Verdade, Fé e Experiência

Nesses últimos dias esse tema tem ficado no meu coração. A verdade que adquirimos em Cristo, por causa de Cristo e a fé proveniente dessa verdade, não são suficientes. Você precisa experimentar, testar, adquirir a tua experiência porque sem ela, a fé e a verdade em teu coração não serão suficientes.

Tiago declara assim: “Que a fé sem obras é morta”.

Ora, fé por si só não tem poder para transportar montes? Mas Jesus disse: “Se disseres ao monte” a tua fé então será suficiente para transportar.

Lembrei-me nesta manhã daquele encontro de Pedro e os irmãos com aquele paralítico na porta do templo de Salomão. Ele olha pra Pedro e diz; “Quero uma esmola tua”. Pedro sabia que Jesus era capaz de curar.

Você já orou por alguém com o teu conhecimento da verdade, a tua fé associada a esse conhecimento gerada pelo conhecimento, você já orou por alguém?

Você passa pela rua e vê um paralítico. O que vem no teu coração? “Hum, Jesus pode curar, eu creio que Ele pode curar.” Você já orou pelo paralítico? Quase a totalidade de nós nunca parou para orar por um paralítico. O que faltou, fé? Você crê que Jesus pode curar, você já ouviu que Jesus pode curar, mas você nunca orou. Porque crer e saber que Jesus pode curar não é suficiente. Jesus disse que nós iremos impor as mãos sobre os enfermos e eles serão curados.

Muitas vezes eu indaguei ao Senhor, por que muitos por terem tanto conhecimento, didakê, creem e com o tempo se afastam dessa verdade? Por que muitos de nós vivemos, como reino, à margem daquilo que Deus deseja operar dentro de nosso coração? Porque nos falta experiência.

Sobre o Pastor Youssef, condenado pela pregação do evangelho, Deus falou ao meu coração em Atos 1:8

 “Mas recebereis poder para serem meus mártires”. Atos 1:8

O Pastor Youssef não quer negar o nome de Jesus, ele está querendo ter uma experiência ímpar dentre de um grupo seleto que o Senhor vai separar com muita graça, amor, misericórdia e dizer: “você vai receber um galardão especial”.

Falta-nos a experiência de mártires. Você já teve experiência de oração onde Deus moveu teu coração em favor de alguém, onde, lendo a Palavra ela é revelada ao teu coração? Quantos de nós tivemos e estamos tendo essas experiências? Mas pra você ter essas experiências precisa agir.

Quero deixar bem claro que evangelho do reino é muita atitude, não é teoria. Vida com Deus é uma vida experimental. Não é algo que você conhece e não experimenta. Por isso é diferente de qualquer outra coisa que você tenha conhecimento.

 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. Romanos 12:2 Experimentar.

Você sabe quanto vale a experiência da tua fé, de saber que o Senhor é bom? Você tem como valorar, como mensurar na tua vida em Cristo a tua experiência com Ele? Isso é e será fundamental para o bom progresso do teu caminhar com Cristo.

Não podemos viver daquilo que experimentamos no início da caminhada. Precisamos experimentar hoje que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. E não é porque Deus nos dá coisas, mas experimentamos que no deserto o Senhor nos susteve.

Fomos testemunhas num acampamento de carnaval que Edna desfaleceu e perdeu os sinais vitais. Significa que ela morreu. Fernando, Luciene, Luciana constataram a morte de Edna, mas na hora o Senhor moveu os irmãos a orar. Sabemos que o Senhor cura, ressuscita, cremos nesta palavra e vamos agir. E oraram e ela ressuscitou.

Paulo em 2 Coríntios 10:4-5 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus para destruir fortalezas anulando nós sofismas…”

Existem duas mentiras que Deus tem revelado ao meu coração e quero compartilhar. Primeira mentira : é que basta conhecer e crer. Mas não é suficiente. Pedro fala que devemos confessar as nossas culpas para sermos sarados. É preciso confessar para ser curado. Muitos creem, sabem, mas não experimentam. Satanás nos impede de experimentar por medo do resultado. Quando Deus quis se revelar ao povo de Israel no monte, eles tiveram medo e pediram para Moisés ficar entre eles e Deus. Com Deus não queremos falar direto ou vamos morrer, mas precisamos dar um passo a mais e chegar ao monte porque o Evangelho do reino não se vive com conhecimento, mas com experiência da verdade e fé em Cristo Jesus.

Paulo fala a nossa luta. As fortalezas serão destruídas em mim, é minha a luta. Anular sofismas, que são mentiras ditas repetidas vezes que são absorvidas como verdade.

