência está no capítulo 3, versículo 1, no final do versículo, diz assim, na que eles diz, a palavra do Senhor era muito rara e as visões não eram frequentes. Por conta da irreverência, por conta do descuido, por conta da falta de temor, de antes de Deus. Então, a consequência era a palavra do Senhor, era muito rara. Aqui está falando da direção do Senhor. Israel não tinha rei, Israel precisava continuamente, deveria, continuamente, depender da direção de Deus, da palavra de Deus, mas por conta da sua irreverência do Senhor, descuido para com a presença do Senhor. Não tinham direção de Deus. Não tinham direção de Deus. Deus falava muito raramente com os poucos que mantinha um reverência. Em mãos, continua valendo para nós o que Deus falou através do profeta Isaías, a referência, Isaías 66, 2, ao final do versículo 2, Isaías meia meia 2, diz assim, mas o homem para quem olharei é este. O aflito e quebrantado de espírito e que trem da minha palavra. O Senhor me lembrou também que algumas vezes eu participei da seia de forma irreverente. Aqui há pouco nós teremos a seia. E algumas vezes eu participei de forma irreverente. De que maneira? Occupado, ocupado com o operacional, com V, quem tem pão, quem faltou pão, o suco, quem faltou, quem tem, não tem. Depois sentava no meu lugar e com o pão e tomava o suco. Descuidado. Descuidado. E reverente. Por isso recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça pela qual se vamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor, porque o nosso Deus é fogo consumidor. Se o Senhor falou contigo, e se aquilo que eu testemunhei do meu descoido e da minha falta de reverência também aconteceu ou acontece, eu tenha acontecido com você. Então o Senhor está te chamando para orar. Se esse é o seu caso, Deus está chamando você para ouvir a voz do Espírito Santo. Individuamente, pessoalmente, eu não vou chamar ninguém aqui na frente, mas é individuamente, pessoalmente, se também com você ocorreu, tem ocorrido desta maneira. Deixa seus olhos. Não deixa o teu pensamento ficar voando por aí. Não deixa tomar controle do teu pensamento e apresenta ao Senhor. Ouvia a voz do Espírito Santo. Por isso recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça pela qual se vamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor, porque o nosso Deus é fogo consumidor. Há um chamado do Espírito Santo para arrependimento, para confissão, para quebrantamento, para ajuste da aliança, nos ensina Senhor o temor do teu nome Senhor, nos ensina, pai. Fala conosco, Senhor. O coração de cada homem, cada mulher, cada jovem, aqui em o teu Espírito, nesta manhã, publicou claramente no interior, no coração, em reverência, o descuido, falta de temor, o está acostumado demais a ponto de esquecer da tua santidade, da tua majestade, da honra, não com palavras vazias, mas com corações quebrantados, Senhor. Temos participado de encontro ao invés de cultuar, temos cantado ao invés de louvar, temos resado ao invés de orar, temos lido ao invés de estar em comunhão contigo na palavra, temos comido pão e bebido suco ao invés de ser há em memorial de Tiseu, temos estado juntos sem nos edificar, temos buscado os nossos próprios interesses e não a tua vontade. Nos acostumamos a ser bebês, chorões, apesar de homens e mulheres amadurecidos, mas bebês chorões, e quando olham para ti, pede bastante, mas não pede a tua vontade. Nos ensina, pai, o temor do teu nome, precisamos compreender a graça, o propósito da graça, a graça não nos foi dada para ter vida a mança e fazer o que queremos e, no fim, semos abençoados por ti, a graça nos foi dada, para que a gente possa te servir, que modo agradável a ti, com reverência e santo temor. Mas ensina o temor do teu nome, a mim e os meus irmãos, precisamos tremer da tua palavra. Nos ensina, o temor do teu nome, sem ó. O é santo, senho, santo, e o senho nos diz na sua palavra, na nova aliança, sede santo, porque eu sou santo, em todo o procedimento de suas vidas.