Série: Seguir Jesus – Pra que seguir a Cristo?

A história contada por Marcos nos ajuda a responder a duas outras perguntas essenciais: para que e como seguir a Jesus?
Aquele homem que correu para entrevistar Jesus tinha muitas qualidades. Suas posições nos ajudam a entender para que seguir a Jesus.

Seguimos a Jesus para termos um tesouro eterno (verso 17).

Aquele homem fez a pergunta certa: “Mestre, o que devo fazer para receber a vida eterna?” Ele não perguntou sobre o quanto iria ganhar se O seguisse.
Este homem merece um elogio, porque, em todos os tempos, hoje inclusive, há muitos querendo seguir a Jesus em troca de benefícios. Há cristãos reinventando a fé cristã, prometendo uma vida apenas de vitórias e bênçãos, promessa que o próprio Senhor jamais fez. Há gente interessada nas bênçãos de Cristo, mas só nas bênçãos, pensando no seguimento a Cristo como um investimento, como uma espécie de aplicação financeira.
Como aquele homem, aprendamos que deve seguir a Jesus para ter um tesouro eterno, que bactéria alguma pode consumir. Aprendamos que o que realmente vale a pena não pode ser computado num livro-caixa ou numa planilha financeira.
Jesus oferece a vida eterna a quem O seguir, vida eterna quanto à duração e quanto à intensidade. Deus colocou em nossa mente a idéia da eternidade, que o homem tem dificuldade de entender (Eclesiastes 3.11). Deus nos fez para viver eternamente, e Ele oferece a entrada nesta qualidade de vida à aceitação do Seu Filho Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Quem quiser a vida eterna torne-se um seguidor de Jesus.

Seguimos a Jesus para sermos lembrados que Deus é bom (verso 18)

O homem que procurou a Jesus em busca do essencial para a sua vida reconheceu que Jesus é bom. No entanto, era um elogio sem profundidade, porque não se baseava numa experiência própria.

A resposta de Jesus tem a intenção de conduzir a conversa para o que realmente interessa. Ele, então, lembra ao homem que Deus é bom. Em nossas existências, experimentamos a crueldade humana a cada minuto; precisamos ser lembrados a cada segundo que Deus é bom, o que significa dizer que Ele dará um jeito neste estado de coisas. Seguir a Jesus é ter esperança que o Deus da bondade transformará todas as coisas.
Quando seguimos a Jesus, experimentamos na carne a bondade de Deus (1Pedro 2.2), apesar de nossa própria maldade e apesar da maldade humana.
Precisamos ser lembrados de que Deus é bom.

Seguimos a Jesus para termos um estilo de vida que produz felicidade (verso 19)

A lista de virtudes do homem que buscou a Jesus é impressionante. Nunca matara a ninguém. Não adulterava. Não tirava nada de ninguém. Não dizia falso testemunho acerca das pessoas. Não prejudicava a ninguém. Respeitava aos seus pais. Talvez muitos cristãos não pudessem fazer uma lista semelhante

Há cristãos que detêm estas qualidades e se acham o máximo por isto. Há pessoas que não seguem a Jesus e tem estilos de vida assim. O homem que procurou a Jesus sabia que isto era insuficiente. Ele queria mais: ele queria vida com qualidade, nesta vida e na próxima.

A vida de qualidade inclusive estas virtudes. Seguimos a Jesus para dar este tipo de fruto. Quando seguimos de fato a Jesus, estando ligados nEle, habitados por Seu Espírito, damos este tipo de fruto. Seguir a Jesus nos leva a um estilo de vida que produz felicidade.
Ouso dizer que precisamos do estilo de vida desse homem. Viver deste modo produz felicidade. Como é triste ver cristãos caminhando por um estilo de vida que sabe perigoso. Não é nisto que reside a felicidade, mas no seguir a Cristo.

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.