Passando pelo exílio

Esta ideia de crente sem lutas e provações não parece ser Bíblica.

Tende por motivo de grande alegria o passardes por muitas provações (Tiago 1:2)

Isto parece mais um masoquismo?

Peço que não os tire do mundo mas os livres do mal. (Muita luta e tribulação)

Muitas vezes por causa de nosso pecado, alguém nos levou. Uma circunstancia de vida à qual estamos presos e da qual não podemos sair por nossa livre escolha e vontade

Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. – Hebreus 10.32-39

Exílio e todo lugar para onde fomos levados sem querer

Lutas, tribulações e sofrimento

Uma enfermidade, um tempo de incerteza causada por desemprego, falência, abandono, separação, divorcio, prisão, confisco, escassez, crise matrimonial ou com os filhos, dividas impagáveis, deficiências físicas ou mentais que nos aprisionam e até mesmo nos limitam.

Circunstancias que SEMPRE nos levam à experimentar:

Mesmo nestas circunstâncias Deus quer mudar nossa sorte e usá-las como instrumento de benção

Tempo de virada

Deus está no controle

primeira coisa que devemos fazer é lembrar de tudo o que o Senhor nos fez, v.35, pois o diabo tem a intenção de roubar a nossa confiança.

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia. – Jeremias 29:4

Temos que crer que e Deus que está permitindo. Às vezes somos nós mesmos que fazemos as lambanças na nossa vida, é consequência do que fazemos, mas é Deus quem permite. As vezes caímos na cova, mas o Senhor não nos abandona, Ele nos tira da cova. Deus está no controle. Temos que crer na soberania de Deus.

Deus permitiu – nestas horas é que o Diabo tenta roubar nossa fé – mesmo que agente não goste muito de ouvir isso. Deus permitiu.

Deus não nos quer presos nem ao passado nem ao futuro

Deus quer que façamos de nosso presente um lugar de semeadura, mesmo que estejamos colhendo coisas ruins que plantamos. Se a semeadura for boa no presente a colheita será boa no futuro.

No contexto do exílio, em Jeremias o Senhor fala em plantar vinhas, fala do presente. Este é outro aspecto, temos que viver o presente. Não podemos nos apegar ao passado e nem ao futuro. O passado tem bênçãos que nos levou a este nosso presente. O que vai definir a nossa vida é o que fazemos no nosso presente embora em lutas e tribulações.

Usufruir da vida em família.

Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.  – Jeremias 29:5

Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Plantar jardins e comer frutos fala de deleite em meio às tribulações. Tem gloria, frutos e pomares que só surgem no meio das tribulações,

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; – 2Co

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.  – Tiago 1.2-3.

Isto gera dependência.

Nós influenciamos as próximas gerações

Ter sempre em mente que a nossa atitude vai influenciar a geração futura, os nossos filhos. Foi neste contexto que nasceu Daniel, ele é da época do exílio. Neemias, Ester, Esdras, no meio do exílio, mas com certeza com pais que contribuíram casas e não de revolta e rebelião, É lugar de oração. Orar por aqueles que nos perseguem. Vemos que nesta hora de lutas é hora de buscar falsos profetas, na luta e tribulação queremos soluções rápidas. Deus não está interessado na cura imediata e sim no processo. É no exílio que nasceu a nação de Israel. Deus tem um tempo determinado, Ele tem um processo que vai ter um tempo, Paulo ainda fala que é leve e momentâneo. Todas as coisas cooperam para o bem…

Deus vai usar todas as coisas

Por que o povo foi para o exílio?

O povo Tinha abandonado a oração. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.Eu me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o Senhor, ‘e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei’, diz o Senhor. – Jeremias 29:13-14

O Senhor vai trazer força. O Senhor trará libertação.

O processo de Deus nos leva a outro momento e à vitória. Agindo assim,

  1. O Senhor devolve a segurança.
  2. O Senhor traz a orientação e sabedoria através da palavra e não através dos falsos profetas. No exílio o Senhor nos ensina coisas preciosas, a gerir os poucos recursos.
  3. O Senhor nos traz força.

Não se prenda a coisas inconsistentes

Coisas que parecem nos segurar mas sem segurança

Dependa de Deus, não se guie com falsas profecias e pensamentos mentirosos. Nestas horas que aparecem as profetadas

Em qualquer circunstância somos instrumentos de Deus Para orar e abençoar

Creia nas promessas do Senhor

Paz, prosperidade

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente – 2 Cor. 4:17)

Toda luta tem um propósito

TIAGO, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. – Tiago 1: 1-4

Busque ao Senhor de todo teu coração

Confie naquilo que Deus pensa a teu respeito (Ele tem o pensamento certo)

Orareis ao Senhor e ele te ouvirá

Buscareis e achareis quando me buscares de todo coração

Congresso Fazei Discípulos 2012

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.