O que são os livros apócrifos da Bíblia

O termo “apócrifo” vem do grego e designa “o que é mantido escondido”. De fato muitos livros, cujos temas são paralelos àqueles presentes nos livros bíblicos, não vieram à tona senão no século passado. Muitos foram ignorados por questões ideológicos e tantos outros por que ninguém sabia de sua existência.

O termo “apócrifo” vem do grego e designa “o que é mantido escondido”. De fato muitos livros, cujos temas são paralelos àqueles presentes nos livros bíblicos, não vieram à tona senão no século passado. Muitos foram ignorados por questões ideológicos e tantos outros por que ninguém sabia de sua existência. Todos esses livros foram julgados pela tradição como não inspirados por Deus e por isso não foram incluídos na lista dos livros bíblicos. Desde o século passado a importância deles foi reconsiderada, não devido aos aspectos doutrinários ou por que deveriam fazer parte da Bíblia, mas como meio que nos dão informações importantes para o estudo da doutrina.

Quando falamos de apócrifos normalmente distinguimos entre Apócrifos do Antigo Testamento e Apócrifos do Novo Testamento. Abaixo segue uma lista que pode estar incompleta.

Apócrifos do Antigo Testamento

Apocalipses: Apocalipse de Abraão, Apocalipse de Adão, Apocalipse de Baruc, Apocalipse greca de Baruc, Apocalipse de Daniele, Apocalipse de Elias, copta), Apocalipse de Elias (hebraico), Apocalipse de Esdras ou 4 Esdras, Apocalipse de Sedrach, Apocalipse de Moisés, Apocalipse de Sofonias.

Testamentos: Testamento de Abraão, Testamento de Adão, Testamento dos 12 patriarcas, Testamento de Isaac, Testamento de Jacó, Testamento de Jó, Testamento de Moisés ou Assunção de Moisés, Testamento de Salomão.

Outros textos apócrifos do Antigo Testamento: Ascenção de Isaías, 4 Baruc o Omissões de JeremiasPerguntas de Esdras, 1 Enoch ou livro de Enoch Etíope, 2 Enoch ou Enoch Eslavo, 3 Enoch ou Apocalipse hebraica de Enoch, Livro dos Jubileus, Livro de Iannes e Iambres, Livro de José e Asseneth, Livro de Noé, 5 Macabeus, Odes de Salomão, Oráculos sibilinos, Oração de José, História de Achikar, História dos Recabitas, Vida de Adão e Eva, Visão de Esdras, Vidas dos profetas.

Apócrifos presentes na LXX: Esdras grego, Odes, Oração de Manassés, Terceiro livro dos Macabeus, Quarto livro dos Macabeus, Salmo 151, Salmos 152-155, Salmos de Salomão.

Textos considerados apócrifos pelos protestantes, mas presentes na bíblia católica: Giudite, Tobias, 1 Macabeus, 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico ou Sirácide, Baruc, Carta de Jeremia, Oração de Azarias (Daniel), História de Susana (Daniel), Bel e o Dragão, Versão grega de Ester.

Apócrifos do Novo Testamento

Evangelhos apócrifos

Evangelhos da infância de JesusProto-Evangelho de Tiago ou Evangelho da Infância de Tiago ou Evangelho de Tiago, Código Arundel 404, Evangelho da infância de Tomás ou Evangelho do Pseudo-Tomás, Evangelho dello pseudo-Matteo ou Evangelho dell’infanzia de Matteo, Evangelho árabe da infância, Evangelho armênio da infância, Livro sobre o nascimento de Maria, História de José o carpinteiro, Evangelhos Judeu-Cristãos, Evangelho dos Ebionitas, Evangelho dos Nazareus ou Evangelho dos Nazarenos, Evangelho dos hebreus.

Evangelhos gnósticos: Apócrifo de João ou Livro de João Evangelista ou Revelação Secreta de João, Diálogo do Salvador, Livro secreto de Tiago ou Apócrifo de Tiago, Livro de Tomás, Pistis Sophia ou Livro do Salvador, Evangelho de Apel, Evangelho de Bardesane, Evangelho de Basilide, Evangelho copto dos Egípcios, Evangelho grego dos Egípcios, Evangelho de Eva, Evangelho segundo Filipe, Evangelho de Judas, Evangelho de Maria ou Evangelho de Maria Madalena, Evangelho de Matias ou Tradição de Matias, Evangelho da Perfeição, Evangelho dos 4 ramos celestes, Evangelho do Salvador ou Evangelho de Berlim, Sabedoria de Jesus Cristo ou Sofia de Jesus Cristo, Evangelho de Tomás ou Evangelho de Dídimo Thomás ou Quinto Evangelho, Evangelho da Verdade.

