Os discípulos de Jesus e sua integridade pessoal

A integridade é o padrão com que Deus fez o homem. O pecado destruiu a integridade do homem, mas agora em Cristo esta integridade está sendo restaurada.

Os discípulos de Jesus e sua integridade pessoal

A integridade é o padrão com que Deus fez o homem. O pecado destruiu a integridade do homem, mas agora em Cristo esta integridade está sendo restaurada.

(Salmos 15:1-5) Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.

(Salmos 24:3-5) Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.

(Romanos 8:28-30) Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

A integridade

A integridade vem do latim: INTEGRARE, que significa: Fazer-se integral – total – completo – inteiro.

Disse Paulo a Timóteo: Seja padrão dos fiéis. (1 Timóteo 4:12).

A integridade é o padrão com que Deus fez o homem. O pecado destruiu a integridade do homem, mas agora em Cristo esta integridade está sendo restaurada.

(Salmos 37:18-19) O SENHOR conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão.

(1 Tessalonicenses 5:23-24) O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Daniel

(Daniel 1:8). Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Daniel decidiu não se contaminar: Isto significa que Daniel se manteve ÍNTEGRO durante o reinado de quatro reis. Ele não pode ser achado em falta por seus inimigos. Qual era o segredo de Daniel? O segredo de Daniel era a sua comunhão com o Senhor.

“A nossa integridade procede da fonte que estivermos bebendo”.

Ser íntegro diante de Deus não tem preço. A integridade é importante porque o nosso Deus é íntegro. A integridade é uma faculdade de Deus. O padrão de integridade de Deus é imutável.

INTEGRIDADE também se define como sendo: O conjunto das atitudes de uma pessoa diante de fatos.

(2 Crônicas 16:9) Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti.

O texto de 2 Crônicas afirma que Deus procura aquele cujo coração é totalmente (INTEGRALMENTE) Dele.

Integridade dá poder e força as nossas palavras:
O que dá força ao nosso testemunho é quando vivemos uma vida íntegra, porque a integridade é também o conjunto de decisões que tomamos em secreto de acordo com a vontade de Deus. Ela fortalece os nossos planos, fortalece as nossas ações. E tudo aquilo que nós vivemos vale muito mais do que aquilo que falamos.

Jesus

Foram 33 anos de vida neste mundo com toda a integridade. Um dos seus discípulos testemunhou dizendo que “Ele não cometeu pecado e nem dolo algum se achou em sua boca”. (1 Pedro 2:22).

A integridade traz segurança:
Um dos frutos mais importantes da integridade é a segurança. A integridade traz segurança para si e para os outros. Ela torna os nossos relacionamentos no reino de Deus estável e duradouro.

Quando não há integridade na vida do homem, toda a sua casa sofre. No ministério pastoral a falta de integridade afetará todo o rebanho. Só há desconfiança quando falta luz e quando está faltando luz também está faltando integridade. Todo discipulado deve ser de luz total. Não existe 99% de segurança, ou ela é 100% ou então não é segurança.

Buscando segurança em lugares errados:
A integridade sempre é comprometida quando buscamos segurança em lugares errados. O único lugar em que poderemos encontrar segurança é em Deus. Enquanto tivermos temor a Deus, nós também teremos integridade e estaremos seguros.

José no Egito

Quem ensinou a integridade a José foi o temor de Deus. José era temente a Deus e esse temor lhe deu segurança.

Buscar integridade nas finanças:
Nós não podemos encontrar integridade e segurança nas riquezas que adquirimos. A palavra diz que a riqueza e o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de mal e levam as pessoas a perderem a sua integridade.

(1 Timóteo 6:9-10) Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Quanto mais adquirirmos riqueza deste mundo, mais insegurança nós teremos. Ter ou possuir riquezas deste mundo gera insegurança e rouba a nossa integridade.

(1 Timóteo 6:17-18) Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;

Buscar integridade nos relacionamentos, contatos e amizades:
A nossa integridade vem de Deus e não das pessoas com quem nos relacionamos. Muitos casais apoiam a sua integridade no seu cônjuge. Precisamos compreender que a minha integridade depende de Deus e não do meu cônjuge.

Buscar segurança na aparência e status:

1-Devemos evitar toda aparência do mal: A integridade não é religiosidade. Nós não podemos ser hipócritas e nos escondermos atrás da aparência. A integridade para Deus é ter um coração puro.

2-A integridade não está em sermos bem sucedidos: O sucesso não é sinônimo de aprovação. Sucesso Deus dá para quem Ele quer.

3-A integridade não se busca na influência familiar: Não podemos buscar a integridade na influência dos nossos familiares. Nós só seremos íntegros se tivermos a nossa própria experiência.

O grupo Gerdau e sua carreira Empresarial
Os próprios membros da família do mordomo desta empresa que irão assumir a diretoria futuramente devem ter experiência (conhecimento prático) em todas as atividades e funções que existirem dentro da própria empresa. Desde do menor e mais difícil ramo de atividade, o futuro diretor deverá conhecer e saber desempenhar a função com toda a precisão.

Encontrando segurança no lugar certo:

1-O lugar certo para se adquirir segurança está na nossa comunhão com Deus.
(Provérbios 3:23) Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si a ignomínia.

2-Através da integridade da vida:
(Isaías 32:17) O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre.

3-Através de conselho e comunhão do corpo:
(PV 11:14) Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.

