Proteja sua família contra o excesso de tecnologia

Olá meus queridos irmãos, senti uma inclinação de escrever dicas atuais para se proteger e proteger sua família no uso dos celulares, tablets e computadores.

“Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.” Provérbios 16:6

Dica 1 – Há um propósito?

Antes de mais nada, em tudo que fazemos é necessário um propósito.

“Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.” Provérbios 19:21
“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.” Provérbios 19:23

É preciso se perguntar, por exemplo:

  • Qual o propósito de navegarmos na internet num computador/celular/tablet sozinho num lugar fechado?
  • Qual o propósito de usar a partir de determinadas horas?
  • Por que preciso sempre saber tudo o que acontece no mundo (trânsito/notícias/redes sociais)?

Acredito que usar a tecnologia sem propósito é o primeiro passo para estar disponível para o pecado. E mesmo que haja um propósito é preciso ter cuidado com nosso tempo, pois ele pertence ao Senhor.

Dica 2 – Qual a idade para uso da tecnologia?

Pediatras recomendam que crianças até 2 anos nem devem ter acesso. Para que possamos obter mais conhecimento de especialistas no assunto, coloquei recomendações de um famoso pediatra que diz os males que causa o acesso muito cedo a tecnologia para as crianças.

Recomendações práticas do Dr. Daniel Becker (Ver página original)

Para os telefones e outros dispositivos sem fio:

  • A distância é sua amiga. Afaste a radiação de si e de seus filhos. Calcula-se que mantendo o telefone celular a 15 cm do ouvido diminuímos em milhares de vezes o risco.
  • Quando ligado e não em uso, o telefone não deve ser mantido perto no corpo. O melhor lugar para um telefone celular é a bolsa ou a mochila.
  • Os aparelhos devem ser mantidos longe da barriga da mulher grávida. A mãe não deve usar durante a amamentação. Uma criança que leva um celular no bolso da calça traz um risco potencial (não demonstrado, enfatizo: potencial) para a sua fertilidade. Não deixe uma adolescente colocar o telefone no sutiã. Ora, por motivos óbvios.
  • Converse com crianças e adolescentes sobre como usar telefones com cuidado. Uma pesquisa do Pew Center nos EUA mostrou que 75% dos pré-adolescentes e adolescentes dormem a noite toda com o celular debaixo do travesseiro. Impensável.
  • A babá eletrônica, esse aparelho inútil e invasivo do sono dos pais, não deve ser colocada no berço do bebê. Roteadores wifi devem ser mantidos fora do quarto das crianças.

Para as telas em geral:

  • Limite o tempo de tela de seus filhos (e o seu). Para os menores de 2 anos, o recomendado é zero.
  • Para os mais velhos procure limitar o tempo a duas horas por dia. Acredite: é possível. Ofereça opções.
  • Designe “momentos-sem-tela” na rotina de casa (refeições, hora de brincar com brinquedos de verdade, ler livros, contar historias, jogar);
  • Designe “áreas-sem-tela”: uma boa ideia é limitar o acesso ao computador, TV e tablets às áreas comuns. TV no quarto é o veneno supremo. Para você também, aliás.

Finalmente: saia de casa. Vá com as crianças ao teatro, ao cinema, ao museu, ao show, à roda de brincadeiras. E o supremo antidoto: desfrute da natureza – parques, praças, bosques, praias, cachoeiras, florestas. Tem (quase) sempre uma perto de você neste país abençoado. Ali não há wifi, e melhor ainda se não houver sinal de celular por um tempo. Em vez de sinal, você vai ter conversa, convívio, troca de olhares, afeto, cuidado, desfrute, prazer, gelado, quentinho, abraço, beijo, brincadeira, jogos, gargalhadas, cantoria, histórias, balanço e gangorra, corrida e pulação, sujeira, bichos. E um tsunami de boas lembranças. São elas que ficarão na memoria afetiva de seus filhos e vão transformá-los em seres humanos melhores para si próprios e para a sociedade e o planeta onde vivem.

Dica 3 – Navegando sem aparecer janelas ou banners de propaganda

Os donos de sites não gostam de divulgar, mas existe uma forma de eliminar quase TOTALMENTE os chamados “banners” de propaganda e outras formas de publicidade quando estiver usando o navegador de internet.

  • Não é recomendado que usem o navegador Internet Explorer, pois ele tem muitas brechas de segurança.
  • Para quem usa o Google Chrome, basta adicionar o plugin AdBlock. É só acessar o link e clicar no botão “INSTALE PARA O CHROME” e clique em “adicionar”. https://adblockplus.org/pt_BR/
  • Para quem usa o FireFox use também o AdBlock acessando o link abaixo e clicar no botão “INSTALE PARA O FIREFOX” e clique em “permitir” e “instalar agora” https://adblockplus.org/pt_BR/

Faça o teste. Por exemplo, no site principal do UOL, vai sumir 29 propagandas. Ficará apenas as notícias.

Dica 4 – Dicas sobre WhatsApp ou ZapZap (nome popular)

Há muitas vantagens no uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação, mas há muitos perigos também, principalmente para os cristãos.

1 – Pense 2 vezes antes de fazer parte de algum grupo com pessoas do mundo.

Pode ser que algum deles tenha compartilhe alguma imagem inapropriada com você ou algum contéudo que possa não te fazer bem como piadas inapropriadas.

2 – Desabilite o download automático de imagens e vídeos.

Se alguém te enviar alguma imagem não aparecerá automaticamente. Ficará borrada e você pode deletar. Abaixo segue os links que ensinam como fazer isto:

3 – As notificações visuais e sonoras do WhatsApp te fazem ficar verificando “toda hora” as mensagens.

Você pode também desativar as notificações e se educar para verificar o aplicativa apenas em alguns momentos do dia. Se alguém tem algo urgente para te falar, peça para mandar SMS ou te ligar.

Na dica 5 tem os links para desativar notificações

Dica 5 – Desative notificações de aplicativos em dispositivos móveis

(Facebook, WhatsApp, Viber, Waze, Twitter, Skype, FaceTime, Voxer e outros)

Ter internet no celular pode te deixar estressado e te viciar a cada barulhinho que estes aplicativos fazem chamando sua atenção. Uma vez ouvi Asaph Borba dizer numa pregação “o diabo faz barulho para que você não escute a Deus”. E faz mesmo!

Você realmente precisa ter todos estes aplicativos ativos te chamando a atenção? Porque não usá-los apenas quando precisar? Você pode desativar as notificações de qualquer aplicativo:

Dica 6 – Prevenção de conteúdo inapropriado em dispositivos

Este link reúne passos práticos para evitar conteúdo inapropriado para celulares, tablets e computadores:

Dica 7 – Tenha um bom anti-vírus com analisador de sites e proteção para acesso a bancos.

Eu sei que pode custar algum dinheiro ter um bom anti-vírus, mas é imprescindível ter uma solução completa de segurança nos computadores de sua casa. Eu uso o “Kaspersky Internet Security”.

Além de proteger na hora de abrir o site do banco, ele elimina vírus, aqueles aplicativos que abrem janelas automaticamente no seu computador. Ele também analisa seus e-mails e também analisa os sites que você abre. Se ele considerar um site perigoso, ele não abre e te alerta. E você pode configurar também para não abrir sites que tenha conteúdo inapropriado.

É isso aí meus irmãos!
Fiquem na paz!
Paulão @ : )

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.