Precisamos impor as mãos sobre os nossos filhos, orar, profetizar e experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Precisamos experimentar a paz que excede todo o entendimento. Qual é a paz? A que vem quando a resposta não chega.

O que nos falta é experiência com esse Deus maravilhoso, Deus de poder. Não podemos viver um evangelho à margem. O evangelho é poder de Deus para libertação de todo o que crê.

Chega de sermos carnais. Precisamos ter uma postura espiritual.

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Efésios 6:10

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Efésios 6:13

Como lutar com o invisível, o espiritual? Como combater essa batalha, nós que somos seres visíveis? Estão nas regiões celestiais. Precisamos de Deus, precisamos do Seu Espírito como homens espirituais e ver aquilo que não está visível aos nossos olhos. Deus abre os nossos olhos espirituais e diz as ciladas que estão à nossa frente.

As mentiras que satanás tem jogado: “Você não é um home de Deus, você nunca vai conseguir ser como aquele irmão…” são mentiras! Satanás vai distorcer as palavras de Deus em mentiras.

Recomendo o livro de Jorge Himitian “Curados pela Palavra”. Quero ler: “Os falsos conceitos que norteiam nossas ações provém das profundezas do inferno. Ele não quer ser descoberto de modo que sempre faz que a mentira pareça verdade”. Mude o conceito de um homem e você mudará os sentimentos e condutas desse homem.

Conversando do acampamento para cá, percebemos em alguns irmãos essas mentiras que satanás coloca de que “eu não vou conseguir ser um homem cheio do Espírito Santo”. Você pode sim ser cheio de Deus, cheio da Sua palavra, conhecedor das Escrituras. Pode sim ser usado por Deus em libertação, cura.

Antes de comprar uma dipirona, impõe as mãos e ora. Depois, se for o caso, compra. Precisamos experimentar. Amamos as Escrituras, mas precisamos experimentar.

Às vezes abrimos a nossa boca para declarar sobre o irmão, sobre o discípulo, as mentiras de satanás. Às vezes nós nos convencemos de que não é possível a obra de Deus ser completa na vida do irmão ou dos nossos filhos, pais.

Às vezes matamos os sonhos dos nossos filhos. Sonhos podem ser sonhados.

Satanás não precisa da nossa ajuda para ser quem é. Ele já é o pai da mentira, o enganador. Ele veio para roubar a nossa paz. Mas a verdade e fé, sim.

De repente você tá na frente do computador e aparece um link pornográfico. Deus não nos deixa ser tentado além das nossas forças. O que preciso fazer? Fugir! Procuro ajuda e experimento libertação.

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4:16

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32

Outra mentira de satanás é que ele diz: “basta estar ali, basta fazer parte, basta ir para o grupo, basta estar juntos”.  Precisamos estar bem ajustados e ligados. Não posso ser um membro que não funcione no corpo. Igreja é o corpo em movimento, a vida de Deus em movimento. Arraigados e fundados. Tem tantos que até estão ali e com o tempo saem, se afastam. Não basta estar no meio, tem que estar bem ajustado, ligados. Há diferença entre comunhão e relacionamento. Relacionamento eu tenho com qualquer um, mas comunhão é algo mais profundo que envolve os nossos corações. Paulo diz que a nossa comunhão é com o Pai e com o filho.

Já teve a experiência de orar junto, chorar junto, se alegrar junto? Alguém tão ligado a você que só de olhar sabe como você está? A comunhão com o corpo, viver o reino junto com os irmãos. Não ser um solitário no meio da multidão.

Há uma ligação de Cristo com o corpo. Não dá pra viver Cristo sem o corpo.

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:7

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2

Precisamos destruir fortalezas.

Deus vai provar a tua fé.

O irmão comete um erro contigo e tu dizes no coração “eu já perdoei”. A palavra diz :”procura o teu irmão”. Você vai experimentar uma libertação no coração, mas se aquilo não sair, não vai bastar saber e crer.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Efésios 6:12-18

Imagino o susto que teríamos se Deus abrisse os nossos olhos como fez com o servo de Eliseu. 2 Reis 6:17

A verdade não é o que vemos, é o que Deus nos mostra. Quando a vontade de Deus é estabelecida nada mais é relativo, mas absoluto.

Quando você chegar em casa não tira o capacete, não abaixa o escudo, continua armado. As maiores batalhas costumamos travar no nosso lar. Não podemos nos desarmar como se houvesse uma redoma espiritual sobre a nossa casa.

Preciso ter a experiência de não estar solto no corpo, mas bem ajustado e ligado.

Se mentiras ditas várias vezes se transformam em “verdades”, imagine as verdades absolutas de Deus ditas várias vezes! A verdade do Senhor se torna vida, mas você precisa experimentar.

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.