Integridade e pureza:
1-Um coração impuro é denunciado através das atitudes da pessoa.
A impureza nos afasta de Deus e milita contra a integridade. A integridade é uma característica daqueles que são limpos de coração.

(Mateus5:8) Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

2-O reino de Deus está reservado para os íntegros.
(Efésios 5:5) Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

O que é Integridade

1-Ter as mãos limpas:
(Salmos 24:3-4) Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.

2-Ter o coração limpo:
(Mateus 5:8) Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

3-Ter a boca limpa:
(Salmos 19:14) As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!

(Salmos 119:43) Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.

4-Ter os olhos limpos:
(Salmos 101:3) Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.

5-Ter os pés limpos:
(Isaías 52:7) Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!

6-Ter a consciências limpa:
(Atos 24:16) Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.

(1 Timóteo 3:9) conservando o mistério da fé com a consciência limpa.

(2 Timóteo 1:3) Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.

Cultivando a integridade

A integridade se cultiva nas pequenas coisas:
EX: Davi. Ele errou somente porque cortou o manto de Saul. Foi um ato simples, mas que denunciou a intenção do seu coração, causando um peso na sua consciência.

Diga não repentinamente a tentação:

1-Não separe a sua vida privada de sua vida pública.
Aquilo que nós somos em casa no nosso relacionamento com esposa e filhos, também devemos ser diante das outras pessoas com quem nos relacionamos.

2-Tome cuidado com segredos.
Devemos andar na luz e sermos transparentes onde quer que estejamos. O marido não deve guardar nenhum segredo da sua esposa e nem a esposa do seu marido. Não há nada em oculto que não haja de ser revelado.

“A luz pode arder nos olhos quando ela vem, mas logo que nos acostumamos, não conseguiremos viver sem ela”.

3-Mantenha sua consciência limpa.
Devemos servir a Deus com a nossa consciência limpa. A celebração da ceia é o momento em que analisamos a nossa consciência. O texto de (1 Coríntios 11:30) diz que esta é a razão porque há entre nós muitos que dormem. (O texto está falando de morte espiritual).
Muitos dormem (morrem) porque não vive uma vida íntegra diante de Deus.

4-Preste conta de tudo.
A prestação de contas é um dos primeiros aspectos que se vê na vida de um discípulo. Ela nos traz segurança e nos livra de qualquer desconfiança por parte das pessoas.

A nossa integridade fica comprometida quando não damos importância para as pequenas coisas da nossa vida:
Cuide das pequenas coisas da sua vida: Higiene, palavras e atitudes que muitas vezes achamos sem importância, pois elas podem comprometer a sua integridade.

Devemos ser rigorosos em todas as coisas que nós firmarmos. Jesus disse em (Mateus 5:37) Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

A falta de integridade dos pais gera insegurança na vida dos filhos:
O que gera insegurança nos filhos é um pai ou mãe que assumem compromissos com seus filhos e não cumprem.

Viver a vida financeira com integridade:
Quando nós devemos vigiar quanto à nossa integridade?
Precisamos vigiar principalmente quando somos bem sucedidos financeiramente.

(1 Coríntios 16:13) Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.

Quando estamos na zona de conforto é que nós somos mais frágeis. Precisamos ser sempre vigilantes e tomarmos muito cuidado com a zona de conforto.

Ex: Davi.
Israel era uma nação bem sucedida e próspera. E justamente quando tudo ia bem na vida de Davi, foi que ele não vigiou e acabou caindo em adultério com Bate-Seba. (2 SAmuel 11).

A nossa integridade também corre perigo quando achamos que tudo é lícito:
(1 Coríntios 6:12) Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

(1 Coríntios 10:23) Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.

Precisamos sempre nos perguntar: O que estou fazendo ou o que vou fazer é lícito? Convêm? Edifica? Sou dominado?

Também precisamos tomar cuidado quando começamos a depender de qualquer outra coisa e não de Deus. Devemos colocar sempre a nossa expectativa em coisas e não em pessoas.

Tomar muito cuidado:

1-Quando a nossa vontade e desejo estão à flor da pele.
A nossa vontade é = a nossa carne.

2-Quando começamos a questionar princípios que para Deus são inquestionáveis.
Toda a pessoa que questiona princípios de Deus é porque quer justificar o seu pecado. Ex: Muitas pessoas questionam a respeito do divórcio sendo que existe uma palavra absoluta de Deus sobre este assunto em (MC 10:9) dizendo: o que Deus uniu não separe o homem.

3-Quando não estamos prestando contas a ninguém:
Temos a obrigação de prestar contas de tudo o que fizermos.
Ex: Na igreja: Primeiramente a Deus, depois pastores, discipuladores, companheiros de juntas, etc…

4-Quando se começa a racionalizar o pecado e relativizar seu próprio erro:
(RM 14:22) A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.

5-Quando o que falamos é diferente do que praticamos:
Devemos nos guardar para não sermos hipócritas.

Cuidado com o seu testemunho pessoal:

  1. Estabeleça linhas claras e seguras nos relacionamentos.
  2. Preserve a intimidade da sua família.
  3. Não tenha melhor e mais íntimo amigo ou amiga do que o seu cônjuge. Obs: As irmãs que têm marido incrédulo devem agir da mesma forma.
  4. Guarde-se de amizades íntimas do sexo oposto.
  5. Evite em tudo a aparência do mal.

A aparência do mal é tudo aquilo que parece bom, mas não é.

(Jó 8:20-A) Eis que Deus não rejeita ao íntegro.

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.