Textos de Provérbios sobre o Próximo e Solidariedade

Provérbios 3:27 Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.

Provérbios 3:28 Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo.

Provérbios 3:29 Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente.

Provérbios 3:30 Jamais pleiteies com alguém sem razão, se te não houver feito mal.

Provérbios 24:11-12 Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos. Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?

Provérbios 24:17-18 Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o SENHOR não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira.

Provérbios 24:28-29 Não sejas testemunha sem causa contra o teu próximo, nem o enganes com os teus lábios. Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra.

Provérbios 25:7-8 . A respeito do que os teus olhos viram, não te apresses a litigar, pois, ao fim, que farás, quando o teu próximo te puser em apuros?

Provérbios 25:9-10 Pleiteia a tua causa diretamente com o teu próximo e não descubras o segredo de outrem; para que não te vitupere aquele que te ouvir, e não se te apegue a tua infâmia.

Provérbios 25:17 Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça.

Provérbios 25:20 Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito.

Provérbios 25:21-22 Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá.

Provérbios 26:18-19 Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.