Ser semelhante a Jesus

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

O Propósito Eterno de Deus: Uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a glória de Deus Pai. Não basta saber ou escrever, é necessário viver o propósito.

Como o Pai nos encontrou antes de andarmos pelo Propósito EternoEfésios 2:1-3; Romanos 3:10-13, 18, 23

Erámos contrários a Deus (vontades e pensamentos). Nosso caminho era todo torto. Bem diferente do caminho do Senhor, que é perfeito. Éramos filhos da ira, não queríamos saber do Senhor.

Quando nos encontramos com o evangelho há uma mudança de pensamento (arrependimento). Há um divisor de águas: a partir daí Deus vai ordenar a tua vida. O Pai nos insere nos seus propósitos. Começa em nossa vida o processo da salvação: o processo da santificação.

O Pai sabendo disto coloca pessoas em nossas vidas para nos ajudar a guardar todas as coisas. Ele vai nos ajudar a guardar todas as coisas através destas pessoas, Mateus 28:18-20.

Seremos ensinados a viver. Mais do que anotar e ouvir, devemos guardar o que recebemos. Chamamos isso de nova maneira de viver.

Ouvir e praticar
João 8.31-32 – ser discípulo de Cristo é guardar as suas palavras.
Tiago 1.21-25 – praticantes e não apenas ouvintes, perseverar na prática – sem enganos.
Lucas 6.46-49 – ouvir + praticar = abrir profunda vala. Uma vala profunda não acontece na primeira pá, isto vai levar tempo.

O Pai deseja que sejamos como Jesus. O Pai nos pega andando em um caminho todo torto e nos leva a sermos semelhantes a Jesus.

Será um projeto audacioso do Pai?

Precisamos ouvir e praticar. Precisamos de disciplina. A palavra disciplina vem da mesma origem etimológica da palavra discípulo. Então discípulo é alguém que é disciplinado.

Tanta audácia só poderia ser de Deus: fazer-nos semelhante a Jesus. O pai não permitirá que no nosso caminho nós nos desviemos de ser semelhante a Jesus.

Repetir – Filipenses 3:1 e 2 Pedro 1:5-15

“A repetição é mãe de todo o ensino” – Jorge Himitian
Somos uma pérola de grande valor para o Pai, ele não nos permitirá perder este valor, ao contrário ele agregará mais valor a nós.

O homem sábio aceita a correção, o insensato a ignora – Pv 9:9. Devemos atentar ainda mais para aquilo que Deus nos tem dado, devemos a isto acrescentar mais coisas ainda, 2 Pedro 1:3-9.

São “poucas coisas bem aprendidas, bem praticadas, bem repetidas e bem transmitidas aos outros”.

Tem irmão que diz: “Gostaria de saber como chegar ao quarto céu”, mas continua sem honrar pai e mãe e ainda mente na escola. Diz também: “Tive uma revelação de como é a asa esquerda do querubim”, mas passado três anos ele continua mentindo na escola!

Prestar mais atenção – Hebreus 2:1

“Por este motivo, convém ou é necessário, devotar pensamento e esforço, aplicar-se, concentrar-se mais determinadamente, em um grau muito maior naquilo que ouvimos (faculdade de ouvir), para que as coisas que ouvimos, que nos mostram como obter a salvação, não escorreguem das nossas mãos”.

Tudo isto nos leva a um caminho: ser semelhante a Jesus. O que temos recebido não devemos perder, pois poderemos pecar exatamente em cima delas (1 Coríntios 10:12).
Disciplina e correção – Hebreus 12:1-7.

No texto a expressão, consumador de nossa fé é, no original grego, aperfeiçoador de nossa fé. Percebemos que Deus está nos encorajando como filhos, v. 5.

Quem está sem disciplina não está sendo filho. Em grego, disciplina é paidéia, significando que a disciplina é uma correção que aponta o que é correto. Para andarmos disciplinadamente o pai nos corrige. Se eu saio do caminho, estarei andando indisciplinadamente, então o Pai me disciplina para trazer-me de volta ao caminho.

Você é uma pessoa fácil de ser corrigida?
Você é uma pessoa fácil de ser disciplinada pelo Senhor?

Somos uma obra em andamento, Filipenses 1:6. Isto significa que a obra está andando. E não parada ou abandonada.
Quando estamos dando fruto, diz a palavra que o Pai nos limpa mais ainda para que possamos dar mais fruto ainda. Para sermos semelhantes a Jesus, João 15:2.

O alvo da nossa vida: é sermos semelhantes a Jesus.
Ditado popular: “Quem não sabe aonde quer chegar, chega a qualquer lugar”. Mas nós sabemos o nosso alvo.
Para deixar Paulo humilde ele permitiu um espinho na carne. Para discipliná-lo e fazê-lo semelhante a Jesus.

Duas ferramentas que o Pai usa para nos disciplinar:

A. Com a vara e o cajado que consolam (Salmos 2:4).

Temos que colocar a nossa vida em confronto com a palavra (lâmpada para os meus pés e luz para o caminho – Salmos 119:105). A palavra é útil para nos fazer perfeitos e aperfeiçoados para a toda boa obra, 2 Timóteo 3:14-17.
Somos acessíveis à correção de Deus?

B. Através do corpo, da igreja – Efésios 4:16

Ser corrigido é uma benção. Não devemos correr da correção, devemos correr para a correção. Na correção somos ajustados, ensinados, aperfeiçoados.

Quando aprendemos a ouvir, aprendemos a humildade. Devemos ao menos ter interesse em ouvir, para orar sobre o que nos foi falado. O Pai nos exorta, Ele nos anima. Ele nos trata como filhos e nos quer semelhantes a Jesus.

O tema de Hebreus 12 é a correção por amor. O pai nos corrige porque nos ama, para sermos semelhantes a Jesus, Hebreus 12:10. Pior coisa é pecar e errar e ninguém chegar para corrigir. Pior ainda é não aceitar a correção.

O salmista Davi disse: “Vê se há em mim algum caminho mau e me guia pelo caminho eterno”, Salmos 139:23-24. Ou seja: Senhor me corrige e me guia. Diferente do homem mau que será quebrantado sem que haja cura, Provérbios 6:12-15.

Um testemunho
A filha de Cristian Romo, presbítero chileno, lhe disse:
– Pai, o senhor não me ama mais não é?
– Por que minha filha? Perguntou o Cristian.
– Porque o senhor nunca mais me disciplinou!
A isto o Cristian respondeu:
– Filha, você está crescendo e recebendo outro tipo de correção.

Conclusão

Devemos cavar profunda vala. A obra anda, Filipenses 1:6. O meu coração não deve estar fechado à correção. Somos transformados de glória em glória, 2 Coríntios 3:18. Andando e olhando para o alvo, Filipenses 3:13-14.

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.