Termômetro da carne

Irmãos, com o passar do tempo, estou aprendendo a identificar sintomas ou sinais que servem de alerta de que estou “desconectada” do Senhor, ou seja, provavelmente estou na carne. Decidi compartilhar com vocês, pois acho muito útil, uma vez que ao menor aparecimento de um desses sintomas, podemos tomar a providência imediata de fecharmos os olhos, orarmos, novamente nos conectarmos ao Senhor e mais uma vez nos enchermos do Espírito Santo de Deus.  Da mesma forma que identificar a febre num termômetro faz você tomar uma medida, tipo tomar um remédio antitérmico, evitando que seu estado piore, identificar o aparecimento de um desses sinais fará você tomar uma providência para evitar que seu estado piore ou que a nossa carne estragada faça maior estrago.

Essa lista não está completa. Estimulo você a aumentá-la à medida que vá aprendendo novos sintomas ou sinais de que sua carne esteja querendo lhe governar. Como Watchman Nee disse em um dos seus livros (com outras palavras), quanto mais espirituais somos mais consciência teremos de nossa carne e da necessidade de mantê-la na cruz !!

Aí vai a minha lista, a partir dessa, crie a sua:

1. Achar o louvor chato, ruim ou não ter vontade de ouvir nenhum dos seus CDs de louvor ou estar com vontade de ouvir algo “novo”, “diferente”.

Sinal de desconexão total.  Não precisamos de nada disso para adorar o Senhor, apenas dizer ou cantar para Ele o quanto Ele é Lindo, o quanto é Santo, Puro, Poderoso,… Essa é a única canção da qual precisamos , a que brota do mais profundo do nosso ser.

Veja os Salmos. Eles repetem o tempo todo o principal, que Deus é bom.  Ele é bom. Aleluia!

Esse também pode ser um sinal evidente de que você tem ouvido música demais e lido pouco a Bíblia. Neste caso, isto tem deixado você “enjoado” e mal nutrido da Palavra de Deus, nosso alimento espiritual.

2. Não ter vontade de estar junto dos irmãos ou durante o encontro “não estar afim” de se aproximar dos irmãos.

É sintoma claro de carne subindo. Quando estamos cheios de Deus não é assim. Deus SEMPRE nos leva ao próximo, SEMPRE. Somos um só corpo, o corpo de Cristo. Não somos a Igreja de Cristo sozinhos.

“da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.” (Colossenses 2:19)

3. Achar-se superior em alguma coisa ou tendo algo especial em si mesmo

Cuidado. A sua carne literamente já desceu da cruz e está querendo governá-lo. Isso é orgulho e orgulho é SEMPRE diabólico.

“ Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes” (Tiago 1:17)

“Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (I Coríntios 4:7)

“ Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3)

4. Reclamar, seja do trânsito, do calor, da demora do ônibus, da comida, do engarrafamento, etc.

Esse item dispensa comentários. Já sabemos que isso é murmuração e nossa linguagem deve ser o louvor, fruto de um coração grato. Em tudo, dai graças.

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (I Tessalonicenses 5:18)

5. Criticar o próximo, seja ele seu marido, esposa, irmão, etc

Esqueceu que você também é uma obra em andamento? Criticar dessa maneira é questionar a obra de Deus. Tudo que Deus faz é perfeito, da forma perfeita e no tempo perfeito. Provavelmente você está enxergando com olhos carnais e não espirituais.

“Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne” (2Coríntios 5:16)

“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?”  (Mateus 7:3)

6. Parar de acreditar, de crer.

Sem fé é impossível agradar a Deus (Heb 11:6). Peça a Deus para aumentar a sua fé. Lembre-se de tudo que Ele já fez na sua vida. Lembre-se de Seu poder.

“Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.” (Lucas 18:27)

7. Querer retribuir o mal, quer seja em gestos ou palavras.

Feche os olhos e peça que Jesus lhe substitua nesse momento. O verdadeiro cristianismo não é simplesmente imitar Jesus, é Jesus nos substituindo,vivendo em nós.

“ Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20)

“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;” (Mateus 5:39)

“Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;” (Romanos 12:17)

8. Não ter vontade de fazer nada, nenhuma das opções lhe agradar ou não estar bem em determinado lugar ou situação.

Isso acontece comigo e eu já sei que é um sinal que estou desconectada do meu Senhor. Até num feriado, parece que nenhuma das opções agrada? Sinal de tristeza, desânimo, ou seja, trevas. Descobri que o melhor lugar é o Senhor. Se eu estiver no Senhor até comer pão duro no deserto me fará feliz. Ao contrário, se estiver fora do Senhor, comer lagosta num hotel de luxo vai ser chato pra caramba. Muita gente já comentou que estou sempre alegre. O meu segredo é esse. Meu Senhor me faz sempre feliz, em qualquer lugar, sob qualquer circunstância. Já estive em fila de urgência de hospital com filho com virose transbordando da alegria do Senhor. Já estive também de férias em cantos maravilhosos me sentindo sem forma e vazia. Quantas pessoas no mundo acham que crente é triste. Pelo contrário, depois que me converti, pareço uma criança com um brinquedo novo o tempo todo, exceto quando me “desconecto” do Senhor. Quando um dos meus filhos vem reclamar de algo que está fazendo ou de tédio, eu digo logo: filho(a), vá se conectar ao Senhor e eles mesmo têm experimentado e constatado na prática que isso funciona. O Senhor é maravilhoso!

“Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.” (Salmos 32:11)

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Filipenses 4:4)

9. Sem sentir amor por alguém (marido, esposa, filho, irmão, etc)

Veja bem:  Deus é amor. Logo, o amor é Deus. Se você está sem amor, está sem Deus naquele momento.

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Romanos 13:8)

“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (I João 4:8)

10. Achar o seu trabalho um fardo

Confesso que passo por isso frequentemente.  Aí lembro que na verdade o trabalho é uma benção de Deus. É através dele que Deus lhe dá sustento e é através dele que você tem oportunidade de pregar o evangelho do Reino de Deus para um monte de pessoas. Se seu trabalho está lhe desagradando de alguma forma, coloque isso para o seu Senhor e aguarde direção Dele. Mas, enquanto permanecer no mesmo trabalho, encare ele como uma benção de Deus, pois é de fato.

“Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor” (I Pedro 2:13)

“Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso;” (I Pedro 2:18)

“Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; (Efésios 6:5-6)

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.” (Provérbios 6:6)

11. Tem falado (ou escrito no facebook) muito sobre coisas desse mundo.

A boca fala daquilo que o coração está cheio (Lc 6:45). Alimente-se do Senhor, principalmente lendo as Escrituras, e será do Senhor aquilo que sairá de sua boca, ou escreverá a sua mão.

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.” (Colossenses 3:1)

“Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.” (2 Timóteo 2:4)

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (I João 2:15-17)

12. Zangar-se ou se preocupar quando alguma coisa sai diferente do planejado, desejado ou esperado.

Isso vale tanto para as pequenas coisas, como errar um caminho quando dirigindo um carro, como nas maiores, como não conseguir o emprego desejado.  Precisamos confiar que Deus está no controle de todas as coisas e que todas as coisas cooperam juntas para o bem daqueles que amam a Deus (Ro 8:28). Precisamos exercitar isso na prática, no dia-a-dia, nas pequenas coisas e nas grandes coisas.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11)

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Efésios 3:20-21)

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.