Evangelhos da PaixãoEvangelho de Gamaliel, Evangelho de Nicodemos, Evangelho de Pedro, Declaração de José de Arimatéia.

Outros evangelhos: Interrogatio Johannis ou Ceia secreta ou Livro de João Evangelista, Evangelho de Barnabás, Evangelho de Bartolomeu ou Questões de Bartolomeu, Evangelho de Tadeu.

Fragmentos de evangelhos: Papiro de Ossirinco 840, Papiro de Ossirinco 1224, Evangelho Egerton, Papiro de Fayyum, Papiro de Berlim.

Evangelhos perdidos, mas citados por outras fontes: Pregação de Pedro, Evangelho de André, Evangelho de Cerinto, Evangelho dos Doze, Evangelho de Mani, Evangelho de Marcião, Evangelho secreto de Marcos, Evangelho dos Setenta.

Atos apócrifos: Atos de André, Atos de André e Matias, Capitulo 29 dos Atos dos Apóstolos, Atos de Barnabé, Atos de Bartolomeu ou Martírio de Bartolomeu, Atos de Santippe e Polissena, Atos de Felipe, Atos de João, Atos de Marcos, Atos de Mateus, Atos de Paulo, Atos de Paulo e Tecla, Atos de Pedro, Atos de Pedro, Atos de Pedro e André, Atos de Pedro e dos Doze, Atos de Pedro e Paulo, Atos de Pilatos, Atos de Simão e Judas, Atos de Tadeu, Atos de Timóteo, Atos de Tito, Atos de Tomás.

Cartas apócrifas: Carta dos Apóstolos, Carta de Barnabé, Lettere de Inácio, Carta dos Coríntios a Paulo, Carta ai Laodicesi, Lettere de Paulo e Sêneca, Terza Carta de Paulo aos Coríntios, Carta de Pedro a Felipe, Carta de Pedro a Tiago Maior, Caras de Jesus Cristo e do rei Abgar de Edessa, Carta de Publio Lentulo.

Apocalipses apócrifos: Primeira Apocalipse de Tiago, Segunda Apocalipse de Tiago, Apocalipse da Virgen (etíope), Apocalipse da Virgen (grego), Apocalipse de Pedro (grego), Apocalipse de Pedro (copto), Apocalipse de Paulo (grego), Apocalipse de Paulo (copto), Apocalipse de Estêvão, Apocalipse de Tomás.

Ciclo de Pilatos: Sentença de Pilatos, Anáfora de Pilatos, Paradosis de Pilatos, Cartas de Pilatos e Erodee, Cartas de Pilatos e Tiberio, Vingança do Salvador, Morte de Pilatos, Cura de Tibério.

Outros apócrifos: Descida ao inferno (de Jesus), Doutrina de Addai, Duas vias ou Juízo de Pedro, Doutrina de Paulo, Doutrina de Pedro, Martírio de André apóstolo, Martírio de Mateus, Ressurreição de Jesus Cristo (de Bartolomeu), Testamento de Jesus, Tradição de Matias, Dormição da Beata Maria Virgem ou Trânsito de Maria de João o Teólogo, Trânsito da Beata Maria Virgem de José de Arimatéia, Vida de João Batista de Seapião de Alexandria.

Literatura sub-apostólica (Documentos Históricos): Didachè, Primeira Carta de Clemente, Segunda Carta de Clemente, Carta de Inácio aos Efésios, Carta de Inácio aos Magnesios, Carta de Ignazio ai Tralianos, Carta de Inácio aos Romanos, Carta de Inácio aos Filadelfenses, Carta de Inácio aos Esmirnenses, Carta de Inácio a Policarpo, Primeira Carta de Policarpo aos Filipenses, Segunda Primeira Carta de Policarpo aos Filipenses, Martírio de são Policarpo, Papia de Gerapoli (fragmentos), Carta de Barnabé, Homilia do pseudo-Clemente, Pastor de Hermas, Carta a Diogneto.

Como você conheceu o Um Só Corpo?

  • Inclua outra resposta

Compartilhe com seus irmãos e amigos


ou copie este link e envie para seus contatos

Seja o primeiro a comentar!



* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do site e passarão por aprovação do administrador.