Série: Seguir Jesus – Como seguir a Jesus?

Marcos 10

17. E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18. Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. 19. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. 20. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 21. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. 23. Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24. Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25. É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 26. Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? 27. Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. 28. Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. 29. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30. que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. 31. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.

Se aquele homem entendeu o “para que” seguir a Jesus, ele teve dificuldades, como muitos ainda têm, de tomar as decisões certas.
Ele falhou no “como” seguir a Jesus.

1. Para seguir a Jesus, precisamos tomar a atitude correta

” Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.”

Aquele homem não conseguiu ir além de boas perguntas e de boas intenções. Ele se aproximou de Cristo, mas não se tornou um seguidor dEle. Até hoje há muitos que se acercam do Cristianismo. São capazes até de alguns gestos, mas não querem que o Espírito Santo mexa nas suas vidas.
Se você ainda não é um seguidor de Jesus, tome atitude de tomar a decisão hoje. Disponha-se a fazer tudo o Ele pede.

2. Para seguir a Jesus, precisamos renunciar ao que nos afasta de Jesus.

“E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.”

Há muitos que não querem renunciar àquilo que os afasta de Jesus. No caso daquele homem, era o seu patrimônio. O Senhor lhe pediu que vendesse tudo o que tinha, tomasse o dinheiro da venda e o distribuísse entre os necessitados. Jesus foi direto ao ponto: aquele curtia ser rico. O dinheiro lhe trazia tanto prazer que preferiu a ficar com seus tesouros a receber o tesouro celestial, que a inflação não leva, que a CPMF não diminui, que a desvalorização cambial não reduz, que a quebra do banco não congela.
Pode parecer que Jesus lhe condenou a riqueza, mas não é bem assim. Jesus condenou a sua atitude em relação ao dinheiro. Entre servir a Deus ou ao dinheiro, aquele homem fez a sua escolha: o dinheiro.
Há outras escolhas que (nos) afastam de Jesus Cristo.
Vou mencionar algumas, mas a lista pode não incluir a sua razão de não tomar a decisão certa: renunciar o que o afasta de Jesus.

. Alguns só querem seguir a Jesus depois de terem respondidas suas perguntas sobre o jeito de ser Deus. Se você está neste grupo, lembro-lhe que a aventura da vida cristã é feita de perguntas e respostas. A cada resposta corresponde uma nova pergunta. Viver é perguntar. No entanto, temos a resposta essencial: Cristo morreu para que vivêssemos.
Comece a viver. Dê um tempo nas suas perguntas e venha para Jesus.

. Alguns só querem se tornar seguidores de Jesus depois de receberem as bênçãos que buscam. Esperam uma espécie de prova para crer, ignorando que são bem-aventurados os que não vêem, mas crêem, porque as coisas que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas (2Coríntios 4.18). É por isto que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hebreus 11.1).
Eu lhe convido: ponha-se no caminho com Jesus, e tudo o que vale a pena lhe será acrescentado. O passo inicial é este: buscar primeiramente o Reino de Deus (Mateus 6.33) sem qualquer interesse.

. Alguns estão escondidos atrás da sua bondade, bondade que os afasta de Jesus. Eles olham para alguns cristãos e se acham melhores. Infelizmente, isto é possível. No entanto, aquele homem da história de Marcos era bom, mas não tinha vida eterna. A bondade humana não produz vida eterna; só a bondade divina.
Não permita que a sua bondade ou a indignidade dos cristãos tirem você do mais essencial: a vida com Deus, para sempre. Pare de confiar em si mesmo. Pare de confiar nas suas coisas. Siga a Jesus.

. Alguns estão escondidos atrás da sua maldade. São aqueles que reconhecem que não são bons, mas esperam ficar bons para escolherem seguir a Jesus, como se pudessem merecer a salvação. Muitos esperam abandonar um ou mais vício, para então seguir a Jesus, quando o caminho a ser seguido é outro: decida seguir a Jesus e deixe o vício. Muitos esperam melhorar o seu caráter, tornando-se menos egoístas, menos mentirosos, menos armadoras, menos vaidosos, menos ambiciosos, para então se tornaram seguidores de Jesus.
O caminho de Cristo também é outro: decida segui-lO e Ele vai mudar o seu caráter, de vez, naquilo que se muda de vez, ou aos pouquinhos, naquelas vitórias que são obtidas pela operação permanente do Espírito Santo.

. Alguns ficam longe de Cristo para poderem ficar longe da igreja. Seguir a Jesus por meio de uma igreja é um preço muito alto para alguns. Alguns pensam no custo de vir todo domingo à igreja, ouvir sermões chatos, dar dízimos, esquecidos que na igreja somos lembrados que Deus é bom (e como precisamos ser lembrados disso, diante da crueldade dos homens); que na igreja, por exemplo, são confortados nos tempos das dificuldades e exortados a crescer quando estão estagnados; que por meio da igreja podemos transformar nosso dinheiro em mais que dinheiro: em extensões de nossas vidas para abençoar outras pessoas, algumas que não conhecemos e jamais conheceremos…
Venha para Jesus, que não está só na igreja, mas também na igreja, porque Ele a encarregou de anunciar o Seu Reino.

3. Para seguir a Jesus, precisamos aceitar a ação de Deus em nosso favor.

” Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.”

A reportagem de Marcos termina com uma discussão. Será que Jesus não pediu demais aquele homem rico? No fundo, os ouvintes achavam que Jesus tinha pedido o impossível, e tinha mesmo, impossível para os homens.
A salvação, seja por causa dos pecados em geral ou o pecado do apego a certos valores e coisas em particular, é algo que nenhum de nós pode produzir. Salvar é uma operação exclusiva de Deus.
Para ser salvos, precisamos aceitar a ação do Salvador em nosso favor. Tudo o que era para ser feito Ele o fez na cruz. Só há um verbo para conjugarmos: aceitar, aceitar para O recebermos como Senhor e sermos recebidos como Seus filhos.
Para sermos salvos, precisamos deixar que Deus nos tranforme. Aquele homem pensou: “sem meus bens, não dá para viver”. Talvez ele tenha pensado que precisava resolver, sozinho aquele problema. Ele, infelizmente, não entendeu que, se deixasse Deus dirigir a sua vida, saberia que viveria ainda melhor, mesmo que eventualmente sem aqueles bens.

O que é seguir a Jesus Cristo?

  • É colocar as nossas vidas sob a Sua direção, experimentando o seu perdão e vivendo os seus ensinos.

Por que seguir a Jesus Cristo?

  • Por que Ele é o fundamento de nossas vidas e nEle podemos encontrar o porto-seguro na viagem da vida.

Quando seguir a Jesus Cristo?

  • Esta é uma decisão para já.

Onde seguir a Jesus Cristo?

  • Onde estivermos.

Para que seguir a Jesus Cristo?

  • Para termos um tesouro eterno, para sermos lembrados que Deus é bom e para termos um estilo de vida que produz felicidade.

Como seguir a Jesus Cristo?

  • Tomando a atitude correta, renunciando ao que nos afasta dEle e aceitando a ação salvadora de Deus em nosso favor.

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.